Com as mídias sociais cada vez mais preparadas para que você se informe, entretenha e compre diretamente pela plataforma, estamos a ponto de viver uma mudança no e-commerce brasileiro.
Nesta edição, vamos explorar o comportamento de consumo online dos brasileiros e as novidades no e-commerce. Tudo com base em dados reais.
O que realmente faz o brasileiro comprar online?
Veja abaixo os dados da NP Digital e Opinion Box, sobre o Consumo Digital no Brasil:

As ofertas seguem reinando como principal fator de decisão.
Essa mesma pesquisa mostra que:
- 56,4% dos entrevistados esperam datas especiais para comprar.
- E a Geração Z, em específico, lidera essa espera por ocasiões específicas para compra com 71,7%.
Preço, comodidade e facilidade de comparação. Mas além desses 3 fatores, o que mais pesa para a tomada de decisão? A confiança.
O que aumenta a confiança dos clientes antes da compra?
71,5% das pessoas confiam mais em avaliações de outros clientes na hora de comprar online. Isso mostra que a prova social e o conteúdo gerado por usuários (UGC) tem mais poder de persuasão do que qualquer coisa.

O UGC não é só sobre reviews espontâneos. Hoje, o modelo UGC Creator ganha força: são criadores que produzem conteúdo com aparência 100% orgânica, simulando a experiência real de compra e uso do produto. Isso gera conexão e confiança imediata. Mas a dúvida que fica, isso é autêntico?
O ideal é criar campanhas que incentivem clientes reais a postarem seus próprios vídeos e avaliações. Esse é o UGC raiz. Deixe o UGC Creator para os anúncios em campanhas e posts no próprio perfil da marca.
Um olhar mais profundo: como é o comportamento de compra do brasileiro?
Toda semana ou algumas vezes ao mês? Veja com que frequência os brasileiros compram online, com base em mais de 2 mil respostas:

Mas a partir dessa visão macro, como consumidores dentro de recortes específicos como faixa etária e classe social se comportam?
Vamos aos dados:

Dentro do recorte geracional, a Geração Z (nascida entre 1996 -2010) já está comprando mais do que os millennials (nascidos entre 1981 – 1995)
- Gen Z: 25% compra online mais de 1x por semana
- Millennials: apenas 18,9%
Sobre o comportamento de compra, 67% da Gen Z pesquisa antes de fazer uma compra online. Porém, 11% admite comprar no impulso, sem pesquisar antes.
TikTok Shop e a revolução no e-commerce brasileiro
O TikTok Shop chegou oficialmente no Brasil em maio com o intuito de transformar a forma como os brasileiros compram online.

Mas essa não é apenas uma entrada da plataforma no e-commerce. É uma transformação muito mais profunda, porque une descoberta, entretenimento e transação em um só lugar.
Na prática, a integração entre conteúdo e compra está encurtando drasticamente o tempo de decisão do consumidor. O que gera a combinação perfeita entre impulso e conveniência: o usuário vê um vídeo ou uma live, se interessa pelo produto e compra ali mesmo, sem sair do app. Tudo isso em menos de sete minutos.
Essa nova ferramenta abre um leque de oportunidades para todos os envolvidos no ecossistema de marketing e vendas:
- Marcas: quem se posicionar primeiro tem mais chances de se tornar referência na plataforma.
- Agências: vão se destacar aquelas que souberem ajudar as marcas a criarem conteúdo adaptado ao TikTok e a recrutarem vendedores carismáticos para as lives.
- Influenciadores: com comissões por venda em tempo real, essa é uma nova forma de monetização. O foco migra do engajamento para a conversão.
- Social commerce: a fusão que a concorrência ainda não conseguiu entregar.
Enquanto plataformas como Mercado Livre e Shopee tentam investir no live shopping, elas ainda não oferecem uma experiência de compra integrada com mídia social como o TikTok.
Já o Instagram, por exemplo, ainda insiste em redirecionar o usuário para fora do app, perdendo eficiência em um momento em que a rejeição a anúncios cresce.
A proposta do TikTok Shop é clara: tornar a jornada de compra parte natural do entretenimento. E, ao que tudo indica, o mercado está pronto — ou pelo menos atento — para essa transformação.
A lógica por trás de tudo isso
Se as pessoas compram online com frequência, sua marca precisa estar presente o tempo todo na cabeça delas, não só quando tem oferta no ar. A construção da escolha começa muito antes da decisão de comprar algo.
Quem publica só para vender, vende menos. Faz a tal panfletagem digital. O conteúdo precisa entreter, educar, tirar dúvidas, antecipar objeções e mostrar o valor do que você sabe enquanto especialista, para que a lembrança de marca aconteça e o aumento da intenção de compra também.
A base precisa ser aquecida diariamente com conteúdo e não com propaganda. Mostre como a sua marca vai além do seu produto ou serviço, use as mídias sociais como ambientes sociais, é sobre relacionamentos, diálogo e não monólogo.
O consumidor já decidiu. Ele só está esperando a marca certa cruzar o caminho dele no ambiente digital.
Faz sentido?
![KISO INSIGHTS 67 [Kiso Insights] Social Commerce: o futuro do e-commerce nas redes sociais](https://mlabs-wordpress-site.s3.amazonaws.com/wp-content/uploads/2025/06/CAPAS-BLOG-KISO-INSIGHTS-32.png)



