Como fazer vídeo institucional para Facebook?

Como fazer vídeo institucional para Facebook

Saber como fazer vídeo institucional é extremamente importante para profissionais de marketing digital.

Primeiro, porque essa é uma das formas mais básicas de fortalecer o branding, disseminar a identidade da marca e construir apresentações realmente impactantes. Mas, não é só isso.

Os vídeos são um formato tão popular que especula-se que nos próximos anos ele representará até 80% do tráfego gerado em toda a internet. Apesar de conceitualmente simples, muitas dúvidas de como fazer vídeos institucionais ainda rondam a mente dos profissionais de marketing. 

Agora, já parou para pensar no potencial dos vídeos institucionais dentro da maior rede social do momento? 

Para te ajudar a tirar o plano do papel, compilamos algumas das melhores dicas de como fazer vídeo institucional para Facebook.

Mas para que serve um vídeo institucional?

Como falamos, o vídeo institucional é ideal para apresentar uma marca, produto ou serviço. Funciona como uma demonstração, só que de forma informativa, visual e atrativa. 

Você pode contar uma história sobre o que está apresentando ou apenas fazer um vídeo conceito. Vamos falar mais sobre formatos mais para baixo!

Porém, não confunda o vídeo institucional com uma propaganda! São coisas diferentes. Eles não têm o intuito de anunciar algo. É apenas uma forma de passar uma mensagem e ganhar mais força no mercado. 

O vídeo pode, ainda, ter ou não um Call To Action (CTA). Por exemplo, um endereço de site pedindo para acessá-lo ou se inscrever em uma newsletter. 

Como fazer vídeo institucional para Facebook?

Para entender como fazer um vídeo institucional, você precisa primeiro conhecer algumas opções mais comuns de formatos. 

  • Tradicional: nele, é possível descrever a marca de forma clássica, contando a história do seu surgimento, como funcionam as áreas, quais os clientes, valores, diferenciais, etc;
  • Emotivo ou conceitual: aqui você não fala diretamente da marca ou do produto em si. Você cria uma história que passe um valor, que emocione e que tenha a ver com a empresa. É bem comum o uso do storytelling para passar uma mensagem forte;
  • Educativo: neste formato, o intuito é explicar conceitos e passar informações. É como um telejornal ou documentário, com entrevistas, apresentador, etc. 

Entendendo os tipos, vamos para as dicas de como fazer um vídeo institucional para o Facebook. 

Crie um plano de ações

O primeiro passo de como fazer um vídeo institucional é elaborar um plano de ações. 

Aqui são relacionadas todas as informações necessárias da marca, como nome, objetivo e segmento de mercado.

Além disso, coloque na ponta do lápis os detalhes, como orçamento e equipamentos necessários. Não se esqueça de definir também quem serão os responsáveis por cada etapa do processo.

Vídeos não são materiais simples de se fazer, então nomeie e dirija pessoas para criar o roteiro, atuar ou apresentar, editar o vídeo, manusear os equipamentos, capturar o som, divulgar o conteúdo e o que mais for necessário para que tudo siga conforme o plano.

Avalie outros materiais

Antes de colocar a mão na massa, é importante avaliar outros conteúdos disponíveis na web. Entre no YouTube e veja vídeos semelhantes ao que você quer fazer.

Acredite: isso pode gerar alguns insights interessantes. Verificar temas parecidos também ajuda, pois você descobre quem serão os seus concorrentes para o público do vídeo.

Lembre-se de não copiar, mas de absorver as informações necessárias, aprimorar o seu próprio conteúdo e posicionar-se à frente de quem já o produziu.

Escolha o tema do vídeo institucional

Com base no seu público e na mensagem que deseja passar, decida qual será o tema e formato do vídeo institucional. 

Você pode fazer uma reunião de brainstorm para ter boas ideias. 

Pense no seu objetivo: quer falar sobre os benefícios de um produto novo? Passar e fortalecer os valores e a visão da sua marca? Realizar algum apelo emocional para uma data comemorativa ou levantar uma bandeira? 

O tema deve ser relevante dentro dos objetivos, e o tom da comunicação deve ser atrativa para sua persona. Tenha isso em mente antes de pensar em canais de divulgação, conceito criativo, etc.

