Automação de redes sociais: o que é e como funciona?

pc aberto

Gerenciar redes sociais não é uma tarefa fácil. Ainda mais quando se trabalha em uma agência de publicidade responsável por múltiplas contas de clientes.

Fazer o login e logoff diversas vezes, planejar e analisar as estratégias de negócios de diferentes mercados, publicar e responder comentários em diversos perfis… Pois é, às vezes o trabalho excede os limites de um único colaborador.

Mas para isso existe uma opção que pode facilitar o processo de organização de um social media: a automação de redes sociais.

Desconhece o termo? Não se preocupe! Neste artigo você saberá o que é, como funciona essa ferramenta e muitas outras informações a respeito. Continue a leitura e saiba como a tecnologia pode contribuir para a sua produtividade!

Para começo de conversa, o que é automação de redes sociais?

Você já conhece as redes sociais, certo? Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, entre outras. Para as pessoas que trabalham nessas plataformas, existem diversos processos que exigem esforço, dedicação e tempo.

A automação de redes sociais tem como principal objetivo realizar ações de maneira automática. Ou seja, os recursos humanos saem de cena e entra no palco a tecnologia: programas e aplicativos.

Eles não são apenas mais precisos em suas tarefas, como também mais rápidos. E podem executar diversas tarefas individuais ou múltiplas simultaneamente — por exemplo, o agendamento de posts. Nem todas as redes sociais permitem a programação das postagens.

Sem um sistema de automação, o profissional de mídias sociais precisará entrar na plataforma e realizar a ação em tempo real. Se considerarmos que ele é encarregado de várias redes sociais e diversos clientes, isso torna-se um problema.

Além disso, geralmente ele não está disponível o tempo todo e tem um horário de trabalho definido, além dos finais de semana e feriados. E esses podem ser horários e datas valiosos para o seu cliente, não é mesmo?

Outra função muito recorrente são as mensagens automáticas, também chamadas de chatbots. São robôs que enviam mensagens de boas-vindas e congratulações, respondem a dúvidas e, até mesmo, enviam ofertas aos consumidores.

Há também a composição de relatórios. Como sabemos, o mundo do marketing digital é recheado de métricas valiosas, sobre as quais é preciso lançar um olhar apurado para obter vantagens estratégicas.

A automação pode compor relatórios imediatos, revelando dados relevantes para o negócio. E isso abrange tanto os dados internos quanto a análise da concorrência. Essas ferramentas automáticas realizam essa ação e, muitas vezes, traduzem as informações em gráficos. Isso faz com que a interpretação dos dados seja mais eficaz.

Vale lembrar que existem ainda outros meios para utilizar a automação, inclusive aliando estratégias de redes sociais, e-mail marketing, blogs corporativos e demais táticas de marketing digital.

Como funciona a automação de redes sociais?

Basicamente a função de um sistema automatizado é substituir as pessoas e otimizar a produtividade e o tempo dos colaboradores.

No caso do agendamento, elimina-se a necessidade das postagens manuais. Os chatbots evitam que as pessoas fiquem sem respostas. E os relatórios automáticos agilizam os processos de análise de dados.

Para profissionais de mídias sociais é uma mão na roda. O trabalho flui com maior naturalidade e tarefas que geralmente demoram horas ou exigem dedicação exclusiva são realizadas de maneira instantânea.

Apenas para citar um exemplo, imagine o quão trabalhoso é avaliar diversas fanpages de concorrentes para chegar a uma conclusão. Com a automação, uma vasta quantidade de dados é comprimida e exibida de maneira clara, considerando apenas as informações que são realmente relevantes para o negócio.

Existem também automações te respostas e interações, como likes, seguir de volta, e outras. O uso de automação nesse nível deve ser avaliado com muito cuidado, afinal, quando se trata de marketing de relacionamento, as pessoas ainda preferem se relacionar com outra pessoas.

Quais são as principais vantagens dos processos automatizados nas mídias sociais?

Quando falamos de redes sociais, as ferramentas de automação podem trazer alguns benefícios aos administradores de páginas, principalmente as corporativas.

Além das postagens fora do horário de trabalho e respostas que diminuem a necessidade da participação ativa dos colaboradores, os robôs podem trazer informações muito importantes. Por exemplo:

  • melhores dias e horários para publicação;
  • dados comportamentais sobre a audiência;
  • tipos de post que geram mais engajamento;
  • formatos de post com melhores performances (textos, vídeos, imagens, carrossel etc);
  • linguagem adequada à persona.

Em resumo, além do ganho de tempo, há também os benefícios de análise acurada e imediata. Com isso, o profissional de social media pode dedicar suas horas de trabalho a outras tarefas.

E as desvantagens?

Como nem tudo são flores, a automação de redes sociais também traz alguns prejuízos aos profissionais que administram páginas.

Talvez a principal delas seja a desumanização da sua marca. As pessoas não gostam de dialogar com robôs. Elas esperam que seus problemas sejam resolvidos imediatamente, e às vezes uma solução de respostas automáticas pode irritar o cliente.

Imagine um cliente que entra em contato disposto a fechar um negócio, mas com uma dúvida para a qual o seu chatbot não tem a resposta programada. Você perderá uma chance de conversão. Talvez até mesmo em definitivo.

Além disso, você provavelmente já se deparou com aplicações que prometem multiplicar os seus seguidores no Instagram. Nós negligenciamos essa funcionalidade propositalmente.

Trata-se de programas que seguem uma grande quantidade de pessoas, esperando que elas realizem uma ação recíproca. E até mesmo geram comentários e likes automáticos em algumas fotos de usuários, mas geralmente eles são genéricos e pouco expressivos.

Esse tipo de atitude pode até gerar uma boa quantidade de followers, mas certamente eles não serão qualificados. Se você vende peras, não há motivo para adquirir seguidores que gostam de maçãs. De maneira simples, você estará desperdiçando recursos.

Já no agendamento de posts, há também um déficit. Ao programar todas as suas postagens, você pode acabar perdendo grandes oportunidades para engajar a sua audiência. Isso acontece porque existem temas que surgem de uma hora para a outra na internet e não são previsíveis.

Portanto, mesmo com a automação, é muito importante manter-se atento às principais novidades do mercado que podem ser de interesse da sua persona e não perder tempo para criar conteúdos relacionados.

A automação de redes sociais, quando usada corretamente, pode ser uma poderosa aliada de administradores de páginas. Quer conhecer o lado bom, na prática? Teste a mLabs grátis!

 

Facebook Comments
Gestão de redes sociais Entenda por que a mLabs é a ferramenta de gerenciamento de redes sociais escolhida por mais de 30 mil marcas brasileiras!

Posts relacionados