Gestão de redes sociais: tudo o que você precisa saber!

Gestão de redes sociais: imagem de um computador, um laptot e um café do starbucks sobre a mesa

Se você chegou até aqui, provavelmente entende que fazer a gestão das redes sociais não é uma atividade tão fácil assim.

Quem ainda subestima as redes sociais, achando que você deve simplesmente “postar fotinhas bonitas” se engana, e muito!

A gestão de redes sociais requer planejamento, aplicação de estratégias, análise e, claro, experiência. Principalmente com milhares de concorrentes, não é tão fácil ser um perfil que se destaque, acredite.

Mas não se preocupe…A mLabs tem TUDO o que você precisa para se dar bem nas redes sociais ( =

Segue a leitura deste post para aprender dicas, estratégias e boas práticas fundamentais para gerenciar redes sociais com excelência.

Dá só uma olhada!

O que é gerenciamento de rede sociais?

Gestão de redes sociais, o que quer dizer?

A frase envolve um universo gigante, que envolve as redes sociais, seus recursos, funcionalidade e usuários.

Apesar gerir as redes sociais parecer um processo simples: fazer posts e publicá-los periodicamente, há várias outras etapas por trás de um bom perfil, que não são publicadas…

Análises de métricas, bases de dados, estratégias de marketing de conteúdo, elaboração de user persona, testes, enfim, são muitos outros processos que contemplam uma gestão das redes sociais.

E em meio a tantas métricas, planejamentos e estratégias, um bom gestor de social media não pode esquecer do objetivo principal das redes, que pode ser vender um produto, serviço, ideia, reforçar a marca, entre diversas outras possibilidades.

Há infinitas opções para você trabalhar nas redes sociais e várias alternativas para gerar renda delas, um dos motivos pelos quais se tornaram tão atrativas a marcas.

Por que é importante gerenciar redes sociais?

Mas afinal, por que é tão importante gerenciar minhas redes sociais?

Bem, há várias respostas para essa pergunta, a primeira delas é:

Competição

As redes sociais, conforme falado, são locais repletos de perfis, muitos deles comerciais , que estão em busca de se diferenciar e crescer.

Mesmo que o segmento de trabalho de uma marca seja menor, é bem provável que já existam alguns perfis sobre nas redes sociais.

Portanto, a única forma de se destacar é tendo uma boa gestão das redes, para conquistar os usuários e ter um diferencial frente aos concorrentes.

A segunda resposta é plural, são:

Usuários

Você, como usuário, provavelmente sabe que há uma quantidade enorme de conteúdos nas redes sociais e que precisa dar atenção apenas aos mais relevantes, se não levaria anos para ver tudo.

Agora pense como isso afeta uma marca. Em meio a tantos conteúdos interativos, dinâmicos e chamativos, ser um destaque não é nem um pouco fácil.

É preciso quebrar a cabeça e estar sempre atualizado para entender o comportamento dos usuários.

A parte de planejamento dentro da gestão de redes se encaixa perfeitamente aqui, para planejar, você precisa entender onde, quando e como fazer publicações, de forma que elas se destaquem na rede.

Claro que há diversas outras respostas para que o gerenciamento de redes sociais é tão importante, mas vamos seguir com o conteúdo, pois a seguir vem dicas essenciais!

Como montar uma boa estratégia para redes sociais?

Beleza, agora temos a definição de gestão nas redes sociais e sua importância, mas como elaborar uma boa estratégia para redes sociais?

Nós separamos os principais passos e processos pelos quais você deve passar para fazer uma estratégia otimizada nas redes, dá uma olhada:

Defina a buyer persona

A lá vamos nós falar de buyer persona novamente! Sim, o conceito é muito importante e você deve tê-lo bem fixado, pois sem entender essa parte, a estratégia inteira pode desmoronar.

Para quem não sabe, buyer persona consiste no cliente ideal do negócio, ou seja é aquele usuário com um perfil bem definido que mais interage e curte seus conteúdos.

Para defini-la, você deve entender bem o segmento de atuação da marca e fazer pesquisas de mercado, para conhecer o público.

