Site Mlabs
Teste Grátis
Entrar
 
 
 
mLabs: Gerenciamento de Redes Sociais em um só lugar!
  • Mlabs
    • Funcionalidades
    • Dúvidas
    • Contato
  • Marketing Digital
    • Gerenciamento de redes sociaisFazer uma boa gestão de redes sociais não é uma tarefa simples! Além de muita organização, estratégia e ferramentas, é preciso estar sempre atualizado! Nesta seção, você irá encontrar posts com: Dicas para gerenciamento de redes sociais Melhores estratégias para mídias sociais Ferramentas indispensáveis para gerenciar redes sociais Entre outros!
    • Google AdsO Google Ads é uma ferramenta essencial para fazer o seu negócio crescer no mecanismo de busca! Nesta seção, você encontrará posts com: Dicas para criar uma campanha de impulsionamento; Melhores estratégias considerando os tipos de anúncios; Passo a passo de como criar a sua conta; As principais métricas para monitoramento. Entre outros!
    • Google AnalyticsO Google Analytics é uma ferramenta essencial para monitorar a sua atuação online e traçar estratégias consistentes! Nesta seção, você encontrará posts com: Dicas para análise completa da sua presença online; Explicações sobre as principais métricas do Google Analytics; Estratégias indispensáveis para melhorar a sua performance. Entre outros!
    • Marketing DigitalMarketing Digital é o conjunto de ações que uma marca pratica visando atrair novos clientes, relacionar-se com eles e fidelizá-los através do ambiente digital. As redes sociais, blogs e sites são os principais canais para isso. Nesta categoria você encontrará posts sobre: Estratégias de Marketing Digital (Inbound e Outbound Marketing, Marketing de Conteúdo, SEO, e-mail marketing e redes sociais) Dicas de como otimizar suas ações de Marketing Digital Hacks, tutoriais e cases de Marketing Digital Novidades sobre Marketing Digital Entre outros!
    • Social MediaSocial media ou mídias sociais são os canais de comunicação online que visam promover o relacionamento entre as marcas e seu público no ambiente digital. Mas, não se confunda: redes sociais, blogs e sites são apenas plataformas! Quem faz desses ambientes canais de comunicação efetivos para uma marca são os profissionais por trás dos posts! E, justamente por isso, eles são conhecidos como “social media”. Nesta seção você encontrará posts sobre: O que faz um social media Cursos para social media Dicas de carreira e produtividade Fontes de estudo Ferramentas de trabalho nas redes sociais Entre outros!
  • Redes sociais
    • FacebookO Facebook é a maior rede social do mundo e, por isso, um canal indispensável para o Marketing Digital. Nesta categoria você encontrará: Dicas de como fazer marketing digital com o Facebook Guias e tutorias das principais funcionalidades do Facebook para marcas Notícias e novidades dessa rede social Hacks e estratégias de social media para Facebook E muito mais!
    • InstagramA mais famosa rede social para compartilhamento de fotos, vídeos e Stories, o Instagram é líder em engajamento! Nesta categoria, você encontrará posts exclusivos com: Dicas para ganhar mais seguidores no Instagram Estratégias de marketing no Instagram Guias e tutorias sobre as funcionalidades do Instagram para empresas Novidades e atualizações do Instagram (e Instagram Stories!) Entre outros!
