Site Mlabs
Teste Grátis
Entrar
 
 
 
mLabs: Gerenciamento de Redes Sociais em um só lugar!
  • Mlabs
    • Funcionalidades
    • Dúvidas
    • Contato
  • Marketing Digital
    • Gerenciamento de redes sociaisFazer uma boa gestão de redes sociais não é uma tarefa simples! Além de muita organização, estratégia e ferramentas, é preciso estar sempre atualizado! Nesta seção, você irá encontrar posts com: Dicas para gerenciamento de redes sociais Melhores estratégias para mídias sociais Ferramentas indispensáveis para gerenciar redes sociais Entre outros!
    • Google AdsO Google Ads é uma ferramenta essencial para fazer o seu negócio crescer no mecanismo de busca! Nesta seção, você encontrará posts com: Dicas para criar uma campanha de impulsionamento; Melhores estratégias considerando os tipos de anúncios; Passo a passo de como criar a sua conta; As principais métricas para monitoramento. Entre outros!
    • Google AnalyticsO Google Analytics é uma ferramenta essencial para monitorar a sua atuação online e traçar estratégias consistentes! Nesta seção, você encontrará posts com: Dicas para análise completa da sua presença online; Explicações sobre as principais métricas do Google Analytics; Estratégias indispensáveis para melhorar a sua performance. Entre outros!
    • Marketing DigitalMarketing Digital é o conjunto de ações que uma marca pratica visando atrair novos clientes, relacionar-se com eles e fidelizá-los através do ambiente digital. As redes sociais, blogs e sites são os principais canais para isso. Nesta categoria você encontrará posts sobre: Estratégias de Marketing Digital (Inbound e Outbound Marketing, Marketing de Conteúdo, SEO, e-mail marketing e redes sociais) Dicas de como otimizar suas ações de Marketing Digital Hacks, tutoriais e cases de Marketing Digital Novidades sobre Marketing Digital Entre outros!
    • Social MediaSocial media ou mídias sociais são os canais de comunicação online que visam promover o relacionamento entre as marcas e seu público no ambiente digital. Mas, não se confunda: redes sociais, blogs e sites são apenas plataformas! Quem faz desses ambientes canais de comunicação efetivos para uma marca são os profissionais por trás dos posts! E, justamente por isso, eles são conhecidos como “social media”. Nesta seção você encontrará posts sobre: O que faz um social media Cursos para social media Dicas de carreira e produtividade Fontes de estudo Ferramentas de trabalho nas redes sociais Entre outros!
  • Redes sociais
    • FacebookO Facebook é a maior rede social do mundo e, por isso, um canal indispensável para o Marketing Digital. Nesta categoria você encontrará: Dicas de como fazer marketing digital com o Facebook Guias e tutorias das principais funcionalidades do Facebook para marcas Notícias e novidades dessa rede social Hacks e estratégias de social media para Facebook E muito mais!
    • InstagramA mais famosa rede social para compartilhamento de fotos, vídeos e Stories, o Instagram é líder em engajamento! Nesta categoria, você encontrará posts exclusivos com: Dicas para ganhar mais seguidores no Instagram Estratégias de marketing no Instagram Guias e tutorias sobre as funcionalidades do Instagram para empresas Novidades e atualizações do Instagram (e Instagram Stories!) Entre outros!
    • TwitterCriado como serviço de microblogging, o Twitter evoluiu suas funcionalidades e é hoje uma rede social completa para empresas! Nesta categoria você encontrará posts sobre: Como fazer marketing no Twitter Estratégias e dicas para Twitter Atualizações, novidades e tutoriais para Twitter E muito mais!
    • LinkedInO LinkedIn é a maior rede social para negócios da atualidade! Nesta seção, você descobrirá como o LinkedIn pode ser usado em uma estratégia de marketing e também encontrará posts com: Dicas e estratégias de marketing digital com o LinkedIn Novidades e atualizações da rede social Guias e tutoriais das funcionalidades do LinkedIn Entre outros!
    • PinterestCriar imagens e templates para publicação de conteúdos nas redes sociais! Uma rede social para reservar as melhores imagens e publicar conteúdos de inspiração para todos os usuários. Nesta seção, você encontrará posts com: Dicas para utilizar o Pinterest da melhor maneira possível; Melhores estratégias para adotar com o Pinterest para empresas; Guias de publicação e compreensão das funcionalidades da rede social; Passo a passo de como criar e publicar. Entre outros!
    • TikTokO TikTok tornou-se um fenômeno internacional, conquistando milhares de usuários! Você não pode deixar de incluir um perfil nessa rede social na sua estratégia de Marketing Digital. Nesta categoria você encontrará: Dicas de como fazer marketing digital com o TikTok; Guias e tutorias para as principais funcionalidades do TikTok para empresas; Notícias e atualizações da rede social; Hacks e estratégias para de social media para TikTock; Como fazer engajamento no TikTok. E muito mais!
    • TelegramO Telegram é uma das redes sociais que mais tem crescido nos últimos anos, fundamental para o Marketing Digital! Nesta categoria você encontrará: dicas de como fazer marketing digital com o Telegram; guias e tutorias das principais funcionalidades do Telegram; notícias e novidades dessa rede social; hacks e estratégias de social media para o Telegram. E muito mais!
    • WhatsAppWhatsApp Messenger é um app de mensagens instantâneas e chamadas de voz criado para usuários de dispositivos móveis. Mas, ele também é uma plataforma incrível para o Marketing Digital. Nesta categoria você encontrará posts sobre: Como fazer marketing com o WhatsApp Novidades do WhatsApp Dicas e estratégias para WhatsApp Entre outros!
    • YouTubeO YouTube é maior rede de compartilhamento de vídeos do mundo! Criada para ser um canal pessoal de vídeos, o YouTube evoluiu suas funcionalidades e é hoje uma rede social valiosa para as marcas que querem construir seu posicionamento digital. Nesta categoria você verá posts sobre: Estratégias de marketing digital para YouTube; Dicas, tutorias e guias para produção de vídeos no YouTube; Novidades e funcionalidades do YouTube. Entre outros!
  • Materiais Gratuitos
  • Templates
    • Facebook
    • Instagram
    • Twitter
    • LinkedIn
    • YouTube
  • Ferramentas Grátis
    • Calendário

