Pesquisar

O que são as regras automatizadas no Facebook e como criá-las?

O que são as regras automatizadas no Facebook e como criá-las?
Avatar de mLabs

Por

Publicado em

Se você está procurando a melhor forma de ter resultados com anúncios, chegou ao lugar certo! Já ouviu falar das regras automatizadas no Facebook? Elas são uma mão na roda para quem precisa para otimizar campanhas nessa rede social.

Monitorar as redes sociais faz parte da rotina de qualquer profissional de marketing. Imagine uma campanha posta no ar, com um investimento alto, que não dá o retorno esperado e você nem sabe disso! A Maju com certeza diria que a previsão do tempo é de tempestades e trovoadas de reclamações do cliente.

Por isso, coletar dados e analisar a performance dos anúncios é extremamente importante para qualquer marca. Porém, além do criativo, verba e boa segmentação, a excelência de uma campanha demanda tempo, concentração e muita paciência. Se alguma coisa “sair dos trilhos”, é importante agir com rapidez para garantir que o valor mínimo possível seja “desperdiçado”.

Caso você afirme que é praticamente impossível acompanhar todas as métricas para agir no momento certo, você está relativamente certo. Porém estamos aqui para te trazer soluções, rs.

O próprio Facebook pode ajudar a otimizar os anúncios! Neste post vamos te explicar o que são as regras automatizadas no Facebook, quais podem ser suas condições e como defini-la. Vamos lá?

O que são as regras automatizadas no Facebook?

De maneira simplificada, com esse recurso, as regras automáticas do Facebook permitem que seus anúncios possam ser automaticamente revistos, otimizados e atualizados, de acordo com critérios e ações que você define previamente.

Além disso, você recebe notificações automáticas do status das campanhas (vale apara anúncios e conjuntos de anúncios também). Para criar uma regra automatizada, você precisará definir qual critério será o gatilho que ativa a regra, qual ação o Facebook deverá fazer caso o gatilho seja disparado e para quais anúncios, campanhas ou conjunto de anúncios deseja aplicar a regra.

Ou seja: ao invés de analisar diariamente o desempenho das suas campanhas, as regras fazem essa verificação e realizam as ações que você teria que fazer manualmente.

imagem de um banner publicitário com chamada para testar função de relatórios personalizados da mLabs

Qual o significado das condições das regras automatizadas do Facebook?

Quando você for criar as regras para a sua campanha – dentro do Gerenciador de Anúncios – o primeiro passo será definir quais são os critérios que acionam essas regras. Eles são nomeados de condições, nos quais serão inseridos valores personalizados.

Por exemplo, digamos que você queira saber quando uma pessoa clica no seu anúncio e realiza uma compra entre R$ 50 e R$ 100 no seu site. Quando você cria a regra, você pode definir a condição “custo por iniciar a finalização da compra (pixel do Facebook)”. Quando esse negócio for então realizado, você será automaticamente notificado.

Como definir critérios para acionar uma regra automatizada no Facebook?

Quais são os itens que você verifica com frequência no Gerenciador de Anúncios, antes de otimizá-los? Veja algumas opções abaixo:

  • costuma pausar os anúncios de baixo desempenho se ele atingir uma determinada métrica;
  • você aumenta o budget com base no número de cliques que o anúncio teve;
  • aumenta seu lance se o gasto diário estiver abaixo de um determinado valor;
  • você aumenta seu orçamento ao analisar o retorno sobre os gastos com o anúncio;
  • toda sexta-feira você desativa uma campanha.

Todos os exemplos acima podem ser automatizados e você não precisará mais fazer ajustes manuais. Basta definir para cada uma das regras as suas condições, escolher a ação que será realizada para que, quando ela for atendida, a plataforma faça toda a mágica.

Assim, você pode facilmente definir, dentre a lista de condições do Facebook, os critérios para acionar algumas das ações de acordo a regra definida:

  • desativar campanhas, conjunto de anúncios ou anúncios;
  • enviar notificações;
  • ajustar orçamentos;
  • aumentar ou diminuir os lances manuais;
  • retomar ou pausar seu anúncio;
  • ajustar o orçamento ou lance.

