Site Mlabs
Teste Grátis
Entrar
 
 
 
mLabs: Gerenciamento de Redes Sociais em um só lugar!
  • Mlabs
    • Funcionalidades
    • Dúvidas
    • Contato
  • Marketing Digital
    • Gerenciamento de redes sociaisFazer uma boa gestão de redes sociais não é uma tarefa simples! Além de muita organização, estratégia e ferramentas, é preciso estar sempre atualizado! Nesta seção, você irá encontrar posts com: Dicas para gerenciamento de redes sociais Melhores estratégias para mídias sociais Ferramentas indispensáveis para gerenciar redes sociais Entre outros!
    • Google AdsO Google Ads é uma ferramenta essencial para fazer o seu negócio crescer no mecanismo de busca! Nesta seção, você encontrará posts com: Dicas para criar uma campanha de impulsionamento; Melhores estratégias considerando os tipos de anúncios; Passo a passo de como criar a sua conta; As principais métricas para monitoramento. Entre outros!
    • Google AnalyticsO Google Analytics é uma ferramenta essencial para monitorar a sua atuação online e traçar estratégias consistentes! Nesta seção, você encontrará posts com: Dicas para análise completa da sua presença online; Explicações sobre as principais métricas do Google Analytics; Estratégias indispensáveis para melhorar a sua performance. Entre outros!
    • Marketing DigitalMarketing Digital é o conjunto de ações que uma marca pratica visando atrair novos clientes, relacionar-se com eles e fidelizá-los através do ambiente digital. As redes sociais, blogs e sites são os principais canais para isso. Nesta categoria você encontrará posts sobre: Estratégias de Marketing Digital (Inbound e Outbound Marketing, Marketing de Conteúdo, SEO, e-mail marketing e redes sociais) Dicas de como otimizar suas ações de Marketing Digital Hacks, tutoriais e cases de Marketing Digital Novidades sobre Marketing Digital Entre outros!
    • Social MediaSocial media ou mídias sociais são os canais de comunicação online que visam promover o relacionamento entre as marcas e seu público no ambiente digital. Mas, não se confunda: redes sociais, blogs e sites são apenas plataformas! Quem faz desses ambientes canais de comunicação efetivos para uma marca são os profissionais por trás dos posts! E, justamente por isso, eles são conhecidos como “social media”. Nesta seção você encontrará posts sobre: O que faz um social media Cursos para social media Dicas de carreira e produtividade Fontes de estudo Ferramentas de trabalho nas redes sociais Entre outros!
  • Redes sociais
    • FacebookO Facebook é a maior rede social do mundo e, por isso, um canal indispensável para o Marketing Digital. Nesta categoria você encontrará: Dicas de como fazer marketing digital com o Facebook Guias e tutorias das principais funcionalidades do Facebook para marcas Notícias e novidades dessa rede social Hacks e estratégias de social media para Facebook E muito mais!
    • InstagramA mais famosa rede social para compartilhamento de fotos, vídeos e Stories, o Instagram é líder em engajamento! Nesta categoria, você encontrará posts exclusivos com: Dicas para ganhar mais seguidores no Instagram Estratégias de marketing no Instagram Guias e tutorias sobre as funcionalidades do Instagram para empresas Novidades e atualizações do Instagram (e Instagram Stories!) Entre outros!
    • TwitterCriado como serviço de microblogging, o Twitter evoluiu suas funcionalidades e é hoje uma rede social completa para empresas! Nesta categoria você encontrará posts sobre: Como fazer marketing no Twitter Estratégias e dicas para Twitter Atualizações, novidades e tutoriais para Twitter E muito mais!
    • LinkedInO LinkedIn é a maior rede social para negócios da atualidade! Nesta seção, você descobrirá como o LinkedIn pode ser usado em uma estratégia de marketing e também encontrará posts com: Dicas e estratégias de marketing digital com o LinkedIn Novidades e atualizações da rede social Guias e tutoriais das funcionalidades do LinkedIn Entre outros!
    • PinterestCriar imagens e templates para publicação de conteúdos nas redes sociais! Uma rede social para reservar as melhores imagens e publicar conteúdos de inspiração para todos os usuários. Nesta seção, você encontrará posts com: Dicas para utilizar o Pinterest da melhor maneira possível; Melhores estratégias para adotar com o Pinterest para empresas; Guias de publicação e compreensão das funcionalidades da rede social; Passo a passo de como criar e publicar. Entre outros!
    • TikTokO TikTok tornou-se um fenômeno internacional, conquistando milhares de usuários! Você não pode deixar de incluir um perfil nessa rede social na sua estratégia de Marketing Digital. Nesta categoria você encontrará: Dicas de como fazer marketing digital com o TikTok; Guias e tutorias para as principais funcionalidades do TikTok para empresas; Notícias e atualizações da rede social; Hacks e estratégias para de social media para TikTock; Como fazer engajamento no TikTok. E muito mais!
    • TelegramO Telegram é uma das redes sociais que mais tem crescido nos últimos anos, fundamental para o Marketing Digital! Nesta categoria você encontrará: dicas de como fazer marketing digital com o Telegram; guias e tutorias das principais funcionalidades do Telegram; notícias e novidades dessa rede social; hacks e estratégias de social media para o Telegram. E muito mais!
    • WhatsAppWhatsApp Messenger é um app de mensagens instantâneas e chamadas de voz criado para usuários de dispositivos móveis. Mas, ele também é uma plataforma incrível para o Marketing Digital. Nesta categoria você encontrará posts sobre: Como fazer marketing com o WhatsApp Novidades do WhatsApp Dicas e estratégias para WhatsApp Entre outros!
    • YouTubeO YouTube é maior rede de compartilhamento de vídeos do mundo! Criada para ser um canal pessoal de vídeos, o YouTube evoluiu suas funcionalidades e é hoje uma rede social valiosa para as marcas que querem construir seu posicionamento digital. Nesta categoria você verá posts sobre: Estratégias de marketing digital para YouTube; Dicas, tutorias e guias para produção de vídeos no YouTube; Novidades e funcionalidades do YouTube. Entre outros!
  • Materiais Gratuitos
  • Templates
    • Facebook
    • Instagram
    • Twitter
    • LinkedIn
    • YouTube
  • Ferramentas Grátis
    • Calendário

