Pesquisar

YouTube Insights: entenda porque as pessoas consomem vídeos no YouTube e otimize sua estratégia

YouTube Insights: entenda porque as pessoas consomem vídeos no YouTube e otimize sua estratégia
Avatar de mLabs

Por

Publicado em

Talvez você pense que o YouTube Insights é o painel de métricas do YouTube, certo?

Mas, diferente do Facebook Insights, o  Youtube Insights é um estudo feito diretamente pelo YouTube para entender o que motiva os brasileiros a consumirem conteúdos em vídeo no YouTube.

Em sua última versão, de 2019, analisou mais de 3 mil pessoas, e trouxe insights obrigatórios para quem quer criar vídeos relevantes para YouTube.

Neste post, vamos mostrar o porquê as pessoas consomem vídeos nessa potente rede social, e  como você pode aproveitar essas informações para criar conteúdos ainda melhores!

YouTube Insights: o que os brasileiros procuram no Youtube?

O YouTube é uma das maiores plataformas de consumo de conteúdo em vídeo do mundo.

De acordo com o estudo, a rede social teve, em 4 anos,  um crescimento de consumo de 135%, enquanto a televisão cresceu apenas 13%, no mesmo período. Ou seja, não é nenhum exagero dizer que o YouTube é uma rede social de alcance de massa. Assim como a TV.

Mas, como aproveitar esse canal para alcançar, engajar e converter mais clientes? Comece se aprofundando nos principais motivos de consumo de vídeos pelos brasileiros no YouTube.

Conexão

O desejo de fortalecer e expandir seu contato com o mundo é um dos principais motivos pelos quais as pessoas consomem tantos vídeos no YouTube.

E o que não faltam nessa rede são conteúdos para diferentes gostos e necessidades. Poder aprender, se atualizar e se entreter são formas de conexão entre as pessoas. É natural que elas queira consumir conteúdos dentro dos seus temas de identificação e relacionamento.

E isso significa, acima de tudo, que para as marcas o YouTube é uma rede social que pede conteúdos atrativos e que, de fato, façam sentido e conectem sua persona.

Uma marca que se posiciona à favor da da preservação do meio ambiente e do consumo sustentável, por exemplo, precisa entregar conteúdos que agreguem aos estudos e interesses de pessoas que também se posicionam à favor disso. Dessa forma, a marca fortalece sua conexão com o público à medida que oferece valor dentro de temas de interesse comum.

Obviamente, para otimizar sua estratégia no YouTube se valendo da conexão, é fundamental conhecer as características e interesses do seu público à fundo. A partir daí,  a entrega de conteúdos relevantes tende a estreitar os laços entre consumidores e marca.

Conhecimento

A palavra ”conhecimento” costuma ser imediatamente ligada a questões acadêmicas, como se o saber não pudesse ganhar forma por outros meios, independente da plataforma.

Mas, você já parou para pensar que a informação está acessível no YouTube, de um jeito super democrático e livre? A autonomia para o consumo e produção de conteúdo é um ponto-chave dentro do YouTube. E as marcas podem aproveitar isso para construir uma relação mais forte com o usuário.

De tão leve, por vezes, o aprendizado no YouTube é quase imperceptível. E as pessoas estão no YouTube atrás de conhecimento!

Uma marca que conhece seu público, sabe exatamente quais são seus temas de interesse. E com essas informações ela pode e deve produzir conteúdo no YouTube.
Outro caminho para entregar conhecimento e se conectar com o público no YouTube é através das parcerias com influenciadores.  Escolha aqueles que falam dos temas que a marca e o público se identificam.

No fim das contas, o segredo é caprichar no conteúdo e ajudar seu usuário a:

  • se manter informado;
  • se aprofundar em assuntos interessantes;
  • abrir a cabeça para novos pontos de vista.

Entretenimento

De acordo com o YouTube Insights, um dos principais motivadores para quem consome conteúdo no YouTube é o entretenimento.

Seja para aliviar o estresse do dia a dia ou só para dar umas boas risadas, cada vez mais gente busca entretenimento no YouTube.

Para as marcas aproveitarem isso, é importante que elas avaliem se cabe investir em humor ou mesmo trazer um tom mais leve e informal para seus conteúdos no YouTube.

Aqui, entra novamente o processo de entender o internauta, compreendendo suas características para desenvolver um entretenimento que gere resultados.

Identidade

O último dos quatro motivadores de consumo de vídeos no YouTube está ligado à experiência de autodescoberta. Ver um vídeo, pode estimular a coragem, trazer acolhimento, amparo e inspiração para o usuário.

E as pessoas estão buscando isso no YouTube. Esse reforço de identidade motiva o consumo de conteúdos que inspiram e motivam as pessoas.

Para as marcas, vale a pena promover materiais de incentivo a um ideal, fazendo com que o internauta perceba que pode se sentir abraçado independentemente da situação que está passando.

É muito importante tocar em temas autênticos, empáticos e atrativos.

São vários modos de se formar uma identidade a partir da produção de materiais em vídeo. É necessário explorar aspectos emocionais e sociais aliados a uma boa dose de informação para tocar o indivíduo e fazê-lo notar que não está sozinho.

A identidade no YouTube Insights tem relação com:

  • encontro da própria representatividade;
  • auto inspiração;
  • expressão.

Como você viu, o YouTube Insights traz informações que podem ajudar uma marca a decidir temas e abordagens estrategicamente. Mas para ter sucesso no YouTube é preciso ir além! Otimizar os vídeos com SEO para YouTube, ter uma frequência de publicações e analisar o desempenho do canal são passos fundamentais pro sucesso de uma marca nessa redes social.

Agende posts com a mLabs e economize horas de trabalho!

Gerencie todas as mídias sociais por 30 dias grátis

redes-sociais-banner

VOCÊ ACABA DE GANHAR 30 dias grátis