Relatório Google Ads: saiba o que analisar para melhorar o seu desempenho!

Relatório Google Ads: imagem das mãos de um homem usando o notebook. Na tela, aparecem alguns gráficos em formato de barra e de pizza.

Se você clicou neste conteúdo, provavelmente já sabe o que é Google Ads e todas as belezuras que essa plataforma de anúncios pode proporcionar ao seu negócio 😍 

Mas, também é provável que você, assim como muitos profissionais de marketing, se sinta perdido com a enorme quantidade de dados disponíveis nessa ferramenta.  

Em meio a tantas informações, é preciso saber escolher qual relatório do Google Ads analisar para entender a performance dos seus anúncios

Como analisar os relatórios do Google Ads?  

Decidir quais relatórios do Google Adwords analisar pode parecer uma tarefa difícil, mas relaxa! A seguir, você confere os 5 principais que vão ajudar a otimizar suas campanhas! 

Relatório de campanhas 

O relatório de campanhas é uma daquelas funcionalidades que você mal conhece e já considera pacas. 

Por ser um relatório muito personalizável, ele apresenta uma visão geral sobre o desempenho de seus anúncios e você pode acessar todo tipo de informação sobre eles, como: 

  • o investimento e o rendimento das campanhas;
  • quantos cliques o anúncio está recebendo; 
  • qual é o CPC médio, ou seja, o valor que você está desembolsando por cada clique; 
  • quantos cliques geraram uma conversão; 
  • a quantidade de cliques que você está perdendo por não oferecer um valor competitivo no leilão e muito mais! 

Essas informações são muito úteis para que você possa entender o andamento de suas campanhas e fazer ajustes estratégicos nos valores investidos. 

Para acessar o relatório de campanhas, basta clicar em Campanha > Colunas > Personalizar colunas e escolher a informação que deseja analisar.  

banner com chamada para inscrição no clube social media exponenciais com vagas limitadas

Relatório de palavras-chave  

Ao criar uma campanha no Google Ads, o anunciante precisa definir para quais termos os anúncios devem aparecer, certo? 

Então, o relatório de palavra-chave mostra como está o desempenho de cada palavra-chave escolhida na campanha. Nele, é possível encontrar informações valiosas e entender como acontece a aquisição de usuários de acordo com cada termo definido.  

Alguns dados que você pode encontrar neste relatório: 

  • palavras-chave que precisam de alto investimento, mas não geram muitas conversões; 
  • termos relevantes para o negócio, mas que não estão gerando cliques; 
  • quais palavras-chave geram mais conversões; 
  • termos que apresentam um bom índice de qualidade, ou seja, que mostram relevância ao Google, mas que estão mal posicionados no ranking de anúncios. 

Os insights extraídos deste relatório são úteis para otimizar as palavras-chave usadas nas campanhas e, caso necessário, fazer mais investimentos para torná-las mais rentáveis. 

Para encontrar o relatório de palavras-chave, é só clicar na aba “Palavras-chave” no topo da página do Google Ads. 

Relatório de termos de pesquisa  

Acompanhar o relatório de termos de pesquisa é uma forma de garantir que seus anúncios sejam mostrados para as pessoas certas e que seu valioso dinheiro está sendo investido de forma estratégica. 💲 

Primeiro, é importante entender que um termo de pesquisa é diferente de palavra-chave: 

  • o termo de pesquisa é a palavra (ou conjunto de palavras) que um usuário digita no Google ou em outros sites da rede de pesquisa para fazer uma busca; 
  • já a palavra-chave é a palavra escolhida por você na hora de criar cada grupo de anúncios. 

O relatório de termos de pesquisa mostra quais termos estão acionando seus anúncios. É uma excelente maneira de identificar novos termos com potencial e usá-los como palavras-chave em suas campanhas. 

Fique de olho também se os anúncios estão sendo exibidos para termos de pesquisa que não são relacionados ao seu negócio. 👀 Caso isso aconteça, você pode negativar esses termos, o que ajuda a atrair cliques mais qualificados e a economizar verbas em publicidade. 

Para acessar o relatório, vá em Palavra-chave > Detalhes > Todos. 

imagem de um banner publicitário com chamada para testar função de relatórios personalizados da mLabs

Relatório de estatísticas sobre leilões 

O relatório de estatísticas sobre leilões pode ser a luz que você precisava para ter informações mais precisas sobre suas campanhas 🙌 

O objetivo deste relatório é fornecer dados sobre o posicionamento de um anúncio, comparando o seu desempenho com o de seus concorrentes, ou seja, empresas que participam do mesmo leilão que você.  

Algumas informações que você pode encontrar neste relatório são: 

  • dados de impressão de cada um dos anunciantes — mostram quais anúncios aparecem com mais frequência; 
  • a porcentagem de vezes que o seu anúncio e o de seu concorrente aparecem juntos como resultados de uma pesquisa; 
  • a porcentagem de vezes que o seu anúncio e o de outros anunciantes ocuparam a primeira posição nas buscas; 
  • a frequência com que o anúncio do seu concorrente apareceu melhor posicionado no ranking de anúncios. 

Com esses dados, é possível tomar decisões estratégicas, que envolvem os seus lances e orçamentos, além de analisar como está a concorrência de cada leilão. 

Acesse o relatório em Detalhes > Informações sobre leilões > Todos. 

