Descubra como funciona o algoritmo do YouTube e ganhe mais visualizações!

algoritmo do youtube: imagem de um celular mostrando o aplicativo do YouTube

Diferente das outras redes sociais, o YouTube não mantém segredos em relação ao seu algoritmo. Essa transparência facilita MUITO a vida de quem precisa ampliar o alcance dentro da rede social.❤️

Segundo o chefe de produto do YouTube 70% do tempo que um usuário passa assistindo vídeos é ditado por uma cadeia de recomendações da própria plataforma.

Com uma estratégia de marketing bem-sucedida, você consegue aproveitar essa enorme oportunidade, oferecida pelo algoritmo do YouTube (70%), e mostrar os seus vídeos para mais usuários.

Continue lendo e veja como fazer isso!

Como funciona o algoritmo do YouTube?

O algoritmo do YouTube é basicamente um “loop de feedback em tempo real que adapta os vídeos aos diferentes interesses de cada espectador”.

Ficou confuso? 🤔 Calma, que eu te explico!

É ele quem decide quais vídeos serão sugeridos ao usuário com base no seu comportamento dentro da plataforma.

Para isso, ele possui dois objetivos principais: encontrar o vídeo certo para cada usuário e fazer com que ele continue consumindo conteúdo na rede social pelo maior tempo possível.

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Quais fatores são considerados pelo algoritmo?

Para fazer as recomendações, o algoritmo do YouTube se baseia em dados de desempenho dos vídeos que ele irá sugerir e dados de personalização de acordo com o comportamento do usuário.

Confira cada um deles!

Dados de desempenho

  • Cliques no vídeo: são considerados os dados de impressões x visualizações, nesse caso a miniatura e título do seu vídeo são muito importantes;
  • Tempo assistido do vídeo: conta o tempo de exibição ou de retenção do vídeo;
  • Interações no vídeo:  likes, dislikes, comentários ou compartilhamento que o vídeo obtém;
  • Popularidade do vídeo: a velocidade de visualização do vídeo e a sua taxa de crescimento;
  • Se o vídeo é novo: novos vídeos também podem receber atenção extra;
  • A frequência de envio do canal: com qual frequência o canal envia novos vídeos;
  • Tempo da sessão: quanto tempo as pessoas passam na plataforma depois de assistir o vídeo.

Dados de personalização

  • Canais e tópicos assistidos anteriormente;
  • Envolvimento com vídeos anteriores;
  • Quanto tempo o usuário passa assistindo um vídeo;
  • Quantas vezes o vídeo já apareceu para o usuário;
  • O que o usuário não assiste, vídeos marcados como “não tenho interesse”.

Onde o algoritmo do YouTube faz as suas sugestões?

YouTube Ads: imagem de um notebook mostrando um vídeo do youtube na tela

Se você fez, a si mesmo, essa pergunta pensando em escapar da inteligência artificial na plataforma, sinto te dizer, mas são muitos locais em que o algoritmo atua fazendo sugestões de novos vídeos.

Veja quais são eles!

Página inicial (home)

Na página inicial o ranqueamento acontece de maneira personalizada para atender aos interesses de cada usuário.

Pesquisa

Na pesquisa são considerados o uso de palavras-chaves, a relevância do conteúdo e o comportamento do usuário. Aqui, a criação de títulos e descrições que respondam às intenções buscas são fundamentais.

Vídeos sugeridos

Assim como na página inicial, nos vídeos sugeridos os robôs usam os dados de personalização para sugerir vídeos compatíveis com o interesse de cada usuário.

Assinaturas

Aqui, são disponibilizados apenas vídeos novos feitos por canais em que o usuário já se inscreveu.

O critério de popularidade do conteúdo é o fator principal para que o vídeo seja oferecido nessa seção (número de assinantes e número de visualizações).

Tendências

Nas tendências são exibidos os vídeos que estão em alta na rede social. Para isso, o algoritmo analisa três fatores: a popularidade, o número de visualizações e a data da publicação por país.

Métricas importantes para o algoritmo do YouTube

Conheça as métricas classificadas como importantes pelo robô do YouTube e que determinam se o seu vídeo é relevante para ser recomendado aos usuários!

O que é o Watchtime?