    • TwitterCriado como serviço de microblogging, o Twitter evoluiu suas funcionalidades e é hoje uma rede social completa para empresas! Nesta categoria você encontrará posts sobre: Como fazer marketing no Twitter Estratégias e dicas para Twitter Atualizações, novidades e tutoriais para Twitter E muito mais!
    • LinkedInO LinkedIn é a maior rede social para negócios da atualidade! Nesta seção, você descobrirá como o LinkedIn pode ser usado em uma estratégia de marketing e também encontrará posts com: Dicas e estratégias de marketing digital com o LinkedIn Novidades e atualizações da rede social Guias e tutoriais das funcionalidades do LinkedIn Entre outros!
    • PinterestCriar imagens e templates para publicação de conteúdos nas redes sociais! Uma rede social para reservar as melhores imagens e publicar conteúdos de inspiração para todos os usuários. Nesta seção, você encontrará posts com: Dicas para utilizar o Pinterest da melhor maneira possível; Melhores estratégias para adotar com o Pinterest para empresas; Guias de publicação e compreensão das funcionalidades da rede social; Passo a passo de como criar e publicar. Entre outros!
    • TikTokO TikTok tornou-se um fenômeno internacional, conquistando milhares de usuários! Você não pode deixar de incluir um perfil nessa rede social na sua estratégia de Marketing Digital. Nesta categoria você encontrará: Dicas de como fazer marketing digital com o TikTok; Guias e tutorias para as principais funcionalidades do TikTok para empresas; Notícias e atualizações da rede social; Hacks e estratégias para de social media para TikTock; Como fazer engajamento no TikTok. E muito mais!
    • TelegramO Telegram é uma das redes sociais que mais tem crescido nos últimos anos, fundamental para o Marketing Digital! Nesta categoria você encontrará: dicas de como fazer marketing digital com o Telegram; guias e tutorias das principais funcionalidades do Telegram; notícias e novidades dessa rede social; hacks e estratégias de social media para o Telegram. E muito mais!
    • WhatsAppWhatsApp Messenger é um app de mensagens instantâneas e chamadas de voz criado para usuários de dispositivos móveis. Mas, ele também é uma plataforma incrível para o Marketing Digital. Nesta categoria você encontrará posts sobre: Como fazer marketing com o WhatsApp Novidades do WhatsApp Dicas e estratégias para WhatsApp Entre outros!
    • YouTubeO YouTube é maior rede de compartilhamento de vídeos do mundo! Criada para ser um canal pessoal de vídeos, o YouTube evoluiu suas funcionalidades e é hoje uma rede social valiosa para as marcas que querem construir seu posicionamento digital. Nesta categoria você verá posts sobre: Estratégias de marketing digital para YouTube; Dicas, tutorias e guias para produção de vídeos no YouTube; Novidades e funcionalidades do YouTube. Entre outros!
  • Materiais Gratuitos
  • Templates
    • Facebook
    • Instagram
    • Twitter
    • LinkedIn
    • YouTube
  • Ferramentas Grátis
    • Calendário