    Pesquisar

    Dicas de WhatsApp para empresas: tenha resultados incríveis!

    WhatsApp
    4 de julho de 2019
    Dicas de WhatsApp para empresas: tenha resultados incríveis!
    Avatar de mLabs

    Por

    mLabs

    Publicado em

    4 de julho de 2019

    Sumário:

    O WhatsApp já é uma realidade para muitas empresas hoje. 

    Além de um canal de vendas, a rede social funciona como um meio de comunicação super efetivo com os clientes, facilitando esse contato e tornando-o mais rápido e ágil.

    Mas, apesar de parecer simples, a ferramenta do dia a dia de 200 milhões de usuários brasileiros requer alguns cuidados e estratégias para ser realmente efetiva no marketing. E, para te ajudar nisso, separamos algumas das melhores dicas de whatsapp para empresas neste post! Se liga!

    Use o WhatsApp Business!

    Também chamado de WhatsApp Business, o app exclusivo do WhatsApp para empresas não tem muitos segredos. 

    Ele é bem parecido com o modo pessoal, porém, você cria uma conta profissional nele e há alguns recursos a mais que ajudam na gestão do canal.

    Algumas das principais vantagens do WhatsApp Business são:

    • Entrega de notificações automáticas; 
    • Adição de informações como endereço, e-mail, site e descrição da empresa no perfil;
    • Tags para organizar contatos (novos clientes, pagamentos pendentes, etc);
    • Acesso a métricas como número de mensagens enviadas com sucesso, mensagens entregues e lidas…

    Tenha um número dedicado

    O erro de muitas pessoas é misturar as contas pessoais e profissionais. Não faça isso! 

    Tenha um número apenas para cuidar da conta profissional outro para uso próprio. Você também pode deixar uma mensagem automática com seu horário de atendimento, ou mesmo informá-lo na descrição.

    Forneça todas as informações necessárias

    Como dissemos lá em cima, quem usa o WhatsApp Business pode adicionar diversas informações sobre a marca. Quanto mais detalhes você passar aos seus usuários, mais credibilidade terá, além de melhorar a comunicação.

    Por exemplo, caso seja o perfil de uma loja de roupas, deixe claro que o envio é para todo o Brasil.

    Facilite também a vida do usuário colocando links diretos para o maps com o local da loja, por exemplo. 

    Outras informações que podem (e devem) conter são: 

    • horário de funcionamento;
    • endereço do site/redes sociais/e-mail;
    • segmento;
    • descrição;
    • endereço físico.

    Comunique-se do jeito certo!

    Não é porque você está neste app que a comunicação pode ser de qualquer jeito. Lembre-se de que é um WhatsApp de marca!

    Vale reservar um tempo para entender melhor o seu público e adequar o seu tom de voz no aplicativo. Erros gramaticais ou de digitação podem sujar a imagem de uma marca. Já o uso  de gírias casuais, emojis e figurinhas estão liberados caso faça parte da linguagem do seu público.

    Seja organizado!

    Crie listas para facilitar a visualização do seu público. Utilizar o recurso de etiquetas pode ajudar muito nesse caso. 

    Organize os contatos ou conversas por etiquetas, uma de cor diferente da outra, para sinalizar alguns detalhes sobre aqueles usuários. Por exemplo, você pode colocar clientes fidelidade em uma etiqueta diferente dos novos clientes. 

