Aprenda a instalar o pixel do Facebook no WordPress

Pixel do Facebook

Para atingir os seus clientes na internet, as empresas utilizam múltiplas estratégias, como o marketing direcionado e as redes sociais. Em comum, elas têm como foco a necessidade de maximizar as taxas de conversão e, ao mesmo tempo, construir uma audiência contínua nos seus sites. E, nessas horas, nada melhor do que contar com uma ferramenta de analytics eficaz. Justamente por isso, vale muito a pena instalar o pixel do Facebook no WordPress.

O Pixel do Facebook pode te ajudar a entender exatamente o que o usuário que clicou em um de seus anúncios da rede social faz em seu site. Além de entender como ele interage dentro da sua página, você poderá otimizar conteúdos e até mesmo investir em campanhas mais assertivas, como as de remarketing, por exemplo.

Ficou curioso? No post de hoje, te ensinamos a o que é e como instalar o pixel do Facebook no WordPress. Boa leitura!

O que é pixel do Facebook?

Lançado em fevereiro de 2017, o pixel do Facebook é um trecho de código HTML que deve ser instalado em seu site. Na prática, ele é uma ferramenta de analytics do Facebook que te ajuda a mensurar e compreender a eficiência dos seus anúncios nessa plataforma.

Isso porque ele acompanha o comportamento do usuário ao sair do Facebook e acessar o seu site. Logo, é possível saber se o usuário executou a ação que você gostaria, seja ela baixar um e-book, clicar em um botão ou mesmo fazer uma compra.

Lembre-se que para criar qualquer campanha publicitária nessa rede social, você precisará escolher, dentro do Gerenciador de Anúncios o seu objetivo. Ele pode estar vinculado à promoção dos seus posts, da sua fanpage, geração de tráfego para seu site e até mesmo o aumento de algum tipo de conversão dentro da sua página.

Com o objetivo definido, você poderá saber se a sua meta está sendo alcançada. E é aqui que entra o Pixel do Facebook. Para fazer esse rastreamento você precisará ter instalado previamente o pixel do Facebook no WordPress.

Quais são os benefícios de ter o pixel do Facebook no WordPress?

Além de te dar informações valiosíssimas sobre como os usuários interagem com sua página, o pixel do Facebook envia informações sobre a navegação no seu site de volta para o Facebook. Dessa forma, oferece uma nova maneira de analisar o impacto dos seus anúncios na rede social e de otimizar as suas conversões. Além disso, ele ajuda a conhecer melhor os seus consumidores e criar públicos para remarketing.

É possível, por exemplo descobrir quem é o público que tem finalizado as compras. Isso te ajudará a saber, por exemplo, se o seu cliente real se comporta como você imagina e, claro, te ajuda a planejar a entrega de novos anúncios. Outra opção é fazer remarketing com as pessoas que não concluíram a aquisição (quem nunca se deparou com um anúncio do produto que acabou de visualizar em um site dentro do Facebook?).

Você também pode definir “Públicos Personalizados” com os dados dos clientes que já possui para facilitar a reconexão com aqueles que já demonstraram interesse pela sua empresa. Ou, então, criar “Públicos Semelhantes” e atingir indivíduos parecidos com o seu cliente ideal.

Como instalar o Pixel do Facebook no WordPress?

O primeiro passo para instalar o pixel do Facebook no WordPress é acessar o Gerenciador de Anúncios do Facebook e clicar em “Rastreamento de conversão”. Em seguida, selecione a opção “Criar um pixel” e escolha um nome para o seu plugin. Clique no botão “Ações”, depois em “Ver código do pixel” e, por fim, copie o código HTML exibido no navegador para um arquivo de texto.

Esse é o código que deve ser inserido diretamente na área de plugins do WordPress. Assim, vá até a seção de plugins do seu CMS e instale um dos plugins listados abaixo:

Após ativá-lo, volte para a página inicial e, na barra esquerda, clique em “Opções > Header Footer Settings”. Copie e cole o código fornecido pelo Facebook na caixa “Scripts in Header” e salve a modificação.

Pronto, agora você já tem o pixel do Facebook instalado em seu WordPress!

Como conferir se ele está funcionando corretamente?

Há duas maneiras de conferir se o pixel do Facebook está funcionando corretamente em seu site. A primeira opção é instalar o Auxiliar de Pixel do Facebook, que é um plugin do Chrome disponível em sua loja. Com ele, você vai saber se há um pixel do Facebook instalado na sua página e também vai verificar se existe algum tipo de erro.

Se estiver tudo certo, você já pode começar a criar os seus anúncios na rede social. Caso seja detectado algum problema, é provável que o profissional responsável pelo gerenciamento do seu site tenha que fazer algumas correções.

A segunda opção é visitar a página em que o pixel foi colocado. Se ela estiver funcionando corretamente, serão enviadas informações ao Facebook e você vai conseguir ver a atividade na guia “Rastreamento de conversão” do Gerenciador de Anúncios. O status do seu pixel deve estar definido como ativo.

Não se esqueça de que a coluna da atividade mostra todos os eventos de conversão, não importando se eles estão relacionados ao seu anúncio.

O que são eventos padrão e eventos personalizados?

Para começo de conversa, são chamados de eventos as ações que ocorrem em um site a partir de anúncios pagos no Facebook ou de alcance orgânico.

Os eventos padrão no código do pixel do Facebook são aqueles que permitem acompanhar eventos específicos. Ao todo, existem nove eventos padrão que podem ser rastreados automaticamente, veja a seguir:

  • conteúdo visualizado (acompanhar as visualizações das páginas-chave);
  • pesquisar (acompanhar as buscas no site);
  • adicionar ao carrinho (acompanhar quando são adicionados itens ao carrinho de compras);
  • adicionar à lista de desejos (acompanhar quando são adicionados itens à lista de desejos);
  • iniciar confirmação de compra (acompanhar quando os usuários entram no fluxo de confirmação da compra);
  • adicionar informações de pagamento (acompanhar quando as informações de pagamento são adicionadas ao fluxo de confirmação da compra);
  • fazer compra (acompanhar as compras ou o fluxo de confirmação da compra);
  • cadastro (acompanhar quando alguém manifestar interesse em sua oferta);
  • cadastro concluído (acompanhar quando um formulário de registro é concluído).

Para que funcionem, basta copiar o código do tipo de evento que você quer acompanhar e adicioná-lo ao código-base do pixel na página do seu site.

Já os eventos personalizados são os que não se enquadram nos eventos padrão mencionados acima. Você pode criá-los e usá-los para rastrear algo fora do padrão.

Por fim, as conversões personalizadas são utilizadas se você não conseguir adicionar eventos padrão ao seu site ou se quiser dividir ou personalizar os eventos padrão ou personalizados.

Agora que você já sabe como instalar o pixel do Facebook no WordPress, não perca mais tempo!
Compreendendo como cada anúncio na rede social impacta as receitas do seu negócio, você é capaz de realizar mudanças nos pontos que, de fato, precisam ser alterados. Assim, suas campanhas de marketing vão passar por processos contínuos de melhoria.

Quer saber outras formas de melhorar os resultados das suas campanhas de marketing? Então, siga os nossos perfis nas redes sociais e confira as novidades em primeira mão: estamos no FacebookInstagram e Youtube!

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