    Pesquisar

    Por que e como criar um curso online do zero?

    Marketing Digital
    26 de fevereiro de 2021
    Por que e como criar um curso online do zero?
    Avatar de Autor Convidado

    Por

    Autor Convidado

    Publicado em

    26 de fevereiro de 2021

    Sumário:

    Um bom conteúdo faz toda a diferença em uma estratégia de marketing digital, principalmente quando ele leva a informação que o seu seguidor precisa.  

    Uma ação de marketing digital utilizada pelas marcas é a criação de curso online, que além de encantar o público, se torna um novo produto para o negócio.  

    Uma das maiores vantagens dessa estratégia está na preparação dos participantes, de forma mais rápida e inteligente, para o momento da compra. 

    O melhor de tudo é que, hoje em dia, transformar esse projeto em realidade é mais fácil (e barato) do que muita gente imagina. Dependendo do caso, um smartphone e uma boa dose de criatividade podem ser tudo o que você precisa para começar.  

    Por que criar um curso online  

    A inclusão de um curso online pode potencializar os esforços e agregar uma série de benefícios para negócios de qualquer área — e, de quebra, reduzir o CAC (Custo de Aquisição de Clientes). Se forem bem-feitas e envolventes o suficiente, as aulas também podem: 

    • transmitir a mensagem que a sua marca deseja passar; 
    • preparar e qualificar o lead para adquirir um produto ou serviço de forma mais rápida; 
    • fortalecer a autoridade da empresa; 
    • viralizar e gerar novos leads (ainda mais se o curso for gratuito e interessante); 
    • gerar uma renda complementar (caso opte por incluir cursos pagos em sua estratégia);  
    • ser um produto escalável (um curso online é produzido uma vez e pode gerar resultados por tempo indeterminado, 24h por dia e em qualquer lugar); 
    • reduzir custos recorrentes (afinal, não haverá despesas com aluguel de sala, materiais impressos, coffee breaks, estoque de produtos etc.).  

    Agora, pense no seu potencial cliente. No lugar de buscar informações em diferentes fontes e materiais, um curso online pode ser tudo o que a pessoa precisa para se aprofundar em um tema de interesse.  

    É quase como se fosse uma espécie de “suplemento vitamínico”, que, de forma rápida, prática e acessível, ajuda a manter o corpo saudável. Mas, no caso das aulas virtuais, trata-se da pílula que o seu negócio precisa para cativar e nutrir o público de forma mais rápida e satisfatória. 

    É claro que, assim como o suplemento não substitui uma refeição completa, criar um curso online não anula a necessidade de outras ações de marketing. A grande questão é que esse tipo de ação pode ajudar a fortalecer as estratégias de Marketing de Conteúdo, além de gerar excelentes resultados para os mais diversos tipos de empresa.  

    Como criar um curso online 

    Pode parecer frase clichê, mas é fato: o avanço da tecnologia facilita a vida de todos. Principalmente a de quem deseja criar um curso online.  

    Atualmente as ferramentas estão mais acessíveis. A webcam de um computador e/ou a câmera de um celular podem ajudar a produzir vídeos de boa qualidade. Um microfone de lapela pode ser encontrado em qualquer marketplace e ser parcelado em até 10x sem juros no cartão de crédito. O cenário pode ser a parede da sala de casa. 

    Também há uma variedade de softwares gratuitos ou com valores em conta. Você pode editar o som e a imagem de forma profissional investindo, basicamente, o seu próprio tempo. Inclusive, há vários tutoriais disponíveis pela web, repleto de dicas valiosas e disponibilizados de forma gratuita. 

    As plataformas de publicação e distribuição estão se tornando cada vez mais populares no mercado. Em opções como a da HeroSpark é possível criar uma área de membros e disponibilizar aulas de forma gratuita.  

    Os meios de divulgação também evoluíram tornando a comunicação entre marcas e consumidores mais fluida.  

    Por meio das redes sociais, por exemplo, você pode impulsionar um conteúdo construindo uma audiência segmentada de acordo com: interesses, faixa etária, gênero, comportamentos, região e etc. Assim você tem ainda mais chances de conversão.  

    E ainda há ferramentas como a mLabs, que facilitam a execução do planejamento com diversos recursos e permitem que você gerencie várias redes sociais em um só lugar.  

    1- Faça um planejamento estratégico 

    O planejamento é o pilar de tudo. Se for bem feito, é mais provável que a execução aconteça de forma mais prática, sem complicações. Para realizar um bom trabalho, é necessário levar em conta:  

    • Qual é o seu objetivo ao criar um curso online? 

    Sem um objetivo claro, você não terá como mensurar se teve ou não bons resultados. Isso sem contar que pode acabar desenvolvendo um material vago, que não agrega muito valor para a sua marca.  

    Nessa etapa, é importante mapear todos os objetivos que sua marca pretende alcançar ao disponibilizar e vender um curso online, dessa forma você terá uma visão mais eficiente para desenvolver o conteúdo. 

    • Quem você deseja impactar? 

    Definir o perfil das pessoas que você deseja impactar facilitará a escolha do tema, do formato do conteúdo e das melhores ações para alcançar seus objetivos. Para ajudar, desenvolva uma buyer persona, que representa os seus alunos ideais. 

    Mapeie as principais características e, se possível, valide se são compatíveis com o estilo dos clientes que você já tem ou deseja ter.  

