Pesquisar

7 dicas para criar uma bio do Instagram que desperta a atenção dos usuários

7 dicas para criar uma bio do Instagram que desperta a atenção dos usuários
Avatar de Redator mLabs

Por

Publicado em

 Você provavelmente já leu muitos conteúdos sobre como desenvolver uma estratégia eficiente nas redes sociais, não é mesmo?  

Mas existe um elemento que pode ser muito estratégico, mas nem todo mundo dá a atenção que ele merece: a bio do Instagram

Preparamos este post para explicar a importância de ter uma biografia completa no perfil do Instagram e para dar dicas de como otimizá-la para despertar a atenção dos seguidores e aprimorar o seu gerenciamento de redes sociais. Continue a leitura e saiba tudo sobre a bio do Instagram! 

O que é a bio do Instagram?

A bio do Instagram pode ser considerada o primeiro contato que o seu seguidor terá ao acessar o perfil.  

Assim, podemos dizer que ela é crucial, pois a partir dessa leitura é que o visitante decide se seguirá ou não o seu perfil, além de ser um dos poucos lugares desta rede social que permite um link clicável. 

bio-do-instagram-1: tela biografia instagram

Essa área ainda possibilita que o usuário utilize outros recursos, como emojis, hashtags e breves informações sobre a empresa. 

Imagine que a página seja de um fotógrafo que deseja divulgar o seu trabalho. Na bio, ele pode colocar telefone para contato, a sua área de atuação e o endereço de seu estúdio. Informações muito úteis, concorda? 

Há disponibilidade para 150 caracteres para mostrar aos visitantes quem é você, o que oferece e por quais motivos eles devem seguir e se importar com aquele perfil. Então, vale a pena investir um tempinho para que ela fique bem elaborada e encante de cara os seus visitantes! 

Como e o que colocar na biografia do Instagram?  

“Caramba, mLabs. Minha bio do Instagram tá em branco!” 

Calma, respira que tá tudo bem – ou vai ficar, depois que você editá-la para se apresentar aos visitantes e convidá-los a conhecer mais de você e/ou da sua empresa. Se você quer atualizar seu perfil pessoal, é possível colocar: 

  • profissão; 
  • idade; 
  • hobbies; 
  • citações; 
  • nacionalidade; 
  • cidade que nasceu e/ou que mora atualmente; 
  • países que já visitou. 

Já em perfis institucionais, grande parte das companhias costumam adicionar: 

  • nome da empresa; 
  • área de atuação; 
  • palavras-chave que descrevem o negócio; 
  • prêmios ganhos; 
  • endereço da(s) loja(s); 
  • link para site ou outras redes; 
  • hashtags; 
  • formas de contato como telefone, WhatsApp e e-mail. 

Agora que você sabe quais informações colocar nos 150 caracteres disponíveis, é hora de abrir o Instagram e atualizar sua bio. Prometemos que o processo é simples, olha só: 

1º passo – Acesse o seu perfil tocando em sua foto do perfil, no canto inferior direito.  

2º passo – Na parte superior da tela, toque em Editar perfil 

3º passo – Faça as alterações necessárias no link e na bio do Instagram e clique em Concluir. 

30-DIAS-GRATIS-MLABS: BANNER

Outras informações importantes que contemplam o seu perfil no Instagram  

Foto de perfil  

Se o primeiro elemento que os visitantes do seu Instagram vão reparar é a bio, o primeiro elemento que eles vão reparar na bio é a foto! 

Ter uma foto de perfil de qualidade é essencial, já que esse item estará em todos os espaços do Instagram, de Stories até comentários. Por isso, evite fotos pixeladas ou cortadas de maneira estranha. 

Aqui é o espaço ideal para colocar o logotipo da sua empresa ou uma foto que representa quem você é. Então, capriche! 

bio-do-instagram-2: tela foto perfil instagram

Nome

O texto inserido por você nesse campo aparece em negrito no topo de sua biografia. É necessário, obviamente, incluir o nome de sua marca. Mas não é só isso! Ele oferece 30 caracteres para que você possa trabalhar de maneira mais eficiente, colocando informações além do próprio nome (uma palavra-chave, por exemplo).

Este campo é o que está incluído nas pesquisas que o usuário faz no Instagram. Fique de olho nele!

bio-do-instagram-3: tela Instagram nome

Nome de usuário

Pode parecer a mesma coisa que o item anterior, mas não é! Essa é a sua identidade no Instagram e faz parte da URL do seu perfil. Ou seja, escolha com cuidado. Ele deve ser condizente com o seu identificador em outros perfis, de modo a facilitar que o seu seguidor marque sua página em mais de uma rede social.

bio-do-instagram-4: tela nome de usuário Instagram

Website

Lembra que dissemos que esse é o único local onde colocamos um link clicável? Pois é. Sabe aquele seu blog, site ou até mesmo outra rede social? Pode colocar como forma de divulgação. E o melhor de tudo: você pode alterá-lo quando quiser!

