Facebook Stories: tudo sobre o formato perfeito para marcas no Facebook

Facebook

10 min. de leitura

Imagem: capa ilustrativa facebook stories
Redator da

Por Redator da mLabs

Publicado em 9 de junho de 2022

O Facebook Stories surgiu quando Evan Spiegel, criador do Snapchat, recusou vender o app por 3 bilhões de dólares para Mark Zuckerberg.   

Após a recusa, o programador e empresário, começou a pensar em uma forma de desenvolver a função do Snapchat em seus apps.  

Foi assim que surgiu o Instagram Stories, e após um tempo o Facebook Stories, revolucionando a comunicação nessas e em outras redes sociais. 

Entenda tudo sobre os Stories do Facebook, como criar, suas vantagens e como utilizar no marketing!  

O que é o Facebook Stories?  

O formato consiste no envio de fotos e vídeos que deixam de ser exibidos após 24h. 

Na plataforma ele fica disponível em destaque na parte superior e ao acessar os Stories dos amigos ou páginas que segue, existem algumas possibilidades de interação como: 

  • Reagir com: amei, curtir, haha, força, uau, triste e grr. 
  • Responder com uma mensagem no Messenger. 
  • Mandar uma figurinha. 
  • Curtir ou dar amei. 
  • Compartilhar com outra pessoa. 
imagem: tela facebook stories

Como criar e postar um Stories do Facebook? 

Criar um Story no Facebook não tem segredo nenhum, seja no seu perfil pessoal ou em uma página empresarial, é só seguir o passo a passo: 

  • primeiro, acesse a opção de criar stories dentro da sua Fan Page ou perfil; imagem: tela facebook stories

 

  • autorize o acesso à sua câmera e microfone para gravar seu vídeo, tirar sua foto ou escolher uma do rolo da câmera. Para criar seu conteúdo do zero, clique no botão em círculo centralizado; 
imagem: tela facebook stories
  • edite (insira gifs, textos, filtros, etc) e poste! 
imagem: tela facebook stories

 

Principais funções do Facebook Stories 

O Facebook Stories apresenta diversas funções que criam oportunidades de conexão com o público e divulgação de uma marca. 

Conheça algumas delas! 

Compartilhamento de evento 

Nos Stories do Facebook é possível compartilhar um evento de forma muito simples!  

Ao clicar no evento e selecionar os três pontinhos ao lado do botão “tenho interesse”, aparecerá uma aba em que terá a opção “compartilhar”, clique nela! 

imagem: tela facebook stories

Após isso, clique em “seu Story” 

imagem: tela facebook stories

 

Depois disso, você será redirecionado para a área de edição com o evento vinculado! (: 

imagem: tela facebook stories

Música e figurinhas 

Utilizar músicas e figurinhas para deixar seu Story mais chamativo é uma ótima prática!  

Para isso, a Facebook disponibiliza opções de edição do seu conteúdo antes da postagem ser feita. Se liga no passo a passo: 

Crie seu Story normalmente, na barra lateral direita clique em música ou figurinha. Irá abrir a aba para configuração para que você escolha conforme sua preferência.  

imagem: tela facebook stories

Configurações de privacidade 

Você não precisa criar stories para todo mundo, é possível gerar exclusividade com as configurações de privacidade. Basta seguir algumas etapas: 

Clique no item “Privacidade” que fica na parte inferior da edição. Depois é só definir pra quem você deseja que seu Story apareça. (: 

imagem: tela facebook stories

 

Por que usar o Facebook Stories no marketing?

Ter uma presença digital nas redes sociais que fazem sentido para seu nicho, de acordo com o seu público-alvo, fará você ter mais alcance, visibilidade, fãs e clientes fiéis. Tudo o que a gente ama, né? ♥ 

Com o Facebook Stories essa história não é diferente. Se você tem mais um recurso que pode ajudar em sua estratégia de marketing, por que não o usar? 

“Mas nooossa, tenho que usar tudo de todas as redes sociais agora?” 

A resposta é: mais ou menos, mais ou menos.  

Você precisa identificar se o seu público é presente naquela plataforma. E como você faz isso? Com dados e análises! 

 Trace sua persona, entenda seus hábitos e veja quais redes sociais usam, quanto tempo passam nela e como eles consomem conteúdo.  

O Facebook Insights pode te ajudar nessa missão, ele colhe várias informações importantes para você entender com quem está falando.  

Sendo assim, você consegue identificar oportunidades de conteúdo e pode começar a pensar em suas estratégias do Stories.

Quais as vantagens do Stories do Facebook?

Usar o Stories do Instagram, por exemplo, não exclui a necessidade de você fazer posts também pro Stories do Face.

Cada rede social tem seu pedacinho de importância, principalmente quando falamos sobre marketing. 

Mas vamos lá. Quais são as vantagens então de usar esse recurso? 

Além de você estar atualizado, utilizando coisas que seu público quer ver e usufruindo de algo que tem disponível de graça para a marca, o Stories do Facebook tem alguns detalhes diferentes dos de outras plataformas. 

