Eventos no Twitter ao vivo: saiba como aproveitá-los em sua estratégia!

twitter-ao-vivo-passarinho-azul

Eu não sei você, mas eu estava acompanhando pelo Twitter quando o Brasil jogou contra Alemanha novamente, após o fatídico 7X1 na copa de 2014. E vi pérolas como essa:

meme-brasil-alemanha

Mas eu não estou te lembrando isso à toa. O que quero é exemplificar um comportamento muito comum dos usuários da rede: o público do Twitter ama acompanhar eventos e notícias em tempo real, mesmo que seja apenas para viver uma experiência compartilhada.

E não é de hoje que o Twitter vem se posicionando como a rede social perfeita para isso. O lançamento do Twitter ao vivo (ou Twitter Live), em 2016, deu aos usuários mais um caminho para acompanharem notícias e compartilharem suas impressões e experiências.

A cobertura de eventos ao vivo, como o torneio de tênis de Winbledon, foi mais uma tacada de mestre da rede social. O boom de tweets usando a hashtag oficial do evento provou que o público estava realmente disposto a interagir em torno de um assunto, ao vivo.

hashtags-winbledon

Para as empresas na rede, todo esse “redesenho” trouxe novas possibilidades de comunicação e engajamento com seu público. E é justamente isso que queremos de mostrar neste post: como aproveitar os eventos do Twitter ao vivo em sua estratégia.

Descubra quais eventos serão transmitidos pelo Twitter ao vivo

Existem milhares de listas de eventos mundialmente importantes – e que provavelmente terão cobertura do Twitter – espalhadas pela internet.

Mas, nada é melhor que uma informação direto da fonte. Neste link, você terá acesso ao calendário anual de eventos do Twitter. Aqui estão os principais eventos que movimentam a rede social durante o ano todo.

Note que eles são organizados por categorias (esportes, férias, entretenimento e outros) e a ideia desse calendários é ajudar as marcas a organizarem sua comunicação em torno desses assuntos.

Apesar do calendário oficial ser super relevante, recomendamos que você faça uma busca por outros eventos, que façam sentido para o seu público em especial.

Monte uma estratégia de tweets em tempo real

Ter uma estratégia de tweets ao vivo é fundamental para aproveitar os eventos transmitidos pelo Twitter.

E, para isso, você precisará seguir a cartilha básica: depois de escolher o evento, defina objetivos, ações, responsáveis e métricas para avaliar os resultados.

Se você conversa com um público antenado em esportes, por exemplo, pensar em uma estratégia de tweets ao vivo durante os Jogos Olímpicos pode ser uma ótima forma de ganhar visibilidade e engajar com o público.

Para acertar a comunicação, é preciso definir o tom dos tweets, buscar informações prévias sobre o evento e criar posts que agreguem em informações. Estatísticas, frases de jogadores e análises são algumas possibilidades.

Neste post, demos alguns insights – sempre válidos – de como as marcas poderiam impulsionar sua estratégia no Twitter durante a Copa 2018.

Lembre-se: não é porque você montou uma estratégia de tweets ao vivo que você tem que pensar no que postar só na hora!

Entregue valor, não apenas propaganda!

Usar os eventos transmitidos pelo Twitter ao vivo deve ser uma forma sutil de fazer marketing. Estamos falando que você não pode simplesmente entrar em uma conversa com um post de propaganda explícita.

Trazer sua marca ou produto para a conversa deve ser feito apenas quando for cabível, ainda que pelas vias do humor. A ação da Oreo, durante o apagão do SuperBowl 2013 ainda é um bom case de como fazer isso e ainda ser relevante.

oreo-ao-vivo-twitter

Mas, se você não tiver essa sacada e esse timing, ou se o seu público não tiver fit com esse tipo de comunicação, dispense a propaganda e mantenha o foco em entregar valor.

Se está cobrindo um evento de palestras, por exemplo, poste imagens dos palestrantes com suas melhores frases. Pergunte ao público o que ele acha disso!

Mapeie influenciadores ativos sobre o evento

Além de mapear os eventos interessantes para seu público, entenda também quem são as grandes vozes falando do assunto.

Além de selar parcerias com esses influencers e empresas que farão a cobertura, você deverá seguir seus tweets sobre o evento e, claro, interagir com eles em tempo real.

Poste da base, mas também esteja no evento

Alguns eventos podem ser tão importantes para sua persona que fazer a cobertura presencialmente também pode ser incrível.

Esta certamente é a melhor forma de entregar valor para o seu público no Twitter. Para isso, poste fotos, vídeos e análises relevantes, interaja com todos os comentários e reposte tweets que mencionam sua marca.

Estar no evento garante que sua presença através do Twitter tenha muito mais peso.

Use as hashtags corretas

Um grande evento pode ter muitas hashtags e isso às vezes dá uma baita confusão.

Antes de postar qualquer coisa, descubra a hashtag certa. Se o evento é grande e está sendo transmitido pelo Twitter ao vivo, ela certamente estará nos Trending Topics.

Se você está fazendo a cobertura de um evento mais específico, sem cobertura oficial, utilize ferramentas de pesquisa de hashtags para descobrir as mais importante sobre o assunto.

Preveja situações de crie tweets com antecedência

A timeline do Twitter tem a velocidade da luz e, para sua estratégia de tweets ao vivo dar certo, você precisará criar um bom volume de conteúdo.

Mas, como dissemos, nem tudo precisa ser feito na hora.

Algumas situações podem ser antevistas e, claro, seus tweets criados previamente.

Deixe previamente feitas as artes e textos de tweets que celebrem os vencedores (em caso de competição), tweets com dados previamente coletados, frases e citações sobre o evento em anos anteriores, etc. Isso te ajudará ganhar tempo e otimizar suas ações!

E aí, pronto para investir em uma estratégia para eventos no Twitter ao vivo? Você já fez isso antes? Conte pra gente como foi sua experiência e resultados!

Facebook Comments
Gestão de redes sociais Entenda por que a mLabs é a ferramenta de gerenciamento de redes sociais escolhida por mais de 120 mil marcas!