Pesquisar

Descubra o poder dos Brandlovers para a estratégia de marketing! 

Descubra o poder dos Brandlovers para a estratégia de marketing! 
Avatar de Raphael Alves

Por

Publicado em

O fenômeno de se apaixonar por uma marca não é novo, mas nos últimos anos ganhou outra dimensão com o surgimento do conceito de “Brandlovers”. 

Sabemos que, do ponto de vista financeiro, sempre foi vantajoso manter uma base de clientes fieis, uma pesquisa da Harvard Business Review mostra que reter um cliente é de 5 a 25 vezes mais barato do que conquistar um novo

Mas, quando nos referimos ao fenômeno dos Brandlovers, o assunto não é só dinheiro. 

Os fãs das marcas não são apenas consumidores, são pessoas que desenvolvem um vínculo emocional— e isso traz benefícios que vão além da redução de custos. 

Se você tem interesse nesse assunto, continue nosso guia especial sobre os Brandlovers e descubra como as marcas podem cultivar uma base cada vez maior de fãs! 

O que é um brandlover? 

“Brandlovers” são as pessoas que demonstram uma profunda lealdade em relação a uma marca.  Elas interagem e compartilham posts da empresa nas redes sociais, além de promovê-la entre amigos e familiares. 

O termo “Brandlovers” significa “amantes da marca” em português, e essa expressão capta bem a intensidade do vínculo que esses consumidores têm com uma empresa. 

Um exemplo desse fenômeno pode ser encontrado na comunidade de fãs da Apple.  

São clientes conhecidos por uma devoção inabalável à marca de tecnologia, e essa dedicação muitas vezes alcança níveis impressionantes. 

Um caso recente disso ocorreu em fevereiro de 2024, quando a Apple lançou seus tão aguardados óculos de realidade virtual, o Vision Pro. 

Nesse dia, os Brandlovers da Apple em todo EUA formaram filas em frente às lojas para serem os primeiros a colocar as mãos nos novos óculos de realidade virtual. 

@macotakara Apple Vision Pro、アメリカで発売開始。時差の関係で東部時間エリアが最初に発売された地域となり、Apple Store Fifth AvenueではTim Cook CEOらがApple Vision Pro購入者を出迎えた。#AppleVisionPro #AppleStoreFifthAvenue #TimCook ♬ オリジナル楽曲 - DANBO

Os Brandlovers não apenas estavam lá para comprar um produto: eles queriam fazer parte de um evento, de uma experiência compartilhada com outros entusiastas da Apple

E claro, após garantirem seus óculos de realidade virtual, eles compartilham suas experiências nas redes sociais e amplificam o hype sobre a marca. 

Por que os brandlovers são importantes? 

O estilo, qualidade, compromisso com valores ou criação de experiências únicas: muitos são os caminhos que uma marca pode trilhar para conquistar uma legião de Brandlovers. 

É importante saber que essa base de fãs não surge espontaneamente

A construção da lealdade dos consumidores não acontece da noite para o dia. Um vínculo como esse requer tempo, investimento e consistência. 

Mas, quais são os benefícios de se dedicar à criação e nutrição de uma base de Brandlovers? Vejamos abaixo. 

Brandlovers têm lealdade à marca 

Uma gestão de crises pode até ajudar a lidar com opiniões negativas online, mas muitas marcas se esquecem do potencial dos Brandlovers como seus defensores fervorosos.  

É essa necessidade de apostar nos fãs da marca que Rafael Kiso, fundador da mLabs, explica em vídeo publicado em seu canal do YouTube

“Muitas vezes, cometemos o erro de focar apenas em solucionar problemas. Isso é compreensível, pois quando surge uma crítica ou reclamação, a tendência é resolvê-la imediatamente. Quando damos atenção somente a isso, corremos o risco de negligenciar uma parte fundamental da equação: os amados Brandlovers. São aquelas pessoas que não apenas usam os produtos ou serviços, mas verdadeiramente os amam. 

Então, por que é tão importante dar atenção a esses defensores da marca? Porque são eles que formam a base sólida da comunidade.” 

São os consumidores leais que estão dispostos a defender a marca em momentos de crise e a compartilhar suas experiências positivas com outros. 

Brandlovers não se apegam ao preço 

A maioria se sente atraída apenas pelo preço de uma oferta, mas não os Brandlovers. 

Para eles, consumir algo da marca está acima do preço dos produtos ou serviços. 

Os Brandlovers estão dispostos a pagar um pouco mais por produtos ou serviços de uma marca que amam, porque reconhecem “algo a mais” que somente ela oferece

Brandlovers são promotores da marca 

Mesmo diante dos produtos e serviços da concorrência, os fãs permanecem fiéis à marca e fazem questão de divulgá-la nas redes sociais

Esse boca a boca é uma das formas mais tradicionais de marketing digital, porque é baseado na autenticidade e na confiança que os clientes fiéis têm com a empresa. 