Watchtime nada mais é que o tempo que cada usuário passa assistindo ao seu vídeo, essa métrica é relevante para identificar um canal com conteúdo de qualidade.

Cuidado para não confundir Watchtime com visualizações! O YouTube considera como visualizações o número de pessoas que assistem aos seus vídeos e não o tempo que elas permanecem nele. 😉

O que é o Session Time?

O YouTube considera como Session Time o tempo de duração de uma sessão. Lendo essa frase ela parece ser igual ao Watchtime, mas não é!

O Session Time é contado a partir do momento em que o usuário abre o YouTube para assistir a um vídeo, até o momento em que ele sai da rede social. Diferente do Watchtime que é contado dentro do vídeo.

O que é Consistency?

Consistency, significa Consistência, e se trata da frequência de postagem do canal.

Ou seja, a sua frequência de publicações de vídeos será determinante para que o YouTube considere a sua consistência na plataforma, assim o algoritmo identifica quando você faz upload de novos vídeos.

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5 dicas para melhorar o desempenho e ampliar o alcance orgânico no YouTube

Confira as melhores dicas para alavancar os seus vídeos e alcançar mais pessoas na rede social!

1 – Otimize seus vídeos para pesquisas populares

O primeiro passo é descobrir quais são as consultas mais populares que direcionam tráfego na rede social, esse dado você consegue pelo YouTube Studio.

Depois de identificar os temas populares, verifique a compatibilidade deles com os tópicos dos seus vídeos, considere atualizá-los para que se tornem equivalentes.

A partir daí, adicione as palavras-chaves relevantes nos títulos, tags, descrições, arquivos de vídeo e miniaturas. Mas, se houver muita diferença, entre os termos populares e os seus vídeos, considere fazer novos conteúdos que atendam à intenção de busca.

2 – Crie um título que desperte atenção

Seus títulos têm de se tornar virais! Embora o conteúdo seja o mais importante, é pelo título que as pessoas chegam até ele.

Portanto, insira palavras estratégicas no título. Além de procurar por palavras-chave de alto volume, é importante entender a intenção de busca do usuário sobre o assunto.

Na hora de compor o título do vídeo, lembre-se de colocar a palavra-chave mais à esquerda e não deixe de inclui-la também na descrição do vídeo.

3 – Seja estratégico na descrição do vídeo

Sabe aquele texto logo abaixo do vídeo? Então, é ele que chamamos de descrição e que tem um papel fundamental na sua estratégia.

Uma boa descrição ajuda as pessoas a encontrarem seu conteúdo e, mais importante, decidirem se querem ou não apertar o “play”.

Para convencer os usuários a seu favor, faça uma introdução matadora:

  • inclua a palavra-chave principal já no começo do texto;
  • descreva o seu vídeo de forma espontânea e natural;
  • escreva no mínimo 250 palavras na descrição;
  • não insira lista de palavras-chave, isso tira a naturalidade do texto;
  • cite as fontes mencionadas no vídeo;
  • inclua links relevantes para outros canais da marca.

4 – Capriche nos Thumbnails dos seus vídeos

O thumbnail ou miniatura é tão importante para atrair novos usuários quanto o título do vídeo. Elas são as “capas” dos vídeos, que o usuário vê antes de dar o play e dão ao espectador uma prévia do conteúdo.

Segundo o próprio YouTube, vídeos com thumbnails personalizados ganham mais cliques que os outros vídeos comuns! Por tanto, capriche nas imagens, cores e textos para atrair a atenção do usuário.

5 – Mantenha a frequência das postagens

Repare, os canais de sucesso que você segue fazem uploads de muitos por semana. Postagens constantes mantêm a audiência, o engajamento e despertam a atenção do algoritmo do YouTube.

Quanto mais publicações você fizer, mais chances do seu conteúdo ser visto. Porém, postar com muita frequência, mas sem qualidade não é legal. Portanto, agende seus uploads e encontre o equilíbrio para manter bons vídeos.

O que achou do conteúdo? Conseguiu compreender como funciona o algoritmo do YouTube e o que fazer para driblar as adversidades?

Aproveite para ampliar o seu conhecimento sobre as outras métricas disponíveis no YouTube Analytics, que mostram como está o seu desempenho na rede social!

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