    Pesquisar

    Usuários, visualizações e sessões no Google Analytics: entenda para que serve cada métrica!

    Google Analytics
    16 de março de 2021
    Usuários, visualizações e sessões no Google Analytics: entenda para que serve cada métrica!
    Avatar de mLabs

    Por

    mLabs

    Publicado em

    16 de março de 2021

    Sumário:

    O Google Analytics é um grande aliado nas estratégias de marketing digital. Mas tem cada termo na ferramenta que deixa a gente confuso, né? 🤔 Por isso, estamos aqui para ajudar você a saber o que são sessões no Google Analytics!

    Você sabe quantas pessoas acessam o seu site? Quanto tempo elas ficaram lá? De onde elas vêm e por que elas saem? Bom, antes de dominar todos esses dados, primeiro você precisa conhecer as métricas básicas do Google Analytics e suas diferenças.

    Então, acompanhe este artigo e veja o que são sessões e quais as diferenças dessa métrica para usuários e visualizações!

    O que é o Google Analytics?

    Google Analytics é um software gratuito do Google para análise de dados. Basicamente, é um dos principais parceiros de um profissional de marketing digital!

    O programa oferece inúmeros relatórios sobre o perfil e o comportamento dos visitantes do seu site. Com ele, você consegue saber informações relevantes para a sua estratégia digital, como:

    • quantas pessoas acessaram seu site;
    • de quais canais os visitantes vieram;
    • quais conversões foram realizadas;
    • qual a duração das visitas;
    • quais páginas foram mais visitadas;
    • entre outros diversos dados.

    Mas para que servem todas essas informações? A partir da análise e do cruzamento dos dados, você pode tomar melhores decisões e extrair insights para a sua estratégia.

    O que são sessões no Google Analytics?

    Uma sessão é um conjunto de ações que um usuário realiza no seu site dentro de um período de tempo. É durante uma sessão que o Google coleta todos os dados de comportamento dos visitantes no site, como visualizações de página, cliques, compras e outras interações.

    Geralmente o Google considera que a sessão termina depois de 30 minutos de inatividade do usuário, mas é possível ajustar essa contagem como você preferir.

    Você pode encontrar essa informação em Público-Alvo > Visão geral. Essa página também mostra o número de sessões por usuário, o número de páginas por sessão, a duração média da sessão e a taxa de rejeição.

    Assim, você consegue compreender melhor como os visitantes estão usando seu site. 😉

    O que são usuários únicos?

    Um usuário único é uma pessoa que interagiu com seu site, ou seja, que iniciou uma sessão no período selecionado. Com essa métrica, você pode entender o perfil e os comportamentos dos visitantes de maneira individual.

    Anteriormente, os usuários eram chamados de visitantes únicos. Mas a mudança de nomenclatura tem um motivo: usuários não são meros visitantes, porque eles interagem com o site.

    Você também pode encontrar essa informação em Público-Alvo > Visão geral. Os relatórios também mostram o número de novos usuários no site e de usuários recorrentes.

    o que são sessões no google analytics: imagem da tela de públicos, visão geral dos dados

    O que são visualizações de páginas?

    Uma visualização de página (ou pageview) é uma visita que ela recebeu. Essa informação também está disponível em Público-Alvo > Visão geral.

    Se um usuário único visita uma mesma página várias vezes, em uma ou mais sessões, essa métrica contabiliza cada vez que ele a visualizou, independentemente se houve interação ou não.

    Logo, o número de visualizações de páginas tende a ser sempre expressivo, maior que sessões e usuários únicos. É por isso, também, que essa métrica costuma ser usada para impressionar, tirar uma onda, sabe?

    Mas não fique apenas na análise superficial. Utilize as métricas de pageviews com outros dados, para saber se o seu site está performando conforme você esperava.

    Como analisar as principais métricas do Google Analytics?

    Mais importante que saber o que são sessões e as outras métricas do Google Analytics é cruzar esses dados e fazer análises. Assim você obtém insights poderosos para o marketing!

