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Pesquisa Panorama das Agências Digitais 2022: confira os principais insights 

Pesquisa Panorama das Agências Digitais 2022: confira os principais insights 
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Tendências, novidades, métricas e tudo que há de bom, esse foram os ingredientes escolhidos para criar as meninas super poderosas a maior Pesquisa Panorama das Agências Digitais 2022. 

Os dados levantados são resultados das respostas de mais de 1.200 profissionais que atuam em agências de marketing espalhadas por todo Brasil, e apontam caminhos e soluções aplicadas no ano de 2021, além das tendências para 2022. 

O resultado dessa Pesquisa vem da união do time de dados da mLabs com o da Rock Content e da RD Station.  

Neste post, vamos apresentar algumas das principais informações sobre marketing digital — que você encontra na íntegra fazendo o download da Pesquisa Panorama das Agências Digitais 2022.

Perfil das agências digitais

Não tem como entendermos o que foi dito pelas agências sem conhecê-las primeiro, não é mesmo? É claro que não vamos trazer os nomes de todas, mas existem alguns dados relevantes para a compreensão dos próximos tópicos.

Perfis dos clientes atendidos

A maioria dos clientes atendidos pelas agências não são multinacionais com enormes canais digitais, mas sim micro ou pequena empresas que precisam de ajuda para crescer.

Já a localização das agências não surpreende, com 36,44% delas localizadas no Estado de São Paulo. Na verdade, todo o Sudeste se destaca, com 10,2% das agências localizadas em RJ e 9,47% em MG.

Segmentos de mercado

Uma dúvida comum nas agências é a definição ou não de um nicho de atendimento. A maioria opta por não ter um nicho (58,1%). 

Entretanto, para as 37,4% das agências que informaram ter este direcionamento como estratégia de negócio, alguns segmentos se destacam. Saúde e Estética (48,3%), Varejo e Pequenos comércios (43%) e Alimentação (40,5%) são os “campeões” de nicho. Vale lembrar que essas áreas foram diretamente impactadas ou digitalmente impulsionadas pelo isolamento social durante a pandemia.

 

Prestação de serviços de Marketing e Vendas 

A prestação de serviços de Marketing e Vendas é um dos primeiros assuntos abordados na pesquisa, tamanha a sua importância.

Para compor os resultados, os respondentes foram questionados sobre os principais serviços prestados, os benefícios de oferecer serviços digitais, a oferta de serviços na área comercial, entre outros pontos. 

Saber como as agências estão saindo nessa questão é importante para mostrar quais as tendências em alta — e o que está funcionando. Afinal, ninguém quer ficar perdido ao apresentar uma proposta para um cliente, não é mesmo? 

Benefícios de oferecer serviços digitais 

Sabe aquela dificuldade de comprovar o impacto do seu trabalho? Pois é, essa realidade ainda é vivida por muita gente. 

A pesquisa do Panorama mostra que um dos principais benefícios oferecidos por serviços digitais é conseguir mensurar os resultados das ações

Monitorando os dados, você consegue comprovar que o seu post teve impacto no engajamento e no crescimento de um perfil nas redes sociais, por exemplo. 

Porém, só levantar os números não é suficiente. É preciso contar com uma ajuda para construir relatórios específicos capazes de transformar dados em informações. E aqui entra a mLabs! 

Com a plataforma de gerenciamento de redes sociais mais usada do Brasil você pode saber a performance de toda a estratégia nas redes sociais, promovendo mais dinamismo na dinâmica de trabalho, acompanhar os resultados e monitorar concorrentes. 

Você nunca mais sofrerá com a ausência de números para apresentar para os seus clientes, não é perfeito? 

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Principais serviços oferecidos 

Qual é o principal serviço que você oferece para os seus clientes? 

