Site Mlabs
Teste Grátis
Entrar
 
 
 
mLabs: Gerenciamento de Redes Sociais em um só lugar!
  • Mlabs
    • Funcionalidades
    • Dúvidas
    • Contato
  • Marketing Digital
    • Gerenciamento de redes sociaisFazer uma boa gestão de redes sociais não é uma tarefa simples! Além de muita organização, estratégia e ferramentas, é preciso estar sempre atualizado! Nesta seção, você irá encontrar posts com: Dicas para gerenciamento de redes sociais Melhores estratégias para mídias sociais Ferramentas indispensáveis para gerenciar redes sociais Entre outros!
    • Google AdsO Google Ads é uma ferramenta essencial para fazer o seu negócio crescer no mecanismo de busca! Nesta seção, você encontrará posts com: Dicas para criar uma campanha de impulsionamento; Melhores estratégias considerando os tipos de anúncios; Passo a passo de como criar a sua conta; As principais métricas para monitoramento. Entre outros!
    • Google AnalyticsO Google Analytics é uma ferramenta essencial para monitorar a sua atuação online e traçar estratégias consistentes! Nesta seção, você encontrará posts com: Dicas para análise completa da sua presença online; Explicações sobre as principais métricas do Google Analytics; Estratégias indispensáveis para melhorar a sua performance. Entre outros!
    • Marketing DigitalMarketing Digital é o conjunto de ações que uma marca pratica visando atrair novos clientes, relacionar-se com eles e fidelizá-los através do ambiente digital. As redes sociais, blogs e sites são os principais canais para isso. Nesta categoria você encontrará posts sobre: Estratégias de Marketing Digital (Inbound e Outbound Marketing, Marketing de Conteúdo, SEO, e-mail marketing e redes sociais) Dicas de como otimizar suas ações de Marketing Digital Hacks, tutoriais e cases de Marketing Digital Novidades sobre Marketing Digital Entre outros!
    • Social MediaSocial media ou mídias sociais são os canais de comunicação online que visam promover o relacionamento entre as marcas e seu público no ambiente digital. Mas, não se confunda: redes sociais, blogs e sites são apenas plataformas! Quem faz desses ambientes canais de comunicação efetivos para uma marca são os profissionais por trás dos posts! E, justamente por isso, eles são conhecidos como “social media”. Nesta seção você encontrará posts sobre: O que faz um social media Cursos para social media Dicas de carreira e produtividade Fontes de estudo Ferramentas de trabalho nas redes sociais Entre outros!
  • Redes sociais
    • FacebookO Facebook é a maior rede social do mundo e, por isso, um canal indispensável para o Marketing Digital. Nesta categoria você encontrará: Dicas de como fazer marketing digital com o Facebook Guias e tutorias das principais funcionalidades do Facebook para marcas Notícias e novidades dessa rede social Hacks e estratégias de social media para Facebook E muito mais!
    • InstagramA mais famosa rede social para compartilhamento de fotos, vídeos e Stories, o Instagram é líder em engajamento! Nesta categoria, você encontrará posts exclusivos com: Dicas para ganhar mais seguidores no Instagram Estratégias de marketing no Instagram Guias e tutorias sobre as funcionalidades do Instagram para empresas Novidades e atualizações do Instagram (e Instagram Stories!) Entre outros!
    • TwitterCriado como serviço de microblogging, o Twitter evoluiu suas funcionalidades e é hoje uma rede social completa para empresas! Nesta categoria você encontrará posts sobre: Como fazer marketing no Twitter Estratégias e dicas para Twitter Atualizações, novidades e tutoriais para Twitter E muito mais!
    • LinkedInO LinkedIn é a maior rede social para negócios da atualidade! Nesta seção, você descobrirá como o LinkedIn pode ser usado em uma estratégia de marketing e também encontrará posts com: Dicas e estratégias de marketing digital com o LinkedIn Novidades e atualizações da rede social Guias e tutoriais das funcionalidades do LinkedIn Entre outros!
    • PinterestCriar imagens e templates para publicação de conteúdos nas redes sociais! Uma rede social para reservar as melhores imagens e publicar conteúdos de inspiração para todos os usuários. Nesta seção, você encontrará posts com: Dicas para utilizar o Pinterest da melhor maneira possível; Melhores estratégias para adotar com o Pinterest para empresas; Guias de publicação e compreensão das funcionalidades da rede social; Passo a passo de como criar e publicar. Entre outros!
    • TikTokO TikTok tornou-se um fenômeno internacional, conquistando milhares de usuários! Você não pode deixar de incluir um perfil nessa rede social na sua estratégia de Marketing Digital. Nesta categoria você encontrará: Dicas de como fazer marketing digital com o TikTok; Guias e tutorias para as principais funcionalidades do TikTok para empresas; Notícias e atualizações da rede social; Hacks e estratégias para de social media para TikTock; Como fazer engajamento no TikTok. E muito mais!
    • TelegramO Telegram é uma das redes sociais que mais tem crescido nos últimos anos, fundamental para o Marketing Digital! Nesta categoria você encontrará: dicas de como fazer marketing digital com o Telegram; guias e tutorias das principais funcionalidades do Telegram; notícias e novidades dessa rede social; hacks e estratégias de social media para o Telegram. E muito mais!
    • WhatsAppWhatsApp Messenger é um app de mensagens instantâneas e chamadas de voz criado para usuários de dispositivos móveis. Mas, ele também é uma plataforma incrível para o Marketing Digital. Nesta categoria você encontrará posts sobre: Como fazer marketing com o WhatsApp Novidades do WhatsApp Dicas e estratégias para WhatsApp Entre outros!
    • YouTubeO YouTube é maior rede de compartilhamento de vídeos do mundo! Criada para ser um canal pessoal de vídeos, o YouTube evoluiu suas funcionalidades e é hoje uma rede social valiosa para as marcas que querem construir seu posicionamento digital. Nesta categoria você verá posts sobre: Estratégias de marketing digital para YouTube; Dicas, tutorias e guias para produção de vídeos no YouTube; Novidades e funcionalidades do YouTube. Entre outros!
  • Materiais Gratuitos
  • Templates
    • Facebook
    • Instagram
    • Twitter
    • LinkedIn
    • YouTube
  • Ferramentas Grátis
    • Calendário

