Estratégias para usar o Youtube

Imagem blog (5º episódio)

Se o Youtube fosse uma emissora ele seria a maior do mundo! Além de ser uma rede diferenciada, ele também possui um alto potencial para os negócios.

Para te auxiliar a usar essa rede da maneira correta, o nosso CMO, Rafael Kiso, falou sobre algumas das principais estratégias para Youtube. Veja:

Mostre que você entende do mercado

Um ponto muito importante é demonstrar através do vídeo que você entende sobre o seu mercado de atuação. Hoje em dia, pequenas empresas já fazem o uso dessa rede, como oficinas mecânicas, por exemplo, que usam seus profissionais em vídeos tutoriais, mostrando sempre a autoridade e habilidade da empresa em determinado segmento.

Um investimento que vale a pena

Produzir um conteúdo em vídeo acaba sendo mais caro, pois precisa de equipamentos profissionais, roteiro, edição e produção. Mas é importante lembrar que esse tipo de conteúdo é profundo, de maior impacto, e pode ser o diferencial da sua marca.

Segundo um estudo realizado pela própria mLabs, esse formato acaba engajando e alcançando um número maior de pessoas. Por isso, esse valor elevado deve ser visto como um investimento e não como um gasto.

Por fim, também é importante lembrar que diferentemente de antigamente, onde os vídeos tinham um aspecto caseiro, os vídeos atuais do Youtube são bem profissionais e devem ser feitos com cuidado e qualidade.

O 2º maior buscador da internet

Quando o assunto são os maiores buscadores da internet, o Youtube ocupa a segunda colocação, perdendo apenas para o Google, seu dono. E para aproveitar essa posição a favor da sua marca, o mais indicado é produzir conteúdo do tipo HELP, ou seja, produzir algo que já possui naturalmente um alto índice de busca.

Por exemplo, se sua empresa é uma marca de roupas descoladas, pense em possíveis buscas que seu público tem costume em fazer, como “looks para festivais de música”. Se você oferecer um conteúdo que se assemelhe a essa busca, consequentemente acabará trazendo uma audiência natural para o seu canal.

Invista também no conteúdo HERO

Além do HELP, um outro tipo de conteúdo que merece destaque no Youtube é o HERO, que basicamente são os assuntos virais e inesperados. Se for bem produzido e/ou muito criativo, por exemplo, triturar um iPhone para mostrar como seu liquidificador é potente, esse conteúdo pode trazer engajamento e visibilidade para o seu canal.

É válido pontuar que o humor é uma ótima linha aqui no Brasil. Escolha qual perfil mais se adapta a sua empresa e defina como será a linha do seu canal.

Tenha uma periodicidade

Assim como em uma grade de televisão, a periodicidade também é fundamental para os canais do Youtube. Quando existe uma data correta para saída de novos vídeos, os usuários ficam mais interessados e acabam se inscrevendo no canal, para não perder nenhum lançamento.

Nesse tipo de estratégia, o mais indicado é a produção de conteúdos do tipo HUB, que são aqueles que visam ganhar novos assinantes e fãs para o canal. Conteúdo dessa natureza são produções no qual as pessoas não buscam, mas querem ver o que você fará no próximo episódio.

Faça parceria com os Youtubers

Caso a empresa não queira investir em equipamentos, uma das opções é fazer parceria com os Youtubers. Hoje em dia, existem redes que agenciam esses influenciadores e possibilitam a co-criação de conteúdo com esses profissionais.

Essa estratégia é muito válida, pois a marca acaba se aproveitando da força desses influenciadores a seu favor. Esse tipo de trabalho exige um custo adicional, mas não deve ser visto como um merchandising e sim como uma criação. Através do site celebryts.com você poderá encontrar um influenciador.

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