Pesquisar

Relatório de Facebook: quais dados realmente importam?

Relatório de Facebook: quais dados realmente importam?
Avatar de mLabs

Por

Publicado em

Você já viu a quantidade de informações disponíveis sobre uma Fan Page no Facebook Insights? Quem investe em Facebook Ads sabe que no Gerenciador de Anúncios também existe um mar de números e métricas disponíveis sobre campanhas. Sério, tem muita coisa. E talvez seja por isso que tantos profissionais de marketing tem dificuldades na hora de montar um relatório de Facebook decente.

Provar seus resultados nessa rede social requer uma habilidade analítica que não é para os fracos. Saber quais números realmente importam em um relatório é fundamental para ir direto ao ponto na hora de apresentar resultados.

E, se essa é uma dificuldade sua, veja neste post quais informações são essenciais para um bom relatório de Facebook.

Como criar um relatório de Facebook completo

Primeiro, eu te pergunto: o que é um relatório de Facebook completo? Seria um que traz todas as informações possíveis sobre uma página? Ou o que traz o maior número de informações possíveis?

Bom, aqui na mLabs temos uma opinião diferente disso.

Nós sabemos que um relatório completo é aquele capaz de dizer se os objetivos da estratégia no Facebook foram alcançados ou não. E isso significa que não existe um modelo ideal. Um relatório que é bom para uma marca pode não ser para a outra, porque elas têm objetivos e estratégias diferentes!

Mas, posso te afirmar seguramente que ver o crescimento de algumas métricas, como engajamento, alcance (orgânico e pago), crescimento da base de seguidores e tantos outros são interessantes para todas as marcas no Facebook.

Informações essenciais para seus relatórios de Facebook

Existem inúmeras ferramentas que podem te dar dados para seus relatórios. Se você não usa uma plataforma de gerenciamento de redes sociais, isso pode ser bem mais trabalhoso – e você ficará limitado em algumas análises – mas, ainda assim, não será impossível. O Facebook Insights tem muitos dados sobre as FanPages e navegar por lá é um bom começo.

Mas, neste post, iremos te mostrar alguns números que podem ser obtidos (e apresentados) com ajuda da mLabs.

Overview

relatório-facebook-overview-mlabs

Ao montar um relatório de Facebook, pode-se dar um overview de tudo o que foi feito na página, em linhas gerais.

Aqui, estamos falando de:

  • Quantidade de posts feitos no período;
  • Número total de interações (percentual de cada tipo);
  • Média de Interações por post.

Curtidas na página

Tem uma legião de textos na internet falando que número likes ou seguidores da Fan Page é uma métrica da vaidade.

De fato, seguidores falsos, bots ou pessoas que não interagem são a mesma coisa que nada. Mas, por outro lado, sem seguidores não há resultados.

Assim, acompanhar o ganho – a e perda – de seguidores é muito importante. Neste gráfico da mLabs você poderá analisar diariamente, semanalmente ou mensalmente. Esse acompanhamento próximo te permitirá entender se alguma ação pontual gerou um ganho ou perda repentina de seguidores.

relatório-facebook-likes-mlabs

Crescimento

Entender como está o ganho de seguidores da sua página em relação a períodos anteriores também é muito importante.

Isso porque não basta crescer. É preciso crescer percentualmente e cada vez mais.Mostrar isso é bem simples com esse o gráfico de crescimento no período da mLabs.

relatório-facebook-crescimento-no-periodo-mlabs

Efetividade da página

A efetividade de uma página envolve algumas métricas: alcance (pago e orgânico) dos posts, likes da página (isso prova seu potencial de crescimento) e engajamento.

Quando uma página vai bem em todos esses aspectos, temos o que chamamos de efetividade da página.

E, pela mLabs, medir isso é bem simples. No gráfico de efetividade de página, fazemos a relação de todos esse indicadores para te ajudar a entender (e analisar comparativamente), como está o desempenho da sua Fan Page.

elatorio-facebook-efetividade-da-pagina-mlabs

Interações

Mostrar quais são as interações mais frequentes com os conteúdos da sua página também é fundamental na hora de montar um relatório de Facebook.

Veja como apresentamos isso, na mLabs.

relatorio-facebook-interaçoes-mlabs

Resultados por post

Quais foram os resultados de cada post? E, melhor: quais foram os posts que deram mais resultados no período?

É exatamente isso que o relatório de melhores conteúdos da mLabs te mostrará.

relatório-facebook-gráfico-melhores-conteúdos-mlabs

Com ele, você poderá ver dados como alcance orgânico, alcance total e interações por tipo de cada um de seus posts. A diferença é que, ao contrário do Facebook Insights, que te mostra isso em lista, o gráfico te ajudará a visualizar quais foram seus melhores conteúdos.

Resultados por tipo de conteúdo

Você também pode fazer uma análise de efetividade por tipo de conteúdo. Saber se posts com links, vídeos ou imagens têm mais alcance e engajamento é te ajudará a provar a estratégia ou otimizá-la.

relatório-facebook-conteudo-por-tipo

Lembre-se que seus relatórios não são apenas uma ferramenta para impressionar clientes e provar resultados. Sua principal função é te dar condições de compreender o que trouxe cada resultado para otimizar suas ações.

Melhores dias e horários para postar

Entender a performance de cada post te ajudará a saber quais são os melhores dias e horários para postar no Facebook com base na audiência da sua página.

E fazer essa análise é bem simples com os gráficos de conteúdo por dia e hora da mLabs. Veja como eles são:

relatório-facebook-conteudo-por-dia-e-hora-mlabs
relatório-facebook-conteudo-por-dia-e-hora-2-mlabs

Comparação com concorrentes

Um bom relatório de Facebook mostra também como os resultados da sua página se comparam aos dos seus concorrentes.

Isso inclui o número de likes dos seus concorrentes, o comparativo do crescimento dessa base e dados de como o público está interagindo com o conteúdo das páginas concorrentes.

E para acessar esses dados, você inevitavelmente precisará de uma ferramenta. Pela mLabs, o gráfico de comparação direta mostra exatamente isso:

relatório-facebook-concorrentes

mLabs e DashGoo: Relatórios avançados para gestão inteligente de mídias sociais

Além dos relatórios apresentados acima, a mLabs adiquiriu recentemente a DashGoo e com essa integração os usuários podem criar relatórios inteligentes 100% personalizáveis de mídias sociais, como Google AdsFacebook e Instagram (Ads e contas business), YouTubeGoogle Analytics e muito mais. 

Com a DashGoo você pode personalizar relatórios avançados e ainda inserir dados de fontes externas na sua análise, como uma planilha de excel, por exemplo.

Também é possível selecionar a frequência de envio e deixar o relatório automatizado, sem a necessidade de acessar a plataforma todo mês para refazer o documento. Tudo isso pelo adicional de apenas R$ 5,90 por perfil (marca). 

Que tal aprender a montar um relatório de Facebook na prática? Para tirar suas próprias conclusões, teste a mLabs gratuitamente e aproveite todos os recursos do nosso plano profissional.

Agende posts com a mLabs e economize horas de trabalho!

Gerencie todas as mídias sociais por 30 dias grátis

redes-sociais-banner

VOCÊ ACABA DE GANHAR 30 dias grátis