Como Começar um Canal no YouTube — Dicas para Ter Resultados!

Como Começar um Canal no YouTube — Dicas para Ter Resultados!

Atualmente, o YouTube conta com mais de um bilhão de usuários, o que corresponde a quase um terço da população que utiliza a internet. Há pessoas passando horas e horas assistindo vídeos todos os dias e gerando visualizações para diversos canais. Por isso, é tão importante saber como começar um canal no YouTube!

A rede social se tornou um meio tão importante para as empresas e também um canal com incrível potencial de monetização para criadores de conteúdo. Caso você ainda não invista no YouTube, mas está decidido a começar, este post é para você!

Veja como começar um canal no YouTube e confira algumas dicas valiosas para ter sucesso com isso!

Por que saber como começar um canal no YouTube?

A popularidade do YouTube cresceu bastante nos últimos anos. Um estudo de 2017 da própria plataforma mostrou que ocorreu um aumento de mais de 90% na quantidade média de horas semanais que os brasileiros levam assistindo vídeos on-line nos últimos três anos.

Por isso, o uso deste meio de comunicação se tornou tão importante para as empresas ou empreendedores individuais. Por meio de conteúdos didáticos, explicativos, dinâmicos e divertidos é possível alcançar um maior número de pessoas em menor tempo!

A internet já vem sendo um dos melhores meios para lançar e divulgar uma marca, mas, com o YouTube em ascensão, está na hora de pensar com carinho na elaboração de vídeos. Hoje, escutamos falar muito sobre os youtubers, fenômenos da internet que ficaram famosos por criarem canais nessa plataforma.

Em seus vídeos, eles dividem com o público sua rotina diária e dicas de diversos assuntos: mundo fitness, leitura, moda, maquiagem, quadrinhos, filmes, história, empreendedorismo e muitos outros.

Os seguidores esperam ansiosamente a cada semana um vídeo novo sair no canal. Além de aumentar a popularidade, essas subcelebridades ganham espaço na mídia, são cotadas para parcerias de produtos e serviços, lançam suas próprias marcas e tornam-se referências em seus nichos de atuação.

Concorrer com eles não é tarefa fácil, mas você pode e deve começar agora. O primeiro passo a ser dado é saber como começar um canal no YouTube para obter sucesso e deslanchar!

Dicas para criar o seu canal

Preparado para conhecer as dicas de como começar um canal no Youtube? Vamos lá!

Defina o público-alvo e o tom de voz

A segmentação é de extrema importância para você que quer saber como começar um canal no Youtube. Ter um nicho ajudará a dar um norte em suas postagens, além de ser mais assertivo para quem você está falando. Dessa forma, é possível fazer análises de público, entender como eles se comportam e o que querem, de fato, consumir.

Com relação ao tom de voz utilizado nas filmagens, tente ser informal. Assim, o público se sentirá mais próximo a você. Busque interagir e falar diretamente com quem assiste. Tente ser breve e assertivo em seu conteúdo, para não tornar o vídeo muito longo e massivo.

Ao fim da gravação, aproveite para fazer algum “call to action”. Ou seja, uma chamada para que os seguidores realizem alguma ação desejada por você: curtir o canal, se inscrever, compartilhar o vídeo, fazer comentários e sugestões, etc.

Ah, inclusive, ler os comentários é essencial. Além de ser mais uma forma de interação, você pode analisar os feedbacks e ver o que deve continuar investindo e o que pode melhorar.

Pense no nome, local e nos equipamentos de produção

Elabore o nome do seu canal. Você pode utilizar o mesmo nome de sua empresa ou produto; o nome da personalidade que estará à frente dos vídeos; ou utilizar uma palavra-chave que tenha relação com o seu negócio.

Pense também em uma identidade visual ou mantenha a já usada nas demais redes sociais da empresa. Isso inclui o logo, a paleta de cores e fonte que serão utilizadas. A padronização de títulos dos vídeos e criação de thumbs claras e atraentes é um incentivo para as pessoas darem play. Pense em títulos com palavras-chave relacionadas ao assunto principal que será abordado e tente não ultrapassar os 100 caracteres.

A escolha dos equipamentos e local de filmagem também é muito importante. O cenário e a iluminação fazem toda diferença. Atente-se também aos ruídos exteriores para não atrapalhar o áudio. Dedique um tempo para pensar qual será o melhor ambiente para as suas gravações!

Tenha um planejamento

Planejar-se é essencial em qualquer ocasião e não seria diferente agora, certo? Principalmente quando falamos sobre gravação de vídeos, essa organização é crucial.

Não pense que filmar é algo fácil e rápido. Para mergulhar neste universo, é preciso paciência, análise crítica, atenção aos detalhes e, principalmente, ser rigoroso com o conteúdo que vai publicar. Um erro pode afetar todo o trabalho, pois o público está cada vez mais exigente e, com a internet, as informações se espalham rapidamente.

Neste planejamento, já tendo a definição de seu público-alvo, liste os assuntos que poderá abordar em seu canal. Faça um brainstorm, ou seja, uma chuva de ideias. Pense em palavras, temas, imagens e vá colocando tudo no papel. Depois, passe um pente fino e escolha uma ordem para falar sobre aqueles assuntos.

Defina um formato e periodicidade

Estruture qual será o tipo de vídeo que você fará. Para quem está buscando entender como começar um canal no Youtube, é importante seguir um padrão, mas diversificar e inovar são fatores importantes para não tornar seus vídeos iguais e monótonos. Por exemplo, você pode optar pelo formato de tutorial, perguntas frequentes, vlog, top 10, resenhas, dicas, entre outros.

Defina também os dias e a frequência com que vai postar seus vídeos e o melhor horário para tal. Aos poucos, depois de criar seu canal, você vai entendendo melhor como é o comportamento do público e pode gerar dados para analisar e, caso seja necessário, fazer alterações em seu planejamento.

Mas lembre-se que a periodicidade é fundamental! Tente, ao máximo, manter sempre os mesmos dias e horários para subir seus vídeos. Os usuários já se habituam e se preparam para assisti-los.

Há quem diga que o melhor horário é pela manhã, pois assim você passa mais tempo no topo da aba “vídeos publicados hoje” do Youtube.

Analise e planeje a divulgação

Ao começar qualquer canal, caso não tenha divulgação, ficará bem difícil conquistar seguidores. Por isso, publique a novidade em suas redes sociais. A cada vídeo novo, divulgue em todos os canais: Facebook, Twitter e Instagram. Dê uma prévia do vídeo e, no post, coloque o link para o canal.

Você pode procurar também parcerias com outros canais para intensificar e ampliar seu público! Assim, a marca e/ou empresa vão ganhando mais adeptos e se fortificando.

Agora que você já sabe como começar um canal no Youtube, está esperando o quê? Coloque a mão na massa hoje mesmo e prepare-se para tornar a sua empresa/marca um fenômeno dos vídeos na internet!

Gostou das nossas dicas? Aproveite e conheça o canal da mLabs no YouTube.

Facebook Comments
Gestão de redes sociais Entenda por que a mLabs é a ferramenta de gerenciamento de redes sociais escolhida por mais de 30 mil marcas brasileiras!