    Afinal, o Google informa números e dados, mas quem extrai inteligência dos relatórios é você. Veja agora algumas dicas de como fazer isso!

    Visualizações de página x Sessões

    Aqui você descobre a média das páginas visualizadas durante cada sessão no site, contando também com visualizações repetidas de uma mesma página.  Essa métrica já vem prontinha para você nos relatórios de Público-Alvo > Visão geral.

    Ao analisar as Páginas x Sessão você entenderá se o usuário navega pelo site para encontrar novos conteúdos. Quando as sessões possuem apenas 1 ou 2 visualizações de página, pode ser que o usuário não se sinta estimulado a interagir e você precisa investigar o porquê.

    Existem muitos motivos e soluções:

    • pode ser que você precise investir em links internos, que façam o usuário explorar o site;
    • talvez a qualidade do conteúdo esteja abaixo da expectativa e faça o usuário abandonar logo o site;
    • pode ser que a experiência de navegação no site seja frustrante, etc.

    Considere também o tipo do site. É natural, por exemplo, que um e-commerce tenha mais páginas por visita que um site institucional, porque as pessoas pesquisam vários produtos. Existem vários fatores que entram nessa análise.

    Sessões x Usuários

    Nessa análise você estuda a média das sessões que um mesmo usuário abre num período de tempo. Digamos que duas pessoas entrem no site e interajam com as páginas, cada uma, duas vezes em um mês. Então, a média é de 2 sessões/usuário.

    Essa métrica indica que o site conseguiu despertar o interesse do usuário em acessá-lo mais vezes para realizar alguma ação. Quanto mais sessões o usuário realizar, mais você está conseguindo engajá-lo.

    Por outro lado, uma média baixa de sessões por usuário não é necessariamente mau sinal. Pode ser que o usuário tenha encontrado e realizado o que queria no site na primeira sessão e não precisou mais voltar.

    Portanto, sempre considere o tipo de site e conteúdo que você tem!

    Aquisição x Usuários

    Em Aquisição, estão todas as origens dos acessos ao site: tráfego direto, tráfego de referência, busca orgânica, redes sociais, campanhas pagas e todos os seus detalhamentos.

    Então, quando você cruza essa informação com o número de usuários, consegue identificar quais canais e mídias geram mais tráfego. Dessa forma, você pode focar em estratégias de marketing digital para essas fontes de aquisição.

    Local x Usuários

    Cruzar os dados geográficos com o número de usuários ajuda a entender de onde são as pessoas que interagem com o seu site.

    Essa informação ajuda a traçar estratégias de direcionamento de campanhas no Google Ads, de vendas e de distribuição de produtos, por exemplo.

    O dado da localização dos usuários está em Público-Alvo > Geográfico > Local. Você pode filtrar por país, cidade, continente ou subcontinente.

    Essas são apenas algumas dicas de análises que você pode fazer, mas o Google Analytics tem uma infinidade de relatórios e métricas que você pode explorar.

    Agora, você já sabe o que são sessões no Google Analytics e conhece as métricas básicas para qualquer análise na ferramenta e pode ter mais Insights!

    Se quiser avançar um pouco mais nas análises, aprenda também sobre os parâmetros UTM do Google Analytics. Eles são essenciais para monitorar o desempenho das suas campanhas de marketing digital.

    Posts Relacionados

    Google Trifecta
    27 de agosto de 2025

    Google Trifecta: mensuração inteligente para decisões melhores 

    Tráfego Social
    16 de julho de 2025

    Tráfego Social: o que é e como gerar acessos orgânicos pelas redes sociais

    ga4: capa ilustrativa
    15 de junho de 2023

    O que mudou e como usar o GA4: a nova versão do Google Analytics 

    • Agendamento de posts
    • Relatórios de Redes Sociais
    • Aprovação de Posts
    • Calendário
    • Ads
    • mLabs Analytics
    • mLabs Insights
    • Gerenciador do Facebook
    • Gerenciador do Instagram
    • Gerenciador do X (Twitter)
    • Gerenciador do LinkedIn
    • Gerenciador do Pinterest
    • Gerenciador do Youtube
    • Programar posts no Facebook
    • Programar posts no Instagram
    • Relatórios do Facebook
    • Relatórios do Instagram
    • Relatórios do LinkedIn
    • Planos e Preços
    • mLabs Partners
    • Programa de Afiliados
    • Blog
    • Central de ajuda
    • Fale Conosco
    • Acessibilidade
    • Mapa do site
    • Política de Privacidade
    • Portal da Privacidade
    • Termos de Uso
    • Preferência de Cookies
    • Carreiras

    Siga a mLabs

    • Instagram
    • Facebook
    • linkedin
    • Youtube

    Reconhecimentos

    © 2025 mLabs Software S.A. All Rights Reserved.

     Avenida Cassiano Ricardo, 601 – São José dos Campos, SP – Brasil – 12246-870

    Agende posts com a mLabs e economize horas de trabalho!

    Gerencie todas as mídias sociais por 30 dias grátis

    redes-sociais-banner

    VOCÊ ACABA DE GANHAR 30 dias grátis

    CRIAR CONTA