Pesquisar

Quais são as melhores ferramentas para editar vídeos para YouTube? Veja nossa lista!

Quais são as melhores ferramentas para editar vídeos para YouTube? Veja nossa lista!
Avatar de mLabs

Por

Publicado em

Segundo o YouTube, em 2019, os vídeos representarão 80% do tráfego de toda a web. Esse número, por si só, já assusta, mas não é novidade para ninguém que essa é uma tendência cada vez maior na internet.

A ex-representante do setor Conteúdo para Marcas da plataforma, Susan Agliata, afirma que o segredo para capturar o espectador é a audiência segmentada, oferecendo vídeos personalizados para o seu perfil de usuário — além, é claro, da necessidade clara de ter uma boa edição no canal.

Nesse contexto, fatores como cortes, áudio, trilha sonora, transições, efeitos, resolução e outras configurações tornam-se elementos valiosos para a execução de uma estratégia de marketing na rede social.

Ao assistir a vídeos, o usuário pretende ter uma boa experiência. Caso contrário, ele provavelmente vai optar por outro canal. E não queremos que isso aconteça, não é mesmo?

E, se você acha que fazer uma boa edição de vídeos para YouTube é um bicho de sete cabeças, saiba que existe um grande leque de ferramentas que podem facilitar essa tarefa.

Neste artigo, você vai aprender quais são as melhores delas (ao nosso ver! rs) e conhecerá algumas de suas principais características. Continue a leitura e confira!

Adobe Premiere

ferramenta de edição de vídeos da Adobe é uma das mais completas do mercado. Utilizada por grandes profissionais do ramo cinematográfico, seus recursos são complexos, mas podem trazer resultados mais agradáveis. Entre as ferramentas de edição de vídeos pagas, tem um dos melhores custo-benefício.

As características permitem a edição em diversos projetos simultâneos e fluxos de trabalho para cores, imagens, áudio e vídeos 360 graus. Além disso, suporta todos os formatos, incluindo vídeos com a qualidade máxima de 8K.

Ah, vale lembrar que ela é integrada com outros programas do pacote Adobe, como Photoshop, Illustrator, After Effects e o Media Encoder. Se você precisa do pacote completo para criar vinhetas incríveis, inserir efeitos de transição, imagens e vetores, vai fundo que essa é a melhor opção!

Sony Vegas

Se o seu objetivo é criar vídeos como nas produções de Hollywood, o Sony Vegas é a melhor opção. Essa aplicação para profissionais de edição de áudio e vídeo é complexa para iniciantes, mas gera resultados de que até mesmo Steven Spielberg teria inveja.

Seu sistema também é baseado em uma linha do tempo, mas você provavelmente encontrará diversas outras utilidades — por exemplo, as funcionalidades de zoom, corte, transição, adição de textos, aceleração e desaceleração do vídeo, efeitos audiovisuais e exportação. Apesar de todas as vantagens, não comporta formatos como AVI e MP3.

Clipchamp 

Se você busca a praticidade de editar os seus vídeos no seu próprio navegador, o editor de vídeo do Clipchamp é uma excelente opção. Com essa plataforma, você não precisa de experiência para criar um conteúdo visual de excelente qualidade.  

Clipchamp tem uma biblioteca de templates de vídeos e clipes de áudio que você pode usar caso não tenha captação própria. Com o recurso simples de arrastar e soltar, é possível recortar, girar, espelhar e inverter os vídeos, incluir textos, filtros e transições, além de separar e combinar os materiais. 

Você pode exportar a sua produção sem marca d’água em uma resolução de 480p ou de 720p ou 1080p com uma conta Premium. 

Movavi

A plataforma paga Movavi é a alternativa perfeita para iniciantes. Aqui, a palavra de ordem é descomplicar. Fácil de usar, a ferramenta está disponível em português e promete ensinar o profissional a editar vídeos em apenas 20 minutos.

O foco são as transições, filtros e títulos, mas existem outras funções. Além disso, tem a opção de exportação rápida para o YouTube e o recurso de criação automática de vídeos.

Camtasia

Entre os produtores de vídeos, o software Camtasia é um dos mais populares. Recomendado para edições que exigem conhecimento intermediário, é ótimo para organizar conteúdos educativos, como tutoriais, videoaulas e reviews.

A ferramenta também tem um free trial, mas a continuidade se dá por investimento. Por meio de um sistema de arrasta e solta, tem fundos de tela animados, músicas, ícones e gráficos de movimento.

Lightworks

Apesar de sua interface aparentemente complexa, o Lightworks foi criado para pessoas com conhecimento médio em ferramentas de edição. A plataforma tem funcionalidades semelhantes ao Camtasia, em um sistema de linha do tempo que permite as edições de maneira intuitiva.

Além disso, o programa aceita a utilização de câmeras múltiplas, o que pode ser um diferencial para publicar os seus vídeos na internet.

 Socialcam

Esse aplicativo, disponível para Android e iOS, é um dos mais populares entre os usuários de dispositivos móveis. Afinal, nem todos os vídeos têm objetivos avançados de marketing. Portanto, para soluções um pouco mais simplistas, o Socialcam pode resolver o problema.

Ele permite ao editor realizar cortes, inserir filtros, títulos personalizados e trilhas sonoras. É uma boa solução para filmar eventos sem uma equipe de câmeras profissional, por exemplo.

Viddy

Com foco em vídeos mais curtos, esse aplicativo permite a edição de vídeos de até 30 segundos. Muito popular entre usuários de redes sociais como o Instagram e o Snapchat, também pode ter serventia para gravações de vídeos no YouTube.

O Viddy está disponível para Android e iOS. As possibilidades de edição que ele oferece são mais básicas: consistem apenas na inserção de filtros.

YouTube

Se você não quer baixar softwares ou aplicativos, o editor de vídeos do próprio YouTube pode ajudá-lo nessa atividade. Os recursos são limitados, mas podem ser o suficiente para alcançar a sua audiência. Entre eles, temos a adição e remoção de vídeos já upados na plataforma, filtros, cortes, efeitos e músicas.

A grande vantagem é realmente o fato de você não precisar de auxílio externo, sendo possível editar os vídeos no momento em que eles são publicados na web.

iMovie

Disponível apenas para Mac e dispositivos da Apple, o iMovie é outra solução acessível para editores de vídeos. Gratuito, oferece suporte para vídeos na resolução 4K, o que, por si só, já é uma grande vantagem.

Além disso, integra todos os dispositivos da maçã, então você pode começar a preparar o conteúdo no iPhone e terminar no iPad, por exemplo. Ele conta com dez filtros, efeitos sonoros, soundtracks, títulos animados e uma grande variedade de efeitos. Além disso, permite a tela dividida.

E, se quiser um help pra escolher a sua ferramenta, se liga no que o Camilo Coutinho, do Play de Prata (nosso BENCH absoluto em vídeos para o Youtube) indica:

Os vídeos são um elemento fundamental tanto para enriquecer conteúdos quanto para engajar seguidores nas redes sociais. Quando falamos em editar vídeos para YouTube, tratamos de um assunto sério. Acredite: a edição pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso do seu conteúdo audiovisual na web.

Bom, agora que você já sabe quais são as melhores ferramentas para torná-los incríveis, que tal ajudar outros amigos? Compartilhe este texto nas suas redes sociais e divida o seu conhecimento com outras pessoas!

Agende posts com a mLabs e economize horas de trabalho!

Gerencie todas as mídias sociais por 30 dias grátis

redes-sociais-banner

VOCÊ ACABA DE GANHAR 30 dias grátis