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Como impulsionar no Instagram? Tudo o que você precisa saber!

Como impulsionar no Instagram? Tudo o que você precisa saber!
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Você sabia que apenas 10% de seus seguidores realmente vê os seus conteúdos no Instagram?

Sim! Por mais que o percentual possa variar, de acordo com o estudo feito pela Later, conseguir com que todos seus seguidores vejam seus posts é quase impossível!

Por isso, a necessidade de saber como impulsionar no Instagram! Não dá para depender da exclusivamente do algoritmo da rede social para entregar seus conteúdos.

Mas então por onde começar? Fique com a gente e aprenda como fazer, quanto custa e como acompanhar os dados!

O que significa impulsionar publicação? 

Impulsionar no Instagram é basicamente fazer com que suas publicações sejam visíveis para mais usuários.

Ou seja, você potencializa a performance dos posts que faz na plataforma, aumentando o seu alcance e garantindo ótimos resultados.

Considerando as limitações de alcance orgânico – tanto no Instagram quanto Facebook – impulsionar suas publicações se torna uma atividade fundamental para muitas marcas nas redes sociais. 

Felizmente, patrocinar uma publicação no Instagram é bem fácil e você pode fazer sem ajuda de um especialista em mídia paga, apenas com alguns toques pelo seu próprio celular.

Quanto custa para impulsionar um post no Instagram?

Os custos com impulsionamento no Instagram podem variar bastante, pois não há um limite máximo para orçamento, e o mínimo é bem baixo.

Para se ter uma ideia, veja o mínimo que você pode investir no Instagram de acordo com o objetivo de campanha:

  • Impressões: US$ 0,50 por dia (dólares);
  • Cliques, curtidas, visualizações do vídeo ou envolvimentos com a publicação: US$ 2,50 por dia (dólares);
  • Obtenções de oferta, instalações do aplicativo e outros eventos de baixa frequência: US$ 20 por dia (dólares);

Ou seja, são valores muito baixos, não é mesmo?

De qualquer forma, é importante ressaltar que quanto maior o investimento feito, maiores serão as visualizações obtidas em suas publicações.

Além de ter controle total sobre o valor que será investido, você também tem controle sobre as datas de veiculação, podendo impulsionar o post em momentos específicos, como períodos de sazonalidade.

Qual a diferença entre impulsionar e criar anúncios?

Apesar de ambas serem funcionalidades com o mesmo objetivo – potencializar os resultados de suas campanhas – elas possuem algumas diferenças.

Diferente da criação de anúncios, ao patrocinar o post você tem como foco promover apenas um post específico que aparece apenas no feed!

Além disso, as opções de segmentação por impulsionamento são limitadas, não tendo a mesma flexibilidade para segmentar que um anúncio criado pelo Gerenciador de Anúncios do Facebook. 

Ao optar por impulsionar um post no Instagram você pode direcioná-lo apenas por:

  • local, idade, gênero e interesse;
  • pessoas que curtiram sua página;
  • pessoas que curtiram sua página e amigos delas;
  • públicos personalizados em uma campanha anterior.

Mas o impulsionamento é uma ótima opção para aumentar o alcance de suas postagens, já que o algoritmo do Instagram permite que apenas 2% da sua base – na média – visualize seus posts.

Como impulsionar no Instagram? Passo a passo!

Antes de iniciar o tutorial, você precisa saber que um dos pré requisitos para impulsionar posts é ter uma conta comercial no Instagram.

Se ainda não migrou para a conta comercial, veja como fazer neste post: Mudar para perfil comercial no Instagram.

Agora que você tem sua conta comercial, vamos ao passo a passo completo para impulsionar um post:

1. Abra seu perfil do Instagram

Primeiro você deve acessar seu perfil comercial. Para isso, abra o aplicativo do Instagram e toque na foto do perfil, presente no canto inferior direito da tela. 

Pronto, você está em seu perfil comercial. Note que há algumas opções diferentes que um perfil pessoal possui. 

Agora em seu perfil, vamos para o próximo passo:

2. Toque em promoções

Já no perfil, você poderá visualizar três botões: “Editar Perfil”, “Promoções” e “Contato”.

Toque na opção “Promoções” para ser direcionado uma página onde ficam registrados seus anúncios e impulsionamento ativos e inativos.

