Pesquisar

Trending Topics: Descubra como aproveitar esse poderoso recurso no Twitter / X

Trending Topics: Descubra como aproveitar esse poderoso recurso no Twitter / X
Avatar de Mariana Cabral

Por

Publicado em

No cenário atual, com toda a atenção voltada para plataformas como Instagram e TikTok, é fácil para as empresas e profissionais negligenciarem uma rede social extremamente relevante para suas estratégias de marketing: o Twitter (ainda não acostumamos com X! Desculpa, Elão!)

Na prática, o diferencial do Twitter está justamente no recurso que permite aos usuários acompanhar os assuntos mais comentados no momento: os “trending topics“.

Então, minha primeira dica para você é: não subestime as trending topics mesmo que você não esteja posicionado no Twitter! Mesmo empresas que não são ativas no Twitter utilizam esse recurso para se manterem atualizadas, entender quais são os temas mais falados do momento e, claro, para criar conteúdo mais envolvente para outras redes sociais, a partir desses temas! 😉

Se você deseja desvendar o potencial dos trending topics, continue comigo neste artigo e descubra como aproveitar essa ferramenta!

Desvendando os Trending Topics

Os trending topics, ou “assuntos em alta”, são os temas mais discutidos no momento. O termo em inglês reflete a essência do conceito. Atualmente, podemos encontrá-los em diversos lugares, desde os portais de notícias tradicionais até ferramentas robustas como o Google Trends. No entanto, é no Twitter que eles ocupam um lugar especial no coração do público. ❤️

A simplicidade de acesso e a representação clara dos assuntos mais falados renderam às “TTs”, como são carinhosamente chamadas, a sua notoriedade na plataforma.

O recurso reúne palavras-chave frequentemente utilizadas nos tweets mais recentes, oferecendo ao mundo um panorama do que é relevante naquele momento.

Acessando os Trending Topics no Twitter

Ficar de olho nos trending topics pode enriquecer a sua estratégia de conteúdo, permitindo que você aproveite temas populares para criar conteúdo relevante, atual e até mesmo entrar em conversas estratégicas com seu público nas diversas redes sociais! Para uma estratégia de Real Time Marketing é praticamente obrigatório ficar de olho nos Trending Topics!

Aqui estão as etapas para acessar os trending topics pelo celular:

Abra o aplicativo e clique no ícone da lupa na parte inferior.

trending-topics-1: tela twitter

Escolha a opção “Assuntos do Momento”.

trending-topics-2: tela twitter

Pronto, agora você pode visualizar os trending topics!

trending-topics-3: tela twitter

Para acessar os trending topics pelo computador:

Clique no ícone “Explorar” na barra lateral direita.

trending-topics-4: tela twitter

Selecione “Assuntos do momento” no topo.

trending-topics-5: tela twitter

Agora você pode ver todas as trending topics do momento!

trending-topics-3: tela twitter

Explorando os Trending Topics Globais

Ao seguir os tutoriais acima, você poderá ver os trending topics com base na sua região atual. Se desejar conferir os principais temas discutidos em outros países, é simples fazer essa alteração nas configurações. O processo é semelhante tanto no computador quanto no celular.

Acesse as trending topics no Twitter pelo navegador e depois clique no ícone da engrenagem e desmarque a opção “Mostrar conteúdo neste local”.

trending-topics-7: tela twitter

Selecione “Explorar locais” na opção que aparecer.

trending-topics-8: tela twitter

Escolha um país e feche a janela para visualizar os principais temas desse local.

trending-topics-9: tela twitter

Ganhe Visibilidade nos Trending Topics

Engana-se quem acredita que basta twittar algo com a hashtag do momento para entrar nos trending topics. O Twitter possui um algoritmo que define quais tweets aparecerão nessa seção.

Para aumentar suas chances de destaque, considere:

  • Criar uma hashtag única para sua marca.
  • Publicar no horário em que seu público está mais ativo.
  • Incentivar o engajamento em seus tweets.
  • Usar mídias como fotos e GIFs para estimular interações.
  • Encorajar seu público a twittar com a hashtag.

Ao seguir essas diretrizes, sua marca poderá alcançar os trending topics organicamente. Contudo, também é possível obter destaque por meio de anúncios.

Anunciando nos Trending Topics

Você pode aproveitar os anúncios pagos do “Trend Takeover” para aparecer nos trending topics. Com esse recurso, é possível manter um tópico em destaque por 24 horas.

trending-topics-10: tela twitter
fonte: https://marketing.twitter.com/pt/solutions/a-solucao-de-anuncio-que-posiciona-sua-marca-no-lugar-mais-premi

Também há a opção de destacar seu tópico no topo da página de Assuntos do Momento com um vídeo. Para criar esses anúncios, é necessário ter uma conta empresarial no Twitter e seguir as diretrizes editoriais para manter a qualidade das promoções.

Ferramentas de Monitoramento de Tendências

Além do Twitter, outras ferramentas podem auxiliar na identificação de tendências. Se liga:

  1. Google Trends: Permite identificar os assuntos mais buscados, filtrando por região e analisando o interesse ao longo do tempo.
  2. LinkedIn B2B Trends: Oferece pesquisas, dados e tendências atuais para o mercado B2B.
  3. YouTube Culture Trends: Apresenta os principais conteúdos em alta no YouTube.
  4. TikTok Tok Board: Mostra as músicas em voga para incrementar seus vídeos no TikTok.

Agora que você já sabe como utilizar os Trending Topics – e outras ferramentas de monitoramento de tendências – para criar conteúdo incrível, que tal ir pra prática e aplicar todo esse conhecimento no seu Planejamento de Conteúdo para Mídias Sociais? Nós preparamos um curso grátis – com certificado – para você aprender como fazer isso! Tá aqui ó:

Curso Planejamento de Conteúdo para Social Media, com Rafael Kiso.

Agende posts com a mLabs e
economize horas de trabalho!

VOCÊ ACABA DE GANHAR 30 dias grátis

Gerencie todas as mídias sociais

por 30 dias grátis