10 abordagens diferentes para te inspirar no TikTok para empresas

TikTok para empresas: uma mão está segurando um celular, na tela é possível ver o ícone e o nome do aplicativo "TikTok".

O crescimento de uma rede social é uma verdadeira oportunidade para empresas e negóciosVeja só o exemplo do TikTok que — teve 2 bilhões de downloads no primeiro trimestre de 2020, segundo a SensorTower. É GENTE DEMAIS! 

Envolver o TikTok para empresas em sua estratégia de marketing pode ajudar a impactar mais pessoastornando-as potenciais clientes e defensores da marca. Fazer isso envolve um planejamento e conhecimento da rede social. 

Por ser novidade, muitos profissionais ainda não sabem como inserir o TikTok na estratégia de marketing da empresaPor isso, apresentamos 10 empresas que trabalharam a rede social de forma diferente em seus perfis, desde processo de seleção de novos candidatos a posicionamento e awareness. 

1. Tenha um “perfil pessoal” que mostre os bastidores da empresa 

Nem sempre ter um perfil da sua empresa em uma rede social gerará tanto engajamento como trazer uma pessoa que represente a sua marca. A Starbucks, por exemplo, associou a sua marca com a de uma atendente para marcar presença na rede social. 

Maya se tornou um fenômeno mundial, tendo mais de 2,1 milhões de seguidores. Tudo isso porque ela apresenta coisas que satisfazem um pouco da curiosidade dos clientes da rede de cafeteria: o cotidiano, a preparação das bebidas e os bastidores do trabalho.

@starbucksrecipeswithmwhen you forget the cream base… ##draft ##fromthedrafts ##starbucks♬ original sound – Maya

Ah, mas se engana quem pensa que essa conta é exclusivamente pessoal. O próprio nome do perfil “entrega” a ligação com a empresa — @starbucksrecipeswithm.

Mesmo sem ter um perfil empresarial, a Starbucks conseguiu marcar presença e envolvimento no TikTok.

2. Aproveite o engajamento espontâneo em grandes eventos

Conseguir fazer uma interação entre o mundo “offline” e o “online” é uma estratégia que pode proporcionar crescimento e reconhecimento para a marca 

Com os usuários cada vez mais conectados — nem que seja só o WhatsApp —, aproveitar grandes eventos off-line para criar uma interação on-line é uma atividade que já gerou resultados para algumas marcas.  

A Chiplotle Mexican Food, por exemplo, aproveitou o maior evento midiático do mundo: o Super Bowl — final do campeonato de futebol americano nos Estados Unidos.  

Em 2020, durante a partida entre San Francisco 49ers e Kansas City Chiefs, a rede de comida mexicana chamou o público para fazer um anúncio da marca utilizando a música recém lançada do Justin Bieber, Yummi. 

Por meio da hashtag “TikTok Timeout”, a campanha conseguiu gerar 2,5 milhões de engajamento. Envolvendo não apenas o Justin Bieber — que havia fechado parceria com a Chiplotle — como também outros influenciadores. 

E a ação gerou uma economia tremenda! Um comercial de 30 segundos no Super Bowl chega a custar 5,6 milhões de dólares. Sem gastar essa grana, a Chipotle conseguiu engajar os telespectadores por meio da hashtag no TikTok e a parceria com o cantor. 

3.Promova novos aprendizados para o público

Aprender coisas novas não é apenas motivador, é também uma maneira de ativarmos o nosso cérebro e mantê-lo eficiente, segundo pesquisa realizada em Yale. 

Utilizar as redes sociais para ensinar coisas novas para o seu público é sempre interessante e o TikTok traz diversas oportunidades para fazer isso. 

Ao promover novos aprendizados para os seguidores, a marca aproxima no relacionamento e se posiciona como referência sobre determinado assunto, mostrando que domina a questão e pode ser uma fonte de busca de conhecimento para as pessoas. 

Os vídeos para TikTok sempre envolvem dinamismo, alguns recursos gráficos e até mesmo trilhas sonoras. Ou seja, ao fazer vídeos educativos na plataforma você consegue educar e entreter ao mesmo tempo! 

mLabs aproveitou os recursos da rede para criar conteúdo diversos, entre eles, alguns educativos. O objetivo é mostrar não apenas que você é referência no assunto, mas que se importa com o processo de aprendizado do seu público. 