Ou seja, ao invés de ficar com os batimentos cardíacos acelerados, ao atualizar a página com os dashboards e monitorar as métricas a cada 5 minutos, você pode deixar o próprio Facebook fazer o trabalho por você!

Você tem que concordar que essa é uma benção na vida dos profissionais de marketing, não é mesmo?

Como criar uma regra automatizada no Facebook?

Agora que você já entendeu a lógica por trás disso e as possibilidades das regras automatizadas no Facebook, vamos pro passo a passo.

Para começar, acesse o Gerenciador de Anúncios e selecione a campanha (ou anúncios, grupos de anúncios) para a qual deseja criar a regra. Você vai ver, no menu acima, o botão “Regras”.

Após clicar no botão, você terá a opção de criar uma nova regra, usar uma já existente e gerenciar as regras que possui. Clique em “Criar nova regra”.

O primeiro passo na aba “Criar Regra” é definir se a regra se aplicará a todas as campanhas que marcou ou apenas aos anúncios ou conjuntos de anúncios ativos das campanhas.

regras automatizadas no Facebook configurações

Aqui, você poderá definir a ação que deseja que o Facebook faça quando as condições que você vai indicar acontecerem.

No exemplo da imagem, eu defini como ação “desativar campanha”. Mas, você também pode optar por apenas receber uma notificação e até mesmo ativar uma campanha.

Feito isso, é horá de definir as condições. Neste exemplo, eu defini: gasto maior que 100 reais e custo por visualização de conteúdo maior que 10 reais. Veja que o Facebook só irá disparar a ação quando TODAS as condições necessárias acontecerem. Essa regra não segue o atributo de uma condição ou outra, ok?

Depois de concluir as configurações, a regra está criada!

banner publicitário sobre geração de relatórios dashgoo by mLabs

O que fazer com o tempo livre?

Agora que o seu dia está mais tranquilo e você está menos preocupado com as suas campanhas, com certeza, vai ter mais tempo livre. E, se você se questiona sobre o que fazer nessas “horas vagas”, já vamos dar algumas dicas!

Que tal se aprofundar e conhecer ainda mais do seu público-alvo e aperfeiçoar a sua persona? Lembre-se de que essas são as informações iniciais para se planejar estratégias de marketing digital eficazes.

Outra ideia é acompanhar as tendências. O consumidor deste século recebe diariamente toneladas de informações e deseja estar por dentro de todas as novidades. Por isso, nunca deixe de saber o que acontece no mundo para não deixar a desejar no conteúdo que o seu público certamente já acompanha.

Além disso, invista o seu tempo livre no core business. Ter alinhado os objetivos organizacionais com as estratégias de marketing é a garantia da geração de demanda e oportunidade de vendas. Estruture a jornada de compra da sua persona e mantenha sempre os conteúdos em dia.

Tenha sempre atenção, pois o público precisa e anseia por conteúdo novo e que gere engajamento. Por isso, pense em como fazer com que eles interajam com a marca e se mantenham próximos com o uso das redes sociais.

Outra dica para utilizar nesse tempo livre é pensar nas estratégias de marketing do LinkedIn, do Instagram e do WhatsApp. Como usar essas mídias para cativar novos clientes e manter os atuais sempre em contato com a empresa. Relacionamento e experiência são as palavras do momento.

Portanto, use as regras automatizadas no Facebook para otimizar o seu dia, o que vai garantir tempo livre para pensar em novas estratégias para trazer mais resultados dentro do seu plano de marketing digital.

Agora que você conhece como funcionam as regras automatizadas no Facebook, é importante saber como fazer bons anúncios. Tenha em mãos o guia com o passo a passo para utilizar o Gerenciador de Anúncios. Baixe agora este e-book e crie campanhas memoráveis!

Agende posts com a mLabs e economize horas de trabalho!

Gerencie todas as mídias sociais por 30 dias grátis

redes-sociais-banner

VOCÊ ACABA DE GANHAR 30 dias grátis