Estabeleça objetivos e acompanhe as métricas

Lembra dos objetivos do negócio que um bom gestor nunca deve esquecer?

Para gerenciar bem as redes sociais, todas estratégias, análises e planos devem estar alinhados com os objetivos da marca como um todo.

É importante que os perfis de diferentes redes da marca estejam falando na mesma língua, gerando uma identidade para os usuários e colaborando com o mesmo objetivo, seja ele reforçar a marca, vender mais ou qualquer outro.

Aqui estão alguns objetivos comuns de se trabalhar nas redes sociais e as métricas para acompanhar seu desempenho com eles:

Objetivo Métrica
Buscar melhorar a imagem da marca em relação ao seu público. Tendência de buscas pela marca e engajamento.
Usar as redes como ponto de vendas, para oferecer serviços ou produtos. Geração de leads e receita advindo das redes sociais.
Prover conteúdos com o propósito de educar o público, para levá-lo à conversão no futuro. Geração de leads e nível de engajamento dos usuários.
Gerar reconhecimento de marca para alcançar uma base de clientes e leads maior. Alcance, visualizações e o próprio crescimento de seguidores.

É fundamental estar de olho nas métricas, para saber se a estratégia está indo bem ou não.

Defina os canais ideais para a marca

A definição dos canais ideais para a marca só pode ser feita após se ter uma buyer persona bem definida.

Só entendendo onde os usuários estão e em quais locais preferem interagir mais, que você consegue escolher o canal mais adequado, entre eles:

  • Instagram: usuários de todos os tipos, mas os que costumam interagir mais são jovens;
  • Tik Tok: público mais jovem e bem interativo;
  • LinkedIn: ideal para negócios B2B;
  • Facebook: usuários de todos os tipos, mas um público em geral mais velho.

Produza conteúdo de qualidade

Além de saber o que falar, é fundamental saber como falar.

Os seus conteúdos nas redes sociais devem sempre trazer algo novo e inusitado aos usuários, caso contrário eles ficam monótonos e chatos para quem está acostumado com posts atrás de posts.

Por isso, sempre foque na qualidade de seus conteúdos, buscando trazer informações relevantes e atrativas ao seu público, esse é um fator fundamental para a estratégia.

Monte um calendário editorial

Um calendário editorial nada mais é que um meio para organizar seus conteúdos e planejá-los.

A elaboração de um calendário desses é fundamental para gerir as redes sociais. Através dele, você consegue acompanhar o fluxo de publicações de forma otimizada, além de se planejar melhor para agendar e produzir posts.

Ele centraliza várias informações fundamentais para acompanhar, facilitando o gerenciamento das redes sociais.

Mas para estruturar um bom calendário editorial, é preciso definir datas e horários, segue a leitura porque tem coisa importante!

Publique nos melhores dias e horários

Encontrar os melhores horários para postar nas redes sociais também não é uma tarefa fácil.

Não há regras, principalmente pois o comportamento de uso das redes varia de rede para rede e – claro – de usuário para usuário.

Felizmente, há alguns padrões que podemos detectar ao ver o comportamento geral dos usuários, mas tome cuidado, é sempre importante fazer testes para entender o comportamento específico do público que está trabalhando, identificando quais dias e horários mais geram engajamento, para realizar as publicações nos momentos certo.

Monitore e interaja com o público

Em cada um dos tópicos citados, é importante que você crie uma rotina de monitoramento, para estar sempre por dentro do que está rolando nas redes e de seu desempenho no dia a dia.

Os resultados de publicações podem variar bastante em um curto período, portanto, esteja sempre atento às métricas e KPIs.

Busque também  formas de interagir com o público, evitando deixar de responder comentários ou stories, para não deixar os usuários de lado.

Faça testes e mensure os resultados

Os testes são parte fundamental de um gerenciamento de redes sociais.

Por mais que você tenha pensado em tudo na hora de elaborar uma estratégia, sabemos que na prática é quase sempre diferente do que esperarmos.

