Pesquisar

LinkedIn Learning: conheça a ferramenta de capacitação da rede social!

LinkedIn Learning: conheça a ferramenta de capacitação da rede social!
Avatar de mLabs

Por

Publicado em

O LinkedIn é a rede social favorita para quem quer se inteirar do que está acontecendo no mundo dos negócios. Ao todo são mais de 650 milhões de usuários e os números não param de crescer!

Se antes a rede social era ofuscada por outras plataformas de grandes nomes, agora ela está em ascensão – como aponta a pesquisa Tendências e apostas para o mercado digital 2020 – e lança novos recursos a todo o momento para que seus usuários desfrutem das melhores experiências.

Um lançamento que confirma esse interesse em manter as pessoas ativas na rede é o LinkedIn Learning, uma plataforma de cursos sobre os mais variados temas para desenvolvimento pessoal e profissional dos usuários.

Lançado em 2016, o Learning tem ajudado muitas pessoas, que buscam por aperfeiçoamento profissional, a dar o próximo passo na carreira com cursos de qualidade e certificações no currículo.

Veja, neste post, tudo o que precisa saber sobre o LinkedIn Learning para começar a usá-lo o quanto antes. Fica com a gente!

O que é e como funciona o LinkedIn Learning?

O LinkedIn Learning é uma plataforma dentro do próprio LinkedIn que disponibiliza cursos e vídeos sobre os mais variados temas.

Atendimento ao cliente, Ciência de dados, Gestão de projetos, Marketing, Inteligência emocional, Liderança, enfim, são várias competências, além de cursos sobre softwares como Excel, Office 365, etc.

Atualmente, são mais de 16 mil cursos gratuitos e pagos que a plataforma oferece, muitos deles já em português.

Linkedin Learning: Imagem de tela inicial da plataforma de cursos do LinkedIn

Para ter acesso aos cursos, é preciso ser usuário Premium do LinkedIn, mas caso você não seja também é possível fazer a assinatura a parte da própria plataforma de cursos com planos anual e mensal, ou ainda acessar a plataforma pelo acesso fornecido pela sua organização.

Isso mesmo, você como empresa pode criar uma conta e oferecer cursos profissionalizantes para os colaboradores do seu time! Esse tipo de plano se chama “Team” e falaremos mais sobre ele no decorrer do texto.

O importante é que você saiba que com uma assinatura (pessoal ou empresarial), você terá acesso às seguintes funcionalidades:

  • 16 mil cursos criados por especialistas;
  • recomendações personalizadas de cursos;
  • disponibilidade de assistir as aulas pelo computador ou celular;
  • certificação ao final do curso;
  • exercícios e testes para praticar;
  • disponibilidade para assistir  o conteúdo off-line;
  • acesso aos recursos do LinkedIn Premium Career.

Agora, voltando aos cursos fornecidos por empresas, já falamos aqui no blog que o LinkedIn é um ótimo canal para aquisição de leads qualificados, parcerias estratégicas e ações de branding. Por isso, muitas empresas já aderiram a rede social.

Ao se cadastrar na plataforma, as marcas encontram inúmeros recursos para fazer marketing no LinkedIn, mas elas podem devem ir além da divulgação da marca e incentivar a capacitação dos seus colaboradores com cursos técnicos e comportamentais disponibilizados no plano Team.

Neste plano, você como administrador consegue oferecer cursos e coleções de cursos para todos os colaboradores da empresa, dividindo o time por grupos ou capacitando de maneira individual.

No Team, também é possível fazer a integração dos cursos com outras plataformas de gestão de aprendizagem, podendo customizar o material dos cursos e acompanhar a evolução dos colaboradores.

Mas se você não quer assinar um plano anual ou mensal e não tem acesso ao plano empresarial, saiba que também é possível comprar cursos individualmente, caso tenha interesse apenas em alguns temas específicos.

