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Como mandar mensagem automática no WhatsApp?

Como mandar mensagem automática no WhatsApp?
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O WhatsApp é usado pela maioria das pessoas e hoje já se tornou uma ferramenta de trabalho. Por isso, saber como mandar mensagem automática no WhatsApp é essencial!

Estamos falando do app mais popular do mundo, mais até que o Facebook com 200 milhões de usuários ativos mensais. Só isso já seria motivo mais do que o suficiente para utilizar o WhatsApp como uma das ferramentas para o negócio, não é mesmo?

E, com a versão Business você consegue enviar mensagens automáticas e criar um relacionamento mais íntimo com os clientes.

Conheça mais sobre esse recurso. Descubra como ele pode oferecer inúmeros benefícios para a marca, principalmente, para os resultados nas vendas. Confira!

Como mandar mensagem automática no WhatsApp?

Por conta do grande sucesso do WhatsApp, a empresa resolveu lançar a versão Business para as empresas. Dessa forma, passou a ser possível usar o app de relacionamento para ações de marketing e vendas.

Assim, as marcas podem criar mensagens automáticas e você já deve ter se deparado com alguma. Por exemplo, quando entrou em contato com uma empresa pelo app e recebeu como resposta algo do tipo “responderemos em até 24 horas”.

Mas, porque usar esse recurso? Quais benefícios a mensagem automática no WhatsApp pode trazer para a empresa? Veja abaixo alguns bons motivos!

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Aumentar a produtividade

Esse é um dos objetivos de muitas empresas, talvez de todas. Aumentar a produtividade gera uma série de benefícios, por exemplo a economia de tempo. Aquele velho ditado “time is money”!

Portanto, com um dia mais produtivo, você consegue ter mais tempo para se dedicar a atividades estratégicas como a ampliação da rede de contatos ou até mesmo uma pesquisa de mercado.

Atividades importantes que podem ser realizadas com o uso do WhatsApp para o marketing.

Melhorar a comunicação

Pelo fato da mensagem automática ser escrita e direta sobre algum assunto específico, é possível ser mais objetivo nas informações passadas para os clientes ou leads.

Você também pode usar o recurso para fazer ofertas certeiras de forma individual. Isso porque ao enviar a mensagem automática você escapa do temido algoritmo das redes sociais e da taxa de rejeição do e-mail marketing.

A comunicação é algo de extrema importância no mundo dos negócios e o que fica registrado no WhatsApp pode ser considerado um acordo firmado pelas partes. Por isso, use esse recurso com o máximo de sabedoria.

Trabalhar o engajamento

Você já deve ter se deparado com uma palavra que anda circulando muito pela Internet: engajamento.

Quando se fala em redes sociais, o engajamento com usuários é um termo que aparece com frequência devido à sua importância.

Esse termo tem muito a ver com a participação de alguém em algo e não é justamente isso que as empresas querem: que sua audiência participe ativamente das suas ações? Então, isso pode ser estimulado pelas mensagens no WhatsApp!

Existem diversos tipos de mensagens automáticas que podem ser enviadas pelo aplicativo, mais para frente vamos falar especificamente sobre elas.

O fato é que as mensagens automáticas evitam que o cliente potencial fique no vácuo e que o relacionamento com a marca já comece com o pé esquerdo.

Evitar a perda de clientes

Quem não gosta de um bom atendimento? Ser bem atendido significa ter as suas necessidades respondidas em tempo hábil.

Enviar uma mensagem para a empresa e ficar esperando uma manhã inteira (às vezes o dia inteiro) para receber uma resposta só mostra que a marca não tem respeito pelos clientes e possíveis clientes.

A resposta automática pode ajudar e muito com isso! A equipe pode enviar uma mensagem, por exemplo, informando que irá responder dentro de 1 hora.

Aliás, é muito importante determinar o tempo. Colocar, por exemplo, iremos responder em instantes, pode ser pior porque o cliente não fará ideia de quanto tempo terá que esperar.