O que fazer para ser uma Loved Brand? 

Antes de ser uma marca amada por seus clientes, existem diversos outros atributos que devem ser considerados, buscando excelência e uma boa experiência para o usuário. 

Para encartar clientes a ponto deles ficarem apaixonados, são necessários: bom posicionamento, branding, produto, atendimento, e por aí vai! 

Ter uma personalidade bem definida para a marca 

Sabe aquelas empresas que você reconhece instantaneamente só de olhar para o logo ou de ler uma frase? Isso é resultado de uma personalidade única. 

Ok, mas por que isso é tão importante para cultivar Brandlovers? Porque uma personalidade forte torna a marca mais humana e autêntica.  

Um conjunto de valores, crenças e uma maneira única de se expressar cria uma história que ressoa com as pessoas e as inspira. 

E, quando as pessoas se sentem parte da história da marca, deixam de ser simples clientes se tornando defensores, promotores e embaixadores. 

Assumir uma responsabilidade social 

O que nos une a uma empresa pode ir além do que ela oferece.  

Muitas vezes, é um compromisso com problemas sociais e ambientais que nos faz sentir que estamos contribuindo para algo maior. 

Não é surpresa que 87% dos consumidores brasileiros preferem comprar de empresas sustentáveis, e 70% deles não se importam em pagar um pouco mais por isso

Ou seja, queremos apoiar marcas que estão fazendo a diferença no mundo, que se importam com o planeta e com as comunidades ao seu redor. 

Um caso inspirador é a Natura.  

Desde 2015, a empresa vem se destacando com a plataforma Movimento Natura, que identificar causas socioambientais importantes e trabalha para impulsioná-las.  

Como ela faz isso? Conectando voluntários dispostos a doar seu tempo e habilidades para apoiar as causas divulgadas. 

O Movimento começou há muitos anos promovendo iniciativas internas, mas logo os responsáveis perceberam o potencial das mídias digitais para ampliar o alcance.  

Então, eles formaram uma rede que conecta agentes de mudança a pessoas dispostas a colaborar.  

E o mais legal? Consultores e clientes da marca se juntaram à causa, participando ativamente dos projetos divulgados na plataforma. 

Fica claro que assumir uma responsabilidade social não é apenas uma maneira de melhorar o mundo, mas também de cultivar uma base de Brandlovers.  

Quando as marcas se comprometem com causas importantes, elas conquistam o coração das pessoas e abrem a possibilidade de construir uma conexão duradoura com elas. 

Criar conteúdos que conversem com o público  

É nas redes sociais que o contato com os Brandlovers pode ser mais intenso.  

TikTok, Instagram e até mesmo Linekdin, são lugares perfeitos para que as marcas se conectem diretamente com seu público e escutem o que estão dizendo sobre elas. 

O mais interessante é que as marcas podem fortalecer esses laços dando aos Brandlovers a chance de brilhar.  

Como? Criando conteúdo que não só conectem com os fãs da marca, mas também seja criado por eles! 

Estamos falando do conteúdo gerado por usuários, ou UGC

Um caso interessante é o da Hotmart, que alcançou mais de 1 bilhão de views no TikTok em 2023.  

Mas o sucesso não foi apenas resultado dos conteúdos produzidos pela própria marca. Ela também contou com a contribuição de seus usuários e Brandlovers. 

A hashtag da Hotmart se tornou um ponto de encontro no TikTok. 

Os usuários da plataforma de cursos compartilhavam experiências e dicas com outros membros da comunidade. 

E é isso que é tão especial: quando os fãs se tornam parte ativa da conversa e compartilham sua paixão pela marca com o mundo. 

Recompensar a lealdade 

Se você faz algo legal para um amigo, como lembrar do aniversário dele ou ajudá-lo em um momento difícil, ele se sente mais próximo de você. O mesmo acontece com os clientes.  

Eles escolheram sua marca, e agora merecem um “obrigado” especial. 

Mas como isso acontece? Bem, existem várias maneiras de recompensar a lealdade dos Brandlovers. Pode ser com descontos, brindes, acesso antecipado a novos produtos ou convites para eventos

O importante é que a recompensa seja genuína e relevante para o cliente. 

Chegamos ao final do nosso guia! Se você está pronto para transformar clientes em verdadeiros defensores das marcas, comece agora mesmo a colocar as dicas que trouxemos aqui em prática. Os Brandlovers estão esperando por você! 

Você ainda não conhece os 3 tipos de qualificação de leads e como organizar sua estratégia de marketing de acordo com eles?  

Baixe agora o guia gratuito da mLabs com as técnicas para converter leads em lucro

Agende posts com a mLabs e economize horas de trabalho!

Gerencie todas as mídias sociais por 30 dias grátis

redes-sociais-banner

VOCÊ ACABA DE GANHAR 30 dias grátis