Pesquisar

9 dicas práticas para ganhar curtidas no Instagram

9 dicas práticas para ganhar curtidas no Instagram
Avatar de mLabs

Por

Publicado em

Você também acha que ganhar curtidas no Instagram não é tão importante? Afinal, “likes não pagam boletos”, não é? Bom, essa é uma ideia bastante comum… 

Só conseguir curtidas pode não ser tão relevante, mas esse número têm sua importância. A curtida aumenta a entrega de conteúdo: se um usuário costuma curtir os posts de um perfil, o algoritmo do Instagram tende a mostrar mais posts dessa conta para ele.  

Acompanhar o número de likes ao longo do tempo e em conjunto com outras métricas ajuda a mensurar o crescimento e engajamento do seu perfil. 

Por isso, separamos algumas dicas práticas para ganhar curtidas — testadas e aprovadas pela mLabs. Mas já vamos ressaltar uma fundamental: é fundamental não comprar seguidores! 👌 

1. Conheça seu público para gerar conteúdo que realmente importa 

Ganhar curtidas no Instagram depende de criar conteúdos que os usuários realmente curtam. Isso significa que você deve saber o que eles curtem! 

Parece meio óbvio, mas muitas marcas não percebem que estão publicando conteúdos que não interessam ao seu público. Dessa maneira, não ganham engajamento, nem atraem potenciais clientes. 

É necessário conhecer os seus seguidores, os interesses, os comportamentos, as dores e as necessidades deles. 

O próprio Instagram oferece relatórios sobre o público (localização, gênero, idade), mas você também encontra dados valiosos no Google Analytics e na plataforma da mLabs, com ainda mais detalhes.

2. Capriche na estética para estimular as interações 

O Instagram é uma rede social extremamente visual. Sabe aquela imagem que faz a gente parar a rolagem no feed de tão impressionante? A curtida acontece na mesma hora! 

Por isso, capriche no visual das publicações. Quando tirar uma foto, cuide da luz, do ângulo, do enquadramento e dos efeitos. 

Quando criar um card, cuide das combinações, dos alinhamentos, da hierarquia visual. Pense também na unidade visual entre os posts, que geram um feed mais organizado e atrativo. 

Não, não estamos dizendo que você precisa ser um profissional da fotografia ou do design. O social media pode contar com a ajuda de ferramentas para isso, como o Studio mLabs, que permite criar posts profissionais para as redes sociais e pode ser integrado ao Canva, que também é uma ferramenta poderosa de edição. 

3. Cumpra a frequência e constância planejada para o conteúdo

Manter a frequência de publicações também ajuda a ganhar curtidas no Instagram. Por outro lado, se você fica dois meses sem publicar, o Instagram reduz a entrega dos próximos posts e, consequentemente, o engajamento cai. 

Portanto, estabeleça um calendário de posts para a rede social. A mLabs oferece a ferramenta de Calendário Editorial para planejar os posts do mês, além do Agendamento de Posts, para não esquecer de nenhuma publicação. 

imagem de um banner publicitário com chamada para testar função de relatórios personalizados da mLabs

4. Escolha hashtags adequadas ao seu objetivo

Hashtags bem escolhidas podem dar um empurrão nas curtidas. Isso acontece porque elas atraem usuários que procuram pela hashtag na busca ou seguem posts com aquela hashtag. Elas podem fazer você ganhar seguidores no instagram e aumentar o engajamento. 

Mas para atrair usuários com o perfil da persona, é preciso usar hashtags do seu nicho. Se não, você atrai novos seguidores que não vão engajar, nem converter. Além disso, não exagere na quantidade de hashtags, porque pode ser visto como spam. 

5. Interaja com seus seguidores para estimular interações futuras 

Não deixe seus seguidores no vácuo! Se eles curtem os seus conteúdos é porque gostam da sua marca. E se você valoriza essas interações, eles tendem a curtir ainda mais! 

Então, interaja! Responda comentários e mensagens, curta posts de seguidores e aproveite o conteúdo que eles publicarem (UGC). 

Reposte na sua conta aqueles posts que citam a sua marca — isso mostra que você valoriza os seguidores e ainda gera prova social

6. Saiba quando o seu público está online para publicar em momentos certeiros

O maior número de curtidas e interações com os posts acontece logo que eles são publicados. Isso significa que, se você publica no momento em que há mais seguidores online, tem mais chances de ganhar curtidas no Instagram! 

O Instagram Insights traz dados sobre quando os seguidores estão online, mas você também pode conferir os relatórios da mLabs, que trazem dados mais completos e precisos sobre o melhor horário e dia para publicar. 

7. Faça parcerias para alcançar uma nova audiência

Parcerias com outras contas ajudam a trazer mais interessados para o seu perfil. Aí está outra oportunidade de ganhar mais curtidas no Instagram. 

Uma marca ou um influenciador que tenha um perfil de público semelhante à sua persona pode trazer uma audiência engajada, que tende a confiar na sua marca, já que está alinhada a um perfil no qual os seguidores já confiam. 

Mas escolha um parceiro confiável, que tenha os mesmos valores que a sua marca, para agregar valor à sua imagem, em vez de prejudicar. 

banner publicitário sobre geração de relatórios dashgoo by mLabs

8. Explore os assuntos do momento

Tem algum assunto bombando na internet que a sua marca pode abordar? Entrar nas conversas dos usuários também é uma boa maneira de ganhar curtidas no Instagram e divulgar seus conteúdos e produtos de maneira criativa. 

Mas só vale se for relevante para a marca, ok? Não adianta palpitar sobre qualquer coisa. A abordagem deve fazer sentido para o posicionamento e o propósito da marca. 

9. Cruze análises quantitativas e qualitativas para planejar novas pautas

Ao analisar as curtidas do seu perfil, não fique apenas nos números. Cruze os dados quantitativos — quantos likes um post ganhou — com os dados qualitativos — qual conteúdo o post abordou, em que dia/horário foi publicado, qual linguagem utilizou, quais comentários gerou, de onde vieram as pessoas que curtiram (feed, visita ao perfil etc.). 

Dessa forma, você não fica só na análise do número de likes, que não diz muita coisa… E, assim, consegue perceber o que performa melhor e como melhorar a estratégia de conteúdo. 

Preparado para ganhar curtidas no Instagram e bombar seu perfil? 

Agora é com você! Já demos as dicas que costumamos usar aqui na mLabs e que já nos ajudaram bastante a ganhar curtidas no Instagram, mas também a melhorar o engajamento e o desempenho do perfil de maneira geral. 

Uma das ferramentas que mais ajudam a bombar o nosso perfil é o agendamento de posts, que facilita muito o dia a dia e garantir a regularidade das publicações conforme o planejamento. É possível agendar as postagens da semana ou do mês e não se preocupar mais com isso. 

Quer conhecer melhor essa ferramenta? Então, dá uma olhada neste post em que explicamos as vantagens do agendamento automático no Instagram com a mLabs

Agende posts com a mLabs e economize horas de trabalho!

Gerencie todas as mídias sociais por 30 dias grátis

redes-sociais-banner

VOCÊ ACABA DE GANHAR 30 dias grátis