No Marketing Digital existem um catálogo amplo de opções, do monitoramento das redes sociais até a elaboração da estratégia de Inbound Marketing

Inclusive, em 2021, o gerenciamento de redes sociais foi mais uma vez o serviço mais oferecido pelas agências digitais. E disso, nós entendemos muito bem — modéstia à parte. 

O Marketing de Conteúdo e a compra de mídia digital — Facebook Ads e Google Ads, entre outros — foram outros dois serviços que seguem se destacando, conforme aponta o gráfico abaixo: 

Em todos esses serviços, a tecnologia tem sido grande aliada. Contar com plataformas e ferramentas que agilizam o cotidiano e a gestão de diversos clientes tornou-se essencial. 

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Oferta de serviços na área comercial 

Há alguns anos, a união das áreas de Venda e Marketing era apontada como uma verdadeira tendência. 

O Vendarketing está inserido em grandes agências, mas ainda não faz parte dos serviços oferecido pela maioria delas.  

Para a pergunta “sua agência oferece serviços para ajudar a estruturar a área de Vendas dos clientes”, 35,7% afirmaram que fazem isso de maneira informal, enquanto 23,7% disseram que não, sendo o foco 100% no marketing

Adoção de Marketing Digital para a própria agência 

Sabe o ditado: casa de ferreiro, espeto é de pau? Pois é… Muitas vezes as agências digitais oferecem uma série de serviços, mas não aplicam para a sua marca. 😲 

Há vários motivos para isso: falta de investimento, falta de tempo, ausência de uma equipe própria para isso, entre outros. 

Investimento em Marketing Digital para si 

Adotar investimentos em marketing digital para a própria agência pode trazer uma série de benefícios, tais como: 

  • posicionar-se como referência; 
  • atrair potenciais clientes; 
  • aumentar as chances de fechar contratos; 
  • diminuir o custo de aquisição de clientes. 

Das agências entrevistadas, 18,3% afirmaram fazer investimentos nas redes sociais e 17,1% investem nas redes, assim como blog próprio.

Entretanto, ao serem questionadas sobre o tamanho da equipe que toca a estratégia de marketing da própria agência, a maioria respondeu não ter nenhum profissional voltado para essa atividade (47,8%)

Mas e em 2022, como segue o orçamento online para a própria agência? Crescendo, é claro! Para 71,8% das agências, o plano é aumentar o orçamento para Marketing Digital.

Aquisição de clientes em agências digitais 

Ah, os clientes. O que seria da nossa vida sem eles? Com menos “refração”? Talvez, mas também muito mais triste. 

A Pesquisa Panorama quis entender um pouco mais sobre as estratégias adotadas pelas agências de marketing para conquistar novos clientes. 

Será que no segundo ano da pandemia, com a chegada da vacina e a volta gradual da vida “normal”, a indicação seguiu como principal aliado das agências?

Foram vários os critérios avaliados — que você confere na Pesquisa completa —, mas destacamos alguns aspectos primordiais.   

Canais de aquisição de clientes 

Clientes, o que são? O que comem? De onde eles aparecem? Sexta-feira, no G*** R***** 

Se nós soubéssemos a fórmula mágica para conquistar mais e mais clientes, manteríamos essa magia e guardaríamos a sete chaves, né? Errado! 

A aquisição de clientes acontece por diferentes canais e de vários formatos. A estratégia orgânica, por exemplo, por meio de blogs, site e mídias sociais já é a terceira maior forma de atração de novos contratos nas agências. 

Mas o boca a boca ainda é forte! Em 2021, a indicação feita por clientes e parceiros foram as principais maneiras das agências conquistarem novos contratos, com 83,6%.

Modelo de vendas 

Nesse segundo ano de pandemia, as agências seguiram buscando maneiras de reinventar seu negócio e vender seus produtos.

Como nem sempre era possível fazer reunião presencial (Field Sales), as videoconferências e a ligação telefônica (Inside Sales) seguiram como aliado valioso no processo de aquisição e clientes. 