    Pesquisar

    7 passos para criar uma campanha de marketing nas redes sociais

    Marketing Digital
    28 de agosto de 2019
    7 passos para criar uma campanha de marketing nas redes sociais
    Avatar de mLabs

    Por

    mLabs

    Publicado em

    28 de agosto de 2019

    Sumário:

    Todo mundo sabe que O Rei Leão é um filme emocionante #RIPMUFASA! Mas sabia que, além de comovente, ele tem muito a nos ensinar sobre como criar uma campanha de marketing de sucesso nas redes sociais?

    Se você duvida que nossa afirmação seja verdade, continue lendo esse post e descubra os sábios ensinamentos que esse filme pode trazer para as suas estratégias de marketing nas redes sociais.

    Por que investir em uma campanha de marketing nas redes sociais?

    Todos os meses existem mais de dois bilhões de usuários ativos no Facebook, um bilhão no Instagram e 326 milhões no Twitter, 1,900 milhões no YouTube em todo o mundo! Só no Brasil, 140 milhões de usuários possuem alguma conta nas redes sociais. Seja para saber da novidades, manter-se conectado com amigos ou para fins comerciais, as pessoas estão nas redes sociais por vários motivos.

    Estar conectado o tempo todo é um comportamento natural que já faz parte da rotina do consumidor e as marcas precisam se inserir nesse contexto de forma estratégica, afinal como dizia o sábio Mufasa para seu filhote Simba “É preciso ocupar seu lugar no ciclo da vida”, caso contrário a marca acabará sendo engolida pelos concorrentes, assim como os animais ferozes na selva!

    Campanha de marketing: imagem de dois leões pai e filho

    Por isso, criar uma campanha de marketing é um passo importante para a marca buscar seu espaço no concorrido terreno das redes sociais. Mas cuidado, antes de começar é preciso entender o seu conceito – e acredite uma campanha de marketing não envolve apenas publicidade, sua abrangência é muito maior:

    “Campanha de marketing é o conjunto de ações e estratégias coordenadas para reforçar informações da marca, produto ou serviço.”

    Essas ações podem ser realizadas em diferentes plataformas, atualmente as mais efetivas são as redes sociais. Esses canais além de concentrar grande parte do público, como mostramos anteriormente, disponibilizam recursos para acompanhamento em “real time”, dados para mensuração de resultados e a possibilidade de mudar o rumo das estratégias antes mesmo da campanha terminar. Incrível, não é?

    Se nada disso que mencionamos convenceu você a criar uma campanha de marketing nas redes sociais. Veja, os 7 passos de como é simples começar uma campanha do zero e sua opinião vai mudar!

    Como começar uma campanha de marketing nas redes sociais – passo a passo

    Chegou a hora! Vamos te ajudar a montar uma campanha de marketing que traga resultados para a marca em 7 passos. Olha só:

    1º passo: Comece com o planejamento

    “Tem um longo caminho pela frente” – O Rei Leão

    O primeiro passo para o sucesso de uma campanha de marketing é o planejamento. Antes de sair para uma jornada, é necessário desenhar todas as ações que serão tomadas e quais os objetivos de cada uma delas.

