F-commerce: como funciona o e-commerce do Facebook?

f-commerce: imagem de uma loja com sobreposição do termo loja do facebook

Já imaginou acordar e ter uma lista de pessoas interessadas no seu produto, sem precisar sair por aí batendo de porta em porta tentando vender? O F-commerce pode ajudar a transformar sua imaginação em realidade!

Vender produtos pelo Facebook é mais fácil do que você imagina. Hoje você já pode adicionar uma loja virtual à sua fanpage, aumentar suas chances de atrair mais pessoas e, consequentemente, ter mais oportunidades de vendas.

Diferente do marketplace, o também chamado Facebook Shop ajuda a impulsionar suas vendas. Então, que tal aprender a usá-lo? Veja como criar o seu e-commerce nessa rede social e conheça as vantagens de optar por esse recurso.

O que é o F-commerce? Vantagens e desvantagens.

A loja do Facebook, ou Facebook Commerce, é uma ferramenta gratuita do próprio Facebook que te permite criar uma loja virtual do zero, em poucos passos!

A principal vantagem do F-commerce – além de ser grátis, claro – é poder levar seus produtos para um grande número de usuários, com recursos completos para um e-commerce: cadastro ilimitado de produtos, criação de seções e catálogos, ferramenta de atendimento ao cliente, central de ajuda, etc.

Mas essas não são as únicas vantagens do F-commerce. Pense que, ao criar uma loja virtual no Facebook, você terá:

  • mais facilidade para compartilhar páginas dos produtos;
  • simplicidade na comunicação com o usuário, por meio do Messenger;
  • familiaridade do consumidor com a rede social;
  • métricas da loja (visualizações de produtos, mensagens recebidas, vendas, etc).

Apesar das inúmeras vantagens, o F-commerce ainda tem algumas limitações no Brasil.

Hoje, ainda não é possível finalizar o pagamento dentro do Facebook. Você tem duas opções para isso: ou finalizar pelo messenger, direto com o cliente (e o Facebook não recebe nada de comissão), ou direcionar o usuário interessado em um produto para sua loja virtual, em outro ambiente.

Algumas ferramentas que criam lojas virtuais compatíveis com o F-commerce são:

  • BigCommerce
  • ChannelAdvisor
  • CommerceHub
  • Quipt
  • ShipStation
  • Shopify
  • Zentail

Apesar das limitações que citamos, a loja dentro do Facebook é bem interessante para que está começando!

Até aqui, você deve ter pensado: “ok, pode ser uma boa ideia criar uma loja virtual no Facebook. Mas como eu faço isso?”. A resposta está a seguir.

Como criar uma loja virtual no Facebook?

Para criar um F-commerce, primeiro você deve ter uma fanpage de marca. Com, é só seguir o passo a passo que vamos apresentar.

Passo 1. Acesse a sua fanpage e clique no menu “Loja”.

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Caso essa opção não apareça, uma alternativa é mudar o modelo da página para o de loja. Para isso, clique em “Configurações”, no topo da página.

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Na próxima tela, selecione o menu “Modelos e guias”.

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Em seguida, clique no botão “Editar”, que está ao lado do seu modelo atual.

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Um pop-up se abrirá e serão apresentados diferentes modelos. Clique em “Ver detalhes” naquele que desejar aplicar.

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Verifique quais são os novos botões e guias e selecione “Aplicar modelo”. Voilá! O novo modelo estará pronto!

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Passo 2. Mudou o modelo da sua fanpage ou clicou em “Loja”? Aceite os Termos e Políticas do Vendedor, do Facebook. É só assinalar em “Eu concordo” e clicar no botão “Continuar”.

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Passo 3. Nesta etapa, indique se deseja que os potenciais clientes enviem mensagens para tirar dúvidas e fazer compras, ou se prefere que eles sejam redirecionados para outro site. Obviamente, se você não tem uma loja virtual externa, precisará optar pela primeira opção “Mensagem para comprar”.

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Passo 4. Em seguida, começará a configuração da sua página. Preencha, primeiro, a moeda utilizada para comercialização dos produtos. O padrão é o Real. Depois disso, clique em “Salvar”.

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Passo 5. Sua loja está pronta! O Facebook informará que o e-commerce está pronto para a adição de produtos.

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Como adicionar produtos?

Até que seu e-commerce esteja configurado, é impossível adicionar produtos para venda. E agora chegou a hora de fazer isso!

Passo 1. Na página criada, clique em “Adicionar produto”.

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Passo 2. Você pode adicionar fotos ou vídeos. Clique na opção que desejar e selecione o arquivo do seu computador ou da própria página.

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Depois de selecionar o arquivo, clique no botão “Usar foto”.

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Passo 3. Insira nome, preço e descrição. Indique se o produto estiver em promoção e se deseja compartilhar na página. No menu “Opções”, você pode sinalizar se há outras cores, tamanhos e materiais, se tem o item em estoque e qual visibilidade deseja atingir. O padrão é público.

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Passo 4. Uma notificação aparece indicando que o seu produto será processado antes de ficar visível ao público. Clique em “Ok”.

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O status do produto ficará dessa forma:

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Agora, você pode continuar adicionando outros produtos, conforme desejar!

Como adicionar coleções?

Após adicionar todos os produtos, você tem a oportunidade de criar coleções. Essa é uma forma de organizar os itens para facilitar a busca dos potenciais clientes.

Passo 1. Para ter uma coleção, continue na mesma página de status da loja — em que aparece o produto em processamento, como no último print — e dê um scroll para baixo. Clique em “Adicionar coleção”.

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Passo 2. Na tela que aparecer, clique em “Produtos em destaque”.

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Passo 3. Insira o nome da coleção e clique em “Adicionar produtos”. Então, vincule os itens que deseja” e pressione o botão “Adicionar”.

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Passo 4. Quando terminar de acrescentar todos os produtos à coleção, clique em “Salvar”.

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Pronto! Sua coleção está criada! Você pode adicionar outras para facilitar a pesquisa.

Como adicionar variantes de produtos?

Para finalizar e entender exatamente como o F-commerce funciona, é preciso compreender as variantes dos produtos. Já citamos que elas podem ser inseridas, por exemplo, tamanho, cor, material, etc.

O que acontece se você já tiver adicionado o produto e precisar acrescentar variantes? É só seguir as etapas abaixo!

Passo 1. Clique em “Ferramentas de publicação”, botão que está localizado no menu superior.

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Passo 2. Na página que abrir, desça até o menu “Loja” e clique em “Produtos”.

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Passo 3. Veja os produtos cadastrados e selecione aquele que deseja acrescentar variantes. Clique sobre o nome do item.

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Passo 4. Você verá os detalhes do produto. No canto superior direito, clique no botão “Editar”.

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Passo 5. Você voltará à janela de edição de produtos e deve clicar em “Editar opções”.

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Passo 6. Selecione “Aplicar opção”.

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Então, defina a categoria de variante e coloque uma descrição.

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Passo 7. Assim que terminar, selecione o botão “Aplicar”.

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Depois, pressione “Salvar”.

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Agora sim, acabou! Você já sabe como deixar seu F-commerce pronto para vender! Se você gostou deste post, conheça também o Instagram Shopping e descubra o que você precisa para criar uma Loja no Instagram! Boa leitura!

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