YouTube Insights: entenda porque as pessoas consomem vídeos no YouTube e otimize sua estratégia

Youtube Insights: imagem de uma mulher olhando para tela do notebook.

Talvez você pense que o YouTube Insights é o painel de métricas do YouTube, certo?

Mas, diferente do Facebook Insights, o  Youtube Insights é um estudo feito diretamente pelo YouTube para entender o motiva os brasileiros a consumirem conteúdos em vídeo no YouTube.

Em sua última versão, de 2019, analisou mais de 3 mil pessoas, e trouxe insights obrigatórios para quem quer criar vídeos relevantes para YouTube.

Neste post, vamos mostrar o porquê as pessoas consomem vídeos nessa potente rede social, e  como você pode aproveitar essas informações para criar conteúdos ainda melhores!

YouTube Insights: o que os brasileiros procuram no Youtube?

O YouTube é uma das maiores plataformas de consumo de conteúdo em vídeo do mundo.

De acordo com o estudo, a rede social teve, em 4 anos,  um crescimento de consumo de 135%, enquanto a televisão cresceu apenas 13%, no mesmo período. Ou seja, não é nenhum exagero dizer que o YouTube é uma rede social de alcance de massa. Assim como a TV.

Mas, como aproveitar esse canal para alcançar, engajar e converter mais clientes? Comece se aprofundando nos principais motivos de consumo de vídeos pelos brasileiros no YouTube.

Conexão

O desejo de fortalecer e expandir seu contato com o mundo é um dos principais motivos pelos quais as pessoas consomem tantos vídeos no YouTube.

E o que não faltam nessa rede são conteúdos para diferentes gostos e necessidades. Poder aprender, se atualizar e se entreter são formas de conexão entre as pessoas. É natural que elas queira consumir conteúdos dentro dos seus temas de identificação e relacionamento.

E isso significa, acima de tudo, que para as marcas o YouTube é uma rede social que pede conteúdos atrativos e que, de fato, façam sentido e conectem sua persona.

Uma marca que se posiciona à favor da da preservação do meio ambiente e do consumo sustentável, por exemplo, precisa entregar conteúdos que agreguem aos estudos e interesses de pessoas que também se posicionam à favor disso. Dessa forma, a marca fortalece sua conexão com o público à medida que oferece valor dentro de temas de interesse comum.

Obviamente, para otimizar sua estratégia no YouTube se valendo da conexão, é fundamental conhecer as características e interesses do seu público à fundo. A partir daí,  a entrega de conteúdos relevantes tende a estreitar os laços entre consumidores e marca.

Conhecimento

A palavra ”conhecimento” costuma ser imediatamente ligada a questões acadêmicas, como se o saber não pudesse ganhar forma por outros meios, independente da plataforma.

Mas, você já parou para pensar que a informação está acessível no YouTube, de um jeito super democrático e livre? A autonomia para o consumo e produção de conteúdo é um ponto-chave dentro do YouTube. E as marcas podem aproveitar isso para construir uma relação mais forte com o usuário.

De tão leve, por vezes, o aprendizado no YouTube é quase imperceptível. E as pessoas estão no YouTube atrás de conhecimento!

Uma marca que conhece seu público, sabe exatamente quais são seus temas de interesse. E com essas informações ela pode e deve produzir conteúdo no YouTube.

Outro caminho para entregar conhecimento e se conectar com o público no YouTube é através das parcerias com influenciadores.  Escolha aqueles que falam dos temas que a marca e o público se identificam.

No fim das contas, o segredo é caprichar no conteúdo e ajudar seu usuário a:

  • se manter informado;
  • se aprofundar em assuntos interessantes;
  • abrir a cabeça para novos pontos de vista.

Entretenimento

De acordo com o YouTube Insights, um dos principais motivadores para quem consome conteúdo no YouTube é o entretenimento.

Seja para aliviar o estresse do dia a dia ou só para dar umas boas risadas, cada vez mais gente busca entretenimento no YouTube.

Para as marcas aproveitarem isso, é importante que elas avaliem se cabe investir em humor ou mesmo trazer um tom mais leve e informal para seus conteúdos no YouTube.

Aqui, entra novamente o processo de entender o internauta, compreendendo suas características para desenvolver um entretenimento que gere resultados.

Identidade

O último dos quatro motivadores de consumo de vídeos no YouTube está ligado à experiência de autodescoberta. Ver um vídeo, pode estimular a coragem, trazer acolhimento, amparo e inspiração para o usuário.

E as pessoas estão buscando isso no YouTube. Esse reforço de identidade motiva o consumo de conteúdos que inspiram e motivam as pessoas.

Para as marcas, vale a pena promover materiais de incentivo a um ideal, fazendo com que o internauta perceba que pode se sentir abraçado independentemente da situação que está passando.

É muito importante tocar em temas autênticos, empáticos e atrativos.

São vários modos de se formar uma identidade a partir da produção de materiais em vídeo. É necessário explorar aspectos emocionais e sociais aliados a uma boa dose de informação para tocar o indivíduo e fazê-lo notar que não está sozinho.

A identidade no YouTube Insights tem relação com:

  • encontro da própria representatividade;
  • auto inspiração;
  • expressão.

Como você viu, o YouTube Insights traz informações que podem ajudar uma marca a decidir temas e abordagens estrategicamente. Mas para ter sucesso no YouTube é preciso ir além! Otimizar os vídeos com SEO para YouTube, ter uma frequência de publicações e analisar o desempenho do canal são passos fundamentais pro sucesso de uma marca nessa redes social.

E, se você quer saber como planejar seus conteúdos do jeito certo, veja grátis nossa aula de Planejamento de Conteúdo para Redes Sociais com a especialista, Liliane Ferrari!

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