Pesquisar

Tire suas dúvidas sobre o Fleets do Twitter e como ele pode ajudar na estratégia de marketing

Tire suas dúvidas sobre o Fleets do Twitter e como ele pode ajudar na estratégia de marketing
Avatar de mLabs

Por

Publicado em

O modelo de conteúdos temporários se tornou uma tendência nas redes sociais e já marca presença no Instagram, no Facebook, no LinkedIn e até no WhatsApp.  

Em 2020, o Fleets do Twitter foi lançado com uma mecânica semelhante ao do Stories do Instagram, publicações que ficam disponíveis para visualização por 24 horas. 

Com ele, a rede social somou mais um recurso que pode ser utilizado na interação entre os perfis, ajudando a quem utiliza o Twitter nas estratégias de marketing.  

O que é Fleets e qual o significado da palavra? 

O Fleets é um recurso de compartilhamento de mensagens temporárias. Elas ficam disponíveis para os seguidores pelo período de 24 horas e depois desaparecem — característica semelhante ao Stories do Instagram e ao Status do WhatsApp.  

imagem de um banner publicitário com chamada para testar a gestão de redes sociais da mLabs

O recurso começou a ser testado no Brasil em março de 2020 e, ao longo dos meses do ano,  ganhou espaço em outros países como a Itália, Índia e Coreia do Sul. Atualmente, já está inserido no cardápio de funções do Twitter em todo o mundo. 

Como uma curiosidade, a palavra “Fleets” vem do inglês e é um adjetivo utilizado como sinônimo para rápido, ligeiro, veloz ou passageiro. Como as publicações no Fleets do Twitter são temporárias, dá para entender o porquê de escolherem esse nome, né? 

O Fleets permite que o usuário interaja de uma forma totalmente diferente no Twitter. As mensagens são destacadas em um menu exclusivo e, diferente do tweet, não recebe interação direta por curtida, comentários públicos ou retweets

Por que foi criado um recurso de Status no Twitter? 

O Fleets foi introduzido no Twitter como uma proposta de oferecer uma forma de publicar conteúdos que não ficam marcados para sempre na plataforma.  

Em entrevista, o Head de Produto do Twitter, Kayvon Beykpour, afirmou: “eu vejo isso (conteúdos efêmeros) como uma outra dimensão que é realmente importante para os consumidores: em algumas circunstâncias específicas quando você quer conversar com pessoas, mas não tem certeza de que deseja que aquilo dure para sempre”. 

Além disso, segundo o próprio Twitter, uma das maiores preocupações dos usuários é o medo de postar algo que fique para sempre, gerando uma insegurança em relação às pressões de julgamento. 

Como funciona o Stories do Twitter? 

O mecanismo do Fleets é muito simples, ainda mais se você já está fez alguma publicação no Stories do Instagram ou Status do WhatsApp.  

Mas, com algumas diferenças, o Fleets só aparece na versão mobile, diferente das outras redes sociais.  

Qualquer pessoa pode acessá-lo com apenas um clique no topo do feed — enquanto estiver no período de 24h de visualização. 

O perfil brasileiro do Twitter fez um vídeo para explicar como usar a função 

Os conteúdos efêmeros podem incluir texto, vídeos, GIFS ou fotos. As pessoas podem responder ao Fleet tocando em “enviar uma mensagem” ou no ícone de emoji que aparece no canto inferior do conteúdo publicado. 

Como publicar um Fleets? 

Para publicar um Fleets é necessário que você tenha um smartphone e esteja logado na conta do Twitter. 

  1. na barra superior da timeline, clique sobre a imagem do perfil que aparece com um símbolo de + no canto inferior direito 
  2. escolha o formato do conteúdo que você vai publicar: texto, foto da galeria, captura da câmera, GIF etc.  
  3. clique no botão “Fleet” que fica no canto superior direito da tela para fazer a publicação. 

