Ação Bloqueada no Instagram: o que é e como resolver?

Ação bloqueada no Instagram: imagem de uma pessoa mexendo no Instagram e o ícone de bloqueio

Você já recebeu uma notificação de ação bloqueada no Instagram e não soube o por quê? Se a resposta for sim, saiba que você não está sozinho!

Esse bloqueio impede os usuários de realizarem atividades no Instagram e acontece na maioria dos casos com quem viola as – não muito conhecidas – diretrizes da rede social.

Até o momento, existem três tipos de mensagens que são encaminhadas nesses casos. São elas:

1 –Está ação foi bloqueada. Tente novamente mais tarde. Limitamos determinados conteúdos e ações para proteger nossa comunidade. “

2 –Parece que você estava usando esse recurso de forma indevida avançando muito rapidamente. Sua capacidade de usar o recurso foi bloqueada temporariamente. Limitamos determinados conteúdos e ações para proteger nossa comunidade. “

3 –Sua conta foi temporariamente impedida de realizar essa ação. O compartilhamento da sua conta com um serviço que ajuda a obter mais curtidas ou seguidores viola nossas Diretrizes da Comunidade…”

Se você recebeu essas mensagens e não sabe o que fazer, não se preocupe, vamos te ajudar!

Neste post, falaremos um pouco mais sobre os motivos que levam a ação bloqueada do Instagram, como evitá-la e como proceder caso já tenha sido notificado. Bora lá?

O que pode levar a conta a ter uma ação bloqueada no Instagram?

Por mais que não seja possível definir com exatidão todos os motivos que podem levar ao bloqueio, já conseguimos ter uma boa noção dos mais recorrentes que podem prejudicar sua conta. Confira, quais são eles!

Suspeita de uso de ferramentas de automação

O uso de ferramentas de automação em si não é necessariamente ruim para sua conta. Se utilizada de maneira correta para qualificar sua atuação na rede, deixando-a mais profissional e assertiva, ela pode ser favorável para marca.

Porém, quando as ferramentas são usadas de forma maliciosa para o aumento da audiência aí sim existe um problema. 

Comentários em posts aleatórios, curtidas excessivas e outras ações muito repetitivas podem ser são sinais fortes da automação maliciosa no perfil.

Por isso, se você não souber utilizar de maneira correta, evite o uso dos aplicativos que geram likes ou seguidores na rede social.

Seguir ou deixar de seguir usuários em grande quantidade

Comentar ou seguir novos usuários em um curto período de tempo pode resultar no bloqueio da ação na rede social. O contrário também é válido! Dar unfollow em grande quantidade de perfis não é considerada uma boa prática pelo Instagram.

Mas por que? O Instagram entende que essas práticas são, na verdade, tentativas para aumentar o número de seguidores de forma maliciosa e, portanto,  podem prejudicar a experiência dos outros usuários na rede. 

Logar na conta a partir de dispositivos diferentes

Caso você faça login em sua conta de diferentes dispositivos ou endereços de IP e não consiga comprovar sua identidade por SMS ou e-mail, o Instagram poderá bloqueá-la por suspeita de hackers ou vírus em seu perfil. 

Se você está correndo esse risco, saiba mais sobre as principais medidas para proteger sua conta do Instagram tanto para perfis pessoais quanto para contas business.

Receber muitas reclamações de usuários

Denúncias recebidas de outros usuários na rede fazem com que o Instagram fique de olho em seu perfil.  Receber muitas dessas denúncias pode levar ao bloqueio de ações e até da própria conta se elas persistirem.

Portanto, tome cuidado para não fazer posts agressivos ou qualquer tipo de ação que possa chatear outros usuários como spam e publicação de conteúdos inapropriados.

Enviar comentários e DM em excesso (o famoso SPAM)

Provavelmente você já deve ter recebido aquele famoso spam, não é mesmo? Essa prática nada mais é do que o envio de mensagens em massa ou qualquer outra ação feita de maneira repetitiva e que, sinceramente, pode ser bem irritante.

Por isso, você deve tomar cuidado principalmente com mensagens e comentários automáticos, pois essas ações podem ser consideradas como spam, mesmo que haja resposta positiva por parte dos usuários.

Publicar conteúdo sexual ou inapropriado

Essa você provavelmente já sabia. Conteúdos inapropriados em imagens ou vídeos com violência, cenas reveladoras e sexuais não podem de jeito nenhum serem divulgados na plataforma!

Violar direitos autorais

E, lá vem direito autoral… Infelizmente, muitos perfis não sabem desse fator e tem suas publicações censuradas e ações bloqueadas na plataforma. Portanto, sempre que publicar um conteúdo certifique-se de verificar os direitos autorais de todos seus componentes.

Usar hashtags em excesso ou no lugar da legenda

Esse tópico é um pouco polêmico. Muitos usuários acreditam que inserir as hashtags nos comentários dá certo, enquanto outros afirmam terem sua ação bloqueada por este motivo.

