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    YouTube Insights: entenda porque as pessoas consomem vídeos no YouTube e otimize sua estratégia

    YouTube
    7 de junho de 2019
    YouTube Insights: entenda porque as pessoas consomem vídeos no YouTube e otimize sua estratégia
    Avatar de mLabs

    Por

    mLabs

    Publicado em

    7 de junho de 2019

    Sumário:

    Talvez você pense que o YouTube Insights é o painel de métricas do YouTube, certo?

    Mas, diferente do Facebook Insights, o  Youtube Insights é um estudo feito diretamente pelo YouTube para entender o que motiva os brasileiros a consumirem conteúdos em vídeo no YouTube.

    Em sua última versão, de 2019, analisou mais de 3 mil pessoas, e trouxe insights obrigatórios para quem quer criar vídeos relevantes para YouTube.

    Neste post, vamos mostrar o porquê as pessoas consomem vídeos nessa potente rede social, e  como você pode aproveitar essas informações para criar conteúdos ainda melhores!

    YouTube Insights: o que os brasileiros procuram no Youtube?

    O YouTube é uma das maiores plataformas de consumo de conteúdo em vídeo do mundo.

    De acordo com o estudo, a rede social teve, em 4 anos,  um crescimento de consumo de 135%, enquanto a televisão cresceu apenas 13%, no mesmo período. Ou seja, não é nenhum exagero dizer que o YouTube é uma rede social de alcance de massa. Assim como a TV.

    Mas, como aproveitar esse canal para alcançar, engajar e converter mais clientes? Comece se aprofundando nos principais motivos de consumo de vídeos pelos brasileiros no YouTube.

    Conexão

    O desejo de fortalecer e expandir seu contato com o mundo é um dos principais motivos pelos quais as pessoas consomem tantos vídeos no YouTube.

    E o que não faltam nessa rede são conteúdos para diferentes gostos e necessidades. Poder aprender, se atualizar e se entreter são formas de conexão entre as pessoas. É natural que elas queira consumir conteúdos dentro dos seus temas de identificação e relacionamento.

    E isso significa, acima de tudo, que para as marcas o YouTube é uma rede social que pede conteúdos atrativos e que, de fato, façam sentido e conectem sua persona.

    Uma marca que se posiciona à favor da da preservação do meio ambiente e do consumo sustentável, por exemplo, precisa entregar conteúdos que agreguem aos estudos e interesses de pessoas que também se posicionam à favor disso. Dessa forma, a marca fortalece sua conexão com o público à medida que oferece valor dentro de temas de interesse comum.

    Obviamente, para otimizar sua estratégia no YouTube se valendo da conexão, é fundamental conhecer as características e interesses do seu público à fundo. A partir daí,  a entrega de conteúdos relevantes tende a estreitar os laços entre consumidores e marca.

    Conhecimento

    A palavra ”conhecimento” costuma ser imediatamente ligada a questões acadêmicas, como se o saber não pudesse ganhar forma por outros meios, independente da plataforma.

    Mas, você já parou para pensar que a informação está acessível no YouTube, de um jeito super democrático e livre? A autonomia para o consumo e produção de conteúdo é um ponto-chave dentro do YouTube. E as marcas podem aproveitar isso para construir uma relação mais forte com o usuário.

    De tão leve, por vezes, o aprendizado no YouTube é quase imperceptível. E as pessoas estão no YouTube atrás de conhecimento!

    Uma marca que conhece seu público, sabe exatamente quais são seus temas de interesse. E com essas informações ela pode e deve produzir conteúdo no YouTube.
    Outro caminho para entregar conhecimento e se conectar com o público no YouTube é através das parcerias com influenciadores.  Escolha aqueles que falam dos temas que a marca e o público se identificam.

    No fim das contas, o segredo é caprichar no conteúdo e ajudar seu usuário a:

    • se manter informado;
    • se aprofundar em assuntos interessantes;
    • abrir a cabeça para novos pontos de vista.

    Entretenimento

    De acordo com o YouTube Insights, um dos principais motivadores para quem consome conteúdo no YouTube é o entretenimento.

    Seja para aliviar o estresse do dia a dia ou só para dar umas boas risadas, cada vez mais gente busca entretenimento no YouTube.

    Para as marcas aproveitarem isso, é importante que elas avaliem se cabe investir em humor ou mesmo trazer um tom mais leve e informal para seus conteúdos no YouTube.

    Aqui, entra novamente o processo de entender o internauta, compreendendo suas características para desenvolver um entretenimento que gere resultados.

    Identidade

    O último dos quatro motivadores de consumo de vídeos no YouTube está ligado à experiência de autodescoberta. Ver um vídeo, pode estimular a coragem, trazer acolhimento, amparo e inspiração para o usuário.

    E as pessoas estão buscando isso no YouTube. Esse reforço de identidade motiva o consumo de conteúdos que inspiram e motivam as pessoas.

    Para as marcas, vale a pena promover materiais de incentivo a um ideal, fazendo com que o internauta perceba que pode se sentir abraçado independentemente da situação que está passando.

    É muito importante tocar em temas autênticos, empáticos e atrativos.

    São vários modos de se formar uma identidade a partir da produção de materiais em vídeo. É necessário explorar aspectos emocionais e sociais aliados a uma boa dose de informação para tocar o indivíduo e fazê-lo notar que não está sozinho.

    A identidade no YouTube Insights tem relação com:

    • encontro da própria representatividade;
    • auto inspiração;
    • expressão.

    Como você viu, o YouTube Insights traz informações que podem ajudar uma marca a decidir temas e abordagens estrategicamente. Mas para ter sucesso no YouTube é preciso ir além! Otimizar os vídeos com SEO para YouTube, ter uma frequência de publicações e analisar o desempenho do canal são passos fundamentais pro sucesso de uma marca nessa redes social.

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