Tente usar um encurtador de URL para que não fique com uma aparência poluída, ok? Se quiser utilizar um código de acompanhamento, melhor ainda! Assim, torna-se possível obter estatísticas sobre os seus visitantes do Instagram.

bio-do-instagram-5: tela link na bio

Outra sugestão é acrescentar uma árvore de links na bio. Fica tranquilo que temos um tutorial ensinando como fazer isso, olha só: 

Botões de contato e endereço  

Usado com mais frequência em perfis corporativos, os botões de contato e endereço podem ser itens valiosos na bio do Instagram. Imagine colocar um botão que, quando clicado pelo cliente, é aberto um aplicativo de GPS como o Google Maps com a rota até a sua loja. Incrível, não é mesmo? 

E os botões de contato são parecidos, permitindo que com apenas um clique o cliente envie um e-mail, um WhatsApp ou faça uma ligação. Simples, fácil e muito efetivo para aprimorar a relação com os clientes! 

bio-do-instagram-6

3 motivos para criar uma biografia do Insta estratégica  

Se você tem dúvidas sobre o poder estratégico que uma bio do Instagram pode ter, separamos três benefícios que esse investimento pode trazer para sua marca. 

Ótima forma de atrair atenção do público  

Como já afirmamos acima, a bio do Instagram é o primeiro ponto de atenção de qualquer visitante na sua página. Isso significa que ela pode ter um impacto direto nas próximas ações do seu lead: seguir para o feed ou sair da página. 

É por isso que você deve criar com cuidado um conteúdo que gere interesse e chame a atenção do público. 

Funciona muito como fonte de tráfego para sites, blogs ou promoções  

Imagine que João entrou no seu Instagram, viu seu produto e ficou encantado. Você tem duas opções: deixar que ele saia da página, entre no Google, digite o nome da sua empresa e procure pelo site certo OU colocar um link na bio. 

Ok, sabemos que existe a Loja e os links nos Stories. Mas vamos ser sinceros: quantas vezes buscamos links em outros espaços além da bio no Instagram? Já estamos acostumados a isso, então ajude o seu cliente a consumir outros conteúdos ou produtos da marca. 

É um recurso de otimização de buscas no Instagram 

Você sabia que o Google também indexa redes sociais? Não só isso: a bio possui um papel fundamental nessa busca. Afinal, uma foto pode valer mais que mil palavras, mas o Google (ainda) não entende isso muito bem haha. 

Ou seja, uma bio do Instagram otimizada com palavras-chave relevantes pode fazer a diferença no sucesso da sua empresa. 

Dicas para criar uma biografia para o seu perfil no Instagram  

A biografia de uma marca precisa explicar quem você é, o que faz, além de transmitir uma personalidade única. Uma ótima pedida para um curto espaço (como dito, 150 caracteres). 

Assim como você considera os outros elementos do seu perfil para uma estratégia eficiente, está na hora de focar em como otimizar a bio do Instagram. 

1. Utilize emojis

Às vezes, você pode considerar os emojis muito fofos para usar na maior parte da comunicação de sua marca. Mas é interessante que você adicione nessa caixa de ferramenta do Instagram.

O emoji escolhido (rostos, animais, símbolos mais contidos ou cartas), cria certa personalidade para a sua página. Como são poucos os caracteres, um emoji pode valer mais do que mil palavras! Aquele utilizado de maneira correta pode dizer aos seus visitantes mais sobre a sua empresa e o que representa. Demais, não é?

2. Utilize palavras-chave

As palavras-chave são utilizadas para melhorar a rastreabilidade do perfil. Por isso, elas costumam ser encontradas em biografias no Instagram.

Pense nos termos para os quais você deseja ser encontrado quando os usuários o digitarem na barra de buscas.

Por exemplo, se você tem um escritório de advocacia que é especializado em impostos, pode ser uma boa ideia aplicar a keyword “direito tributário” nesse espaço.

3. Divida as informações com espaçamento ou quebra de linhas

Colocar todas as informações em um bloco de texto pode deixar a página poluída e cansativa de chegar até o fim dessa leitura, mesmo que pequena. Por isso, divida as informações em quebra de linhas ou espaçamento.

Já ouviu falar em escaneabilidade? Podemos utilizar esse conceito aqui. Um texto precisa ser bem apresentável e mostrar as principais informações de forma clara e objetiva (isso é um texto escaneável).

Na bio do Instagram não é diferente! Apresente tudo o que for de interesse do seu visitante (nome, site, endereço, telefone) com clareza e precisão.

4. Utilize hashtags

As hashtags são ferramentas poderosíssimas para qualquer estratégia. Com elas, é possível coletar conteúdo gerado pelo usuário. Nada cria uma história mais interessante da marca do que o próprio usuário interagindo, não é?