Os vídeos têm maior tempo de duração

No Face, você pode filmar por até 20 segundos (no Insta é só 15 e no Snap, 10). Pode parecer pouco, mas a diferença é grande. 

Isso faz com que você aumente suas oportunidades e possa contar histórias mais longas de uma só vez.

Há filtros e efeitos exclusivos

Você pode usar algum filtro diferentão que só tem no Facebook. 

Há várias opções, como máscaras, efeitos reativos em que há interação com objetos dinâmicos, planos de fundo, músicas, elementos visuais, palavras e muito mais!

Além disso, algumas parcerias com outras marcas ocorrem somente no Face em ações promocionais, como foi o caso do filtro do filme do Alien: Covenant, dos Guardiões da Galáxia, e do Star Wars! (amamos!)

Mas não para por aí. 

Rotineiramente, são incluídos novos recursos. Vai me dizer que você nunca enviou uma história simulando ser um gato? Ou quem sabe aquela inovação que trocava os rostos dos integrantes de uma foto?

Você ganha mais visibilidade

Qualquer profissional que trabalhe com mídias sociais sabe que, ao longo do tempo, o algoritmo do Facebook sofreu diversas alterações

Se antes as fanpages podiam dialogar diretamente com o consumidor e atingir uma grande margem de seguidores, hoje o alcance foi reduzido a menos de 2% de toda a base conquistada.

E isso não é apenas uma tática **maligna e mercenária** do Facebook de tentar obrigar os administradores a investirem em anúncios, como pensam alguns. 

Se você parar para refletir, todos os dias surgem novas páginas corporativas e as pessoas curtem e interagem com mais e mais marcas. 

Com o aumento da concorrência, é natural que haja menos espaço no feed de notícias. 

E vale lembrar que a principal característica da plataforma é incentivar a interação entre usuários.

Porém, com o novo formato de histórias, abre-se um novo leque de oportunidades. 

Nele, o usuário está no comando das próprias ações. Ele pode decidir qual conteúdo abrir, pular, rever e ignorar. O que bem entender.

Por isso, ao identificar a persona e criar conteúdo engajador, as chances de o usuário interagir com a marca aumentam bastante, sem a necessidade de contar com a boa vontade do algoritmo de fazer você surgir no feed do usuário e ter que incentivar loucamente curtidas, comentários e compartilhamentos.

É um meio mais natural, interessante e que caiu muito no gosto dos usuários. Então, aproveite!

Como usar o Facebook Stories no marketing?

Chegou a parte em que falamos diretamente sobre o Facebook Stories sendo usado em suas estratégias para destacar a marca. 

Veja dicas de como usá-lo:

Diversifique o conteúdo e o formato

Os usuários gostam de novidades e não querem ver a mesma coisa toda hora nos seus Stories. Por isso, é importante apostar em várias formas de conversar com seu público. 

Compartilhe cenas dos bastidores da marca, como do processo de criação de algum produto ou de uma entrevista que será realizada dentro da empresa, por exemplo.

Você também pode passar conhecimento, demonstrar autoridade no assunto, compartilhar depoimentos do CEO da marca, fazer tutoriais ou um bate-papo com perguntas e respostas rápidas. 

Use a criatividade e confie no seu taco!

Faça promoções

A exclusividade aguça todo mundo, né? Então invista nisso!

Faça ofertas exclusivas apenas para os seguidores do Facebook, como cupons de desconto com códigos próprios apenas para quem assistir seus Stories. 

Mas não se esqueça de divulgar que estará fazendo promoções nas suas histórias, tá? Não é para colocar o cupom de desconto lá, mas para incentivar que os usuários vejam seus vídeos. 

Divulgue novidades

O Stories do Facebook é um ótimo recurso para divulgação. Então anuncie novidades, descontos, lançamentos, etc.

Você pode também falar um pouco sobre as notícias do mundo que tenham a ver com o segmento da marca. Isso ajuda a mostrar que você entende do assunto, está antenado e quer disseminar conhecimento para os fãs da página!

Outra dica é fazer conteúdos para o blog e divulgá-los no Stories!

Compartilhe conteúdo dos usuários

Quem não ama ver seu conteúdo sendo divulgado pela marca que segue? 

Isso ajuda não somente na proximidade e interação com os usuários, mas também a disseminar sua página, uma vez que eles podem compartilhar essa divulgação. 

Crie uma #, por exemplo, ou peça para marcarem a página no Stories. Não se esqueça de pedir a permissão deles para postar, tá? Não queremos nenhum problema judicial! 😰

Agende seu Facebook Story pela mLabs! 

Gostou de saber mais sobre o Facebook Stories e como ele pode te ajudar? 

Então implemente este formato em sua estratégia e conte com a mLabs para isso! 

Com nossos recursos você pode fazer o agendamento notificado do Facebook Stories e garantir organização, produtividade e controle de suas postagens. 

Crie sua conta gratuitamente, teste a mLabs por 7 dias e conheça todos os recursos que podem simplificar a gestão das suas redes sociais!  

 

 

 

Testar a mLabs

Quer mais conteúdo como esse?

Inscreva-se na nossa Newsletter!

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.