Descubra como funciona o algoritmo do YouTube e ganhe mais visualizações!

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7 min. de leitura

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Por Autor Convidado

Publicado em 3 de março de 2021 | Atualizado em 9 de novembro de 2021

Diferente das outras redes sociais, o YouTube não mantém segredos em relação ao seu algoritmo. Essa transparência facilita MUITO a vida de quem precisa ampliar o alcance dentro da rede social.❤️

Segundo o chefe de produto do YouTube 70% do tempo que um usuário passa assistindo vídeos é ditado por uma cadeia de recomendações da própria plataforma.

Com uma estratégia de marketing bem-sucedida, você consegueaproveitar essa enorme oportunidade, oferecida pelo algoritmo do YouTube(70%), e mostrar os seus vídeos para mais usuários.

Continue lendo e veja como fazer isso!

Como funciona o algoritmo do YouTube?

O algoritmo do YouTube é basicamente um “loop de feedback emtempo real que adapta os vídeos aos diferentes interesses de cada espectador”.

Ficou confuso? 🤔 Calma, que eu teexplico!

É ele quem decide quais vídeos serão sugeridos ao usuário com base no seu comportamento dentro da plataforma.

Para isso, ele possui dois objetivos principais: encontrar o vídeo certo para cada usuário e fazer com que ele continue consumindo conteúdo na rede social pelo maior tempo possível.

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Quais fatores são considerados pelo algoritmo?

Para fazer as recomendações, o algoritmo do YouTube se baseia em dados de desempenho dos vídeos que ele irá sugerir e dados de personalização de acordo com o comportamento do usuário.

Confira cada um deles!

Dados de desempenho

  • Cliques no vídeo: são considerados osdados de impressões x visualizações, nesse caso a miniatura e título do seuvídeo são muito importantes;
  • Tempo assistido do vídeo: conta o tempode exibição ou de retenção do vídeo;
  • Interações no vídeo: likes, dislikes, comentários ou compartilhamentoque o vídeo obtém;
  • Popularidade do vídeo: a velocidade devisualização do vídeo e a sua taxa de crescimento;
  • Se o vídeo é novo: novos vídeos também podemreceber atenção extra;
  • A frequência de envio do canal: com qualfrequência o canal envia novos vídeos;
  • Tempo da sessão: quanto tempo as pessoaspassam na plataforma depois de assistir o vídeo.

Dados de personalização

  • Canais e tópicos assistidos anteriormente;
  • Envolvimento com vídeos anteriores;
  • Quanto tempo o usuário passa assistindo umvídeo;
  • Quantas vezes o vídeo já apareceu para ousuário;
  • O que o usuário não assiste, vídeosmarcados como “não tenho interesse”.

Onde o algoritmo do YouTube faz as suas sugestões?

YouTube Ads: imagem de um notebook mostrando um vídeo do youtube na tela

Se você fez, a si mesmo, essa pergunta pensando em escapar dainteligência artificial na plataforma, sinto te dizer, mas são muitos locais emque o algoritmo atua fazendo sugestões de novos vídeos.

Veja quais são eles!

Página inicial (home)

Na página inicial o ranqueamento acontece de maneirapersonalizada para atender aos interesses de cada usuário.

Pesquisa

Na pesquisa são considerados o uso de palavras-chaves, arelevância do conteúdo e o comportamento do usuário. Aqui, a criação detítulos e descrições que respondam às intenções buscas são fundamentais.

Vídeos sugeridos

Assim como na página inicial, nos vídeos sugeridos osrobôs usam os dados de personalização para sugerir vídeos compatíveis com ointeresse de cada usuário.

Assinaturas

Aqui, são disponibilizados apenas vídeos novos feitospor canais em que o usuário já se inscreveu.

O critério de popularidade do conteúdo é o fator principal paraque o vídeo seja oferecido nessa seção (número de assinantes e número devisualizações).

Tendências

Nas tendências são exibidos os vídeos que estão em alta narede social. Para isso, o algoritmo analisa três fatores: a popularidade, onúmero de visualizações e a data da publicação por país.

Métricas importantes para o algoritmo do YouTube

Conheça as métricas classificadas como importantes pelo robôdo YouTube e que determinam se o seu vídeo é relevante para ser recomendado aosusuários!

O que é o Watchtime?