Se você vai publicar um vídeo ou um arquivo em formato GIF saiba que ele precisa ter, no máximo, 2 minutos e 20 segundos ou 512 MB. 

Alguns usuários — principalmente os de conta verificadas — podem publicar vídeos mais longos, de até 10 minutos. Mas, não há uma regra específica da rede social para determinar quem tem esse direito ou como adquiri-lo. 

Os conteúdos em texto também precisam respeitar o limite de 240 caracteres para ser publicado. 

Como publicar um tweet por Fleets? 

Além dos modos de publicações específicos, também é possível publicar um tweet no Fleets.  

Com apenas dois toques, você compartilha uma das suas mensagens publicadas na timeline no Fleet e destaca a informação para os seus seguidores. 

Para fazer isso é muito simples, só seguir os seguintes passos: 

  1. clique no botão de compartilhar no Tweet; 
  2. toque em “compartilhar em um Fleet”;
  3. redimensione ou gire o Tweet ao seu gosto, podendo adicionar reações ou emoji; 
  4. toque em “Fleet” para publicar o Tweet. 

Como tweetar um Fleet? 

O caminho inverso também é possível! 

Você pode tweetar o seu Fleet, fazendo com que a mensagem não desapareça após o período de 24 horas.  

É importante destacar que apenas o perfil autor do Fleet é que poderá fazer esse tipo de ação, trazendo a mensagem temporária para a timeline do Twitter. 

  1. abra o Fleet publicado; 
  2. clique nos três pontos que fica no canto superior direito da tela; 
  3. selecione a opção “Tweetar isso”. 

Como faço para ver um Fleets publicado? 

O Fleets tem uma barra especial e feita só para ele na timeline, e há duas formas de conseguir visualizar um Fleets publicado: 

  • os seguidores vão ver o perfil em destaque na barra superior da timeline envolto de um círculo azul, ao clicar, aparecerá o conteúdo; 
  • quem não for seguidor precisa entrar no perfil da pessoa e, ao clicar na foto de perfil, poderá escolher a opção “visualizar Fleets”. 

Ah! É importante destacar que os Fleets só ficam protegidos — ou seja, sem publicação aberta a todo o público — se os seus Tweets estiverem configurados com a privacidade fechada. 

Como usar o Fleets na sua estratégia de marketing? 

A marca precisa estar presente nas redes sociais onde está o seu público, certo? Mas além disso, é fundamental saber utilizar os recursos para favorecer a experiência da persona nas interações que acontecerem. 

Por isso, listamos diferentes maneiras de usar o Fleets dentro da estratégia de marketing da marca. 

1. Faça uma pergunta para os seguidores 

Uma das estratégias para conseguir engajar as pessoas com o conteúdo é instigando a curiosidade.  

No Fleets você pode fazer perguntas e receber respostas direto na sua DM, sem precisar expor nenhum dos seus seguidores na timeline.  

É possível perguntar sobre o que os seguidores acharam das novidades lançadas pela marca, considerações sobre algum produto ou serviço específico, se eles já acessaram o seu e-commerce para conferir as promoções etc. 

Como a resposta não será publicada de forma aberta, as chances de conseguir um retorno honesto dos seus seguidores para a pergunta levantada é ainda maior. Afinal, não haverá a insegurança da alta exposição. 

A marca precisa fazer isso jogar ao seu favor e explorar as questões que ficarão disponíveis por 24 horas. Dá para conhecer muito mais sobre a sua persona e elaborar estratégias de conteúdo mais personalizadas! 

2. Apresente ofertas temporárias 

Quer aumentar as vendas? Aproveite o Fleets para fazer anúncios de promoções e ofertas instantâneas. 

Ao aproveitar a característica de ser uma mensagem que apaga em 24 horas, é possível fazer uma “queima de estoque” ou “promoção relâmpago” diferenciada, oferecendo um cupom promocional que ficará válido apenas por um dia. 

