Pesquisar

Seguidores falsos no Instagram: entenda como a rede social está combatendo isso e proteja-se!

Seguidores falsos no Instagram: entenda como a rede social está combatendo isso e proteja-se!
Avatar de mLabs

Por

Publicado em

Nas últimas semanas, vários influenciadores digitais reclamaram publicamente sobre a constante perda de seguidores no Instagram.  A limpeza faz parte de um conjunto de ações da rede social para impedir a disseminação de seguidores falsos no Instagram. Para isso, ela vem aplicando uma rigorosa política contra esses perfis.

Diante disso, é vital que você, profissional de comunicação, entenda o motivo dessas ações, as desvantagens de comprar seguidores falsos (ou usar ferramentas que atraiam esse tipo de seguidor) e, claro, saiba como ganhá-los de forma orgânica.

Vem com a gente nesse post!

A origem da batalha contra seguidores falsos no Instagram

Criada em 2010, a rede social já alcançou a marca de um bilhão de usuários ativos por mês, de acordo com um anúncio feito pela própria empresa. No entanto, desse total de usuários, cerca de 95 milhões são contas falsas.

Em novembro de 2018, o Instagram se pronunciou sobre essa situação e assumiu a responsabilidade de promover interações genuínas e experiências reais por meio da remoção de comentários, seguidores e curtidas geradas por aplicativos.

Para isso, a empresa desenvolveu ferramentas de machine learning com a finalidade de identificar e remover atividades inautênticas e aumentou o rigor dos termos de uso da plataforma.

Como o Instagram está eliminando as contas falsas?

Não se sabe se essas medidas conseguirão resolver totalmente o problema, uma vez que existe um mercado lucrativo empenhado em desenvolver aplicativos para promover o aumento de audiência, mesmo que ela seja artificial.

Sim, isso significa que é possível que apareçam novas formas de burlar as diretrizes da plataforma. Por outro lado, a rede social está empenhada em eliminar seguidores falsos e vai agir da seguinte forma:

  • monitoramento automatizado da plataforma com ferramentas que identificam padrões que sugiram ações de bots;
  • remoção de perfis com atividades inautênticas;
  • identificação de contas falsas e avisos de remoção de curtidas, comentários e seguidores;
  • notificação de perfis conectados à ferramentas de automação ou ganho de seguidores, sugerindo a troca de senha.

Com todas essas ações, fica claro a importância de ter uma estratégia cada vez mais baseada em conteúdo de qualidade para alcançar seguidores reais e de forma autêntica!

As desvantagens em comprar seguidores no Instagram

Nós já falamos aqui no blog das principais desvantagens de comprar seguidores no Instagram. Mas, é sempre bom reforçar!

Diminui sua credibilidade

A compra de seguidores falsos pode ser descoberta por seguidores reais e isso tem um potencial imenso para manchar a imagem de qualquer marca ou figura pública.

Isso porque a compra não tem a ver apenas com o número de seguidores: os chamados bots também atuam gerando comentários, curtidas e múltiplas interações. Portanto, ao saber disso, é provável que o público se sinta enganado e desrespeitado.

Não ajuda a atingir seus objetivos

Definitivamente, comprar seguidores não é uma solução com impacto a longo prazo. Ao fazer isso, a conta consegue apenas uma audiência infrutífera, sem qualquer potencial para:

  • virarem clientes reais;
  • darem retorno sobre o conteúdo;
  • consumirem e disseminarem seu conteúdo;
  • tornarem sua marca conhecida em círculos de confiança.

Não gera engajamento

Todo profissional de comunicação sabe que são as indicações de familiares e de amigos que têm chances de gerar um engajamento real — curtidas, comentários, retorno, compartilhamento. Assim, de que adianta ter seguidores que não geram engajamento?

Vai contra as normas do Instagram

Vale lembrar que a prática da audiência artificial sempre foi contra as políticas da empresa e fazer isso é se arriscar a perder o investimento financeiro feito em bots, pois o Instagram pode fazer uma “limpeza” a qualquer momento.

Não oferece dados estratégicos

As redes sociais são fontes de informações valiosas a respeito das necessidades e preferências do público. Esses dados são insumos para a definição do plano de negócios e na tomada de decisões estratégicas. Por isso, é preciso refletir como contas falsas vão realmente ajudar a marca.

Contas falsas são facilmente descobertas

Essas dicas nos mostram os problemas que os seguidores falsos no Instagram podem causar, mas tem mais: as contas falsas podem ser facilmente descobertas. Em geral, elas não possuem publicações, nem foto de perfil, o que deixa bem evidente que são perfis falsos.

imagem de um banner publicitário com chamada para testar a gestão de redes sociais da mLabs

Dicas para ganhar mais seguidores no Instagram

Agora que já te assustamos convencemos que ter seguidores falsos no Instagram é dar um tiro no próprio pé (espero que esteja convencido disso! rs), separamos uma lista de dicas que podem te auxiliar crescer sua base de forma autêntica e sustentável.

Tenha um perfil de negócios com as informações otimizadas

Começando pelo básico: crie um perfil profissional antes de buscar seguidores. Isso te garantirá acesso à uma série de recursos essenciais como o Analytics do Instagram e os anúncios.

Interaja com seus seguidores e com outros usuários da rede social

Uma forma orgânica de conseguir seguidores reais, sem usar aplicativos, é seguir contas de empresas parceiras e de pessoas que sejam referência no seu mercado.

Além de seguir manualmente, curta, comente e compartilhe conteúdos de outros perfis que sejam interessantes para o seu público.

Invista nas suas legendas

Aproveite o espaço da legenda para contar uma história envolvente e interessante sobre o post. Isso pode aumentar seu engajamento e, consequentemente o alcance orgânico dos seus posts.

Use hashtags estrategicamente

As hashtags têm como função reunir publicações de usuários que não necessariamente estão conectados, servindo como indexadores temáticos.

Portanto, ao utilizar esse recurso na plataforma, suas publicações ficarão expostas a uma audiência maior – e mais qualificada – e será fácil conseguir novos seguidores.

Aproveite todas as funcionalidades do Instagram

Para traçar boas estratégias, conseguir novos seguidores, ter um bom desempenho e manter-se atualizado sobre a plataforma é fundamental. Tenha em mente que um bom conteúdo com pouco engajamento é mais vantajoso que um conteúdo excelente com audiência comprada e interações automáticas.

Espero que depois de ler esse artigo você esteja realmente alerta quanto aos riscos de se ter seguidores falsos no Instagram. E, como a gente não tá aqui só pra te dar um banho de água fria, veja esse post de como crescer organicamente no Instagram, com seguidores reais, engajados, sem correr riscos e sem pagar nadinha por isso!

Agende posts com a mLabs e economize horas de trabalho!

Gerencie todas as mídias sociais por 30 dias grátis

redes-sociais-banner

VOCÊ ACABA DE GANHAR 30 dias grátis