Site Mlabs
Teste Grátis
Entrar
 
 
 
mLabs: Gerenciamento de Redes Sociais em um só lugar!
  • Mlabs
    • Funcionalidades
    • Dúvidas
    • Contato
  • Marketing Digital
    • Gerenciamento de redes sociaisFazer uma boa gestão de redes sociais não é uma tarefa simples! Além de muita organização, estratégia e ferramentas, é preciso estar sempre atualizado! Nesta seção, você irá encontrar posts com: Dicas para gerenciamento de redes sociais Melhores estratégias para mídias sociais Ferramentas indispensáveis para gerenciar redes sociais Entre outros!
    • Google AdsO Google Ads é uma ferramenta essencial para fazer o seu negócio crescer no mecanismo de busca! Nesta seção, você encontrará posts com: Dicas para criar uma campanha de impulsionamento; Melhores estratégias considerando os tipos de anúncios; Passo a passo de como criar a sua conta; As principais métricas para monitoramento. Entre outros!
    • Google AnalyticsO Google Analytics é uma ferramenta essencial para monitorar a sua atuação online e traçar estratégias consistentes! Nesta seção, você encontrará posts com: Dicas para análise completa da sua presença online; Explicações sobre as principais métricas do Google Analytics; Estratégias indispensáveis para melhorar a sua performance. Entre outros!
    • Marketing DigitalMarketing Digital é o conjunto de ações que uma marca pratica visando atrair novos clientes, relacionar-se com eles e fidelizá-los através do ambiente digital. As redes sociais, blogs e sites são os principais canais para isso. Nesta categoria você encontrará posts sobre: Estratégias de Marketing Digital (Inbound e Outbound Marketing, Marketing de Conteúdo, SEO, e-mail marketing e redes sociais) Dicas de como otimizar suas ações de Marketing Digital Hacks, tutoriais e cases de Marketing Digital Novidades sobre Marketing Digital Entre outros!
    • Social MediaSocial media ou mídias sociais são os canais de comunicação online que visam promover o relacionamento entre as marcas e seu público no ambiente digital. Mas, não se confunda: redes sociais, blogs e sites são apenas plataformas! Quem faz desses ambientes canais de comunicação efetivos para uma marca são os profissionais por trás dos posts! E, justamente por isso, eles são conhecidos como “social media”. Nesta seção você encontrará posts sobre: O que faz um social media Cursos para social media Dicas de carreira e produtividade Fontes de estudo Ferramentas de trabalho nas redes sociais Entre outros!
  • Redes sociais
    • FacebookO Facebook é a maior rede social do mundo e, por isso, um canal indispensável para o Marketing Digital. Nesta categoria você encontrará: Dicas de como fazer marketing digital com o Facebook Guias e tutorias das principais funcionalidades do Facebook para marcas Notícias e novidades dessa rede social Hacks e estratégias de social media para Facebook E muito mais!
    • InstagramA mais famosa rede social para compartilhamento de fotos, vídeos e Stories, o Instagram é líder em engajamento! Nesta categoria, você encontrará posts exclusivos com: Dicas para ganhar mais seguidores no Instagram Estratégias de marketing no Instagram Guias e tutorias sobre as funcionalidades do Instagram para empresas Novidades e atualizações do Instagram (e Instagram Stories!) Entre outros!
    • TwitterCriado como serviço de microblogging, o Twitter evoluiu suas funcionalidades e é hoje uma rede social completa para empresas! Nesta categoria você encontrará posts sobre: Como fazer marketing no Twitter Estratégias e dicas para Twitter Atualizações, novidades e tutoriais para Twitter E muito mais!
    • LinkedInO LinkedIn é a maior rede social para negócios da atualidade! Nesta seção, você descobrirá como o LinkedIn pode ser usado em uma estratégia de marketing e também encontrará posts com: Dicas e estratégias de marketing digital com o LinkedIn Novidades e atualizações da rede social Guias e tutoriais das funcionalidades do LinkedIn Entre outros!
    • PinterestCriar imagens e templates para publicação de conteúdos nas redes sociais! Uma rede social para reservar as melhores imagens e publicar conteúdos de inspiração para todos os usuários. Nesta seção, você encontrará posts com: Dicas para utilizar o Pinterest da melhor maneira possível; Melhores estratégias para adotar com o Pinterest para empresas; Guias de publicação e compreensão das funcionalidades da rede social; Passo a passo de como criar e publicar. Entre outros!
    • TikTokO TikTok tornou-se um fenômeno internacional, conquistando milhares de usuários! Você não pode deixar de incluir um perfil nessa rede social na sua estratégia de Marketing Digital. Nesta categoria você encontrará: Dicas de como fazer marketing digital com o TikTok; Guias e tutorias para as principais funcionalidades do TikTok para empresas; Notícias e atualizações da rede social; Hacks e estratégias para de social media para TikTock; Como fazer engajamento no TikTok. E muito mais!
    • TelegramO Telegram é uma das redes sociais que mais tem crescido nos últimos anos, fundamental para o Marketing Digital! Nesta categoria você encontrará: dicas de como fazer marketing digital com o Telegram; guias e tutorias das principais funcionalidades do Telegram; notícias e novidades dessa rede social; hacks e estratégias de social media para o Telegram. E muito mais!
    • WhatsAppWhatsApp Messenger é um app de mensagens instantâneas e chamadas de voz criado para usuários de dispositivos móveis. Mas, ele também é uma plataforma incrível para o Marketing Digital. Nesta categoria você encontrará posts sobre: Como fazer marketing com o WhatsApp Novidades do WhatsApp Dicas e estratégias para WhatsApp Entre outros!
    • YouTubeO YouTube é maior rede de compartilhamento de vídeos do mundo! Criada para ser um canal pessoal de vídeos, o YouTube evoluiu suas funcionalidades e é hoje uma rede social valiosa para as marcas que querem construir seu posicionamento digital. Nesta categoria você verá posts sobre: Estratégias de marketing digital para YouTube; Dicas, tutorias e guias para produção de vídeos no YouTube; Novidades e funcionalidades do YouTube. Entre outros!
  • Materiais Gratuitos
  • Templates
    • Facebook
    • Instagram
    • Twitter
    • LinkedIn
    • YouTube
  • Ferramentas Grátis
    • Calendário

