Como vender online na Black Friday? 5 principais dicas para ter sucesso

dicas-para-vender-na-black-friday: um celular iluminado com vários ícones que remetem a compra e um selo ao lado escrito Black Friday.

A cada ano, o comércio no Brasil e no mundo fica mais digitalizado 

Em 2020 esse cenário ficou ainda mais em evidência, devido a uma das maiores revoluções digitais da história: inúmeras empresas e empreendedores foram obrigados a migrar para o mundo online para continuar vendendo. 

E é neste cenário de digitalização que vai acontecer a Black Friday de 2020a data mais importante para o varejo e o comércio online no Brasil.  

No ano passado, segundo estimativa da Ebit | Nielsen, o e-commerce brasileiro faturou R$ 3,2 bilhões na Black Friday. Foi um crescimento de 23,6% em relação a 2018.  

Este ano, o faturamento do varejo online promete ser ainda maior. E se você pretende vender muito na Black Friday, seja pelas mídias sociaisou e-commerce, precisa conhecer melhor os 5 pilares da venda digital! 

1 – Preço e promoção 

Há dez anos presente na vida dos brasileiros, a Black Friday já é um evento esperado por muitos consumidores. Algumas pessoas guardam dinheiro e esperam pela data para fazer compras durante o período. 

Essas pessoas estão interessadas em descontos. Então, a primeira lição para quem quer vender online na Black Friday é: ofereça um desconto de verdade!  

Nada de aumentar os valores para dar descontos, o conhecido: “metade do dobro do preço”. 

O novo consumidor digital está cada vez mais antenado e pesquisa sobre os produtos, serviços e preços muito antes de comprar.  

Para ele, é fácil identificar uma promoção duvidosaPor isso, nem pense na possibilidade de oferecer descontos falsos. Além de antiético, é uma péssima estratégia de venda que pode, inclusive, prejudicar a reputação da sua marca. 

Mas então, como lucrar oferecendo desconto 

Bom, é aí que entra o planejamento!  

É preciso fazer as contas e usar algumas estratégias para que tanto você quanto seu cliente saiam ganhando. 

Verifique os valores de custo dos seus produtos e faça uma análise cuidadosa sobre a margem de lucrque você deseja alcançar. Confie nos números para que você não se perca!  

Além disso, algumas estratégias podem ajudar: 

  • Ofereça kits de produtos: selecione itens que têm alguma relação entre si e apresente como um kit. Assim, o consumidor tem a sensação de estar comprando vários produtos com o preço de apenas um. Nesse caso, a objeção é reduzida e você aumenta seu ticket médio; 
  • Reduza outros custos para o consumidor: se você quer manter o preço do produto mais alto, ofereça outros tipos de desconto, como frete grátis, embalagem especial para presente sem custo adicional e por aí vai.

2 – Canais de Venda 

Existem muitas formas de vender pela internet na Black Fridaye-commerce, marketplace, InstagramFacebook, Whatsapp, entre outros. Por existir tantas possibilidades, escolher os canais de vendas para o seu negócio deve ser uma decisão estratégica. 

A loja virtual não é mais o único jeito de empreender no mundo digital.  

produto, o público, o contexto e os recursos que você tem vão dizer qual deve ser seu principal canal de vendas e modelo de negócio.  

Então, aqui vão duas listas importantes de aspectos que você deve considerar para ter sucesso no mundo digital em cada canal: 

Venda pelas redes sociais

  • Imagem é a palavra-chave: redes sociais são vitrines e álbuns de fotografia. Capriche nas imagens dos seus produtos; 
  • Lembre-se se que o contato com o cliente é fundamental. Redes sociais não são apenas ferramentas de compra e venda. Antes disso, são ferramentas de relacionamento. Por isso, responda mensagens e fale diretamente com seu público; 
  • Por causa desse caráter interativo, as redes sociais são canais ideais para divulgar trabalhos, marcas e pessoas. Você pode mostrar como seu produto é feito, o dia a dia da sua empresa, sua equipe ou mesmo compartilhar dicas, e tudo isso agregará ainda mais valor à sua marca. Use isso a seu favor. 

Venda por e-commerce ou marketplace 

  • Aquios consumidores não estão procurando interação. Estão interessados no produto! Então, facilite a experiência de compra de seus clientes; 
  • Apresente menus claros e informações objetivas para que seu consumidor encontre o que deseja com facilidade; 

3 – Logística

Seu negócio está pronto para o volume de vendas gerado pela Black Friday? Cuidado. Esse é um pontochave para não se dar mal nesse período tão relevante.  

Planejamento de estoque e entrega são fundamentais! 

Não venda mais do que você tem. Faça as contas e o inventário dos seus produtos para que isso não aconteça e mantenha alguns como backup.  

Lembre-se de que você vai precisar de embalagens adequadas para enviar ou entregar encomendas. 

expectativa gerada para a entrega do produto comprado é uma parte importante da experiência do consumidor e, quando essa etapa é mal executada, pode decepcionar seus clientes afetando a reputação e confiabilidade da marca.  

Planeje com antecedência como e quando você vai fazer as entregas: qual será o serviço de logística? Vai contratar uma transportadora ou enviar pelos correios? 

  • Se você mesmo for entregar os produtos, preste atenção no prazo!  
  • Vai usar aplicativos de entrega e logística? Procure saber como funcionam e teste com antecedência; 
  • Não prometa prazos impossíveis: é muito melhor que seu cliente seja surpreendido por uma entrega mais rápida do que esperava. Então, contabilize um tempinho a mais para que não haja atrasos. 

 4 – Pagamento

No período da Black Friday, as tentativas de fraude aumentam. Por isso, a forma de receber pagamentos é tão importante!  

A transferência bancária, além de ser mais demorada e demonstrar falta de profissionalismo, pode acabar dando dor de cabeça. 

Escolha um meio de pagamento simples e seguro que seja eficiente para processar suas transações e dê sensação de segurança aos seus clientes.  

O Pagar.me é um meio de pagamento digital que oferece tecnologia de pagamento tanto para quem vende por meio de e-commerce, quanto pelas redes sociais. 

No caso do e-commerce, o Pagar.me oferece checkout transparente para que o seu cliente não seja redirecionado para finalizar a compra em um ambiente externo. Todo o processo acontece dentro da sua loja virtual 

Além disso, segurança, eficiência e transparência são marcas dessa tecnologia. 

Já para as redes sociais, o Pagar.me tem o Link.me, um aplicativo de links de pagamento.  

Você pode criar links personalizados, enviá-los diretamente pelas redes sociais e seu cliente paga a compra por cartão de crédito ou boleto   e você não precisa ter CNPJ para usar, nem pagar mensalidade. 

O meio de pagamento que você oferece está diretamente relacionado à experiência dos seus clientes. Então, pesquise com cuidado e escolha simplicidade, eficiência, segurança e tecnologia de ponta. 

5 – Marketing digital e redes sociais 

Por último, e também muito importante, se ninguém ouvir falar dos produtos e da sua marca, ninguém vai comprar! Por isso, faça muito barulho nas redes sociais! 

É quase impossível vender pela internet sem passar pelas redes sociais. Mesmo que você tenha um site completo, seus clientes estão nessas mídias e é por isso que ela têm um enorme potencial para estimular a descoberta de novos produtos e, consequentemente, o início das vendas 

Invista tempo e recursos no planejamento de marketing do seu negócio e crie uma campanha especial para divulgar as promoções da Black Friday contemplando as redes sociais. 

Aproveite para acessar o  blog Pagar.me e ter mais dicas para gerir o seu negócio! 

Este texto foi escrito pela Pagar.me 

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