Pesquisar

Como fazer vinheta para vídeos do YouTube?

Como fazer vinheta para vídeos do YouTube?
Avatar de mLabs

Por

Publicado em

Se você chegou neste post, já deve ter claro a importância de ter uma estratégia para YouTube, certo? Na verdade, os vídeos são uma das principais tendências de marketing nas redes sociais

Mas, apesar de ser a bola da vez, muitas marcas ainda não investem no formato porque acreditam que não têm os recursos e as ferramentas certas para isso. Se esse é o seu caso, calma! Neste post, vamos te dar dicas para acertar em um dos elementos principais dessa estratégia: as vinhetas para vídeos no YouTube.

Entenda também porque a vinheta é tão importante, quais são os elementos essenciais dela, e quais ferramentas podem te ajudar nessa missão!

Por que é importante ter uma vinheta para vídeos do YouTube?

A gente, que trabalha com conteúdo, sabe a importância da introdução em qualquer material, né? Pense nela como a escadinha do escorregador! Você sobe e a partir dali decide se vale a pena – ou não – descer na aventura.

Para os vídeos isso não é diferente.

A vinheta para vídeos do Youtube deve ser levada a sério, já que ela mostra o quão cuidadoso e profissional uma marca foi ao produzir o material. Além de refletir a personalidade da empresa e introduzir o assunto do vídeo, é claro.

E existe uma ciência por trás da criação de uma boa vinheta para vídeos.

Como os vídeos mais curtos são os preferidos no YouTube (até 2 minutos), uma vinheta objetiva e concisa – sem frufru e efeitos especiais demais – é o ideal. Mais um ponto a favor dos profissionais e marcas iniciantes nessa missão.

Quer um exemplo real? Olha como o Camilo Coutinho (#manjamuito) simplifica quando o tema é vinhetas:

O tempo recomendado é de até cinco segundos, mas quanto menos tempo for ocupado com a vinheta, mais tempo para prover conteúdo realmente útil você terá. Se você observou, a vinheta do Camilo tem enormes 2 segundos!

Os elementos que compõem uma vinheta

Para iniciar a criação de uma vinheta para o seu canal ou playlist específica, é preciso conhecer os elementos essenciais dela.

Alguns são indispensáveis, como:

  • Cores associadas à marca, produto, serviço ou campanha;
  • Lettering sucinto trazendo o tema do vídeo, nome da campanha ou o que for a proposta de valor do conteúdo.

Outros elementos podem compor uma vinheta para vídeos do Youtube, mas não são obrigatórios.

Suas escolhas deverão trazer como premissa os recursos disponíveis, sejam eles financeiros ou humanos (digo: habilidades) em mexer em determinados softwares de edição de imagem e vídeo, ou a estratégia traçada. Como:

  • Logo da marca: que pode não ser prioridade na abertura em si, sendo incluída ao final ou no decorrer do conteúdo;
  • Efeitos no letreiro: que podem ser bastante fáceis de ser aplicados com ferramentas específicas;
  • Imagem ilustrativa: pouco utilizadas, já que o conteúdo do vídeo que gera seu valor.

Dicas para criar uma boa vinheta

Alguns pontos importantes na construção da vinheta para vídeos do Youtube são:

  • Respeite o tempo sugerido de até cinco segundos para a vinheta, mas sempre que possível, reduza;
  • Considere a identidade visual do projeto ou da marca para auxiliar no reconhecimento do conteúdo pelo seu público;
  • Utilize a vinheta para apresentar sobre o que se trata o vídeo a seguir, sendo fiel à promessa do conteúdo;
  • Menos é mais, principalmente quando os recursos são restritos;
  • Aprimore sempre: a sua primeira vinheta pode não ser a mais legal ou bonita. O importante é não desistir ou se acomodar. Afinal, a prática leva à perfeição – ou a uma entrega melhor, pelo menos hehe;
  • Não se esquecer do tamanho indicado da imagem, que é de 1280 x 720 pixels.

Ferramentas de criação

Eu sei que você tem medo da parte prática, né? Botar a mão na massa e fazer sair uma vinheta pros seus vídeos do YouTube pode ser assustador. Mas, calma!

Vamos te apresentar algumas ferramentas (muitas delas para quem não manja nada, outras mais avançadas) pra isso.  

Lembrando que não adianta você comprar uma Ferrari se não sabe dirigir. Por isso, seja realista quanto às entregas que conseguirá fazer levando em consideração pontos como:

  • A sua afinidade com softwares de edição;
  • A sua disponibilidade de tempo para aprender (não adianta  gastar uma semana para fazer uma vinheta e não entregar o resto);
  • O nível e objetivo do projeto – afinal, se forem testes iniciais, nada impede que haja uma evolução do material criado após sua validação.

Dito isso, confira uma lista de indicações que te darão uma mãozinha para virar o ‘mestre das artes vinhetais’:

Legend – para os iniciantes

Para quem está dando os primeiros passos, o aplicativo Legend é uma excelente alternativa. Com recursos iniciais gratuitos, o aplicativo permite incluir efeitos no lettering, gerando animação e até mesmo GIFS para as palavras escolhidas.

Na versão paga ainda é possível obter recursos de animação mais avançados, como efeitos visuais diferenciados. Mas em ambas é possível exportar a vinheta no tamanho adequado para o Youtube, selecionar cores e incluir em texto o que for de interesse para a estratégia.

Flixpress – para os iniciantes

Outra opção para quem está começando a se aventurar é o Flixpress. Ele permite a escolha entre 14 modelos pré-existentes, inclusão do logo, seleção de cores e exportação sem a marca d´água da ferramenta.

Panzoid – para os intermediários e aventureiros

Se você já conhece o básico, respira criatividade e gostaria de se aventurar na criação de uma  vinheta autoral, o Panzoid é o app recomendado. O melhor: ele é gratuito!

Videohive – para os mais avançados

Para quem já domina o básico da criação de imagens e animações, uma solução é o Videohive. No site você consegue comprar vários tipos de vinheta e adequá-las com o uso do software After effects – ou contratar alguém que o saiba manusear, né?

Neste post, damos uma série de dicas de ferramentas para edição de vídeos pro YouTube!

O que fazer quando não é possível arcar com os custos de uma ferramenta?

Se você vive a dura realidade de não ter budget fora do escopo, mas acha válida a tentativa de emplacar vídeos em sua estratégia de redes sociais, a solução mais recomendada é a de utilizar os recursos que possui hoje.

Há um designer que produz o conteúdo visual da marca, criando as imagens dos posts?  Se sim, utilize-o para criar uma imagem com os elementos necessários e coloque-a como o em um frame.

Se não existe essa pessoa, faça isso você mesmo! Crie uma imagem estática e jogue lá. Essa é uma solução temporária, mas que serve para começar!

Também é importante lembrar que o tamanho da imagem que servirá como vinheta para vídeos do YouTube deve atender às especificações de tamanho padrão, como falamos aqui no texto.

Aproveite para conferir nossas dicas sobre como iniciar o seu canal no Youtube.

Você já produziu alguma vinheta para vídeos do Youtube e tem alguma outra ferramenta ou dica que facilitaria a vida dos migos XOXO para compartilhar? Aproveite os comentários e complete a nossa lista!

Agende posts com a mLabs e economize horas de trabalho!

Gerencie todas as mídias sociais por 30 dias grátis

redes-sociais-banner

VOCÊ ACABA DE GANHAR 30 dias grátis