Inclusive, há algumas partes gratuitas nos cursos que você consegue acessar e conhecer melhor o conteúdo antes de assinar, além de ter um mês gratuito para testar a plataforma e decidir se o método de ensino é pra você!

imagem de um banner publicitário com chamada para testar a gestão de redes sociais da mLabs

Informações sobre os cursos do LinkedIn Learning

Os cursos no LinkedIn Learning são divididos por categorias de assuntos, softwares e tópicos. Confira como eles são apresentados na plataforma:

  • Business: áreas relacionadas à gestão de negócios e estratégias;
  • Creative: áreas relacionadas à criação;
  • Technology: áreas de tecnologia, como TI.

Além disso, existem três formatos de conteúdo na plataforma (cursos, vídeos e rotas de aprendizagem) que são divididos pelo nível de dificuldade: iniciante, intermediário e avançado.

Saiba mais sobre os formatos de conteúdos disponibilizados:

  • Cursos: com durações variadas e níveis de dificuldade diferentes, eles costumam ter tempo de duração que vai de alguns minutos até horas;
  • Vídeos: há diversos vídeos de curta duração na plataforma que, em geral, apresentam conceitos e dicas para os profissionais, sendo muitos deles gratuitos;
  • Rotas de Aprendizagem: as rotas de aprendizagem são compilados de cursos que têm relação, para que os usuários tenham capacitação maior em determinado tópico. As rotas possuem durações maiores, em geral, acima de 3 horas, podendo chegar até a mais de 20 horas de duração.

Um recurso muito legal na plataforma, é a possibilidade de fazer o download dos materiais, para acompanhá-los off-line do celular ou computador.

Após a conclusão de qualquer curso no LinkedIn Learning, o usuário é creditado com uma certificação, podendo exibir em seu perfil a nova habilidade adquirida.

Como obter a certificação no LinkedIn Learning ?

Como você pode ver, o LinkedIn Learning é uma ótima plataforma para adquirir novos conhecimentos e refinar outras habilidades.

Uma de suas vantagens, é que, além de aprender algo novo, você pode exibir o que foi aprendido em seu perfil, para conquistar maior reconhecimento, alcance e ser mais bem visto pelos recrutadores.

Por isso, após o término do curso, o LinkedIn emite automaticamente o certificado de conclusão do curso para seu perfil, e então você pode exibir adicioná-lo na seção “Licenças e certificados”.

imagem de um banner publicitário com chamada para testar função de relatórios personalizados da mLabs

Como fazer o primeiro acesso na plataforma – passo a passo

Como falado antes, você pode acessar a plataforma de cursos do LinkedIn tanto pelo computador, quanto pelo celular.

Para acessar do celular, você deve:

Baixar o aplicativo “LinkedIn Learning”, disponível para IOS e Android. Entrar no app e Inserir seu endereço de e-mail e senha e pronto, você entrará na plataforma!

Linkedin Learning:imagem da tela de entrada no aplicativo

Para quem já possui o LinkedIn baixado no celular, ao entrar, ele fará a sugestão para que você siga logado com o perfil e, caso aceite, será direcionado para a plataforma.

Para acessar pelo computador, você deve entrar no Linkedin Leraning por este link, ou pela página inicial de seu LinkedIn, para isso clique no ícone de “Soluções” e em seguida clique em “Learning” para acessar a plataforma.

Linkedin Learning: imagem da tela do LinkedIn indicando onde se localiza o botão Soluções e a plataforma Learning

Para entrar com sua licença empresarial, você pode acessar a plataforma Learning e inserir o seu e-mail cadastrado, ou então você pode entrar pela página inicial da conta, dependendo das preferências da configurações.

E aí, gostou do LinkedIn Learning ? Agora, você que já sabe como começar os estudos na plataforma aproveite para conferir nossas dicas essenciais para deixar seu perfil no LinkedIn mais atraente.

Agende posts com a mLabs e economize horas de trabalho!

Gerencie todas as mídias sociais por 30 dias grátis

redes-sociais-banner

VOCÊ ACABA DE GANHAR 30 dias grátis