    Começar uma campanha sem rumo pode acabar trazendo resultados indesejados. Nossa dica é: responda essas perguntas já no planejamento da sua estratégia:

    • por que fazer essa campanha?
    • qual a duração dessa campanha?
    • qual o orçamento para a campanha?

    Somente depois de estruturar e responder a cada uma delas, é que você deve continuar seu trabalho. Combinado?!

    2º passo: Defina objetivos e KPIs

    “Para conseguir o que quer, você deve olhar além do que você vê. – O Rei Leão

    OK, você já respondeu as primeiras perguntas essenciais para a sua campanha de marketing, então, chega o momento de definir os objetivos e os KPIs (indicadores de performance). É a escolha desses fatores que vai determinar onde sua marca estará nas redes sociais, ou seja, qual lugar ela vai ocupar no ciclo da vida.

    Entre os objetivos que podem ser trabalhados em uma campanha de marketing nas redes sociais, podemos citar:

    • aumentar as vendas de um e-commerce;
    • melhorar o engajamento em uma página;
    • divulgar o lançamento de um produto;
    • melhorar a captação de leads.

    A escolha do objetivo depende muito da marca e da sua maturidade digital. Os KPIs devem ir ao encontro dos objetivos determinados para a campanha. Por exemplo:

    Campanha de marketing: imagem de uma Tabela com objetivos e KPIs

    É importante sempre estabelecer indicadores realmente possíveis de serem alcançados e também consultar os resultados ao longo da campanha. Caso os números estejam muito longe do esperado, vale replanejar algumas ações da estratégia.

    3º passo: Identifique o público-alvo

    “Ao esquecer quem você é, também se esqueceu de mim.” — O Rei Leão

    Para identificar o público-alvo da campanha é preciso, antes de mais nada, conhecer os usuários que estão presentes e ativos nas redes sociais da marca. Concentre-se nas pessoas que realmente são clientes em potencial. 

    Em seguida, faça um levantamento desse público, quanto mais informações você descobrir, mais chances você terá de entender os seus desejos e de criar um relacionamento mais próximo com eles.

    Identificar o perfil das pessoas a serem atingidas na campanha vai ajudar a criar estratégias assertivas e direcionadas, diminuindo as chances de cometer erros. As redes sociais disponibilizam uma grande quantidade de dados geográficos, demográficos e comportamentais a cerca do usuário.

    4º passo: Defina a linha de comunicação

    “Lembre-se de quem você é” – O Rei Leão

    Você já definiu informações importantes para a sua campanha (objetivos, KIPs e público alvo), agora será preciso determinar qual a comunicação que a ser usada durante a estratégia. Para isso, lembre-se de quem você é!

    Veja as características da marca. Ela é amigável? Social? Sábia? Brincalhona? Séria? Responda a essas perguntas e transpareça o perfil da marca na sua comunicação.

    Um ótimo exemplo de linha de comunicação é a marca Giraffas. Ela se posiciona de forma descontraída nas redes sociais. Toda a sua comunicação é leve e muito próxima do público.

    5º passo: Escolha os canais a serem utilizados

    “Eu vou buscar ajuda. É isso que vou fazer” – O Rei Leão

    As redes sociais são grandes aliadas a uma campanha de marketing digital. Conte com a ajuda desses canais e use todos os recursos que eles oferecem para implementar suas ações.

    Antes de decidir quais canais serão usados na campanha, estude o perfil de cada um deles. Por exemplo, se sua estratégia é mais visual? Então, o Instagram é uma rede social que não pode faltar na sua estratégia.

    Já para as marcas com viés mais corporativo, uma rede social interessante pode ser o Linkedin. Tudo depende do seu cliente, do objetivo da campanha e do seu tom de voz.

    6º passo: Desenvolva o conteúdo

    “Hakuna Matata” – O Rei Leão

    Nesse momento, você já estudou tudo que deveria, já pesquisou o público alvo, escolheu o canal e tem seus objetivos em mente. Por isso, Hakuna Matata, não tem com o que se preocupar! Agora é hora de produzir seu conteúdo com base em tudo que determinou.

    Lembre-se, o mais importante é criar um conteúdo realmente relevante, que faça sentido para o seu público. 

    Aqui na mLabs, apostamos em imagens, Gifs e vídeos curtos de humor para falar das nossas funcionalidades. Como nossa persona é jovem, descolada e antenada na cultura pop, os criativos são sempre um sucesso nas redes sociais. Dá só uma olhada!