Os testes e acompanhamento dos resultados servem para entendermos melhor no que estamos errando e acertando, para manter um fluxo de otimização constante da estratégia e alcançar um bom nível de gestão das redes sociais!

Entendi, mas então o que devo publicar nas redes sociais exatamente?

Fica um pouquinho mais para saber!

O que publicar nas redes sociais?

Há uma grande variedade de formatos de conteúdos para publicar nas redes sociais, isso vai variar de cada uma também.

Confira os principais formatos de cada rede social, suas vantagens e como utilizá-los da melhor forma:

Rede Social Formato de Conteúdo Como Usar
Instagram Stories + Realidade Aumentada. Explorar os recursos de realidade aumentada que estão bombando no Instagram para ter mais interações e alcance na rede.
Tik Tok Desafios e Transições. Fazer parcerias com influencers para divulgar um produto nesses formatos de conteúdo ou patrocinar vídeos de influencers.
Facebook Carrossel e Vídeos Curtos O formato de carrossel pode ser muito bem utilizado para divulgar mais de um produto ou serviço.
YouTube Tutoriais e Como Fazer. Apresentar passo a passo sobre como usar um serviço ou produto, por exemplo.

Lembrando que é sempre importante variar nos formatos, misturando elementos ilustrativos com fotos e vídeos, por exemplo, para acompanhar a dinâmica das redes sociais e gerar mais interações.

Veja outros tipos de conteúdo interessantes para explorar com as redes sociais:

  • Posts de UGC ( Conteúdos Gerados Pelo Usuário – Exemplo: “Bingo do Instagram”)
  • Publicar em datas especiais que façam sentido para o segmento
  • Posts sobre tendências do momento como

Combine diferentes formatos, diversifique e, o mais importante – inove!

É isso que vai fazer com que seus conteúdos se destaquem nas redes sociais.

Qual a frequência ideal para publicar nas redes sociais?

A frequência ideal depende muito do público com que você está trabalhando, para defini-la, você deve se fazer algumas perguntas sobre a buyer persona:

  • É um heavy user de redes sociais ?
  • Tem muito tempo livre ?
  • É uma pessoa com emprego estável ?

Enfim, é importante entender o comportamento do usuário, para definir melhor frequência de postagens nas redes sociais e evitar irritar o usuário com posts excessivos, por exemplo.

Preciso ter uma ferramenta de gestão de redes sociais?

Sim!

Uma ferramenta de gestão de redes sociais com certeza te ajuda a se organizar melhor, planejar e acompanhar os resultados com mais eficácia.

A ferramenta de gerenciamento mLabs dispõe de funcionalidades incríveis para você gerenciar redes socais com expertise e alavancar seus resultados!

Dá uma olhada em algumas funcionalidades:

  • Agende seus posts para todas as redes sociais, podendo se organizar melhor e gerenciar todas as redes sociais de um local;
  • Centralize suas mensagens privadas e ganhe tempo, respondendo de um só lugar;
  • Gere relatórios personalizados que contenham as principais métricas e acompanhe os resultados de suas estratégias com mais eficiência e dados ricos, gerando insights valiosos;
  • Descubra os melhores dias e horários para postar com insights gerados pela ferramenta mLabs;
  • Controle o fluxo de criação e aprovação de posts pelo Workflow, podendo criar demandas, briefings e solicitar ajustes de forma simples e prática, conforme sua necessidade!
  • Organize seu calendário de publicações. Pela ferramenta você pode ver todos os seus agendamentos e posts publicados em uma só página, visualizando rapidamente posts antigos também;
  • Monitore seus concorrentes de perto através dos gráficos da mLabs, que fazem comparativos com os principais concorrentes nas redes sociais que você trabalha.

E aí, o que achou da ferramenta?

Ainda está em dúvidas ? Não se preocupe, você pode fazer um teste grátis da mLabs para ver se gosta mesmo, temos certeza que vai amar! 😉

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Gestão de redes sociais Entenda por que a mLabs é a ferramenta de gerenciamento de redes sociais escolhida por mais de 120 mil marcas!