    Dessa forma, saberá o tipo de mensagem mais adequada para cada grupo. 

    Cuidado com o excesso de mensagens

    O aplicativo é um canal onde as pessoas costumam trocar muitas, mas muitas mensagens. Porém, quando usado por empresas, esse cenário é um pouco diferente. 

    É válido mandar uma mensagem ou outra para falar de alguma novidade, evento ou promoção, mas nada de ficar incomodando seu cliente com diversas notificações.

    Não faça com que vire uma verdadeira caixa de spam! Lembre-se de que esse canal é para facilitar e aproximar seu contato com o cliente. 

    Faça a divulgação do número em outros canais

    Divulgue nas redes sociais que você está com um WhatsApp para empresas. Explique qual será o intuito do número comercial: trazer novidades, tirar dúvidas, agendar visitas, etc. 

    Aproveite e crie um link para que as pessoas cliquem e entrem automaticamente no seu grupo, caso tenha um. Mas faça com que elas queiram entrar no grupo de forma voluntária, uma vez que algumas pessoas não se sentem muito confortável com esse formato. 

    Nunca se esqueça de responder seus clientes

    A partir do momento que a empresa tem um número, não existe a opção de responder somente de vez em quando, é preciso ficar atento ao aplicativo e atender seus clientes de uma forma prestativa e atenciosa.

    Ser rápido aqui também é fundamental. As pessoas estão cada vez mais imediatistas e, alguns minutos de demora a mais podem representar uma venda a menos. Então, respeite seu horário de atendimento mas, dentro dele, seja ágil.

    Fique de olho na lei geral de proteção de dados

    A partir de 2020, todas as empresas precisarão olhar com muito mais cuidado na hora de se comunicar com seu público na internet. Isso porque qualquer APP, site, landing page ou rede social que coletar dados pessoais de alguém precisará ter um termo claro de aceite do usuário para acesso ao dado.

    E, o WhatsApp será um desses canais. 

    Mas, o que isso significa, na prática?

    Em primeiro lugar, você precisa saber que só poderá enviar mensagens via WhatsApp para alguém se ela tiver concordado formalmente com isso e, claro, com as maneiras com que você usará os dados coletados. Isso significa, por exemplo, que você precisará criar uma Política de Privacidade e solicitar o aceite dela sempre que coletar o dado (como número de WhatsApp de alguém).

    Essa política deverá informar também como os dados do usuário poderão ser aproveitados. Se você vai enviar descontos e novidades, se vai usar para otimizar outras campanhas, entre outros.

    Nós sabemos que esse assunto ainda é novo para muita gente, inclusive profissionais de marketing mais experientes. Mas, fique ligado e certifique-se de que suas iniciativas estejam de acordo com a nova lei.

    Curtiu as nossas dicas de WhatsApp para empresas? Veja em nosso blog mais vantagens de fazer marketing no WhatsApp! 

    Posts Relacionados

    CAPAS BLOG KISO INSIGHTS (38)
    6 de setembro de 2025

    [Kiso Insights] WhatsApp para suporte, vendas, CRM e mídia: saiba como fazer

    Novidades do WhatsApp
    20 de agosto de 2025

    Atualizou? As novidades do WhatsApp em 2025

    Status do WhatsApp
    28 de abril de 2025

    Status do WhatsApp: sua marca no radar de contatinhos de cliente

    • Agendamento de posts
    • Relatórios de Redes Sociais
    • Aprovação de Posts
    • Calendário
    • Ads
    • mLabs Analytics
    • mLabs Insights
    • Gerenciador do Facebook
    • Gerenciador do Instagram
    • Gerenciador do X (Twitter)
    • Gerenciador do LinkedIn
    • Gerenciador do Pinterest
    • Gerenciador do Youtube
    • Programar posts no Facebook
    • Programar posts no Instagram
    • Relatórios do Facebook
    • Relatórios do Instagram
    • Relatórios do LinkedIn
    • Planos e Preços
    • mLabs Partners
    • Programa de Afiliados
    • Blog
    • Central de ajuda
    • Fale Conosco
    • Acessibilidade
    • Mapa do site
    • Política de Privacidade
    • Portal da Privacidade
    • Termos de Uso
    • Preferência de Cookies
    • Carreiras

    Siga a mLabs

    • Instagram
    • Facebook
    • linkedin
    • Youtube

    Reconhecimentos

    © 2025 mLabs Software S.A. All Rights Reserved.

     Avenida Cassiano Ricardo, 601 – São José dos Campos, SP – Brasil – 12246-870

    Agende posts com a mLabs e economize horas de trabalho!

    Gerencie todas as mídias sociais por 30 dias grátis

    redes-sociais-banner

    VOCÊ ACABA DE GANHAR 30 dias grátis

    CRIAR CONTA