    • Quais são os seus concorrentes? 

    Os concorrentes diretos da sua empresa já incluíram um curso online na estratégia? Se sim, avalie o conteúdo deles e veja quais são os pontos fortes e fracos de cada um.  

    Caso não, busque concorrentes indiretos e/ou marcas de outros nichos para extrair inspirações. 

    Faça o diagnóstico para descobrir como se destacar dentro do seu nicho.  

    2- Escolha o tema, pesquise e prepare um bom conteúdo  

    Quando queremos aprender algo, buscamos um conteúdo de boa qualidade. Mesmo que seja gratuito, é frustrante perceber que gastamos nosso tempo com algo que não agregou em nada.  

    Muitas empresas oferecem cursos online cujo conteúdo é, na maior parte do tempo, propaganda da marca. Fuja disso!  

    Se você realmente quer envolver e cativar a sua audiência, lembre-se de: 

    • Escolher um tema relevante e que se relacione ao seu negócio.  

    Uma forma de escolher um bom tema para o seu curso é pensar em um que mescle o que você domina com o interesse da sua persona. Por exemplo, se você tem uma agência de marketing digital e deseja atrair médicos, o que acha de oferecer um curso chamado “Marketing Digital para Médicos”?  

    Dessa forma, você posiciona a sua empresa como autoridade no assunto, sem que seja necessário fazer uma propaganda direta. Se possível, relacione as aulas a cases reais da sua agência e explique como a equipe solucionou um problema e trouxe bons resultados. É mais sutil e agrega valor ao conteúdo. 

    • Pesquisar bastante e selecionar fontes de informações confiáveis.  

    Um bom curso online deve ter informações corretas e aprofundadas. Se os alunos notarem que o que você ensina não é correto ou muito superficial, a sua marca poderá até perder credibilidade no mercado.  

    Então, não se esqueça de buscar sempre fontes que são confiáveis e referências do mercado. Se possível, mencione quais foram as fontes dos dados coletados.  

    • Preparar um conteúdo que realmente ajude o seu público a solucionar uma dor ou que apresente uma oportunidade.  

    Do roteiro aos materiais complementares, pense na experiência do seu aluno. O seu curso não precisa, necessariamente, ter 360 horas de conteúdo e nem bíblias sobre como resolver uma questão. Para produzir um conteúdo aprofundado, não é uma regra que ele seja muito longo. 

    Apenas faça o necessário para ajudá-lo a solucionar o que o curso promete, ensine o que sua você domina e mostre que, caso seja preciso, a sua empresa pode contribuir no processo. 

    como criar um curso online - 5

    3- Escolha um instrutor que domina o assunto e se expresse bem 

    Pode ser você, outros colaboradores ou todo mundo junto. O formato e a quantidade de instrutores do seu curso, vai depender do seu planejamento. Mas é fundamental contar com profissionais que expressem bem, que tenham uma boa oratória e não sejam prolixos.  

    Um curso apresentado por alguém que apenas leia slides ou pareça um robô tende a ter altas taxas de rejeição.  

    É normal que algumas pessoas tenham dificuldades com as câmeras ou fiquem intimidadas. Mas considere que ninguém nasce sabendo, é só uma questão de treino. Algumas dicas para ajudar são:  

    • grave uma aula (com você ou o outro instrutor), assista, mostre a outras pessoas e façam uma avaliação sobre o que pode ser melhorado.  
    • antes de cada aula, cerca de 15 minutos, é recomendado que o instrutor faça aquecimentos vocais e exercícios de respiração. 
    • prestar atenção na postura também é importante. Primeiro, porque ajuda com a projeção vocal. Segundo, porque transmite mais confiança. 
    • a linguagem corporal é tão importante quanto o que é dito. Andar pelo cenário e gesticular é permitido. Só é importante que o instrutor não exagere. 
    • ficar atento à fala é outro aspecto importante. Seguir o roteiro, falar pausadamente e de forma correta é fundamental.  
       

