Pesquisar

Como fazer catálogo no WhatsApp e vender mais?

Como fazer catálogo no WhatsApp e vender mais?
Avatar de mLabs

Por

Publicado em

Quer vender mais? Ah, claro! Quem não quer, né?

Boa notícia: agora você pode apresentar seus produtos por meio de uma ferramenta que alcança mais de 120 milhões de brasileiros todos os dias.

Não sabe do que estamos falando? Do recurso catálogo de produtos no WhatsApp, uma poderosa arma para as suas estratégias de marketing.

Muitos brasileiros já usam, passam horas conversando, compartilhando figurinhas (melhor forma de conversar, né? 😁) e não se dão conta que o WhatsApp é uma poderosa ferramenta de marketing.

A seguir, você verá como fazer um catálogo no WhatsApp com um tutorial completo para criar o seu agora mesmo!

Como funciona o catálogo de produtos do WhatsApp?

Não precisamos explicar o que é um catálogo de produtos, certo? Você provavelmente já viu um e, se possui algum negócio, também já deve ter feito o seu, seja em formato físico ou digital.

No entanto, se você não tem orçamento ou uma equipe especializada para investir na criação de um catálogo de produtos ou loja online, esse recurso do WhatsApp vai ser uma mão na roda!

E, antes que você comece a ter dúvidas sobre como funciona, nós já trouxemos as respostas das dúvidas mais comuns pra você entender perfeitamente tudo.

imagem de um banner publicitário com chamada para testar a gestão de redes sociais da mLabs

Recurso exclusivo do WhatsApp Business

A opção de criar catálogo no WhatsApp só está disponível para quem tem a versão Business do aplicativo.

Relaxa, porque essa versão é gratuita. Você só precisa entrar na loja de aplicativos do seu smartphone e baixar o app.

Com uma conta do WhatsApp Business você pode  criar respostas rápidas, ter estatísticas do fluxo de mensagens, acessar métricas, adicionar diversas informações em sua biografia, como endereço, site e horário de funcionamento, além, é claro, da possibilidade de criar catálogos.

Sem CNPJ, sem burocracia, sem custos!

Para ter um catálogo no WhatApp basta querer. Simples assim.

Não é necessário que você tenha um CNPJ para criar um conta de empresa na versão Business e aproveitar todas as vantagens que a ferramenta oferece.

Ah, vale relembrar que para utilizar esta funcionalidade você não paga nada! Ela é gratuita e nativa do WhatsApp Business.

É possível fazer vendas e receber diretamente pelo aplicativo?

Por enquanto, aqui no Brasil não é possível fazer pagamentos através do WhatsApp! 🙁

Apesar da funcionalidade ter sido divulgada em Junho para todo o mundo, aqui no Brasil o Banco Central anunciou a suspensão do WhatsApp Pay alegando possíveis riscos, que sem uma análise prévia, poderiam causar danos irreparáveis à concorrência e à privacidade.

Infelizmente teremos que esperar um pouco mais para ter essa função liberada para todos.

Então, o jeito é proceder com pagamento através de outras plataformas.

Você pode, por exemplo, utilizar serviços como o PagSeguro, Mercado Pago ou marketplaces como o Mercado Livre. Assim, é possível criar um link para a finalização do pagamento através destas plataformas e inseri-lo durante o cadastramento do seu produto ou serviço no catálogo.

O aplicativo auxilia no cálculo de frete?

Infelizmente o aplicativo não possui nenhuma função que consiga auxiliar no cálculo de frete. Você deverá fazer tudo isso manualmente, através de outros aplicativos, site dos correios ou a boa e velha calculadora.

Se o seu fluxo de conversas e pedidos é muito grande, pode ser mais trabalhoso para você. Portanto, será necessário ter uma boa dose de atenção e paciência.

Dá para utilizar pelo WhatsApp Web?

Não é possível utilizar o catálogo através da versão web do aplicativo.

Se você estiver usando a versão pra desktop não conseguirá acessar as configurações do aplicativo pra criar o catálogo.

Para criar o seu, enviar através de conversas ou criar links exclusivos de acesso ao catálogo, você deve usar o aplicativo do WhatAspp Business em seu smartphone.

imagem de um banner publicitário com chamada para baixar o app mlabs

Como fazer catálogo no WhatsApp?

Fazer seu catálogo de produtos no WhatsApp é fácil! Se liga no passo a passo e veja como criar o seu agora mesmo!

Abra o WhatsApp Business e clique no ícone dos três pontinhos no canto superior direito. Em seguida, clique em “Configurações”, depois “Ferramentas Comerciais”.

Como fazer catálogo no WhatsApp: imagem de duas telas do Whatsapp Business indicando onde realizar a ação

Depois, clique na opção “Catálogo” e em “Adicionar Item”.

Como fazer catálogo no WhatsApp: imagem de duas telas do Whatsapp Business indicando onde realizar a ação

Agora, basta incluir fotos do seu produto ou serviço e demais informações como nome do item, preço, descrição, link e código. Pronto seu catálogo está criado.

Para enviar o seu catálogo através de uma conversa basta clicar no símbolo de um clips e escolher a opção “catálogo”.

Como fazer catálogo no WhatsApp: imagem de duas telas do Whatsapp Business indicando onde realizar a ação

Você também pode acessar o mesmo caminho feito para adicionar um item ao seu catálogo e clicar no símbolo da corrente. É possível compartilhar seu catálogo de diversas formas, inclusive criando um link rápido para ser enviado em uma conversa, e-mail ou redes sociais.

Ah, e quando a pessoa que está conversando com você, acessa seu perfil, ela consegue visualizar as informações comerciais da sua conta, incluindo o catálogo.

Viu como é simples transformar esse aplicativo em uma ferramenta poderosa de vendas? Agora é só criar um link para o seu WhatsApp e espalhar pela Internet, atraindo os compradores diretamente para o seu chat e potencializando as suas vendas!

Agende posts com a mLabs e economize horas de trabalho!

Gerencie todas as mídias sociais por 30 dias grátis

redes-sociais-banner

VOCÊ ACABA DE GANHAR 30 dias grátis