Watchtime nada mais é que o tempo que cada usuário passaassistindo ao seu vídeo, essa métrica é relevante para identificar um canalcom conteúdo de qualidade.

Cuidado para não confundir Watchtime com visualizações! OYouTube considera como visualizações o número de pessoas que assistem aos seusvídeos e não o tempo que elas permanecem nele. 😉

O que é o Session Time?

O YouTube considera como Session Time o tempo de duraçãode uma sessão. Lendo essa frase ela parece ser igual ao Watchtime, mas nãoé!

O Session Time é contado a partir do momento em que ousuário abre o YouTube para assistir a um vídeo, até o momento em que ele saida rede social. Diferente do Watchtime que é contado dentro do vídeo.

O que é Consistency?

Consistency, significa Consistência, e se trata da frequênciade postagem do canal.

Ou seja, a sua frequência de publicações de vídeos será determinante para que o YouTube considere a sua consistência na plataforma, assim o algoritmo identifica quando você faz upload de novos vídeos.

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5 dicas para melhorar o desempenho e ampliar o alcance orgânico noYouTube

Confira as melhores dicas para alavancar os seus vídeos ealcançar mais pessoas na rede social!

1 – Otimize seus vídeos para pesquisas populares

O primeiro passo é descobrir quais são as consultas maispopulares que direcionam tráfego na rede social, esse dado você conseguepelo YouTube Studio.

Depois de identificar os temas populares, verifique acompatibilidade deles com os tópicos dos seus vídeos, considere atualizá-lospara que se tornem equivalentes.

A partir daí, adicione as palavras-chaves relevantes nostítulos, tags, descrições, arquivos de vídeo e miniaturas. Mas, se houver muitadiferença, entre os termos populares e os seus vídeos, considere fazer novos conteúdosque atendam à intenção de busca.

2 – Crie um título que desperte atenção

Seus títulos têm de se tornar virais! Embora o conteúdo sejao mais importante, é pelo título que as pessoas chegam até ele.

Portanto, insira palavras estratégicas no título. Além deprocurar por palavras-chave de alto volume, é importante entender a intenção debusca do usuário sobre o assunto.

Na hora de compor o título do vídeo, lembre-se de colocar apalavra-chave mais à esquerda e não deixe de inclui-la também na descrição dovídeo.

3 – Seja estratégico na descrição do vídeo

Sabe aquele texto logo abaixo do vídeo? Então, é ele quechamamos de descrição e que tem um papel fundamental na sua estratégia.

Uma boa descrição ajuda as pessoas a encontrarem seuconteúdo e, mais importante, decidirem se querem ou não apertar o “play”.

Para convencer os usuários a seu favor, faça uma introduçãomatadora:

  • inclua a palavra-chave principal já no começo dotexto;
  • descreva o seu vídeo de forma espontânea enatural;
  • escreva no mínimo 250 palavras na descrição;
  • não insira lista de palavras-chave, isso tira anaturalidade do texto;
  • cite as fontes mencionadas no vídeo;
  • inclua links relevantes para outros canais damarca.
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4 – Capriche nos Thumbnails dos seus vídeos

O thumbnail ou miniatura é tão importante para atrair novosusuários quanto o título do vídeo. Elas são as “capas” dos vídeos, que ousuário vê antes de dar o play e dão ao espectador uma prévia do conteúdo.

Segundo o próprio YouTube, vídeos com thumbnails personalizados ganham mais cliques que os outros vídeos comuns! Por tanto, capriche nas imagens, cores e textos para atrair a atenção do usuário.

5 – Mantenha a frequência das postagens

Repare, os canais de sucesso que você segue fazem uploads demuitos por semana. Postagens constantes mantêm a audiência, o engajamento edespertam a atenção do algoritmo do YouTube.

Quanto mais publicações você fizer, mais chances do seuconteúdo ser visto. Porém, postar com muita frequência, mas sem qualidade não élegal. Portanto, agende seus uploads e encontre o equilíbrio para manter bonsvídeos.

O que achou do conteúdo? Conseguiu compreender como funcionao algoritmo do YouTube e o que fazer para driblar as adversidades?

Aproveite para ampliar o seu conhecimento sobre as outras métricas disponíveis no YouTube Analytics, que mostram como está o seu desempenho na rede social!

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