Caso ainda não tenha feito nenhum impulsionamento ou anúncio, você será direcionado direto para a página de configurações de promoção.

como impulsionar no instagram: imagem da tela do instagram indicando onde se localiza o botão promoções

3. Escolha a publicação que deseja impulsionar

Agora você tem duas opções:

  • criar uma publicação para promover no Instagram;
  • escolher um conteúdo já publicado em seu perfil.

Para conteúdos já publicados, o próprio Instagram sugere o impulsionamento da publicação mais popular em seu perfil, mas você também pode escolher outra, basta tocar em “Escolher uma publicação” e selecionar a que deseja promover.

como impulsionar no instagram: imagem da tela de impulsionamento do instagram

Lembre de garantir que a publicação atenda aos principais requisitos de design para anúncios no feed. O próprio Facebook divulga essas informações para facilitar a adaptação do formato. 

4.  Selecione um destino

Aqui você deve selecionar para onde quer direcionar as pessoas que visualizarem seu post:

  • seu perfil: o link do anúncio direciona diretamente para seu perfil na rede;
  • seu site: o link direciona o usuário para uma landing page de seu site, com algumas opções de CTA: saiba mais, comprar agora, assistir mais tarde, fale conosco, reservar agora e inscreva-se;
  • suas mensagens diretas: leva o usuário para enviar uma mensagem via Direct para o seu perfil.
como impulsionar no instagram: imagem da tela de seleção de públicos no instagram

5. Selecione o público-alvo 

Essa é uma das partes mais importante da configuração de seu anúncio. É nesta etapa que você deve definir para quem será exibida a publicação, ou seja, seu público-alvo!

Portanto, aqui você deve analisar um pouco mais a fundo sua publicação, para entender o público que teria maior potencial de interagir com ela e divulgá-la com sua rede.

O Instagram nos dá duas opções para seleção do público:

  • automático: tem como referência usuários que já interagiram com as suas publicações anteriores . Neste caso, o Instagram exibe o post para usuários semelhantes aos que já interagiram com o perfil para trazer mais assertividade ao anúncio. 
  • criar o seu: ao selecionar essa opção, você deve nomear o público criado, e então configurar a localização, interesse, idade e gênero do público-alvo.
como impulsionar no instagram: imagem da tela de seleção de público

6. Orçamento e duração

Por fim, defina o orçamento e a duração do impulsionamento. Aqui, você terá uma estimativa do alcance dependendo do orçamento e tempo selecionados.

Para definir um bom orçamento e período de promoção, você deve considerar alguns fatores:

  • tempo estimado de retorno com os anúncios;
  • budget disponível para a publicação;
  • potencial de rentabilidade do post;
  • sazonalidade do post, entre outros.

Pronto! 

Agora será apresentado um resumo do impulsionamento, basta conferir se as informações estão todas certas, selecionar uma forma de pagamento e tocar em “Criar Promoção” para já começar o impulsionamento. Divirta-se!

O que acontece após impulsionar publicação?

Assim que criada, sua promoção será enviada para o processo de autorização do Instagram, para avaliar se ela não viola nenhuma das diretrizes da rede social.

Mas não se preocupe, é um processo rápido!

Apenas certifique-se de que, após publicado, todas as configurações do post estejam funcionando de forma correta, e que ele esteja alcançando o público selecionado.

Não se esqueça, o anúncio promovido será exibido em formato Dark Post, o que significa que apenas os usuários dentro da segmentação definida poderão visualizá-lo ao entrar em seu perfil!

Como acompanhar o resultado do impulsionamento?

Após a publicação é hora de fazer uma das partes mais importantes: analisar os resultados!

É aqui que entram as métricas do Instagram, sabe o alcance, taxa de engajamento, impressões? 

Todas são métricas fundamentais para entender como sua publicação está em relação à performance e resultados!

Você pode acompanhar esses resultados pelo próprio Instagram, através do Instagram Analytics, que fica na parte de “Informações” dentro das configurações de perfil. 

Lá você tem acesso aos dados de seus anúncios e publicações, podendo tirar insights incríveis e muito assertivos.

Fazer a gestão das redes sociais não é uma tarefa fácil. Cada ferramenta tem suas particularidades e, honestamente, a melhor maneira de decidir isso é vendo, na prática, os recursos.

Agora que você já sabe como impulsionar no Instagram, confira quais são os melhores horários para postar nesta rede social e garanta que mais pessoas sejam impactadas com suas postagens!

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