     

     
     
     
    Ver essa foto no Instagram

    Como vão seus negócios no Linkedin? Será que você está aproveitando essa rede social do jeito certo? ? Amanhã vai rolar um aulão gratuito com o especialista @santoscristianobr, venha aprender tudo sobre Linkedin para negócios! ? O que vai rolar: ✨ Quais erros não cometer em perfis pessoais e profissionais; ✨ Principais recursos do LinkedIn para Negócios; ✨ Como produzir conteúdo para o LinkedIn; ✨ Como deve ser o posicionamento de marca na rede social. Curtiu? ? Inscreva-se no link da BIO! ? #linkedin #mlabs #marketingdigital #estrategia

    Uma publicação compartilhada por mLabs (@socialmlabs) em 12 de Ago, 2019 às 5:06 PDT

    7º passo: Teste, monitore e otimize

    “O passado pode doer, mas podemos fugir dele ou aprender com ele” – O Rei Leão

    Nenhuma estratégia de marketing digital funciona sem mensuração. Não se engane: avaliar e medir os resultados são as partes mais importantes de qualquer estratégia de anúncios na Internet. E, claro realizar ajustes sempre que for necessário.

    Portanto, faça testes com diferentes formatos de publicação, monitore os criativos e otimize todas as vezes que achar necessário. É fundamental acompanhar de perto a campanha para fazer as adaptações em tempo real.

    Um exemplo de marca que está sempre monitorando suas campanhas e fazendo ações a partir dos comentários do público é o Outback. Sempre que eles lançam um novo produto por tempo limitado, os profissionais de marketing acompanham a repercussão do lançamento nas redes sociais e tomam ações a partir desse monitoramento.


     

     
     
     
    Ver essa foto no Instagram

    Você pediu, eles voltaram! A combinação de burger com costela desfiada do Ribs Double Decker está de volta! E de quebra trouxemos também o mix de burger com camarões do Firecracker Shrimp Burger! ? Agora é só correr pro Outback mais próximo e se jogar em todo esse #BoldFlavour. Vem pra cá!

    Uma publicação compartilhada por Outback Brasil (@outbackbrasil) em 15 de Abr, 2019 às 7:44 PDT

    Você também pode utilizar plataformas de automação que facilitam esse processo nas suas campanhas. Por exemplo, a plataforma de automação de marketing digital eLama ajuda seus usuários a monitorar e otimizar suas campanhas Facebook e Google Ads com ferramentas como o importador de leads e o otimizador (que sugere alterações nas suas campanhas).

    Como você viu, fazer uma campanha de marketing nas redes sociais não é um bicho de sete cabeças. Mas para colocá-la em prática é preciso estudar o perfil do seu público e compreender o funcionamento das plataformas.

    Se você quer se aprofundar mais no assunto, aproveite e leia nosso post sobre Marketing nas Redes Sociais e conheça os recursos disponíveis em cada uma das ferramentas.

    Posts Relacionados

    saudabilidade da marca
    24 de novembro de 2025

    Saudabilidade da marca: o que é e como medir essa métrica?

    recall de marca
    17 de novembro de 2025

    Recall de marca: quem não é visto, não é lembrado

    qualidade dos seguidores
    12 de novembro de 2025

    Qualidade dos seguidores: mais vale um seguidor engajado do que mil voando

    • Agendamento de posts
    • Relatórios de Redes Sociais
    • Aprovação de Posts
    • Calendário
    • Ads
    • mLabs Analytics
    • mLabs Insights
    • Gerenciador do Facebook
    • Gerenciador do Instagram
    • Gerenciador do X (Twitter)
    • Gerenciador do LinkedIn
    • Gerenciador do Pinterest
    • Gerenciador do Youtube
    • Programar posts no Facebook
    • Programar posts no Instagram
    • Relatórios do Facebook
    • Relatórios do Instagram
    • Relatórios do LinkedIn
    • Planos e Preços
    • mLabs Partners
    • Programa de Afiliados
    • Blog
    • Central de ajuda
    • Fale Conosco
    • Acessibilidade
    • Mapa do site
    • Política de Privacidade
    • Portal da Privacidade
    • Termos de Uso
    • Preferência de Cookies
    • Carreiras

    Siga a mLabs

    • Instagram
    • Facebook
    • linkedin
    • Youtube

    Reconhecimentos

    © 2025 mLabs Software S.A. All Rights Reserved.

     Avenida Cassiano Ricardo, 601 – São José dos Campos, SP – Brasil – 12246-870

    Agende posts com a mLabs e economize horas de trabalho!

    Gerencie todas as mídias sociais por 30 dias grátis

    redes-sociais-banner

    VOCÊ ACABA DE GANHAR 30 dias grátis

    CRIAR CONTA