Pesquisar

Como fazer figurinhas no WhatsApp e usá-las a favor da marca?

Como fazer figurinhas no WhatsApp e usá-las a favor da marca?
Avatar de mLabs

Por

Publicado em

As figurinhas dominaram o WhatsApp! Mas, o que você talvez não saiba é que esse recurso também pode ser usado no marketing!

Além de criar figurinhas personalizadas para seu banco pessoal de stickers do WhatsApp, também é possível criar APPs com coleções de figurinhas e disponibilizá-las para IOS ou Android. A ideia, para as marcas, é entregar valor para seus usuários e, claro, reforçar o branding através das redes sociais.

E, acredite, vale à pena investir nesse recurso! Seja para humanizar a marca, engajar pessoas ou descontrair conversas, no final das contas, tudo que os stickers do WhatsApp fazem é transmitir uma mensagem de uma forma divertida e impactante. E não é isso que as marcas querem?

Então, bora pra prática! Neste post, vamos te ensinar, passo a passo, como fazer figurinhas no WhatsApp e daremos os caminhos para você criar seu APP de figurinhas também!

Como fazer figurinhas no WhatsApp?

Que muitas pessoas usam o WhatsApp, hoje em dia, não é novidade. Mas, o desafio aqui é: como criar conteúdo, promover engajamento e fazer marketing nesse canal?

Seja para vendas, SAC social, contato com clientes ou nutrição de leads, o WhatsApp já um canal de alta performance para muitas marcas. Mas, um recurso ainda pouco explorado e que pode ser a cereja do bolo da sua estratégia são as figurinhas de marca.

Esses novos formatos têm transformado a maneira como as pessoas se comunicam e expressam suas emoções. E, para as marcas se destacarem nesse ambiente de conversas, elas precisam mergulhar de cabeça no novo modelo de comunicação.

Para te ajudar nisso, preparamos um tutorial de como fazer figurinhas no WhatsApp. Acompanhe!

imagem de um banner publicitário com chamada para testar a gestão de redes sociais da mLabs

Passo a passo para criar suas figurinhas do WhatsApp

Para te ensinar como fazer stickers para WhatsApp dividimos esse passo a passo em três etapas. Para cada uma delas, é preciso usar um APP diferente – um para remover o background da imagem e outro para criar a figurinha no WhatsApp.

O terceiro estágio será a parte técnica – de criação do APP de figurinhas – e você precisará de um programador.

1.      Remover o background da imagem

Para remover o plano de fundo da imagem, que você pretende transformar em figurinha, nós indicamos o app Background Eraser, disponível para Android e IOS.

O primeiro passo é baixar o aplicativo, abrir e clicar em “Load a photo”. Em seguida, selecione a foto que deseja usar como figurinha no WhatsApp.

No menu inferior, escolha a função que deseja utilizar para apagar o fundo da imagem. Como nossa imagem não tem um fundo monocromático, optamos pela função manual e com a borracha, fizemos o contorno do desenho manualmente.

Como fazer figurinhas no whatsapp: imagem da tela do aplicativo Background Eraser.

Depois de apagar o plano de fundo, selecione no ícone “Done” e visualize a prévia da sua foto. Se a imagem ficou bem recortada, sem falhas, selecione o botão “Save”. Caso contrário, volte no modo de edição e finalize os últimos retoques.

Como fazer figurinhas no whatsapp: imagem da tela do aplicativo Background Eraser.

Pronto! Sua imagem sem plano de fundo foi criada. Selecione a opção “Use as WhatsApp Sticker” e a partir daí você será encaminhado para próxima fase – criar a figurinha no WhatsApp.

2.      Criar a figurinha no WhatsApp

Para inserir a imagem, com plano de fundo transparente, dentro do WhatsApp nós indicamos o app Personal Stickers, disponível para Android e IOS.

Para transformar sua imagem em figurinha, existem algumas regras do WhatsApp que devem ser respeitadas:

  • O plano de fundo das figurinhas deve ser transparente;
  • A medida das figurinhas deve ser, exatamente, 512 x 512 pixels;
  • O tamanho do arquivo de ser, pelo menos, 100 KB.

Mas fique tranquilo, o APP Personal Stickers redimensiona suas imagens automaticamente.

Então, baixe o aplicativo, selecione a opção “Creat your new sticker pack” para criar seu novo pacote de figurinhas. Escolha a opção “Add Sticker” para adicionar a figurinha.

Como fazer figurinhas no WhatsApp: imagem da tela do aplicativo Personal Stickers.

Selecione suas imagens sem plano de fundo (você pode adicionar de 3 a 30 imagens por pacote). Em seguida, clique em “Load” para carregar os arquivos.

Como fazer figurinhas no WhatsApp: imagem da tela do aplicativo Personal Stickers.

Pronto! O pacote de stickers será adicionado automaticamente ao WhatsApp e você poderá enviar para os seus contatos.

3. Criando um APP de figurinhas personalizadas

Como já dissemos lá em cima, você pode criar uma coleção de figurinhas de marca e agrupá-las dentro de um APP para disponibilizar para o público através da Play Store ou Apple Store. A ideia é que o público da marca possa baixar e enviar essas figurinhas livremente.

Mas, para isso, você precisará de um programador com conhecimentos básicos. Além disso, o WhatsApp exige que as figurinhas sejam autorizadas, legais e “aceitáveis” dentro das regras do Wapp. Para que você se certifique de estar cumprindo todas essas regras, recomendamos que leia atentamento os termos de serviço do WhatsApp.

Para facilitar o trabalho de programação do APP, o próprio WhatsApp disponibiliza modelos de aplicativos e código para Android e iOS. A ideia é que o programador possa desenvolver o APP com o mínimo esforço e conhecimentos possível. Para acessar esses modelos, clique aqui.

banner publicitário sobre geração de relatórios dashgoo by mLabs

Cases para se inspirar

A marca Snickers, por exemplo, criou uma loja de figurinhas personalizadas para se comunicar com seus clientes durante o feriado do Halloween e os jogos da NFL. Para cada tipo de reação existem opções de stickers personalizados, com a cara da Snickers.

Como fazer figurinhas no WhatsApp: imagem da tela do celular com figurinhas da Snickers.

A ideia, além de divertir o público, foi aproveitar a data para fortalecer a marca e engajar o público.

Quem também investiu na estratégia foi a Disney. O APP com a galeria de stickers para WhatsApp traz os principais personagens da Disney com mensagens engraçadas!

Como fazer figurinhas no WhatsApp: imagem da tela do celular com figurinhas da Disney.

Viu como fazer figurinhas no WhatsApp pode ser valioso para sua estratégia de marketing digital? Se você gostou das dicas e quer saber como aproveitar ainda mais o WhatsApp Marketing, veja este post!

Agende posts com a mLabs e economize horas de trabalho!

Gerencie todas as mídias sociais por 30 dias grátis

redes-sociais-banner

VOCÊ ACABA DE GANHAR 30 dias grátis