    Pesquisar

    Vagas para social media: um guia para encontrar as melhores

    Social Media, Redes Sociais
    19 de setembro de 2024
    Vagas para social media: um guia para encontrar as melhores
    Avatar de Lucas Amaral

    Por

    Lucas Amaral

    Publicado em

    19 de setembro de 2024

    Sumário:

    A crescente digitalização das empresas e a adesão cada vez maior a plataformas interativas comprovam a importância das mídias sociais para negócios. De acordo com DataReportal (2024), cerca de 63,7% da população mundial utiliza alguma rede social, o que equivale a 95% de todos os usuários da internet.

    No Brasil, não é diferente. O País ocupa o terceiro lugar no pódio em tempo gasto nas redes sociais, com mais de 3 horas e meia por dia. 

    Os números, além de impressionar, têm impacto direto em uma das principais áreas áreas do marketing. Assim, as empresas aumentam seus investimentos e surgem novos profissionais em busca de oportunidades.

    É por essa razão que, cada vez mais, aumentam as pesquisas por vagas para social media. Contudo, ainda pode ser desafiador encontrá-las.

    Pensando nisso, decidimos reunir todas as informações necessárias para facilitar a sua vida nesse momento. Bora lá? 

    O mercado de trabalho para social media no Brasil

    De acordo com o LinkedIn, entre 2015 e 2019 houve um aumento de 122% de presença de social medias nas companhias brasileiras, o que a classifica como uma das quinze profissões emergentes no Brasil. Além disso, mais de 95% das empresas brasileiras possuem perfis em alguma rede social.

    Embora os dados sejam antigos (referentes a 2019), informações mais recentes, da TIC Empresas (2022), revelam que houve um aumento de 73% no número de empresas que venderam pela internet durante a pandemia (um aumento de 16% em relação ao período anterior).

    As buscas realizadas no Google também são reveladoras. Segundo a ferramenta SEMrush (2024), houve um aumento nas buscas por termos relacionados à profissão no Brasil. As pesquisas para “vagas social media” cresceu 23,08%, enquanto para “social media salário” aumentou 387,18%.

    Atribuições na área de social media ainda variam

    Mesmo com a popularidade da profissão, ainda existem diferentes expectativas em relações às funções exigidas para o cargo, como frisado no artigo “Mundo Digital: Uma Análise da Atuação dos Profissionais de Social Media no Mercado de Trabalho Digital” (2024). 

    Isso porque as atribuições variam conforme as necessidades da empresa. Algumas desejam um profissional criativo, enquanto outras podem preferir habilidades de comunicação para atendimento ou de análise de dados.

    As variações de nomenclatura para a profissão também ocorrem. Além de social media, termos como gestor de mídias sociais, analista de redes sociais, social media manager, assistente de redes sociais e community manager aparecem entre vagas e buscas, o que dificulta na identificação de vagas ideais.

    Perfil do social media

    Devido à variação de habilidades buscadas pelas empresas, é comum que existam segmentos e áreas de atuação diversas para este profissional. 

    Em alguns casos, não existe sequer uma exigência de formação específica para a contratação, embora sejam comuns graduações e especializações nas áreas de publicidade e propaganda, marketing, jornalismo, relações públicas, design e análise de dados.

    A seguir, conheça algumas das principais áreas de atuação de um social media.

