Dia das Crianças nas redes sociais: 5 dicas para se inspirar!

Dia das crianças nas redes sociais: imagem de um menino vestido de camiseta amarela e bermuda azul ajeitando uma bola no chão para brincar. A criança está na rua e algumas casas aparecem de fundo.

Está decidindo se deve ou não fazer uma ação de dia das crianças nas redes sociais? 🤔

Não pense duas vezes e vai pra cima! 💥

Essa data é uma das mais movimentadas do comércio e, com certeza, merece uma atenção especial.

Além de ser muito boa para impulsionar as vendas, é altamente engajadora por trazer recordações da infância e valores que os consumidores apoiam.

Então, mesmo que você não tenha produtos do nicho para comercializar, não deixe de elaborar uma estratégia de comunicação direcionada para essa data.

Veja neste post, dicas de ações de marketing nas redes sociais para você se inspirar e arrasar nos resultados. Confira!

1. Aposte em ação social

As ações sociais envolvem o apoio a instituições e causas relacionadas às crianças. Elas são ótimas em qualquer época do ano, mas podem ser intensificadas nessa época, não é mesmo?

Isso porque para os consumidores, principalmente aqueles que são usuários de redes sociais, comprar ou contratar serviços de uma empresa socialmente engajada com uma causa é muito relevante.

Seja a favor da sustentabilidade ou da infância e juventude, levantar uma bandeira social faz com que potenciais clientes se conectem emocionalmente com a marca. 😍

Um bom exemplo disso é a campanha da marca Ypê no natal de 2016 (ok, não é dia das crianças, mas é para inspirar!).

Como as crianças não são seu público-alvo, mas os pais sim. A marca tentou cativar os adultos com uma campanha de ação social lindíssima.

Ela convocou seus colaboradores para doarem roupas antigas que posteriormente foram transformadas em brinquedos e doadas no projeto social da Ypê que já existe há mais de 40 anos.

Dá uma olhada no vídeo da campanha!

2. Pegue um tema infantil para chamar de seu

Tem muito tema infantil para pouco dia das crianças, essa é a dura realidade. Mas, não se preocupe em deixar um ou outro de fora, pois ano que vem tem mais. 😉

A sua preocupação deve ser com relação à licença de uso de alguns personagens para não infringir os direitos autorais de imagem, combinado?

De resto, fique tranquilo. Existem milhares de temas que podem ser trabalhados para aumentar o engajamento nas redes sociais.

A Netflix, por exemplo, fez uma campanha tempos atrás para anunciar a nova temporada de uma de suas séries.

A marca chamou uma personagem real, a Xuxa, para fazer chamadas divertidas sobre o lançamento dos novos episódios de Stranger Things.

Se você não viu, spoiler: tem o “senta lá, Cláudia”, olha só!

3. Incentive a doação de brinquedos

Já pensou em convocar seus seguidores para fazer doações de brinquedos? Ou promover uma ação de incentivo para  resgatar as memórias da infância e doar brinquedos antigos?

A Estrela e a Cabify (empresa que oferece um serviço de transporte privado, como o Uber) fizeram uma campanha superinteressante,  a “Para você chegar bem, relembrando os melhores momentos da sua vida”!

Primeiro, postaram enquetes nostálgicas sobre os brinquedos da marca, convidando seus seguidores a dizerem qual eles mais curtiam, ou qual eles não ganharam de presente.

Depois, colocaram o brinquedo Genius, aquele que você tem que repetir uma sequência de cores, em diversos carros que rodam em Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre.

Por fim, depois de resgatar a memória da infância e proporcionar uma viagem mais divertida no carro, a Estrela recolheu todos os brinquedos e doou para uma Instituição Social Infanto Juvenil. Demais, não é mesmo?

4. Dê brindes para os seguidores

Outra ação bacana que você pode fazer nas redes sociais para reconhecer e se relacionar com os seguidores da marca é premiá-los!

Pense, se eles já curtem, compartilham e comentam os posts da marca gratuitamente, com uma campanha de brindes, você aumenta, ainda mais, o alcance da marca.

As recompensas não precisam ser necessariamente físicas, embora enviar brindes da marca ou até mesmo produtos comercializados também sejam boas ideias.

A Lego, por exemplo, sempre usa essas datas para lançar novas linhas de seus produtos, principalmente os licenciados.

A Chili Beans também já mandou bem com essa estratégia de brindes. Ela ofereceu copos licenciados da Barbie e do Hot Wheels com batons ou lanternas para os clientes que comprassem produtos da linha infantil de óculos da marca.

Dia das crianças nas redes sociais: imagem dos brindes da Chilli Beans

5. Brinque com o dia das crianças nas redes sociais

Todo mundo adora brincar, seja compartilhando memes ou fazendo piadas e, por isso, usar a criatividade para criar jogos que provoquem nostalgia nas pessoas, dá super certo!

Mas como colocar em prática nas redes sociais? É muito simples!

Você pode elaborar vídeos no Tik Tok com frases e brincadeiras que foram comuns na infância dos atuais consumidores, ou criar enquetes com personagens de desenhos animados para desafiar a memória dos seguidores, e muito mais.

Use todos os recursos das redes sociais para gerar jogos divertidos e engajadores!

A marca Paçoquita, por exemplo, usou uma influencer mirim de peso para se destacar. Ela mandou vários mimos para a Chloe, aquela menina com uma expressão impagável, sabe?

A influencer gravou um vídeo mostrando todos os produtos recebidos da marca. O grande tchãn do vídeo é a dificuldade que a garotinha norte americana tem de pronunciar o nome da marca.

Resultado: marca alcançou dimensões internacionalmente e, mesmo que não tenha sido na data comemorativa em questão, é um ótimo exemplo de brincadeira que pode se tornar meme e viralizar na Internet.

6. Organize o seu calendário para essa data

O sucesso de uma campanha, principalmente em datas sazonais, depende de uma séria de fatores.

Para tirar as ideias do papel, conseguir produzir um conteúdo criativo e não perder o “time” da publicação é importante se organizar com um calendário de marketing eficiente.

Assim, você consegue se programar ao longo dos meses para aproveitar o período que antecede a semana das crianças e, até mesmo, o pós em que alguns pais precisam trocar presentes e podem ser estimulados a fazer novas compras.

Para isso, você pode usar várias ferramentas, inclusive o próprio calendário da mLabs que concentra todas as etapas do processo – desde a produção do conteúdo até o agendamento do post nas redes sociais – em um só lugar!

Dia das crianças nas redes sociais: imagem do calendário da mLabs

O mais legal do Dia das crianças nas redes sociais é que, realmente, dá para chamar a criança que existe em você e deixar as ideias rolarem.

Além de ficar bem contextualizado, a verdade é que essa vibe também gera muitas interações (comentários, curtidas e compartilhamentos), tudo que uma marca quer nas mídias, não é mesmo?

Já pensou se a sua campanha viralizar? O que você acha que é preciso para conseguir isso? Verba, um bom design para a publicação ou um texto matador?

Comenta aqui nos comentários, vamos adorar saber suas expectativas para essa data!

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