Pesquisar

YouTube Stories: como usar o recurso a favor da marca?

YouTube Stories: como usar o recurso a favor da marca?
Avatar de mLabs

Por

Publicado em

Você já percebeu que os Stories invadiram as redes sociais, né? Tudo começou com o Snapchat, mas depois que Mark Zuckerberg colocou esse recurso no Instagram, Facebook e WhatsApp, ficamos rodeados de posts que apagam em 24h! Depois dessas redes, o YouTube não quis ficar para trás e lançou o seu YouTube Stories, também chamado de YouTube Reels.

O YouTube é referência quando se fala em vídeos na web. A plataforma, lançada em 2005, tem mais de 1,9 bilhão de usuários que acessam suas contas todos os meses. Outra informação de impressionar é a média de tempo gasto pelos usuários na rede: são mais de 1h por dia assistindo a vídeos em dispositivos móveis.

Com esses números, você já percebe a importância de incluir o YouTube nas suas estratégias de marketing, não é? E, agora que a plataforma entrou na tendência dos stories, você tem mais uma ferramenta para engajar o público e enriquecer seus conteúdos.

Então, é hora de entender melhor como o YouTube Stories funciona e como aproveitar esse recurso a favor da marca.

Como funciona o YouTube Stories?

As redes sociais estão sempre evoluindo e trazendo novos recursos. A intenção é melhorar a experiência dos usuários, engajar a comunidade diariamente e aumentar a competitividade na acirrada disputa entre os canais. É nesse contexto que o YouTube Stories, também chamado de Reels, foi lançado em novembro de 2017.

Nessa ferramenta, o YouTube combinou a sua especialidade ― os vídeos ― com a tendência das publicações que duram por pouco tempo. A ideia é oferecer mais um recurso para os criadores de conteúdo interagirem e estreitarem os laços com a sua audiência. Mas, dessa vez, de uma maneira mais casual e imediata, sem toda a preparação e edição dos vídeos tradicionais da rede.

As histórias do YouTube são feitas de fotos e vídeos de até 15 segundos em formato vertical. Mas, como nas outras redes sociais que oferecem stories, elas também podem incluir uma série de filtros, adesivos, músicas, textos e enquetes em uma edição rápida, feita pelo próprio celular.

O diferencial é que Google e o YouTube estão empenhados em se destacar das outras redes com efeitos exclusivos, especialmente com base em realidade aumentada e machine learning. Veja, por exemplo, esses filtros para trocar o fundo da tela e objetos animados.

YouTube Stories: imagem do rosto de três pessoas com filtro do YouTube Stories.

O recurso de histórias do YouTube está disponível somente em dispositivos móveis, justamente para incentivar os criadores a utilizar os stories em tempo real, onde quer que estejam. A grande diferença aqui é que as histórias ficam no ar por 7 dias, não apenas 24h como nas outras redes sociais.

Para visualizar as publicações, tem uma guia chamada “Stories” na página dos canais que já aderiram a essa funcionalidade. Elas aparecem também na aba “Inscrições”, no seu feed, caso você seja seguidor de um desses canais. Além disso, a foto de perfil do canal aparece com um círculo colorido em volta, caso o story ainda não tenha sido visto pelo usuário.

imagem de um banner publicitário com chamada para testar a gestão de redes sociais da mLabs

Como postar stories no YouTube?

Atualmente, o novo recurso do YouTube ainda está na versão beta e só pode ser usado por canais que tenham mais de 10.000 seguidores. Segundo o próprio YouTube, depois que você atingir esse número, deve demorar até 4 semanas para que os Stories fiquem disponíveis no seu canal.

Agora, se a marca já atingiu o número de seguidores necessários para habilitar o recurso, vamos mostrar o passo a passo para fazer uma publicação nos stories do YouTube. Acompanhe!