    4- Adquira os equipamentos necessários 

    O investimento não precisa ser absurdo. Mas, dentro do limite do seu orçamento, é interessante incluir bons equipamentos. Afinal, mesmo que o conteúdo seja interessante, a qualidade dos materiais importa.  

    Vídeos escuros, em resolução muito baixa, com o áudio poluído e com cortes malfeitos são desagradáveis e passam a impressão de desleixo – algo bem ruim de associar à sua marca, não acha?  

    A escolha dos equipamentos vai depender do estilo do seu curso, claro. Mas é fundamental considerar:  

    • Câmera 

    Pode ser a do seu celular ou uma webcam, mas é importante que o aparelho registre os vídeos em Full HD, pelo menos. Caso o contrário, considere investir em uma filmadora ou em uma câmera DSLR, que tem uma qualidade profissional. 

    • Microfone 

    Para garantir a uniformidade e a qualidade do áudio, o apoio de um microfone é fundamental. Você pode contar com um microfone de lapela (que pode ser encontrado a partir de R$ 10,00 pela internet) ou, ainda, investir em opções mais sofisticadas, como os microfones direcionais e condensadores. 

    • Iluminação 

    Painéis de LED, ring lights, softboxes, sun guns… Há diversos tipos de fontes de iluminação disponíveis no mercado. Cada uma é indicada para uma necessidade específica. Por isso, antes de comprar, pesquise um pouco sobre técnicas de iluminação. 

    • Cenário 

    O fundo das suas aulas pode ser uma parede branca, um chroma key, um tecido preto, um parque, uma cozinha, um escritório… A escolha do cenário vai depender do assunto que você vai abordar, além das habilidades de edição e filmagem.  

    Mas é importante levá-lo em consideração, porque afeta na escolha de outros equipamentos. Se seu curso for gravado ao ar livre, por exemplo, um microfone direcional pode ser o mais adequado.  

    Apenas lembre-se de não exagerar, pois o foco da aula deve estar no instrutor. 

    • Computador e softwares de edição 

    O apoio de um bom computador (ou notebook) é útil na produção de um curso online.  

    O equipamento pode ser necessário tanto para a edição das aulas quanto para a gravação de telas e o preparo de materiais complementares, como e-books.  

    Se possível, invista em um que tenha a capacidade de rodar programas de edição de vídeo.  

    Aliás, há vários softwares disponíveis no mercado, tanto gratuitos quanto pagos. Os mais famosos são o OBS Studio, Adobe Premiere Pro, Adobe After Effects e Sony Vegas. Na internet, existem diversos tutoriais que ensinam como utilizá-los.  
     

    5- Selecione uma plataforma de cursos online 

    A escolha de uma plataforma para hospedar o seu curso online é outro aspecto importante. Para selecionar a opção mais adequada para o seu caso, considere:  

    • o orçamento disponível. No mercado, há opções com cobrança de mensalidade, com taxa por transação, gratuitas. 
    • a responsividade. Vivemos em tempos em que cerca de 70% dos acessos aos sites são feitos pelo celular. É fundamental contar com uma opção que se adapte às principais necessidades do seu público.  
    • os recursos disponíveis. A possibilidade de personalização, de incluir a logo da sua marca, personalizar o seu domínio devem ser consideradas, assim como a capacidade de incluir recursos extras (como slides, áudios e e-books), comentários, fóruns, certificados de participação etc.  

    6- Faça a divulgação  

    Depois de ter feito o planejamento, adquirido os equipamentos, preparado as aulas com a ajuda de bons instrutores e selecionado a plataforma ideal para disponibilizar o conteúdo, finalmente é o momento de atrair os alunos. E o melhor passo para isso é a divulgação.  