O jeito mais fácil de ter acesso a essas interações é por meio de hashtags! Coloque-as em sua bio para que seus usuários as reconheçam e compartilhem o conteúdo da sua marca no próprio feed. A partir delas, você terá fácil acesso a esses compartilhamentos e pode, inclusive, participar da interação.

5. Inclua CTAs

Como em qualquer boa comunicação e marketing, os CTAs (call to action) são fundamentais para a eficiência da estratégia.

O que você deseja que seus leads façam após visitarem o seu Instagram? Que acessem o blog da sua empresa? Que leiam um conteúdo imperdível recém-publicado? Que confiram algum produto lançamento? Aproveite o momento e o local para incluir esse link.

Uma boa dica é lembrar os seus seguidores com postagens esporádicas no feed e a famosa frase: “link na bio”.

6. Liste seus interesses

Como você sabe, o Instagram é uma rede social, uma praça virtual para encontrar e interagir com pessoas com gostos semelhantes.

Portanto, listar os seus interesses é um ótimo ponto de partida para atrair pessoas com ideias parecidas e aumentar o seu círculo social.

7. Use diferentes fontes

O uso de fontes diferenciadas é um ótimo meio de chamar a atenção do usuário. Para isso, é necessária a utilização de ferramentas externas.

Mas adote a estratégia com moderação, escolhendo um tipo de letra que combine com o estilo do seu público.

5 exemplos de biografias para Instagram para você se inspirar  

E depois de tanto ler o que fazer, vamos ver o que falamos na prática? Reunimos exemplos de biografias para te inspirar (ou para te mostrar o que não fazer 👀). Vamos lá! 

Biografia para empresas  

bio-do-instagram-7: exemplo de biografia

Vocês acham mesmo que não vamos usar nossa bio de Instagram MARAVILHOSA como inspiração? Emojis, encurtador de URLs, informações claras e de fácil leitura… ah, é muita informação e ainda mais orgulho! 

Biografias para influenciadores  

bio-do-instagram-8: exemplo de biografia

Independente se você é fã ou não da Boca Rosa, é inegável que Bianca criou um império no mundo da beleza. E isso é perceptível na bio do Instagram dela, com os @ dos outros perfis da marca para facilitar o acesso. 

Entretanto, vamos combinar que aquele e-mail para contato podia ser transformado em um botão para deixar o perfil mais bonito e padronizado, né? 

Biografias para perfil pessoal  

bio-do-instagram-9: exemplo de biografia

Para a redatora deste texto, Florrance significa estilo – e ele é perceptível até na bio do Instagram. Frases padronizadas que resumem sua vida e personalidade de maneira honesta e divertida no formato de lista para facilitar a leitura. 

E se você, como Florrance, não tem nenhum link que deseja colocar na sua bio, tá tudo bem! Coloque apenas o que for válido para sua rede social ou marca, ok? 

Biografias para perfil pet  

bio-do-instagram-10: exemplo de biografia

Perfis de pets são o ponto fraco de muitas pessoas – inclusive da redatora deste post. E o perfil fofíssimo Animais fofos para desestressar também agrada pela bio do Instagram com frases curtas, emojis e até mesmo um pedido para receber doações. 

Entretanto, sentimos que faltou uma padronização nas frases e um encurtador de links para deixar a bio mais atraente. Tá vendo só como coisas pequenas podem fazer a diferença em uma página? 

Biografias para perfil de viagem  

bio-do-instagram-11: exemplo de biografia

Ah, viajar… o hobby predileto de muitas pessoas, inclusive da Amandinha, dona desse perfil com uma bio de Instagram perfeita! 

Muitos emojis, frases curtas e de fácil compreensão, CTAs e uma árvore de links com uma URL curtinha com o nome da marca. Viu só como é possível fazer algo descolado em apenas 150 caracteres? 

Biografias para perfil fitness  

bio-do-instagram-12: exemplo de biografia

Você não é fã das bios de Instagram cheia de “firulas”? Está tudo bem! É possível ter um texto mais simples com estilo e informações diretas ao ponto. 

No perfil da Patrícia vale destacar aqui os símbolos usados, que levam um toque diferenciado sem o “coloridão” dos emojis. 

E aí, é social media e curtiu o conteúdo?

Você vai curtir ainda mais fazer um teste grátis com a gente!
Na mLabs você consegue gerir múltiplos perfis de clientes, agendar posts, fazer relatórios, dashboards e muito mais.

Bora otimizar sua rotina e seu tempo conosco! 😊

Agende posts com a mLabs e
economize horas de trabalho!

VOCÊ ACABA DE GANHAR 30 dias grátis

Gerencie todas as mídias sociais

por 30 dias grátis