UX: o que é e qual a importância na estratégia online?

estratégia online

UX é uma sigla em inglês para user experience – ou, em português, experiência do usuário. Esse é um conceito atrelado ao design e que tem foco nos “touchpoints”, ou pontos de contato entre o cliente e uma empresa. Exemplos? A qualidade da experiência do cliente no momento de uma compra (online ou presencial), a facilidade de navegação por um site ou APP, a qualidade do atendimento via chat ou telefone, entre outros. Justamente por isso, investir em UX pode fazer toda a diferença em sua estratégia online.

Todo negócio depende da satisfação do usuário, certo?. Uma venda, em uma loja física, depende do ambiente criado, da qualidade dos produtos, do preço e, também, da forma como é o atendimento. Já no e-commerce, esse processo está bastante atrelado à experiência do usuário no site.

E para te ajudar a entender melhor o conceito, nos próximos parágrafos vamos te explicar o que é UX e mostrar com exemplos alguns problemas que podem acontecer caso isso não esteja entre suas prioridades estratégicas.

O que é user experience?

Mais do que o nome do profissional que cuida dos aspectos de navegação e layout de sites e aplicativos, user experience é um conceito que envolve todas as técnicas possíveis para melhorar a experiência do usuário frente a uma marca. Obviamente, isso inclui a experiência em uma página na internet.

Nesse processo, entra em cena outro conceito: o de user interface (UI), que está atrelado à elaboração do layout, diagramação, inserção de botões, caminhos e lógicas da interface de programação.

Se, por um lado, o UI é um meio de contribuir para a boa experiência do usuário através da criação e formatação cuidadosa do website, user experience é o conjunto dessas (e outras) boas práticas tanto na arquitetura de um domínio online como nas demais interações com a marca.

A possibilidade de um usuário iniciar um atendimento online e poder continuar em outro canal, como telefone, sem precisar ouvir informações diferentes ou ter que explicar toda a sua situação novamente é um ótimo exemplo de como essas boas práticas de UX são complementares.

O resultado disso é muito mais do que a satisfação de quem navega bem em um site! É o aumento real nas taxas de conversão e fidelização de clientes!

 

Ok,  você ainda não consegue apostar em todas as boas práticas que envolvem user experience, certo? Comece pela experiência dentro do seu site!

Seu usuário consegue achar facilmente as informações? Imagens e vídeos carregam rapidamente? O domínio não trava e as páginas funcionam bem, permitindo que todos os comandos e acessos estejam disponíveis para a pessoa? Se a resposta para alguma dessas questões é não, esforce-se para melhorar isso!

Usuário no centro das atenções (o pilar da boa estratégia online)

Já está claro que UX tem como objetivo principal tornar a relação entre cliente e marca algo positivamente impactante e inesquecível. Para isso, precisa atender expectativas, gerar interações de qualidade, garantir eficiência e satisfação, assim como disponibilizar aquilo que a pessoa procura.

Dito isso, fique atento a alguns itens básicos (especialmente dentro de um site):

  • Usabilidade: o site tem que ser intuitivo e fácil de usar;
  • Utilidade: tudo o que a pessoa precisar deve estar disponível, e tudo o que estiver disponível tem que ter utilidade para a persona (“o que está no alto é como o que está embaixo e o que está embaixo é como o que está no alto, já dizia Hermes Trismegisto!” rs);
  • Acessibilidade: as pessoas devem conseguir acessar com facilidade as informações (o óbvio precisa ser dito!);
  • Funcionalidade: o portal tem que contar com um sistema eficiente para empresa e o usuário.

User experience

Para entender como a experiência do usuário é importante para a sua estratégia online é preciso se colocar na posição do cliente. Pense com a gente: como você se sentiria se, ao acessar um e-commerce e encontrar aquele produto incrível, a página travasse bem na hora de fechar a compra? Chato, né? Seu cliente também não vai gostar!

O mesmo acontece com um site que demora alguns minutos mais para carregar. Não importa o quão paciente possa ser a pessoa, logo ela desistirá e irá buscar a informação ou produto em outra fonte.

Agora, imagine um portal que não consegue ordenar as informações por ordem cronológica. O que você faria? Partiria para outro, não é?

Esses são apenas alguns exemplos que provam porque é tão importante investir em user experience para otimizar sua estratégia online. Gostou desse post? Acompanhe nossos conteúdos também pelo Facebook!