Twitter Moments: o que é e como criar o seu?

Twitter moments: imagem da tela do notebook com a página de entrada do Twitter aberta

Se você está no Twitter, o negócio é deixar a timidez de lado e partir pro ataque. Isso inclui aprender a criar Twitter Moments!

Com os Momentos do Twitter, você cria uma coleção de tweets sobre um tema específico que pode ser uma campanha de marketing, ou apenas um tema da atualidade sobre o qual a marca queira se posicionar.

Desta forma, o “momento” pode ser comentado, curtido, fixado e incorporado como um tweet normal, mas ao clicar sobre ele aparece uma lista de tweets relacionados.

Não sabe do que estamos falando? Veja um exemplo de Twitter Moments feito pela marca Kit Kat!

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Agora que você viu como eles funcionam deve estar se perguntando para que servem, acertei?

Bem, os momentos servem para ajudar os usuários a acompanhar o que o mundo está falando, sem ter que seguir várias contas para acompanhar de perto todos os acontecimentos.

Quando surgiu, em 2015, o recurso não estava disponível para os usuários, ele era usado apenas pela própria rede social. O Twitter criava momentos para fazer com que os usuários acompanhassem as notícias em tempo real.

Mas agora, qualquer usuário também pode criar e editar seus Momentos, a partir de tweets autorais ou de outras contas.

Aproveite para conhecer melhor o Twitter Moments Brasil e dê destaque às suas histórias na rede!

Twitter Moments: passo a passo para criar o seu!

Os Momentos do Twitter são publicados com uma foto de capa e uma introdução. No smartphone, você pode visualizá-los tocando na lupa, como se fosse fazer uma nova busca.

Ao acessar a guia “Explorar”, você encontra os momentos divididos nas categorias: Notícias, Esportes, Diversão ou Entretenimento.

Twitter Moments: imagem da página inicial do Twitter e da página ExplorarPorém, em 2018 o Twitter desativou o recurso de criação do “Twitter Moment” nos smartphones. Então, a gente mostra como é facinho fazer isso no desktop.

1. Acesse a aba “Moments” e clique no ícone raio para criar novo momento

Para chegar até a aba “Moments”, vá para a “Home” do Twitter, clique em “Mais” (canto esquerdo da tela), em seguida, clique em “Moments” e, por fim, clique no ícone do raiozinho.

Twitter Moments: imagem da página Moments do Twitter

2. Adicione título, descrição e capa

Use uma linguagem e tom de voz adequados para a persona. Essa simples ação atrai usuários e faz com que eles sintam uma conexão com a marca

É importante pensar nisso também antes de escolher o assunto que vai abordar, o título, a descrição e até a foto de capa.

Narrar as histórias pelo Moments do Twitter é uma maneira de manter as pessoas conectadas e facilitar a compreensão dos fatos.

Como o nome sugere, o recurso tem foco mais no factual, do que no atemporal. Por isso, é tão fácil aproveitar-se dos assuntos em alta como gancho para promover determinado produto, ideia, serviço, evento etc.

Conte uma história de maneira clara e persuasiva, acompanhada de imagens, áudios e enquetes para despertar interesse dos seguidores e gerar mais engajamento.

Twitter Moments: imagem da página de criação de Twitter Moments

👉 Dica amiga: use hashtags no título e descrição. É por elas que os usuários chegarão aos seus tweets. Ex.: #TwitterMoments, o que é e como criar o seu. 😉

3. Adicione tweets ao seu Momento

Agora, que você já criou o seu Twitter Moments precisará preenchê-lo. É como se você criasse uma categoria no seu perfil e agora precisa alimentá-la com informações, nesse caso com tweets.

Você pode adicionar seus tweets já publicados no seu Momento, e ainda escolher entre os seus tweets curtidos, os tweets mais buscados, ou até mesmo os tweets com links.

Twitter Moments: imagem da página de criação de Twitter Moments

4. Publique o Twitter Moments

Uma vez que você tenha selecionado os tweets que deseja incluir nos Momentos e organizado a ordem deles, preenchido título, descrição e capa, clique em “Próximo” e “Publicar”.

Twitter Moments: imagem da página de criação de Twitter Moments

Quantos tweets incluir em um Momento?

Estima-se que o limite de tweets por Momento ultrapasse os 80, mas evite ir muito além de 10 tweets para não estender o assunto e deixar a história cansativa.

A plataforma também recomenda que sejam incluídos GIFs, vídeos, áudios e fotos para manter a audiência engajada.

E, para descobrir se a estratégia está dando certo, basta acessar as métricas do Twitter Moments – página da rede social que explica como visualizar e interpretar os números exclusivos desse recurso.

Twitter Moments: imagem da página de métricas do Twitter

Como visualizar e compartilhar os Momentos? 

Para acessar seus próprios Momentos, tanto do smartphone, quanto do desktop, clique em “Home”, depois em  “Mais” e por último em “Moments”. 

Já, para buscar Momentos de outros usuários, vá para a aba “Explorar” e selecione a categoria que deseja visualizar. São elas:

  • para você;
  • notícias;
  • esportes;
  • diversão;
  • entretenimento.

Você também pode ir até o perfil do usuário, clicar nos três pontinhos próximos do botão Seguir e, então, Visualizar Momentos.

Twitter Moments: imagem do perfil do The Office no Twitter

Quando usar os Momentos do Twitter?

No Brasil, os portais de notícias são os que mais têm lançado mão dos Moments Brasil, mas mundo afora, marcas de todos os segmentos já estão mandando bem no uso do recurso.

Separamos algumas dicas para que você possa aproveitar os Momentos do Twitter nas suas estratégias de marketing de diversas formas, como:

  • anunciar eventos: congressos, webinars, palestras, workshops e outros eventos ou projetos da marca que podem ser facilmente divulgados com esse recurso;
  • mostrar os bastidores: seja os bastidores de um evento, projeto ou o próprio escritório, as pessoas curtem ficar por dentro de como as coisas foram executadas;
  • divulgar conteúdo: compartilhar conteúdo de blogs e outros canais de comunicação ou mesmo um produto ou serviço da marca;
  • interagir com o público: uma boa maneira de se conectar às pessoas é usar enquetes, fazer perguntas e trocar informações práticas e relevantes com a audiência;
  • mostrar notícias de última hora: compartilhe informações relevantes do marca no momento em que elas acontecem para alcançar um grande número de pessoas sem perder o “timing”;

Imagine quão fácil ficou divulgar as feiras de negócios, lançamentos de produtos, novidades… Melhor ainda, não imagine, experimente! 👊

Agora, que você já sabe como colecionar Momentos que informam, inspiram e engajam, veja nossas dicas de como usar o Twitter Trending Topics para o marketing e amplie o seu potencial na rede!

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