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A evolução dos Emoticons para Instagram: veja como tudo começou!

A evolução dos Emoticons para Instagram: veja como tudo começou!
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Emoticons para Instagram: imagem de vários emojis

É quase impossível fazer uma publicação e não colocar um Emoji, não é mesmo? Se você é daqueles que ama os Emoticons para Instagram, mas não sabe como usá-los estrategicamente, nós vamos te ajudar! Neste post, vamos mostrar como essas representações gráficas surgiram e qual a melhor maneira de aplicá-las nos posts da marca.Tristeza :(, amor <3, piscadinha ;). Essas são algumas das reações e sentimentos que podem ser representados com o uso de caracteres. Hoje em dia, é muito fácil rolar o feed do Instagram e já encontrar posts com esse tipo de linguagem.

Mas se você acha que os Emoticons surgiram a pouco tempo, você está enganado. Eles já existem há quase 40 anos e mudaram MUITO ao longo desse tempo. Continue lendo e veja a evolução deles!

Conheça a evolução dos Emoticons

Lá em 1982 (sim, faz muitos anos), o norte-americano Scott Fahlman, cientista da computação na Universidade Carnegie Mellon, desenvolveu o primeiro Emoticon. Ele criou o famoso rosto feliz 🙂 e usou essa representação em um dos seus textos.

O objetivo de Scott era usar os emoticons como uma maneira de marcar as piadas nos fóruns acadêmicos. Boa estratégia, né?!

Emoticons para Instagram: imagem dos primeiros emoticons

Depois de um tempo, em 1999, o japonês Shigetaka Kurita, criou 176 símbolos visuais e deu a eles o nome de Emoji, que é a união de “e” (que significa imagem) e “moji” (que significa personagem).Foi a partir daí que os Emojis começaram a ser disseminados no Japão. Em 2010, o Iphone começou a implementar essas representações visuais e, logo depois, o Android, e assim esses símbolos se tronaram conhecidos em todo o mundo.

Entenda a diferença entre Emoticon x Emoji

Com a popularização dessas figuras, os termos “Emoticon” e “Emoji” acabaram sendo usados como sinônimos, mas existem diferenças entre eles.

Emoticons para Instagram: tabela com a evolução do emoticon para emoji

O emoticon é a representação gráfica de uma emoção e ele é feito com o uso de caracteres do teclado. Já o emoji é a representação visual de um sentimento e é feito através de uma imagem. Olha só!

Mas por que as pessoas e marcas usam os Emojis ou Emoticons para Instagram?

A evolução dos emoticons trouxe muitos benefícios para as marcas nas redes sociais. Hoje, grande parte das marcas faz uso dessas representações em suas páginas do Instagram.

Vem entender algumas das vantagens em usar essas figuras na estratégia de comunicação!

Encurtar mensagem

Um dos maiores benefícios de usar o Emoticon e o Emoji é tornar a mensagem mais curta, ou seja, deixar o conteúdo de um post mais enxuto e direto.

É superimportante lembrar que as marcas têm segundos para conquistar o usuário, então, passar a mensagem com conteúdos menores é uma maneira de prender a atenção deles e, consequentemente, fazer com que leiam até o final sem dispersar sua atenção.

Afinal, ninguém gosta de #textão! A galera curte conteúdo atraente e fácil de ser lido.

Transmitir sentimentos

Os Emoticons e os Emojis também são ferramentas incríveis para transmitir sentimentos. O uso de um símbolo no texto pode representar aos usuários o que a marca está sentindo. Um ótimo exemplo é esse post do Croasonho.

Os Emojis do post deixam claro o sentimento de surpresa e amor. Quando uma marca demonstra sentimento, ela também mostra seus valores e se aproxima ainda mais dos seus usuários, o que é ótimo para construir uma relação mais amigável com os clientes.

Emoticons para Instagram: imagem de um post no Instagram da marca Croassonho

Humanizar a marca

Um outro grande benefício dos emoticons e dos Emojis é que eles humanizam a marca, ou seja, demonstram sentimentos e fazem com que as páginas sejam mais próximas e amigas dos consumidores.

Lembre-se sempre: humanizar a marca é  um grande passo para o seu reconhecimento nas redes sociais! Consumidor nenhum gosta de conversar com uma máquina. Por isso, colocar Emoticons ou Emojis nas postagens do Instagram pode dar mais abertura com os clientes e fazer com que eles sintam que existem um ser humano por trás daquela marca.

Gerar empatia

A empatia é um dos sentimentos mais nobres (tanto para as marcas, quanto para as pessoas). Gerar esse sentimento é vantajoso e fundamental para crescer organicamente no Instagram.

E, uma das maneiras de despertar esse sentimento na redes social é compartilhando conteúdo leve, com fotos mais informais que causam aquele famoso sentimento “gente com a gente”, sabe? Então, para tornar a comunicação mais empática com os usuários, uma ótima saída é usar os Emoticons e os Emojis.

Proximidade com o público

Por último, é importante lembrar que Emoticons e Emojis também são usados como estratégia para aproximar a marca do seu público. Isso vale para todos os perfis, mas principalmente para aquelas que já tem uma linguagem mais fluída e jovem.

Na mLabs usamos os Emojis em todas nossas publicações, buscamos uma relação de proximidade com nossos clientes e isso transparece nas nossas imagens e na nossa linguagem.

Dá só uma olhada na nossa legenda. O uso dos Emojis quebra a seriedade do conteúdo, nos aproxima e mostra o quanto somos parceiros dos nossos usuários. #TamoJunto.

Emoticons para Instagram: imagem de um post no Instagram da mLabs

Cases para se inspirar

Quando o assunto são os Emojis e os Emoticons para Instagram, cases de sucesso é o que não faltam. Selecionamos alguns para te inspirar. Dá só uma olhada nessas ideias geniais usadas por algumas marcas!

Texto com muitos Emoticons ou Emojis

Algumas marcas usam só 1 ou 2 Emojis nos posts do Instagram, mas outras usam vários ao longo do texto. Todos de maneira estratégica e muito inteligente, para deixar o texto mais fluído, leve e fácil de ler.

Pinguinos é uma dessas marcas. Por ter um público jovem que também usa muitos Emojis, a marca usa essa estratégia nas suas publicações do Instagram, o que deixa o post mais interessante e a marca mais próxima dos seus clientes.

Emoticons para Instagram: imagem de um post no Instagram da marca Pinguins

Uso de Emoticons ou Emojis nos destaques

Outra estratégia que funciona é usar esses símbolos para personalizar os destaques do Instagram. Sim, algumas marcas, como a Starbucks, já começaram a usar essas figuras como título dos Stories salvos.

Além de tornar mais fácil entender do que se trata aquele destaque, o Emoticon ou o Emoji pode explicar melhor um assunto do que uma frase ou palavra. Sem contar que visualmente fica muito mais atrativo, né?

Emoticons para Instagram: imagem do perfil da Starbucks no Instagram

Olha quantas ideias você pode colocar em prática com uma só figurinha! De fato, o uso estratégico delas ajuda a  posicionar a marca nas redes sociais, gera proximidade com o público e deixa a comunicação mais simples e direta.

Viu, como usar os Emojis e os Emoticons para Instagram é super vantajoso? Se você quer ter mais ideias de como criar conteúdo para atrair seu público com sucesso, leia nosso post com 5 dicas pra mandar bem na produção de conteúdo para Instagram.

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