Ensinar uma prática valiosa por meio de um passo a passo pode ser não apenas uma forma de gerar engajamento, como também se aproximar do seu público. 

@socialmlabsApareça no Google shopping DE GRAÇA! ##marketingdigital ##negociosdigitais ##socialmedia ##mlabs ##startup ##dicas♬ The Banjo Beat, Pt. 1 – Ricky Desktop

As datas comemorativas são oportunidades para fazer novos negócios, não é mesmo? É comum que as empresas façam promoções, ofertas e renovem seu estoque para o Dia das Mães, o Natal ou o ano novo, por exemplo.  

TikTok pode ser um grande aliado nessa estratégia sazonal, apresentando produtos e serviços promocionais para a época. 

É o caso da Cacau Show, a empresa vende doces e variedades ao longo do ano, mas tem um crescimento de vendas em datas comemorativas como: dia dos namorados, páscoa, natal, dia das mães etc. 

Os vídeos temáticos ajudaram o perfil da Cacau Show a crescer na rede social. São produções que apresentam os chocolates de forma mais engraçada, promovendo entretenimento para o público. 

A galera que aparece no vídeo são os próprios funcionários, que encenam situações vividas em diferentes lares em períodos natalinos e afins. 

@cacaushow
Ainda assim é muito bom 🤣 ##cacaushow ##christmas ##natal ##viral ##expectativa vs realidad
♬ Basta Você me Ligar Versão Inglês – Kim Sola

5. Aposte nos challenge para apresentar o seu perfil ao público 

Os desafios são base de interação no TikTok. São vários os formatos de challenge: fazer uma coreografia, dublar alguma música, imitar algum movimento etc.  

Quando um desafio é lançado, muitas pessoas embarcam e começam a gravar vídeos mostrando se foram bem ou mal sucedidos.  

Vendo essa oportunidade, o Magazine Luiza aproveitou para se lançar no TikTok. E, é claro, que a Lu não poderia ficar de fora. 

Ela é o rosto da marca no TikTok, sendo utilizada para apresentar os produtos, as ofertas e também para brincar em desafios como de maquiagem, troca de roupas.  

@magaluA parte mais difícil! ##challengedemaquilante ##TemNoMagalu ##MagaLu @leticiafgomes♬ som original – Lu do Magalu 🙋🏻‍♀️

Para conseguir atrair o público para o seu perfil, o Magazine Luiza fez a Lu participar de um desafio de maquiagem com a maquiadora Letícia Gomes que se transformou na própria Lu! 

Assim, a marca conseguiu se mostrar presente na rede social e atrair seguidores para o perfil. 

6. Use QRcode para divulgar o seu canal 

Sim, eu sei, as redes sociais são geralmente utilizadas para mostrar para o seu público todos os seus produtos e serviços. Mas também é possível inverter um pouco esse cenário! 

Foi o que fez o Guaraná. Para conseguir crescer no TikTok e conquistar mais seguidores, ela imprimiu na lata do refrigerante um “TikTok code”. As pessoas escaneavam com a câmera do celular e eram direcionadas para o perfil da empresa no TikTok. 

Vale ressaltar que o Guaraná é um dos poucos produtos da Ambev a ter um perfil no TikTok e essa estratégia foi feita para que a marca se aproximasse ainda mais do seu público. 

No perfil, é possível ver vídeos mais engraçados e com influenciadores que ficaram famosos no próprio TikTok, como a Laura Seraphim. 

7. Faça desafios criativos com os seus produtos

Empresas de roupa, estética, decoração e salão de beleza encontraram no Instagram um lugar para divulgar suas fotos e conseguir chamar a atenção do público.  

Só que essas características não são mais exclusivas do Instagram. Desde o seu lançamento, o TikTok se apresentou como uma rede social capaz de apresentar, de formas diferentes, a composição de roupas, um desafio de maquiagem etc. 