  1. Faça o login no YouTube mobile;
  2. Clique no ícone da câmera e, depois, no botão para adicionar Story;
  3. Clique no botão de captura para tirar uma foto ou mantenha pressionado para gravar um vídeo, ou ainda selecione um conteúdo já armazenado no dispositivo;
  4. Adicione efeitos (filtros, música, adesivos, textos etc.);
  5. Clique em Publicar.

Na edição dos efeitos, é possível também mencionar um canal do YouTube nos seus stories. Para isso, é preciso selecionar o adesivo de menção e procurar o canal que você deseja incluir.

Outro recurso que a ferramenta oferece é responder um comentário de usuário nos stories. Basta selecionar o comentário e clicar em “Responder na História”. Assim, o comentário vai aparecer na sua próxima história como um adesivo para que você responda publicamente.

Como usar os stories do YouTube no marketing?

À primeira vista, stories podem parecer apenas um recurso divertido. Mas eles têm um grande poder de engajamento com o público, que adora acompanhar as marcas por esse formato de conteúdo. O Instagram, por exemplo, já constatou que um terço dos stories mais visualizados da rede são de empresas. No YouTube pode acontecer a mesma tendência.

Veja como as Stories podem ser úteis para a sua estratégia de marketing e como alguns criadores já estão usando o YouTube Stories.

Aumentar a proximidade com os seguidores

O YouTube Stories é uma boa ferramenta para dar mais vida ao seu canal. Os vídeos tradicionais da rede já ajudam a humanizar marca, que fica mais próxima do público. Mas os stories potencializam isso, porque são pensados para falar do dia a dia, em tempo real, de maneira mais leve e autêntica.

banner publicitário sobre geração de relatórios dashgoo by mLabs

Interagir com o público

As marcas podem interagir de igual para igual com os seguidores. Além de comentar, o público também pode ver suas dúvidas respondidas publicamente nos stories.

YouTube Stories: imagem de uma pessoa fazendo perguntas pelo YouTube Stories.

Mostrar os bastidores da marca

Os stories são uma boa oportunidade para mostrar como uma marca é feita. Se você está desenvolvendo um novo produto, pode dar um gostinho do processo de produção. Se a empresa está participando de um evento, é bacana mostrar os destaques da palestra ou do estande. Outra ideia interessante é mostrar o processo criativo do vídeo que você acabou de publicar no canal.

A youtuber venezuelana Lele Pons, por exemplo, publicou uma foto no estúdio durante uma gravação. Parece simples, mas esse tipo de post estreita os laços com o público, que adora conhecer os bastidores das marcas e celebridades.

YouTube Stories: imagem da YouTuber Lele Pons

Já o canal do Tim Schmoyer aproveitou o recurso de histórias do YouTube para mostrar a sua visita ao YouTube Space em Toronto.

YouTube Stories: imagem do youtuber Tim Schmoyer

Criar enquetes e pesquisas

O YouTube Stories também pode ser uma boa fonte de informação. Que tal perguntar aos seguidores o que eles pensam sobre algum assunto? Você pode criar enquetes e pesquisas para conhecer melhor o público e levantar novas ideias.

Se a marca está lançando um produto, por exemplo, dá para perguntar o que o público achou da novidade. Você também pode pedir para os seguidores perguntarem o que quiserem e, então, responder nos stories para matar a curiosidade da galera. Por exemplo, no canal da Fashion by Ally, a youtuber costuma publicar looks para saber a opinião dos seguidores.

YouTube Stories: a imagem da youtuber Fashion by Ally

Então, bora aproveitar o YouTube Stories? Essa ferramenta, que ainda está em desenvolvimento pela plataforma, promete grandes avanços revolucionar o consumo e produção de conteúdo no YouTube.

Agora, se você quer mais ideias para criar conteúdos na rede social, dê uma olhada no nosso post sobre estratégias para criar conteúdo no canal do YouTube. Você vai ver dicas bem legais para atrair mais visitantes!

Agende posts com a mLabs e
economize horas de trabalho!

VOCÊ ACABA DE GANHAR 30 dias grátis

Gerencie todas as mídias sociais

por 30 dias grátis