5 métricas do Facebook que você precisa mensurar

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Com dois bilhões de usuários, o Facebook é a principal rede social do mundo. Portanto, é um excelente ambiente para a sua estratégia de marketing. Porém, antes de criar um perfil e publicar conteúdos, é preciso entender e definir quais métricas do Facebook é ideal para o negócio.

Essas métricas são aliadas poderosas das estratégias de marketing digital. Escolhendo corretamente quais delas mensurar, é possível extrair insights valiosos que vão orientar a estratégia e beneficiar o negócio. Mas, caso escolha errado, a tendência é direcionar o trabalho para o caminho errado.

Neste artigo, vamos apresentar algumas das principais métrica do Facebook. Ficou curioso? Então acompanhe os próximos parágrafos!

1. Engajamento

Essa métrica mede a interação do público com as publicações de uma página — que pode acontecer por meio de cliques, likes, comentários e compartilhamentos. O que torna esse sistema de mensuração bastante importante.

Cada um desses itens pode ser analisado de uma forma: o clique demonstra interesse, mas não diz se a pessoa gostou o não do conteúdo; o “curtir” — ou as reações — mostram se a pessoa gostou ou não da postagem.

Já o comentário destaca que o post gerou interesse a ponto de a pessoa se relacionar com a página.

Por fim, o compartilhamento é um indicador de que aquele conteúdo é tão relevante que vale a pena ser dividido com os seguidores e amigos da pessoa.

2. Número de fãs

Essa métrica é importante e deve ser acompanhada de perto, afinal, trata de uma demonstração eficiente dos resultados das ações de marketing digital. Aumentar o número de fãs é sinal de que mais pessoas estão recebendo e gostando dos seus conteúdos.

Porém, é importante ter em mente que a evolução do número de fãs destaca o crescimento — ou não — da página no Facebook, mas não é um indicador de que novos negócios estão sendo feitos.

3. Visitantes únicos

Esse indicador faz parte da base estatística do Facebook e é importante para a construção de uma estratégia de marketing digital. Ele permite entender a origem do tráfego para a sua página (quais os aplicativos usados para acessar) e de onde essas pessoas estão consumindo seus conteúdos.

Dessa forma, é possível saber o número de pessoas que acessam a página, quais as seções de maior interesse e ter uma visão mais completa do perfil e comportamento do seu leitor.

4. Usuários atingidos

Essa métrica, também básica no painel de estatísticas do Facebook, deve ser usada para saber quantas pessoas seus conteúdos alcançaram na semana e no mês. Esses dados permitem entender quais conteúdos têm mais repercussão (tanto organicamente quanto pago).

Com isso, facilita o planejamento de conteúdo e o desenvolvimento de materiais interessantes e de qualidade para o seu público-alvo.

5. Taxa de engajamento

A taxa de engajamento de postagens é de grande importante para a gestão de conteúdo da página do Facebook. Saber qual tipo de assunto e abordagem tem maior repercussão é bastante estratégico na hora de definir pautas, tipo de mídia e material que será divulgado.

Sabendo o que falar para a sua audiência faz com que tenha conteúdos relevantes e com maior poder de alcance.

Gostou deste artigo sobre as métricas do Facebook? Entre em contato com a mLabs e se informe mais!