Sabe quem percebeu bem essa oportunidade? A Amaro! Por exemplo, ela fez um desafio para que as pessoas divulgassem diferentes composições de looks e premiou os ganhadores com a oportunidade de fazer uma co-criação com a empresa. 

@amarofashion
O @efornazzari foi um dos vencedores do nosso desafio ##LookRemix! Ajuda ele a escolher seu look favorito? No nosso perfil você vê as outras opções!
♬ original sound – AMARO

Além disso, a Amaro também utiliza influenciadores para mostrar como ela tem produtos que mudam o “astral” da casa por meio de uma decoração diferente e feita com produtos da empresa. 

8. Mantenha o seu público bem informado sobre sua marca  

Há espaço para qualquer marca e empresa no TikTok, prova disso é o Corinthians. O time paulista está utilizando a rede social para mostrar os bastidores dos treinos, gols históricos, resultados em tempo real e muito mais. 

Dessa forma, o Timão consegue se manter próximo dos seus torcedores em plataformas diferentes, mostrando escalação para o jogo, situação dos atletas lesionados, bastidores dos treinamentos, etc.  

Por meio dessas informações, o público vai se envolvendo e engajando com o perfil.  

Além disso, antes do isolamento social, o perfil também divulgava vídeos feitos pelos torcedores na arquibancada. Outra forma de fortalecer o relacionamento entre a marca e os consumidores. 

9. Selecione seus novos colaboradores de forma criativa

Uma abordagem bem diferente e inovadora foi feita pela Nestlé. Em vez de fazer o seu perfil no TikTok, a empresa resolveu adotar a ferramenta dentro da estratégia de contratação dos novos colaboradores. 

Sim! Sabe aqueles vídeos de apresentação que muitas empresas pedem para fazer durante o processo seletivo? Na Nestlé eles são feitos por vídeos do TikTok, deixando a produção mais desenvolta e inovadora. 

Um exemplo dessa ação foi na hashtag “#InsidersNestle”. Nesse desafio, a empresa acompanhou as produções mais criativas e contratou 30 profissionais para cuidar de 30 marcas diferentes da Nestlé. 

Além de ser um processo de contratação mais criativo, a Nestlé conseguiu encontrar profissionais que estão antenados com os lançamentos das redes sociais e ativos nas plataformas.  

Uma maneira bem bacana de montar uma equipe de marketing, não é mesmo? 

10. Faça parcerias com influenciadores já consolidados na rede social 

Fazer um perfil no TikTok não entra na sua estratégia de marketing? Não há problemas!  

Uma alternativa bem bacana para ter resultados na rede social é fechar parcerias com influenciadores que já estão consolidados na plataforma, ou seja, aqueles perfis que têm um alto número de seguidores e um público bem estabelecido. 

Vale destacar que não é qualquer influenciador que gerará resultados positivos. É preciso ter um fit entre o público do influencer e o da sua empresa. Esse influencer também precisa dialogar com os valores da marca, a fim de não prejudicar a imagem da empresa com comentários ofensivos. 

Essa estratégia foi a adotada pela Maria Brasileira! A marca fechou parceria com influencer Patrícia Alves, que tinha um perfil de seguidores relacionado ao público da Maria Brasileira — feminina, trabalhadoras e responsáveis pelos afazeres de casa. 

Por meio dos vídeos, Patrícia divulga os produtos da empresa. Como no “Dia da Maria Brasileira”, no qual uma profissional vai até a casa da influencer para deixar tudo limpinho. 

@patriciapammHoje é dia de Maria Brasileira 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻@mariabrasileiraoficial ##mariabrasileira♬ som original – Patricia Alves

Gostou de conhecer as diferentes abordagens do TikTok para empresas que você pode aproveitar? 

Como podemos ver, o TikTok para empresas vai muito além do que entrar na onda dos desafios. A sua empresa pode começar uma conversa ou uma abordagem diferente que seja atraente e engaja o seu público. 

Mas do que adianta ter o seu perfil no TikTok se não tiver seguidores, não é mesmo? Aproveite a sua visita e veja nosso conteúdo sobre como ganhar seguidores na rede social! 

Facebook Comments
Quer mais conteúdo como esse? Inscreva-se na nossa Newsletter!

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.