Pesquisar

Instant Articles: o que é e como usar esse recurso do Facebook?

Instant Articles: o que é e como usar esse recurso do Facebook?
Avatar de mLabs

Por

Publicado em

 

Você já desistiu de abrir um link do Facebook porque demorou demais para carregar a página pelo celular?

Pois é, isso acontece com você e com todo mundo.

E essa realidade é péssima para as empresas que divulgam esses conteúdos no Face.

Quem trabalha com redes sociais gasta um bom tempo pensando na estratégia, no texto e no criativo. Então, é realmente frustrante saber que muitas vezes os cliques no link são abortados por problemas, digamos, técnicos. E o Facebook sabe disso.

Pensando em ajudar as Fan Pages a conseguirem mais engajamento em seus posts, além de favorecer a leitura e a experiência dos usuários por meio de artigos rápidos e otimizados para mobile, o Facebook criou o Instant Articles.

instant articles  

Parece ótimo, não?

Sim e não.

Existem vantagens e desvantagens. E vamos te falar tudo neste post.

O que é Instant Articles?

O Instant Articles é um recurso criado para facilitar a leitura e experiência dos usuários da rede via dispositivos móveis.

Com esse recurso, os usuários conseguem abrir com mais rapidez os artigos nessas páginas sem a necessidade de entrar no navegador web no celular, o que melhora o acesso dele aos conteúdos escritos.

Diversas páginas, como Buzzfeed, BBC, The Guardian, Exame e outras, já utilizam o Instant Articles.

O Instant Articles está disponível para todas as páginas na rede social. Qualquer produtor de conteúdo pode usar a ferramenta e aproveitar as vantagens geradas por ela.

Quais as vantagens do Instant Articles?

De forma geral, podemos definir o Instant Articles como uma plataforma de visualização de páginas que funciona dentro do próprio Facebook.

Com isso, é possível carregar os artigos com mais velocidade e com menor chance de que aconteça algum erro ou problema, o que aumentam as chances de eles serem lidos.

Além disso, os textos podem ser complementados com imagens, vídeos, mapas e outros recursos que os tornam mais atrativos.

De acordo com o site oficial do Instant Articles, as páginas são carregadas com até dez vezes mais velocidade do que no sistema tradicional. Assim, as chances de uma pessoa desistir da leitura é 70% menor.

As vantagens não param aí: ao mostrar um Instant Article, o Facebook usa a URL original da publicação, permitindo que o Google reconheça o tráfego gerado pela plataforma.

Outro ponto de destaque é a utilização de um formato predefinido, o que abre a possibilidade de contar com análise de dados.

Dessa forma, à medida que são publicados mais artigos por meio da plataforma, o Facebook começa a gerar dados importantes, como os temas de maior engajamento, assuntos que não dão resultados e se as pessoas realmente estão lendo suas publicações.

Ou seja, informações que orientam a produção de conteúdo.

Quais as desvantagens do Instant Articles?

Apesar das vantagens dos artigos instantâneos do Facebook, existem pontos que precisam ser observados com cuidado.

Por ter um modelo predefinido, o Instant Articles limita os elementos de conversão, como barra no final da página, menu e sidebar.

Os botões de compartilhamento ficam restritos ao Facebook, dificultando o compartilhamento em outras redes.

O Analytics, bastante usado para medir acessos e comportamentos dos usuários das páginas, também encontrará dificuldades em avaliar os textos publicados pelo Instant Articles.

Isso ocorre porque a coleta padrão não captura os cliques nos instant articles (você terá que configurar o Analytics para isso).

Mesmo com essas desvantagens, o Instant Articles segue como uma ferramenta bastante interessante para quem produz conteúdo para o Facebook.

Como usar o Instant Articles?

Inicialmente pode até parecer complicado, mas usar a ferramenta de artigos do Facebook não é difícil.

A maior dificuldade não é configurar o recurso, mas o tempo em que é necessário esperar pela aprovação da publicação.

Sim, a rede social de Mark Zuckerberg precisa certificar que tudo está na formatação correta para autorizar uma publicação com o recurso.

Configurando o Instant Articles

Para configurar o Instant Articles você precisará seguir os seguintes passos:

1. Cadastrar

Para fazer a inscrição, é preciso acessar a página da ferramenta e selecionar qual fan page irá acessá-la.

Cumprida essa etapa, é hora de começar a criar e preparar artigos para análise do próprio Facebook.

2. Conectar o site

Existem duas formas para fazer isso: manualmente ou recorrendo a um plugin do WordPress (a segunda, obviamente, só vale para sites em WordPress,ok?)

Na primeira, é preciso inserir a metatag indicada pelo Instant Article à tag <head> que está no código HTML do seu site. Peça um help ao programador que criou o site nessa hora!

Já na segunda, é preciso fazer o download e instalar o plugin no site ou blog (abordaremos isso mais tarde).

Após escolher uma das opções, insira o endereço do site e clique em “reivindicar URL”. Logo após, conecte o feed RSS de produção e desenvolvimento.

3. Criar modelos

Como dissemos anteriormente, o Instant Articles conta com modelos pré-definidos.

Mas é possível personalizar esses layouts com o Editor de Estilos – o que permite trabalhar a sua marca dentro da ferramenta.

E mais: o sistema de edição é bem fácil de usar!

4. Criar artigos

Os textos podem ser formatados usando RSS, API ou plugin do WordPress. Como a última opção é a mais fácil de explorar, falaremos sobre ela a seguir:

  1. faça o download do plugin e instale no WordPress;
  2. depois de instalar o plugin, adicione o número de identificação da sua fan page. O número pode ser obtido no tópico “conecte seu site”, que está na configuração do Instant Articles;
  3. agora é a hora de colocar o seu código do Analytics na seção “Google Tracking ID” que está no plugin. Com isso, você conseguirá mensurar os resultados obtidos com a ferramenta.

5. Analisar artigos

Todo artigo que for criado dentro da plataforma ou importado por ela precisa ser aprovado pelo Facebook.

A aprovação está condicionada ao cumprimento das exigências de formatação. Os erros mais comuns estão ligados à ausência de logo ou à falta de legendas para as fotos.

Se houver algum erro, o Facebook lhe informará sobre a necessidade de correção. Em média, a análise e a aprovação demoram de três a cinco dias úteis. Recebendo a aprovação do Facebook, você poderá publicar os artigos.

Official Instant Articles by Facebook from Mohd Yasser on Vimeo.

 

Agora que você já sabe como usar o Instante Articles, conta pra gente: você pretende investir nesse recurso? Se quiser estar sempre atualizado sobre as novidades e funcionalidades das redes sociais, siga a mLabs no Facebook!

Agende posts com a mLabs e economize horas de trabalho!

Gerencie todas as mídias sociais por 30 dias grátis

redes-sociais-banner

VOCÊ ACABA DE GANHAR 30 dias grátis