Bots para Facebook: como utilizar no marketing digital?

Bots para Facebook: imagem de um robô

Quem trabalha com mídias sociais sabe que os bots para Facebook  são realidade nas estratégias de comunicação de muitas marcas por aí. Mas, nem sempre foi assim.

Antigamente quando se falava em robôs, era comum imaginar um mundo futurista, como o desenho “Os Jetsons”. Mas, bom, ainda não temos carros voadores e nem robôs domésticos que fazem a nossa comida.

Mas, você não pode negar que a tecnologia de hoje já trouxe vários benefícios, especialmente nos negócios! E um deles são os robôs para Facebook. Apesar de muitas pessoas ainda não gostarem do atendimento de bots, o recurso tem se mostrado cada vez mais importante, especialmente para empresas que lidam com grandes escalas de atendimentos nas redes sociais.

Eles conseguem otimizar o atendimento e evitar que o cliente “fique no vácuo”. Porque pior que ser atendido por um robô, com certeza, é não ser atendido. :( Se você quer saber o que são os bots para Facebook e como usá-los em sua estratégia (sim, eles podem fazer muito mais coisas que atendimento!), fique com a gente!

O que são os bots para Facebook?

Os bots são robôs virtuais configurados para executar ações predeterminadas. Eles podem ser utilizados em diferentes contextos nas estratégias nas redes sociais. No Facebook, eles servem para automatizar a interação entre os usuários.

A primeira forma de aproveitar esse recurso é através das respostas automáticas no Messenger — opção disponível nas páginas de pequenos e grandes negócios. Assim, em vez de esperar pela resposta de um social media ou operador em tempo real, com a ajuda dos bots o cliente consegue:

  • fazer reservas para um restaurante;
  • confirmar uma compra;
  • sanar as dúvidas mais simples;
  • verificar o horário de atendimento e muito mais.

Como usar os bots do Facebook no marketing digital?

Um medo muito comum dos profissionais é o de serem substituídos pelos robôs. Esse receio faz pouco sentido quando o assunto são os bots do Facebook. Apesar do método de automação ser popular, sua atuação é limitada.

Isso significa que há situações em que é fundamental o cliente entrar em contato com um humano. Ainda assim, existem muitas formas de explorar esse recurso e garantir benefícios a favor da marca.

Veja abaixo como usar os bots do Facebook nas suas estratégias de marketing digital!

Use os bots do Facebook para gerar leads

Os robôs do Facebook costumam ser utilizados para o atendimento, mas seu potencial de uso vai além desse formato. Uma das possibilidades é a geração de leads. Parece estranho? Na realidade é bastante simples.

O próprio robô pode ser configurado para enviar e-books, landing pages, vídeo aulas e outros formatos de conteúdos ricos, que se programados de maneira estratégica chegarão aos clientes no momento certo do funil de vendas.

Bots para Facebook: imagem do robô no Chat

Qualifique seus leads

A geração de leads é apenas o primeiro passo. Os bots do Facebook também podem te ajudar qualificá-los — e, de fato, eles conseguem fazer isso. Para colocar em prática, é preciso programar um conjunto de questões que ajudem a identificar em qual etapa do funil de vendas o lead está.

Esse planejamento é essencial para fazer uma boa gestão de leads, trabalho que exige dedicação e tempo de nutrição.

Hoje, já existem muitas ferramentas que trabalham com a qualificação de leads. Um bom exemplo é o software Driftbox da Drift. Com ele, o bot interage, de maneira natural, em uma janela de bate-papo e muitas vezes o usuário nem percebe que está sendo atendido por robôs.

Bots para Facebook: imagem do chat no site da Drift

Perceba que, assim que foi selecionada uma resposta pré-programada — definida a partir de pesquisas e do estágio do funil — o bot atuou de maneira automática. Ele continuou o atendimento até repassar a conversa para um atendente (uma pessoa real).

Trabalhar a comunicação, de forma paralela, entre o bot e um atendente é a forma mais adequada de qualificar o lead pelo chat. Desta forma, o robô cuida da atração e do interesse, enquanto o operador atua no fechamento.

Integre com plataformas de mensagens

Essa é uma das práticas mais recomendadas, já que as plataformas de mensagens são as opções mais populares quando o assunto são os bots e a comunicação com os clientes.

No caso do Facebook Messenger, os robôs interagem com o usuário, no chat, e fazem uma boa parte do trabalho duro por você.

Para quem trabalha com e-commerce é ainda melhor! Os bots são efetivos nos resultados de vendas. Você pode programá-los para encaminhar a promoção de um produto – a partir do histórico de acessos do lead – e facilitar a compra com um link enviado pelo chat.

Assim, é possível fechar negócio sem precisar de um atendente, tudo depende das funções pré estabelecidas na plataforma.

Faça SAC social

Já imaginou ter a Fanpage reconhecida pela qualidade do atendimento? Com a ajuda dos bots, isso é possível!

Ao usar os robôs para otimizar o SAC social  você pode alcançar as metas de atendimento do Facebook, conquistar o selo Responde rapidamente e destacar a marca perante as concorrentes.

Como isso acontece?  Esse selo é disponibilizado quando a marca consegue atender 90% das mensagens privadas em até 15 minutos, ao longo dos últimos 7 dias.

Elabore pesquisas

As pesquisas são fundamentais para direcionar estratégias de marketing e, novamente, os bots podem ajudar nessa tarefa.

Os robôs da plataforma conseguem obter informações sobre os consumidores, por meio de enquetes no chat, depois os dados podem ser exportados em uma planilha e servir como base para o planejamento de novas ações.

De acordo com uma pesquisa da Econsultancy, 57% dos consumidores entrevistados preferem mensagens instantâneas a e-mails ou ligações telefônicas. Ou seja, boa parte dos consumidores estão dispostos a falar com os bots.

Quais ferramentas usar para criar Facebook bots?

Agora que já te demos boas dicas de como usar os bots do Facebook no marketing, vamos mostrar algumas das melhores ferramentas para você criar os seus!

ChatClub

Essa ferramenta permite enviar mensagens interativas no Messenger, por exemplo, chat em grupo, quiz, enquete, participação, contato, broadcast e FAQ. Com o ChatClub, você pode configurar o bot e acompanhar as métricas no painel de controle em tempo real.

ManyChat

O aplicativo cria sequências de conteúdos programados, envia mensagens com anexos e segmenta o público na plataforma. Há uma versão grátis do ManyChat, e outra paga com mais recursos.

Chatfuel

O Chatfuel é uma das maiores ferramentas para criação de bots no Messenger. Com ela, é possível segmentar os tipos de negócios e tornar as mensagens personalizadas com uso de tags.

Como você viu, os bots para Facebook podem ser muito interessantes na hora de otimizar seu atendimento pelo Messenger. Se você está começando a trabalhar com automação nas mídias sociais e precisa agilizar o atendimento não só no Facebook, mas em diversas redes sociais, leia nosso post sobre o tema e nunca mais deixe um fã sem resposta!

Facebook Comments
Gestão de redes sociais Entenda por que a mLabs é a ferramenta de gerenciamento de redes sociais escolhida por mais de 30 mil marcas brasileiras!