    Criação de conteúdo

    Uma das principais atribuições de um social media é a criação de conteúdo. Ou seja, a composição de posts para ir ao ar em formatos como texto, imagem, vídeo, entre outros.

    Gerenciamento de redes sociais

    O gerenciamento das redes sociais é mais uma habilidade exigida para um profissional de mídias sociais. Nesse caso, a administração vai além da mera publicação, passando pelo agendamento, criação de calendário editorial, monitoramento de desempenho, interações e avaliação de resultados.

    Edição de imagem e vídeo

    Eis um ponto que às vezes causa ruído na contratação de social medias: a exigência do domínio em ferramentas de edição. Há casos em que as funções de criação e gerenciamento são atribuídas a setores diferentes. Por isso, é considerado um diferencial de mercado quanto um mesmo profissional é capaz de realizar ambas as funções.

    Copywriting

    O copywriter é o profissional responsável pela redação de texto persuasivos, aqueles que convencem o usuário a realizar uma ação. Naturalmente, essa é uma habilidade bem-vinda para profissionais de redes sociais. Além da escolha das palavras certas, também é preciso adaptar o tom de voz ao público e utilizar elementos de storytelling.

    Gestão de mídia paga

    É muito comum que os contratantes esperem que um social media tenha alguma experiência com mídia paga, especialmente as nativas das redes sociais, como Facebook Ads, Instagram Ads e Google Ads (para o YouTube, por exemplo).

    O perfil analítico é necessário para potencializar os ganhos por meio de investimentos em anúncios e segmentação de público.

    Análise de dados

    Uma habilidade essencial para social medias, especialmente os mais experientes, é a análise de dados. Sua função é coletar e interpretar dados obtidos por meio de ferramentas analíticas para melhoraroa desempenho dos perfis sociais de uma marca.

    Community Manager

    O community manager é o responsável pelo gerenciamento de comunidades online. Em outras palavras, é aquele que realiza ações para retenção de clientes ao manter-se em contato direto com os clientes.

    Em boa parte dos casos, isso é feito por meio das redes sociais, as praças interativas onde o público está. Por esse motivo, muitas vezes é também uma atribuição do social media.

    Atendimento e suporte

    É muito comum que existam setores de atendimento e suporte via telefone, chats ou aplicativos de comunicação. Contudo, uma tendência recente é a de oferecer esse tipo de serviço por meio das redes sociais.

    São profissionais que respondem a dúvidas e recolhem elogios, reclamações e sugestões através dos comentários das próprias plataformas. 

    Onde encontrar vagas para social media?

    Com o aumento da demanda por profissionais da área, encontrar vagas de social media pode ser mais fácil do que parece. Existem diversas plataformas e estratégias que facilitam esse processo. A seguir, conheça alguns dos meios.

    Plataformas de emprego

    Sites como Glassdoor, Indeed, Vagas.com e Trampos.co são fontes de oportunidades para quem busca vagas de social media. Essas plataformas permitem filtrar vagas por localização, nível de experiência e tipo de empresa, tornando o processo mais ágil e eficiente.

    Redes sociais

    As redes sociais também são bons lugares para encontrar vagas. O LinkedIn é uma plataforma particularmente útil para a busca de empregos, onde recrutadores publicam frequentemente vagas abertas. Além disso, perfis profissionais em Instagram e Twitter podem ser usados para promover o trabalho e atrair potenciais empregadores.

    Comunidades online

    Grupos em Facebook, Telegram e WhatsApp voltados para profissionais de social media são fontes valiosas de informações sobre vagas e tendências do mercado. Além disso, essas comunidades permitem trocar experiências e fazer networking com outros profissionais da área.

    Redes de contatos

    O networking é uma ferramenta poderosa para conseguir oportunidades de trabalho. Manter uma boa rede de contatos, tanto online quanto offline, pode abrir portas e permitir o acesso a vagas que muitas vezes não são divulgadas amplamente.

    Onde encontrar vagas para social media freelancer?

    Para profissionais que preferem atuar como freelancer, existem diversas plataformas dedicadas à oferta de vagas temporárias ou por projeto. Algumas das principais são:

    • Workana e 99Freelas: plataformas populares no Brasil para freelancers em diversas áreas, incluindo social media.
    • Fiverr e Upwork: opções internacionais que conectam profissionais com empresas ao redor do mundo. Elas oferecem muitas oportunidades para quem quer trabalhar remotamente e em diferentes fusos horários.
    • Grupos em redes sociais: Grupos no Facebook e LinkedIn específicos para freelancers são ótimos locais para se conectar com empresas que buscam profissionais de social media de forma flexível.

    O mercado freelancer oferece bastante autonomia, mas exige do social media a capacidade de gerenciar seu próprio tempo, projetos e encontrar clientes de forma constante.