Entretanto, com a vacina, o Field Sales voltou a subir e ganhou a liderança no modelo de vendas em 2021, como você pode ver no gráfico abaixo:

Crescimento do número de clientes 

2021 foi mais um ano de crescimento nas vendas on-line, não é mesmo? Você deve ter sido uma das pessoas impactadas e que acabaram fazendo uma ou duas compras pelo computador ou celular. 

Esse crescimento trouxe um impacto nas oportunidades das agências, que conseguiram manter o seu crescimento de clientes mesmo em um ambiente de tanta instabilidade para a economia. 

Das agências entrevistadas, 57,9% conseguiu elevar o número de clientes e apenas 15,5% tiveram queda em suas carteiras. 

Retenção de clientes 

Mas o que adianta conquistar um novo cliente, se você não conseguir manter os seus, não é mesmo?  

Para conseguir manter uma renda saudável, não dá para fazer uma simples troca de contas em sua carteira. É preciso ter estabilidade por meio da retenção de clientes

Quando um cliente encerra o contrato e não renova com você, há um impacto direto no rendimento mensal. Por isso, é fundamental saber quais os principais motivos que levaram para o cancelamento e as ações adotadas para reter clientes

Entregas de sucesso ao cliente 

A visão de sucesso pode ser muito relativa. Enquanto alguns clientes acreditam que ter mais seguidores nas redes sociais é sucesso, outros podem entender que só há sucesso quando há aumento de vendas. 

É fundamental que você entenda o que o seu cliente considera como sucesso, até mesmo para garantir que não será gerada frustração. 

Dentre os três principais aspectos de avaliação de sucesso, as agências respondentes indicaram: 

  1. Aumento nas vendas: 81,8%
  2. Aumento de seguidores e engajamento nas redes sociais: 52,4%
  3. Geração de leads: 40,5%

Principais motivos para a perda de clientes 

Sem saber os motivos para uma não renovação ou cancelamento de contrato, fica complicado saber em quais aspectos a agência precisa melhorar. 

Não basta fazer uma prestação de serviço, é preciso ter uma relação próxima e de atenção com cada cliente. 

Dentre os motivos de perda de clientes apontados pelos respondentes da Pesquisa Panorama destaca-se a concorrência direta e a dificuldade de apresentar resultados

Ei, ei! Vale uma atenção aqui. Lembra que falamos lá atrás sobre a importância de conseguir mensurar as atividades de marketing

Exatamente, sem contar com um serviço forte de análise de dados, monitoramento e relatórios, deixam de ver o valor no trabalho das agências. 

E isso é algo que não queremos, não é mesmo? 

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Ações de retenção 

Se a falta de resultados é um dos principais fatores que levam os clientes a cancelarem ou não renovarem o contrato, adivinha qual é a principal ação de retenção? 

Isso mesmo, acertou quem pensou em relatórios de acompanhamento! Para 53,2% dos profissionais questionados, esse é o principal serviço para assegurar uma conta. 

Em seguida, com 51,4% ficou o alinhamento de expectativas entre o cliente e a agência. A presença dos clientes nos processos de planejamento e revisão de estratégias foi a terceira ação mencionada, por 42,1%.

Quais os desafios para serem superados em 2022? 

Ainda são muitos os desafios e os obstáculos que as agências vão precisar enfrentar para o ano de 2021. 

Dentre as principais preocupações, destaca-se o aumento da carteira de clientes recorrentes. Um desafio que 71,7% dos respondentes apontaram como o principal para o próximo ano. 

Aumentar a receita gerada por serviços digitais (56,4%) também é outro cuidado que foi apontado como uma das maiores dificuldades para 2022.  

Para conseguir superar essas dificuldades e elaborar um plano estratégico realmente eficaz, é preciso ter conhecimento dos números e resultados da Pesquisa Panorama de Agências Digitais 2022.

Se você quer garantir o sucesso e o crescimento da sua agência, faça o download gratuito para conferir a Pesquisa completa!

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