Relatório de funis de pesquisa

Este relatório traz informações muito valiosas que ajudam a entender o comportamento do usuário com o seu anúncio até o momento em que ele realiza uma conversão no seu site. 

Ao todo, são 7 relatórios disponíveis: 

  • tamanho do caminho; 
  • intervalo de tempo; 
  • análise de primeiro clique; 
  • análise do último clique; 
  • principais caminhos; 
  • conversões assistidas; 
  • impressões e cliques de assistência. 

Os dados extraídos nesses relatórios mostram quais termos de pesquisa levaram às conversões, e você pode analisar quais palavras-chave ajudam sua empresa a faturar.  

Também é possível ver o intervalo de tempo entre a primeira impressão do anúncio por um usuário até a conclusão da venda em seu site, além dos principais caminhos traçados pelo cliente até que a compra fosse concluída. 

Para fazer o acompanhamento do relatório de funis de pesquisa, é necessário configurar o acompanhamento de conversões na sua conta do Google Analytics. Em seguida, dentro do Ads, basta clicar em Ferramentas > Conversões > Funis de pesquisa. 

imagem de um banner publicitário para divulgação do webinar de google ads para pequenas verbas da mLabs em parceria com a agência #TudoNosso

Bônus: análises que fazemos na mLabs e que se aplicam para qualquer negócio! 

Se liga neste bônus sensacional que a Karen Fiori, Coordenadora de Performance aqui da mLabs, trouxe com base nas  análises das nossas campanhas no Google Ads. 🧡 

É uma baita oportunidade para você aprender e aplicar as dicas no seu negócio! Então, prepara o caderninho e anota aí! 😎  

primeiro passo que analisamos a nível de campanha — além das métricas que o painel oferece como CTR, CPC, Conversão e Custo por conversão — são as parcelas de impressões perdidas na pesquisa por classificação e por orçamento. 

Essas duas métricas auxiliam na tomada rápida de decisão e ajudam a entender quais grupos de anúncios serão otimizados, e se é necessário mais verba para determinada campanha. 

Outro ponto importante: a sua campanha institucional, ou seja, a que possui grupos que contenham o nome da marca, deve ficar isolada das demais campanhas, pois essas palavras-chave possuem maior relevância e os custos como o CPC, por exemplo, serão menores.  

Também não é recomendado comparar as métricas dessa campanha com as demais.  

Já quando falamos de grupos de anúncios, é o momento de avaliar e comparar os resultados. Quais grupos têm o maior volume de impressões, a melhor taxa de CTR, qual gera o maior número de conversões? 

Depois dessa análise, entramos a fundo nas palavras-chave: uma das métricas mais relevantes nesse momento é o índice de qualidade. Uma boa pontuação nesse índice pode gerar um bom resultado no CPC, ou seja, você economiza nas campanhas.  

A pontuação 5 indica que estamos pagando o valor do mercado; acima disso podemos pagar até -50% que o concorrente, porém palavras-chave com índices abaixo de 4 podem custar até 400% a mais.  

Para decidir se devemos manter ou remover as palavras-chave das campanhas é preciso avaliar também a experiência na página destino. Veja se você tem um anúncio condizente com aquele termo, qual o CTR dessa palavra e ele está na média ou acima dela. 

Os dados dos termos de pesquisa também são muito úteis para encontrar novos termos ou palavras que ativam os nossos anúncios, mas não fazem sentido para o nosso negócio. 

Quando cruzamos essas informações, começamos a ter insights para tomar decisões aqui na mLabs 

Se temos um termo ativando uma palavra-chave, mas a nossa página de destino não traz uma boa experiência sobre esse termo, precisamos repensar a página ou, ainda, criar uma Landing Page e realizar um teste A/B nos anúncios para entender qual gera mais conversões 

É preciso ter em mente que todas as otimizações que realizamos nas campanhas, grupos de anúncios, palavras-chave ou anúncios levam um tempo para a aprendizagem de máquina da conta. Portanto, aqui vão algumas dicas: 

  • não faça muitas alterações ao mesmo tempo, assim você não conseguirá avaliar com precisão o que deu mais resultado; 
  • as campanhas devem ter um acompanhamento diário; 
  • gere relatórios semanais com comparativos entre períodos para acompanhar a sua performance; 
  • não altere seu orçamento em mais do que 20%, pois isso afeta diretamente a aprendizagem das campanhas; 
  • valide sempre as métricas do painel do Google Ads que fazem sentido para os KPIs do seu negócio. 

Agora você já conhece os principais relatórios do Google Ads para acompanhar e conferiu dicas exclusivas de como analisamos nossas campanhas aqui na mLabs!  

Como você pode ver, o Google Ads é uma excelente ferramenta para potencializar os seus resultados de marketing digital, ele permite direcionar os anúncios certos para clientes em potencial, o que torna os investimentos mais eficientes.  

não pense que para conseguir resultados com a mídia paga é necessário ter muito dinheiro, viu? Esse é um tabu que precisa ser quebrado!  

Dá para ter sucesso em suas campanhas de marketing digital mesmo sem muita grana. Saiba como no webinar Google Ads para pequenas verbas, que mostra várias dicas imperdíveis para pequenas empresas fecharem mais negócios. 🚀 

Facebook Comments
Quer mais conteúdo como esse? Inscreva-se na nossa Newsletter!

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.

Posts relacionados