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Tipos de mensagens automáticas

O WhatsApp Business permite que você crie alguns tipos de mensagens automáticas. Existem diversas possibilidades, mas é interessante focar em algumas que não podem faltar. Veja abaixo quais são elas!

Boas-vindas

Quando o cliente entrar em contato com a marca pelo app, aproveite para mostrar que ele é bem-vindo nesse canal de comunicação.

Uma boa mensagem de saudação é ótima para estreitar a relação com os usuários e abrir as portas para futuras oportunidades.

Para isso, é preciso levar em consideração quem é a persona da marca para usar o tom de voz adequado. Por exemplo, para um público mais jovem você pode usar algo como “E aí, blza?”.

Veja como fazer na prática!

Selecione os 3 pontos que ficam no canto direito superior do seu app e toque em “Configurações”.

Como mandar mensagem automática no WhatsApp: imagem da parte tela de configuração do WhatsApp

Selecione “Configurações da empresa” e, em seguida, toque em “Mensagem de saudação”.

Como mandar mensagem automática no WhatsApp: imagem da parte tela de configuração do WhatsApp

Mensagem de ausência

Ideal para os horários de almoço ou fora do expediente e, se você trabalha de maneira individual, pode colocar essas mensagens para aqueles momentos em que mesmo no horário de expediente você  está indisponível.

Você também pode agendar para enviar a mensagem automática pelo app em horários programados. Assim, qualquer pessoa que enviar uma mensagem no horário programado receberá um aviso de que você está ausente.

Confira como fazer!

Repita os passos anteriores e quando chegar em “Configurações da empresa” selecione a opção “Mensagem de ausência”.

Como mandar mensagem automática no WhatsApp: imagem da parte tela de configuração do WhatsApp

Informações gerais

Outro tipo de mensagem que você pode enviar são as informações gerais da empresa. Essa é uma ótima opção, por exemplo, para quem oferece serviços.

Faça uma lista com os produtos ou serviços que a marca oferece, formas de pagamento, entre outras. Nesse caso, pode ser enviada junto com a mensagem de boas-vindas.

Você também pode criar uma mensagem, por exemplo, para épocas de promoção e desconto, informando aos seus cliente sobre as novidades.

É uma ótima maneira de dar preferência para aqueles que já contratam os serviços!

Apresentação

Aqui, você pode mostrar não só os seus produtos como descrever de que maneira eles são oferecidos.

Uma mensagem mais longa pode ser adequada quando a conversa inicial já aconteceu e o lead quer saber mais sobre os serviços da marca e de que forma são prestados.

É possível colocar também um pouco sobre os valores da empresa e assim, criar empatia e identificação com a persona.

Estímulo à compra

As mensagens automáticas pode ser muito importante para estimular as vendas.

Você pode enviar um link de um produto que acabou de ser adicionado à loja para venda ou enviar um link de algum material rico como e-books ou mesmo de cupons e promoções.

Para garantir que a mensagem tenha efeito positivo, use gatilhos mentais na construção do texto. Eles são ótimos para estimular a ação de tomada de decisão.

Agradecimento

É claro que essa mensagem não poderia faltar! É muito importante agradecer sempre ao seu cliente ou lead pelo contato, seja qual foi o objetivo dele.

Ainda que tenha sido para uma reclamação, agradeça, afinal de contas é um feedback bastante valioso. Veja como colocar em prática!

Repita os passos anteriores e quando chegar em “Configurações da empresa” selecione a opção “Respostas Rápidas”.

Como mandar mensagem automática no WhatsApp: imagem da parte tela de configuração do WhatsApp

E aí, ficou interessado em enviar a mensagem automática no WhatsApp para melhorar o relacionamento com os consumidores?

Saiba que além desse recurso, o WhatsApp oferece outras funções e benefícios importantes para as marcas,  muitos ainda são poucos explorados.

Se quiser conhecer um pouco mais, leia também nosso post com 8 vantagens de usar essa ferramenta no marketing!

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