Otimização de conversão: o que é CRO e como utilizar?

o que é CRO

Você sabe o que é CRO? Essa sigla quer dizer otimização de conversão e, acredite, o sucesso de um site não acontece por acaso, viu? É preciso analisar todas as métricas do negócio, desenvolver hipóteses, testar várias vezes e, depois, avaliar os resultados.

No final das contas, isso comprova a famosa frase de que aquilo que não pode ser medido não pode ser gerenciado.

Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe o post de hoje,  aprenda o que é CRO e como utilizá-lo!

O que é CRO?

O CRO (em inglês, Conversion Rate Optimization) é a otimização da taxa de conversão de um site. Em outras palavras, consiste em trabalhar a experiência do visitante para que ele se transforme em cliente. É comum as pessoas falarem da aplicação desse conjunto de técnicas apenas para landing pages, no entanto, é fundamental que isso seja feito em todas as páginas.

Podemos dizer que um projeto de CRO engloba quatro fases. Veja a seguir:

  • análise dos dados da empresa e do seu site;
  • desenvolvimento das hipóteses a partir dos números coletados;
  • realização de testes;
  • mensuração dos resultados.

Mas, por que CRO é importante?

Os consumidores não buscam apenas preço, eles querem também um site que ofereça uma ótima experiência de navegação. De acordo com a Consumer Commitment Index, pesquisa realizada pela Officina Sophia Retail, 86% dos consumidores pagariam mais por uma experiência de compra online melhor.

Nessas horas, quem trabalha com marketing digital precisa prestar atenção a diferentes itens como o conteúdo, layout e a velocidade de carregamento da página. Afinal, não adianta atrair visitantes com campanhas pagas, por exemplo, e esse tráfego não gerar vendas. Se o tráfego do seu canal está bom, mas suas taxas de conversão deixam muito a desejar, avalie muito bem estes itens.

Ao investir em CRO, você aumenta a eficiência do seu funil de vendas e alcança suas metas mais facilmente, o que é indispensável em tempos de crise econômica.

E como utilizá-lo no meu site?

1. Insira mais pontos de contato

Incentive seu potencial cliente a entrar em contato com a sua empresa, seja para solicitar um orçamento, seja para fazer uma pergunta. Para tanto, insira call to action ao longo das páginas e não se restrinja apenas ao “Fale conosco”.

2. Invista em conteúdo de qualidade

Com conteúdo de qualidade, você conquista a atenção do visitante, pode educá-lo e, mais do que tudo, estabelece uma relação de confiança com ele. Na hora da decisão de compra, esse pode ser o seu principal diferencial.

3. Confira a velocidade do seu site

Ninguém gosta de esperar uma página carregar, não é mesmo? Esse item se torna ainda mais importante quando o acesso a um site é feito via tablet ou smartphone. Por isso, confira a velocidade para oferecer uma boa experiência ao seu usuário.

4. Faça testes

Esteja preparado para criar os seus próprios testes. Embora seja interessante saber o que os seus concorrentes têm feito, não os imite. Estude bem o comportamento do seu público e conheça os possíveis empecilhos que eles encontram durante a sua jornada de compra.

Lembre-se de que não existe uma fórmula mágica para otimizar a conversão da sua página. Então, qual é a nossa principal dica? Teste, teste e teste. Ah, e depois de testar pela terceira vez, testa de novo! 😉

5. Monitore tudo

Como comentamos no início, é preciso acompanhar todas as métricas do seu negócio para encontrar aquelas que são mais relevantes para o seu sucesso. Com base nesses dados, você conseguirá implementar as mudanças necessárias para aumentar a taxa de conversão do seu site.

Agora que você já sabe o que é CRO, aproveite e siga a mLabs no Facebook!