De qualquer forma, é sempre bom evitar o excesso de hashtags na legenda para que ela não fique poluída. O recomendado é utilizar no máximo 5 hashtags por post, já que acima disso o engajamento pode diminuir bastante. 

Publicar excessivamente

Sim, a publicação excessiva também pode ser punida pelo Instagram.  Lembra do SPAM que falamos? A mesma lógica se aplica neste tópico.

A publicação excessiva pode ser uma ação automatizada que lota o feed dos usuários, prejudicando a experiência dos mesmos na rede.

Evite fazer a mesma publicação em diferentes contas, e procure manter um intervalo bem definido entre cada publicação para que o Instagram não condene a ação.

Por quanto tempo a conta pode ficar bloqueada

A verdade é que não há um prazo definido, o Instagram pode desbloquear a ação já no dia seguinte, ou podem levar semanas, depende de cada caso. 

Mas se você acredita que foi injustiçado, é importante relatar o ocorrido para a rede social. Vamos ensinar como fazer isso mais à frente.

O que fazer se a conta for bloqueada?

Fui bloqueado e agora? Confira algumas ações que você pode fazer para recuperar sua conta.

Tirar uma folga do Instagram

Por mais que pareça óbvio, essa simples ação pode salvar sua conta. Dessa forma, você estará provando ao Instagram que não é um robô por tentativas excessivas de login.

Acessar o APP por outra rede ou computador

Muitas vezes o Instagram bloqueia seu endereço de IP e não o da conta diretamentePortanto, se você tentar logar por outro dispositivo, através de uma rede wi-fi diferente ou por dados móveis, pode ser que recupere a conta.

Associar a conta do Facebook à do Instagram

Associar sua conta do Facebook ao Instagram é uma das maneiras de provar para o Instagram que você não é um botPara associar as contas, basta acessar as configurações no APP e clicar na opção para associar com outras redes sociais. 

Desinstalar APPs de automação

Chegou a hora de desinstalar todos aqueles APP que podem ter causado o bloqueio.  Dessa forma, você consegue desvincular a conta de APPs terceiros, que podem ser a fonte do problema.

Reportar o erro ao Instagram

Não vê motivos por sua conta ter sido bloqueada? Você pode deve relatar o problema ao Instagram. Para te ajudar com essa ação, separamos aqui um passo a passo!

Acesse o APP, clique nas três linhas no canto superior direito. Vá até as configurações e clique em ajuda.

Ação bloqueada no Instagram: imagem da tela de configurações do InstagramNa sequência, toque em relatar um problema e escolha um motivo e relate o ocorrido.

Ação bloqueada no Instagram: imagem da tela de configurações do Instagram

Deletar as hashtags dos seus posts recentes

Uma das formas mais eficientes e rápidas de remover a ação bloqueada no Instagram é deletar hashtags de posts recentes. 

Em alguns casos – mesmo que seu propósito não seja esse – muitas hashtags apresentam conteúdos inapropriados aos usuários, portanto, o Instagram as bloqueia.  Portanto, se livrar delas pode ser a solução para desbloquear as ações na sua conta. 

Reinstalar o APP limpando os dados da conta

Como último recurso, você pode desinstalar o app, limpar seus dados e reinstalar ele para checar se a ação foi desbloqueada. Como assim limpar os dados?

Para limpar os dados registrados pelo aplicativo em seu celular, você deve entrar nas configurações, acessar a opção de aplicativos, selecionar o Instagram e tocar em apagar ou limpar dados.

Como agir se a conta for desativada?

Além de bloquear algumas ações, o Instagram também pode desativar sua conta, devido às violações de suas diretrizes e termos de usoEle pode desativar sua conta temporariamente ou definitivamente, no segundo caso não há nada mais para fazer. 

Já no primeiro caso, você pode recorrer da decisão. Para isso, basta fazer o login, que serão exibidas instruções do próprio Instagram para ativação da conta novamente.

Como evitar o bloqueio da conta?

Confira, algumas dicas práticas que você pode utilizar para evitar o bloqueio de sua conta no Instagram. 

  • Evite dar likes, postar fotos e comentar em vários posts logo após criar sua conta;
  • Tenha um perfil completo, com descrição na bio, foto de perfil para comprovar sua autenticidade;
  • Associe o Instagram a sua conta no Facebook (caso tenha uma);
  • Mantenha frequência de postagens para demonstrar que o perfil está ativo;
  • Evite postar vários conteúdos de uma vez só;
  • Evite fazer comentários iguais;
  • Não siga ou deixe de seguir muitos perfis ao mesmo tempo;
  • Evite mencionar usuários que não seguem seu perfil;
  • Leia atentamente as diretrizes e termos de uso do Instagram.

Agora que você entende como funciona a ação de bloquei no Instagram e o que fazer quando isso acontece, veja também outro meio que a plataforma utiliza para penalizar os usuários, o chamado de Shadowban!

Facebook Comments
Gestão de redes sociais Entenda por que a mLabs é a ferramenta de gerenciamento de redes sociais escolhida por mais de 30 mil marcas brasileiras!

Posts relacionados