Como proteger a conta do Instagram? Conheça as principais medidas!

como proteger a conta do instagram

O Instagram é uma das redes sociais mais populares que existem e, por isso, virou alvo de hackers! O roubo de contas e informações – tanto de perfis pessoais quanto de contas business – é cada vez mais comum e pode trazer muita dor de cabeça. E para evitar isso é muito importante saber como proteger a conta do Instagram.

Neste artigo separamos algumas dicas que valem para todos os tipos de perfis e que acrescentam boas camadas de segurança para sua conta! Veja abaixo como proteger a conta do Instagram!

Quais os riscos de uma conta de Instagram desprotegida?

Pense rápido! Quantas vezes você já abriu o Instagram hoje? Quantos stories acompanhou? A viagem da sua amig@ está sendo legal? Você teve ideias, acessou conteúdos ou até mesmo se interessou em comprar algo por lá?

Não é difícil afirmar que você fez ao menos uma dessas coisas hoje. E, assim como você ficou sabendo o que seu amigo ou amiga está fazendo, outra pessoa pode estar olhando o seu perfil. Se for um hacker, seu perfil pode estar em apuros.

Ter uma conta no Instagram hackeada pode dar muita dor de cabeça. Em um perfil pessoal, suas informações podem ser usadas contra você, e no caso de um perfil de negócios, o prejuízo pode ser ainda maior.

Precisamos te assustar falar mais para você realmente entender que precisa aprender como proteger a conta do Instagram?!

Mas você sabe mesmo como proteger a conta do Instagram?

Para você não entrar em pânico e ficar pensando que seu Instagram pode ser hackeado a qualquer momento, separamos 7 dicas simples para você manter a sua conta bem protegida!

Do it yourself!

1. Atualize seu app

Quando foi a última vez que você atualizou o aplicativo do Instagram? Normalmente as atualizações do app são feitas automaticamente pelo smartphone. Mas é importante conferir se você está usando a última versão, porque é nela que estão as funções de proteção mais recentes.

Se quiser conferir agora, o jeito mais simples é entrar no Google Play ou na App Store (iOS), pesquisar pelo Instagram e ver se tem alguma atualização disponível. Temos certeza que não precisamos dizer o que você precisa fazer se encontrar um botão escrito “atualizar”.

2. Tenha uma senha difícil

Sua data de nascimento é um dia muito especial. O nome do seu cachorro é lindo. E a facilidade de decorar números sequenciais é inegável! Mas é com pesar no coração que informamos que, se você usa senhas com esse padrão, seu Instagram não está protegido.

A maneira mais usada por hackers para descobrir senhas é adivinhando. Não com bola de cristal, mas com suas informações pessoais. Por isso, redefina sua senha pelo bem da sua rede. Faça uma combinação de letras, números e c@ract3r3$ especiais! Em resumo, dificulte.

PS.: não vale criar uma senha difícil e usar a mesma para todas as contas de redes sociais e afins que você tem, ok?! Cada conta com sua senha!

3. Use a autenticação de dois fatores

Essa é uma medida de proteção adicional que vários aplicativos móveis utilizam. Quando você habilitar esta função no seu Instagram, para efetuar o login será necessária uma dupla confirmação: pela senha cadastrada e por SMS ou outro aplicativo de autenticação (como, por exemplo, o Google Authenticator).

Para habilitá-la, basta ir nas Configurações de Privacidade e Segurança, e selecionar a opção “Autenticação de Dois Fatores”.

4. Verifique sua conta no Instagram

Que tal falarmos também da proteção das contas Business? A plataforma ganhou tanta força que as empresas estão usando o Instagram para fazer negócios! E, para não perder a credibilidade do perfil, e pôr um cliente em dúvida sobre a veracidade da oferta, é bom ter a Verificação de Autenticidade do Perfil — aquele selo azul.

Antes, para conseguir o selo era uma burocracia sem fim. Por isso mesmo, para facilitar, o Instagram modificou as diretrizes de verificação e colocou nas Configurações a opção de Solicitar Verificação. Com essa confirmação, todas as pessoas saberão se estão interagindo com uma celebridade, marca, figura pública ou entidade notável.

5. Remova o acesso de apps suspeitos

Alguns aplicativos terceiros não seguem a política do Instagram, o que deixa a sua conta mais vulnerável a invasões. Essa foi, inclusive, uma medida indicada pelo próprio aplicativo: gerenciar e remover os apps que não fazem sentido estarem conectados à sua conta.

Nas Configurações do Insta, na área de Privacidade e Segurança, busque a opção Aplicativos/Contas Autorizadas e remova os que não são confiáveis ou necessários.

6. Cuidado com os perfis robôs

Com certeza você já recebeu um follow de uma conta suspeita. Aquelas que têm 35k de seguidores e três posts no feed. Cuidado, porque pode ser um perfil robô. Eles são programados para seguir e depois mandar mensagens com links supostamente atraentes.

Esses links estão carregados de vírus, trackers e tudo que você imaginar para conseguir acessar as suas informações. Então, se você não conhece quem está mandando um link via direct, é melhor nem clicar.

Esse é um dos motivos pelos quais defendemos que você não deve comprar seguidores no Instagram! *E nem usar ferramentas que propõe atalhos automatizados para isso, ok?

7. Não confie 100% nos e-mails do Instagram

Se você recebeu algum e-mail do Instagram notificando sobre alguma alteração em seu endereço de e-mail sem ter solicitado nada, take care. O Instagram não tem o costume de falar com seus usuários por esse canal. Nesse caso, não clique em nenhum link! Entre na sua conta e redefina sua senha. Você provavelmente cairia num conto do vigário se clicasse.

Por fim, vale relembrar dicas básicas sobre como proteger a conta do Instagram. Não passe sua senha para ninguém e redefina-a ao menos duas vezes ao ano. Não a opção de lembrar senha em um computador que não é seu. Se tem dúvidas, contate o suporte do Instagram. E nada de falar com estranhos, ou seguir e se deixar ser seguido por contas esquisitas.

Agora que você já sabe como proteger a conta do Instagram, é hora de usar 100% do seu perfil! Lembre-se de manter seu aplicativo atualizado, trocar a senha periodicamente, escolher senhas nada óbvias e manter a desconfiança de qualquer coisa que pareça suspeita.

Gostou das dicas? Então baixe o eBook e tenha o guia completo dessa rede social que atrai tantos fãs!

Facebook Comments
Quer mais conteúdo como esse? Inscreva-se na nossa Newsletter!

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.

Posts relacionados