#SMW16: Facebook Orgânico não morreu! Só tem que saber usar

blog_Walter

Sabemos bem que o Facebook ao longo dos anos vem reduzindo o alcance orgânico dos posts – ou seja, o alcance obtido sem mídia paga. Antes, quanto maior fosse o número de fãs na página, maior seria a entrega do seu post sem pagar nada. Porém, o algoritmo do Facebook foi se adaptando às funções de mídia dentro da rede social e essa relação de número de fãs X alcance deixou de ser uma regra.

Como atrair tráfego no Facebook de forma orgânica:

O algoritmo do Facebook entrega suas publicações para cerca de 2% do total do seu número de fãs, mas existem formas de aumentar essa porcentagem, levando sua mensagem para um número maior de pessoas! O Marcos Waltenberg, palestrante no Social Media Week 2016, trouxe algumas técnicas eficazes que vão te ajudar a alcançar mais pessoas com os seus posts não pagos:

1) Defina os melhores horários de publicações

Os primeiros minutos de um post são decisivos para alcançar mais pessoas organicamente. O algoritmo do Facebook entende que quanto mais pessoas são engajadas com seu conteúdo nos primeiros instantes, mais pessoas precisam ser impactadas por ele. Se nos primeiros minutos o seu post não tem uma quantidade significativa de interações, o seu post é entendido com menor relevância e, por isso, será mostrado para menos pessoas. Por isso, é importante saber em qual horário do dia o seu post tem maior potencial de alcance e engajamento. Lembre-se que a mLabs pode te ajudar com isso!

2) Produza conteúdo relevante

Não é novidade que a relevância é essencial para o conteúdo. Mas além da mensagem em si, comece a descrição do post com palavras simples e que façam parte do cotidiano do seu público. Assim, ele terá mais interesse de acompanhar o conteúdo até o fim. Outra dica é não usar mais do que 3 hashtags, pois ao contrário do Instagram, um grande número de hashtags no Facebook pode atrapalhar o seu alcance do seu post.

3)Dê atenção às interações na página

Sabe quando você vê no feed de notícias um conteúdo no qual um amigo seu comentou ou curtiu? Isso também é uma forma pela qual uma página consegue atingir mais pessoas sem pagar. Por isso, dê bastante atenção as interações que você recebe e não deixe ninguém falando sozinho! Quando você responde um usuário, maior será a chance de outros usuários comentarem naquela e em outras publicações futuras, mostrando o seu post para outros amigos que podem se interessar por sua marca.

Gostou das dicas? Então não deixe de acompanhar a #mLabsNoSMW! #SMWSP