    A forma como será feita depende do seu objetivo. Se você quer fortalecer os laços com seus leads, pode ser interessante enviar um e-mail marketing para a sua base de contatos. Caso deseje atrair pessoas que ainda não fazem parte da sua rede, os anúncios pagos, como o Google e o Facebook Ads, podem ser uma boa solução. 

    Postagens nas redes sociais da sua empresa também são uma ótima opção. Agende uma sequência de publicações apresentando a novidade para a sua audiência e as informações sobre o curso como: quais serão os instrutores, como será disponibilizado o conteúdo, qual é o valor, formas de pagamento e certificação. Lembre-se de fazer um Call To Action caprichado, convidando-a ao ato da matrícula. 

    De qualquer modo, em todos os casos, é importante criar uma estratégia considerando o funil de vendas. Crie uma página de captura com as informações do seu curso e que permita que os usuários interessados possam se matricular.  

    Nutra os leads com e-mails automatizados, lembrando-os de assistir às aulas, informando-os sobre atualizações, enviando o certificado após a conclusão etc.  

    7- Avalie os resultados 

    A análise dos resultados é fundamental para saber o que pode ser otimizado na sua estratégia de marketing e no conteúdo do seu curso em si. Algumas métricas de sucesso são:  

    • ROI (Retorno sobre Investimento); 
    • CAC (Custo de Aquisição); 
    • a relação entre o número de inscritos e o número de alunos que concluíram o curso; 
    • o tempo assistido nos vídeos;  
    • o número de leads gerados. 
    imagem de um banner publicitário com chamada para testar função de relatórios personalizados da mLabs

    Considere incluir outras métricas, que permitam avaliar se os seus objetivos feitos ao longo do planejamento do curso online foram atingidos.  

    Caso os resultados esperados no início não tenham sido alcançados, não desanime de primeira. Busque entender o que houve e aperfeiçoe o que considerar necessário. A prática leva à perfeição e, com o tempo, é possível até que você crie mais cursos online para fortalecer o seu trabalho com Marketing de Conteúdo.  

    Para mais dicas sobre negócios digitais e cursos online, acesse nosso blog! 


    Esse texto foi escrito por Herospark

    Posts Relacionados

    saudabilidade da marca
    24 de novembro de 2025

    Saudabilidade da marca: o que é e como medir essa métrica?

    recall de marca
    17 de novembro de 2025

    Recall de marca: quem não é visto, não é lembrado

    qualidade dos seguidores
    12 de novembro de 2025

    Qualidade dos seguidores: mais vale um seguidor engajado do que mil voando

    • Agendamento de posts
    • Relatórios de Redes Sociais
    • Aprovação de Posts
    • Calendário
    • Ads
    • mLabs Analytics
    • mLabs Insights
    • Gerenciador do Facebook
    • Gerenciador do Instagram
    • Gerenciador do X (Twitter)
    • Gerenciador do LinkedIn
    • Gerenciador do Pinterest
    • Gerenciador do Youtube
    • Programar posts no Facebook
    • Programar posts no Instagram
    • Relatórios do Facebook
    • Relatórios do Instagram
    • Relatórios do LinkedIn
    • Planos e Preços
    • mLabs Partners
    • Programa de Afiliados
    • Blog
    • Central de ajuda
    • Fale Conosco
    • Acessibilidade
    • Mapa do site
    • Política de Privacidade
    • Portal da Privacidade
    • Termos de Uso
    • Preferência de Cookies
    • Carreiras

    Siga a mLabs

    • Instagram
    • Facebook
    • linkedin
    • Youtube

    Reconhecimentos

    © 2025 mLabs Software S.A. All Rights Reserved.

     Avenida Cassiano Ricardo, 601 – São José dos Campos, SP – Brasil – 12246-870

    Agende posts com a mLabs e economize horas de trabalho!

    Gerencie todas as mídias sociais por 30 dias grátis

    redes-sociais-banner

    VOCÊ ACABA DE GANHAR 30 dias grátis

    CRIAR CONTA