    Quanto ganha um social media?

    O salário de um social media pode variar bastante de acordo com fatores como a experiência do profissional, o porte da empresa, a localização e o tipo de contrato (CLT, freelancer ou PJ). 

    De acordo com o Glassdoor, o salário base gira entre 2 e 3 mil reais (2024). Contudo, é possível observar uma variação que segue o nível e experiência. Abaixo estão alguns parâmetros médios:

    • Profissionais iniciantes: em torno de R$ 1.500 a R$ 2.500 por mês.
    • Profissionais com experiência: entre R$ 3.000 a R$ 5.000 por mês.
    • Freelancers: a remuneração pode variar de acordo com o projeto, sendo comum valores entre R$ 500 a R$ 2.000 por projeto, dependendo da complexidade e do cliente.
    • Gerentes de Social Media: profissionais em posições de liderança podem ganhar salários entre R$ 6.000 a R$ 10.000 mensais ou mais.

    A remuneração também pode incluir benefícios adicionais, como bônus por performance, participação em lucros e cursos de capacitação.

    Como se destacar na busca por vagas de social media?

    Com o mercado de social media cada vez mais competitivo, é importante se destacar para conquistar boas oportunidades.

    Criação de portfólio

    Ter um portfólio bem montado é fundamental para mostrar suas habilidades e experiências na área. Um bom portfólio pode incluir exemplos de:

    • Posts em redes sociais que você criou ou gerenciou
    • Campanhas de marketing que você ajudou a desenvolver, com dados sobre resultados obtidos
    • Peças gráficas e vídeos que você tenha produzido. É importante que o portfólio esteja atualizado e facilmente acessível online, em plataformas como Behance ou um site pessoal.

    Otimização de perfil

    O perfil em redes sociais, especialmente no LinkedIn, deve ser otimizado para que as empresas te encontrem com facilidade. Para isso:

    • Utilize palavras-chave relevantes no seu resumo e experiências, como “social media”, “estratégias de marketing digital”, “análise de métricas”
    • Certifique-se de que suas experiências profissionais estão bem descritas, destacando resultados alcançados em cada uma delas
    • Adicione um portfólio ou links para trabalhos anteriores diretamente no seu perfil.

    Participação em eventos e cursos online

    Para se manter atualizado e relevante, é importante investir em eventos e cursos online. Isso demonstra interesse contínuo em aprimorar suas habilidades. Alguns benefícios dessa prática incluem:

    • Networking com outros profissionais da área e com empresas em busca de talentos
    • Aprendizado de novas ferramentas e estratégias, o que ajuda a expandir seu leque de habilidades
    • Certificados de cursos, como de plataformas como Udemy, Coursera ou Google Garage, que podem enriquecer seu currículo.

    A mLabs é a principal ferramenta de gerenciamento de redes sociais da América Latina. Se você é um social media que realiza a gestão de múltiplos perfis, solicite um teste gratuito. 

    Posts Relacionados

    mLabs Índice
    1 de dezembro de 2025

    mLabs Índice: dados reais de melhores horários, formatos e engajamento no Instagram para guiar sua estratégia 

    KISO INSIGHTS 87
    29 de novembro de 2025

    [Kiso Insights] Quais são as melhores plataformas de mídias sociais para 2026?

    SEO para instagram
    26 de novembro de 2025

    SEO para Instagram: como otimizar seu perfil para aumentar o alcance

    • Agendamento de posts
    • Relatórios de Redes Sociais
    • Aprovação de Posts
    • Calendário
    • Ads
    • mLabs Analytics
    • mLabs Insights
    • Gerenciador do Facebook
    • Gerenciador do Instagram
    • Gerenciador do X (Twitter)
    • Gerenciador do LinkedIn
    • Gerenciador do Pinterest
    • Gerenciador do Youtube
    • Programar posts no Facebook
    • Programar posts no Instagram
    • Relatórios do Facebook
    • Relatórios do Instagram
    • Relatórios do LinkedIn
    • Planos e Preços
    • mLabs Partners
    • Programa de Afiliados
    • Blog
    • Central de ajuda
    • Fale Conosco
    • Acessibilidade
    • Mapa do site
    • Política de Privacidade
    • Portal da Privacidade
    • Termos de Uso
    • Preferência de Cookies
    • Carreiras

    Siga a mLabs

    • Instagram
    • Facebook
    • linkedin
    • Youtube

    Reconhecimentos

    © 2025 mLabs Software S.A. All Rights Reserved.

     Avenida Cassiano Ricardo, 601 – São José dos Campos, SP – Brasil – 12246-870

    Agende posts com a mLabs e economize horas de trabalho!

    Gerencie todas as mídias sociais por 30 dias grátis

    redes-sociais-banner

    VOCÊ ACABA DE GANHAR 30 dias grátis

    CRIAR CONTA