As pessoas que visualizarem o Fleets a tempo, poderão aproveitar essa oportunidade. Para deixar ainda mais intrigante a ação, é possível fazer tweets na timeline falando sobre ter uma “novidade imperdível no Fleets”. 

3. Compartilhe conteúdos feitos pelos clientes (UGC) 

User-Generated Content (UGC) é um conteúdo gerado de forma espontânea pelos clientes sobre os produtos e serviços da empresa. 

No Fleets você pode compartilhar os tweets que estiverem menção direta ou indireta para a marca, servindo como uma prova social da qualidade dos produtos.  

Além disso, o compartilhamento gera uma aproximação entre o cliente e a marca. Ele se sente valorizado por ser enxergado pela empresa que admira e fica mais perto de uma fidelização. 

imagem de um banner publicitário com uma chamada para teste do recurso calendário da mlabs

4. Destaque o conteúdo dos tweets diários 

O Twitter conta com 230 milhões de usuários cadastrados, sendo que o Brasil ocupa a quinta posição dentre os países com mais pessoas utilizando a plataforma. 

Isso significa que o fluxo de informações em mensagens publicadas diariamente no timeline é insanamente grande e a sua mensagem pode ficar perdida no meio de tanta coisa. 

O Fleets pode ajudar o seu conteúdo a se destacar da multidão. Como há uma barra específica para o recurso, quando você publica algo de novo o seu perfil aparecerá em destaque acima da timeline de todos os seus seguidores.  

A ordem dos Fleets também segue a cronologia de postagens. Ou seja, se você publicou um Fleets em um horário mais recente do que outros perfis, o seu ficará na primeira posição dessa barra destacada. 

Dessa forma, a sua publicação sai da competição da timeline e fica em evidência para os seus seguidores. 

5. Humanize a marca mostrando bastidores 

Por fim, outra forma de conseguir utilizar o Fleets na estratégia de marketing no Twitter é com conteúdos feitos dos bastidores da empresa. 

Você pode publicar cenas da rotina de trabalho, de interações dos colaboradores, mostrar como são feitos os produtos etc. 

Essa abordagem ajuda a aproximar os seguidores da empresa, humanizando a marca e mostrando que ela é feita com carinho e pensando nos clientes. 

Não importa o tamanho da empresa, o importante é mostrar aos seguidores o dia a dia em vídeos e fotos. 

Como descobrir quem viu os Fleets publicados? 

Mas não adianta nada publicar um Fleets considerando toda a sua estratégia se você não souber quem o visualizou, não é mesmo? 

Para acompanhar quem são as pessoas que estão vendo as suas publicações temporárias, abrir o Fleets publicado e tocar no texto “Visto por” que fica na parte inferior. 

Uma lista com os perfis — sejam eles abertos ou fechados — que visualizaram o seu conteúdo vai aparecer, dando uma noção de quem é o público que não perde as suas atualizações. 

Para onde vão os Fleets depois de 24 horas? 

De acordo com o Twitter, a rede social mantém salva uma cópia de todos os Fleets enviados por um tempo limitado depois que expiram ou são excluídos. 

Essa medida é até uma maneira de garantir a segurança da rede social, monitorando conteúdos que violam os termos e regras.  

O Twitter não informa por quanto tempo ele armazena o Fleets para fazer essa análise. Mas além dele, ninguém tem acesso a um conteúdo que expirou ou foi apagado. Nem mesmo o autor consegue rever o Fleets que fez há dias. 

O Fleets Twitter é um recurso que está ganhando cada dia mais popularidade no Brasil, com conteúdos que instigam a curiosidade das pessoas e geram engajamento direto por mensagens.  

Para deixar você ainda mais por dentro dessa rede social e os seus recursos, preparamos um artigo que fala sobre como utilizar o Twitter nas estratégias de marketing

Agende posts com a mLabs e economize horas de trabalho!

Gerencie todas as mídias sociais por 30 dias grátis

redes-sociais-banner

VOCÊ ACABA DE GANHAR 30 dias grátis