O que é buyer persona? Saiba como utilizá-la em suas estratégias online

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Para conseguir se destacar no mercado e fazer a diferença, é preciso conhecer cada vez mais sobre o seu campo de atuação. Isso inclui saber detalhes sobre os seus clientes e como estruturar uma comunicação bem direcionada.

Temos, então, a buyer persona, que veio para quebrar essa ideia de que o público-alvo pode ser definido em pouquíssimos detalhes. 

Que tal descobrir um pouco mais sobre as buyer personas e como a sua empresa pode se aproximar de cada uma delas para você transformar o seu negócio?

O que é buyer persona?

A buyer persona é um personagem semifictício criado para representar o seu consumidor ideal. Nesse momento, você vai entender quais são as características mais marcantes de cada grupo de clientes, as suas necessidades, objeções de compra mais comuns, quais canais são utilizados para buscar por informações, como o seu produto ou serviço pode ajudar, etc.

Tudo isso será fundamental para que você consiga entender quais são as particularidades de cada grupo de clientes e descobrir como a sua empresa pode se aproximar da forma certa e no momento certo de cada um deles.

Como criar uma buyer persona? 

A criação das buyer personas precisa ser realizada com cautela. É preciso fazer entrevistas e conhecer bem o seu público. O “achismo” é um dos maiores inimigos de uma persona bem estruturada.

É preciso realizar uma pesquisa com o público (podendo ser por meio de entrevista ou de observação, por exemplo) e levantar quais são os perfis mais significativos para o seu negócio.

Como a buyer persona pode me ajudar na estratégia de marketing?

Com todos os perfis em mãos, é hora de entender como esse tipo de investimento pode te ajudar nas estratégias de marketing.

1. Aumenta o conhecimento sobre o público-alvo

Entender a sua buyer persona irá te ajudar a aumentar o conhecimento sobre o seu público-alvo. É preciso que você conheça bem o seu cliente para que a sua empresa consiga entregar os melhores produtos e serviços para cada uma dessas pessoas, além de otimizar o seu negócio.

Esse conhecimento pode, inclusive, estreitar os laços entre empresa e cliente, uma vez que esse conhecimento permite a criação de ações mais direcionadas e personalizadas para cada uma das pessoas, melhorando a relação consumidor x empresa.

2. Direciona as estratégias

As estratégias de marketing digital passam a ser mais direcionadas, uma vez que você saberá exatamente onde os seus clientes buscam por informações, que tipo de informações eles precisam e a linguagem que preferem.

Conhecendo todas essas prioridades dos seus possíveis clientes, você poderá criar ações mais pontuais, estando presente no lugar certo, na hora certa e com o conteúdo certo para vender os seus produtos.

3. Reduz as objeções de compra

Outro ponto fundamental sobre a criação de buyer persona é a redução das objeções de compra. Conhecendo o seu público a fundo, você descobrirá quais são os pontos de maior dificuldade na hora da negociação do seu time comercial e poderá criar estratégias para quebrar essas objeções antes mesmo da tomada de decisão de compra.

Conhecer o seu público é a chave para ter uma estratégia de sucesso. É importante que você saiba quem é o seu público ideal e o que ele espera do seu negócio.

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