Varie os tipos de vídeo

Citamos aqui alguns formatos de vídeo institucional. Mas isso não significa que você sempre precisa usar o mesmo. 

Muito pelo contrário! Para quem deseja saber como fazer vídeo institucional com qualidade, saiba que é legal variar!

Assim você não cansa o público e nem corre o risco de fazer materiais parecidos. 

Os vídeos institucionais no Facebook podem ter diversos formatos: entrevistas, webinars, unboxing, transmissão de eventos, entre muitos outros. É preciso explorar esses recursos para descobrir qual deles melhor se enquadra no formato ideal para a sua audiência.

Lembre-se de utilizar os dados recolhidos acerca de visualizações e engajamento para analisar os resultados e criar materiais cada vez melhores!

Um vídeo institucional tem tudo para ser um tesouro valioso para a sua empresa. Aplique as dicas aqui reveladas e descubra tudo o que eles podem fazer pelo seu público!

Como estamos falando do Facebook, o formato do vídeo em si precisa ser, preferencialmente, vertical ou quadrado. As imagens e os textos precisam ficar compreensíveis em uma tela menor (para mobile). 

Elabore um roteiro

Todo bom conteúdo começa com a etapa do planejamento – no caso de vídeos institucionais, o roteiro. 

Esse documento é a base para a confecção do material. Ele deve conter todas as informações relativas aos processos de criação do vídeo.

Falas dos atores e apresentadores, cenas, cortes, transições, imagens, recursos de som, efeitos de edição, narração (se houver) e outros.

Esse é um exercício de imaginação e visualização do produto final. O material não ficará pronto, mas observar como tudo ocorrerá de maneira linear ajudará bastante no desenvolvimento de ideias e na previsão de possíveis problemas.

Adapte o conteúdo à sua persona

Não adianta criar um vídeo tendo como base os seus gostos pessoais. O material deve atender aos desejos e resolver os problemas da sua persona.

Sendo assim, não se esqueça de estudar profundamente aquele que você definiu como cliente ideal. 

Tente colocar-se no lugar dele e reflita: como eu gostaria de ser ajudado diante dessa dúvida?

Se o seu vídeo conseguir responder essa pergunta, certamente cumprirá o objetivo traçado.

Defina a duração do vídeo institucional

A duração do vídeo é muito importante. 

O usuário de internet é muito exigente, e pode desistir facilmente do consumo de um material se for muito longo ou julgá-lo irrelevante se for muito curto.

Aqui não existe nenhuma regra geral para o tempo ideal do vídeo. 

O Facebook permite a criação de vídeos de até quatro horas – o pode ser interessante em alguns casos. No entanto, recomenda-se que o vídeo institucional tenha cerca de um minuto. Assim, as chances de as pessoas assistirem o material até o final aumentam bastante.

Capriche na edição – seja profissional

Um bom vídeo também deve ter uma boa edição. Se a sua equipe não contar com um profissional específico, vale a pena terceirizar o serviço.

Lembre-se da adaptação ao público. Um vídeo engraçado precisará de um tipo de edição, já um conteúdo educativo terá outras necessidades.

Leve isso em consideração na hora de editar para não cometer nenhum equívoco, pois dá muito trabalho fazer ajustes neste formato.

E lembre-se de ser profissional! A qualidade do vídeo é muito importante. Uma vez que o apelo é bem visual.

Pense nos seus objetivos de marketing

Os vídeos por si só podem ser uma boa ideia, mas é importante inseri-los dentro de uma estratégia de marketing digital.

Além disso, você pode incorporar uma CTA ao final do conteúdo. 

A chamada para ação deve convidar o usuário curtir a página da empresa no Facebook, compartilhar o vídeo com outras pessoas ou a deixar um comentário na postagem, por exemplo. Tudo depende do objetivo traçado no plano de ações.

Pronto! Agora você já tem todas as dicas essenciais de como fazer um vídeo institucional! 

Basta colocá-las em prática, postar o conteúdo no Facebook com uma chamada atrativa e aguardar os resultados!

Gostou de aprender? Aqui no blog da mLabs você fica por dentro de todas as novidades! 

Aproveite e siga nossa página lá no Facebook!

Facebook Comments
Gestão de redes sociais Entenda por que a mLabs é a ferramenta de gerenciamento de redes sociais escolhida por mais de 30 mil marcas brasileiras!

Posts relacionados